Bolsa de Iniciação Científica - Como funciona?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
joana_silva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça fev 05, 2008 9:01 pm

Bolsa de Iniciação Científica - Como funciona?

Mensagem por joana_silva »

Viva!

Depois de ter consultado muitas das perguntas e respostas do fórum, fiquei com um série de dúvidas acerca de uma Bolsa de Iniciação Científica à qual estou prestes a candidatar-me. Sou aluna do 3º ano (e último) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e a bolsa diz respeito a um projecto na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem a duração de um ano com o valor mensal de 385€.

Sempre pensei que neste tipo de projectos apenas tinha que me deslocar periodicamente à cidade anfitriã do projecto e não mudar-me para lá, porque se assim for não consigo acabar o curso este ano.

Está de alguma forma relacionado com as Bolsas ou a decisão de ter que morar em Lisboa ou deslocar-me periodicamente cabe à orientadora do projecto?

E mais uma coisa, eu sou bolseira dos Serviços Sociais da UP, se tiver direito à Bolsa de Iniciação Científica perco o direito à bolsa da UP?

Desculpem a "caloirisse".

Beijinhos e obrigada!

kueenie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 1:35 pm

Mensagem por kueenie »

Olá cara colega (somos da mesma Faculdade)

Como não precisas muito bem alguns aspectos da tua situação concreta, não sei se te poderei ajudar muito.
Sobre a obrigatoriedade de residir em Lisboa para poder participar no Projecto, tudo depende do tipo de trabalho que tens de realizar. Há projectos que, por exemplo, envolvem pessoas de várias faculdades e ninguém tem de se mudar. Mas se é só da FLUL, não sei, tinha de ter mais detalhes. Imagina que o trabalho implicava pesquisa na Torre do Tombo, por exemplo - aí tinhas de ir morar para lá, claro. Em qualquer caso, tudo é pré-determinado pelo coordenador.
Tu já conheces a pessoa que orienta o projecto? Essa pessoa sabe que tencionas candidatar-te? Pergunto isto porque normalmente estas bolsas são distribuídas por alunos das próprias faculdades onde estão esses projectos, já que oportunidades dessas são muito raras nesta área e além disso os professores preferem trabalhar com quem já conhecem. O que eu quero dizer é que, na maior parte dos casos, e falando na área de Letras, quando estas vagas abrem, já se sabe muito bem para quem serão. É triste, mas agora estamos numa de "safe-se quem puder".

Joana

joana_silva
recém-chegado
recém-chegado

Que bom encontrar por aqui uma colega da mesma casa :D

Em relação à tua mensagem, já estou a ver como as coisas funcionam.
Respondendo às tuas perguntas: não conheço a orientadora do projecto, nem entrei ainda em contacto com ela.
De qualquer das formas candidato-me na mesma, afinal de contas não tenho nada a perder.
É triste que a nossa área seja sempre tão ostracizada em tudo.
Pelo que pude deduzir a bolsa é apenas conferida pela FLUL, sem qualquer intervenção da FCT.

Bem, de qualquer das formas muito obrigada pela ajuda.

Beijinhos!

Sportinguista
cientista sempre presente
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

joana_silva Escreveu:Pelo que pude deduzir a bolsa é apenas conferida pela FLUL, sem qualquer intervenção da FCT.
Pode não ser bem assim, o mais provável é ser de um projecto que a Universidade submeteu à FCT, daí que o dinheiro venha indirectamente da FCT...
E quanto àquilo de as bolsas já estarem atribuídas antes de serem lançadas, isso é uma realidade bastante frequente, portanto não estranhes se te chumbarem por qualquer motivo ridículo... Mas avança, força, se não concorreres é certo que não vais ficar com ela :wink: Fala com a responsável e pergunta o que é para fazer e onde :smt026
Docem velle summs est eruditio

joana_silva
recém-chegado
recém-chegado

Que triste realidade... nem a nível académico... enfim...

Obrigada pela dica, vou então tentar entrar em contacto com a coordenadora, e mal possa, enviar a candidatura.

Obrigada a todos e felicidades!

Sportinguista
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

joana_silva Escreveu:Que triste realidade... nem a nível académico... enfim...
Obrigada pela dica, vou então tentar entrar em contacto com a coordenadora, e mal possa, enviar a candidatura.
Obrigada a todos e felicidades!
Boa sorte Joana :D
Se depois quiseres partilhar connosco o resultado final disso está á vontade :wink:
Docem velle summs est eruditio

joana_silva
recém-chegado
recém-chegado

:D Sim, claro... partilho com muito gosto, quer sejam notícias boas ou menos boas!

Afinal de contas, devo-vos isso pelas dicas!

Beijinhos**

Responder