Posso pedir outra bolsa de PhD após a minha acabar?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
bralmeidapt
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça fev 19, 2008 5:00 pm

Posso pedir outra bolsa de PhD após a minha acabar?

Mensagem por bralmeidapt »

Boas pessoal - este é o meu 1º post e desde já deixo aqui a questão que me atormenta.

Tenho uma bolsa da FCT e já mudei de orientador pela 3ª vez........
Como entrei neste lab em que estou o ano passado (e sendo o projecto completamente diferente em relação aos anteriores), ainda tenho de "penar" um bocadinho para acabar o meu PhD - só que a minha bolsa acaba em Novembro deste ano.

Posso pedir outra bolsa de PhD para tentar acabá-lo? Quer seja à FCT ou a outra Instituição qualquer (Fullbright, etc..)
Se não conseguir financiamento, o facto de não o acabar é muito mau (incumprimento) ou posso alegar simplesmente que não tenho condições para continuar?

É que eu tenho aquelas coisas básicas tipo renda de casa, contas e filhos para criar... não posso estar a trabalhar "de borla"...

Agradecia alguma ajuda :)
Obrigado!

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá.

Pelo que contas, parece-me uma boa altura para falares com o orientador para se ver bem o que ainda há a fazer para se ter um trabalho condicente com o grau de doutor. Dessa forma, poderás estabelecer a tua estratégia para o executar (contando com a escrita da tese).
Quanto a financiamento, se for possível acabar até Novembro, tudo pacífico. Se realmente tiver mesmo de se ultrapassar essa altura, a FCT não atribui segunda bolsa de doutoramento. Aqui há duas hipóteses:
- tentar arranjar bolsa de um projecto do teu orientador;
- tentar arranjar bolsa de outra instituição, mas não conheço os regulamentos. Caso seja mesmo preciso ultrapassar Novembro, então será boa ideia ver os regulamentos para saber se é possível ter bolsa depois de já ter usufruido de outra bolsa de outra instituição e verificar o que é necessário e a altura do concurso (em alguns casos, será uma vez no ano...).
Relativamente a não acabar o doutoramento, parece-me sempre uma opção mais difícil, porque já houve bastante trabalho anterior. No entanto, compreendo perfeitamente que havendo despesas como as que referes (também tenho algumas), não se pode ficar a trabalhar de borla. Aliás, mesmo sem as despesas, trabalhar à borla é sempre mau. Assim, tendo de ir para esta última opção, a situação será avaliada pela FCT, mas julgo não haver nenhuma regra. Depende sempre dos casos, para se determinar se foi incumprimento ou não. Assim, tudo dependerá do caso em concreto. Por exemplo, mudar 3 vezes de orientador não me parece nada normal...

Espero ter ajudado e boa sorte para o futuro, esperando que Novembro de 2008 corresponda ao fim do Doutoramento ;)

Tiago

bralmeidapt
recém-chegado
recém-chegado

Boas Tiago - obrigado pela ajuda.

Em relação ao orientadores... creio que tenho tido azar. Muitas das vezes os PI's esquecem-se do que é estar a trabalhar atrás de uma bancada e perdem noção das coisas... mesmo assim tinham-me avisado que estes últimos orientadores "não eram flor que se cheire", mas arrisquei na mesma (gostava dos projectos) e, pelos vistos, dei-me mal....

Obrigado mais uma vez pela ajuda!

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Mensagem por Aragao »

Olá Bralmeidapt,

Outra bolsa de doutoramento da FCT não podes ter, mas podes ter outra bolsa o problema é de quem. Por exemplo a Fundação Gulbenkian apenas dá bolsas para o estrangeiro. Sei de algumas pessoas que pediram 3 ou 6 meses de bolsa e como estavam no estrangeiro usaram isso para acabar o doutoramento.

Sei de um outro caso de um colega que não terminou o doutoramento quando a bolsa da FCT acabou... mas como tinha um doutoramento misto... o chefe do laboratório estrangeiro disse-lhe que lhe fazia um contrato de um ano para ele acabar o doutoramento e pagou-lhe.

Também sei de pessoas em Portugal a quem os chefes lhes deram bolsas BIC de 6 meses para acabar o doutoramento.

Acho que o melhor é mesmo falares com o teu orientador até porque se nesta terceira vez acertaste e ele gosta do teu trabalho poderá ajudar-te a procurar alternativa.

Conheço várias pessoas que não terminaram o doutoramento e a FCT não pediu o dinheiro de volta. Desde que tenhas os relatórios anuais em dia e escrevas um curto relatório final dos resultados que chegaste como justificação.

Boa sorte,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

bralmeidapt
recém-chegado
recém-chegado

Ok, tenho mesmo de falar com o meu orientador para ver se resolvo isso.
Já agora - o doutoramento no estrangeiro implica "estar" no estrangeiro?
É que o meu orientador veio de Harvard e tem lá muitos bons contactos... acho que até era capaz de me inscrever por lá, MAS duvido que ele queira que eu vá fazer o resto lá... este projecto está sob uma espécie de sigilo profissional.

Se assim fosse realmente poderia tentar a Gulbenkian ou a FLAD, mas não sei se basta estar inscrito numa universidade estrangeira ou se é mesmo necessário estar lá.

Sportinguista
cientista sempre presente
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Acho que também há a possibilidade de pedires mais um ano à FCT, se ainda vais no 3º ano podes pedir mais um ano a eles (o máximo é mesmo 4 anos de bolsa). Só tens é que justificar o atraso no plano de trabalhos.
Docem velle summs est eruditio

bralmeidapt
recém-chegado
recém-chegado

Pois... este é mesmo o meu último ano...
Bem, se o limite máximo da FCT é mesmo os 4 anos acho que vou mesmo ter de procurar por outras bandas. Tenho de falar também com o meu orientador, mas já tenho ouvido a conversa de que "isto está mau em termos de projectos e etc.." por isso.... a ver vamos.

Obrigado pela ajuda ;)

Sportinguista
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

bralmeidapt Escreveu:Pois... este é mesmo o meu último ano...
Bem, se o limite máximo da FCT é mesmo os 4 anos acho que vou mesmo ter de procurar por outras bandas. Tenho de falar também com o meu orientador, mas já tenho ouvido a conversa de que "isto está mau em termos de projectos e etc.." por isso.... a ver vamos.
Obrigado pela ajuda ;)
Boa sorte então :smt039
Docem velle summs est eruditio

Responder