Candidatura a BD 2008

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
goncaloc
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 11, 2008 1:53 pm

Candidatura a BD 2008

Mensagem por goncaloc »

Olá a todos!

Estou a terminar o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no IST e pretendo-me candidatar a uma Bolsa de doutoramento.
Gostava de saber, com base na vossa experiência, algumas questões.

Datas de candidatura?
Quem define a data de início do doutoramento?

A) Mérito do candidato
A.1) Terminei o 1ºciclo com 14 e tenciono terminar o 2ºciclo com 16.
A.2) Possuo como média pré-bolonha 15
Como calculo a classificação do mérito do candidato? (Com as médias A.1 ou A.2, no caso de serem as pós-bolonha é a média das duas?)

B) Mérito do programa de trabalhos
Não há dúvidas.

C) "Mérito das condições de acolhimento"
C.1) mérito das condições de acolhimento,
Lab. associados = 5?
Unidades de I&D = [0,5] = [poor, excelent]?
Quem não tem nada disto que nota tem? (ex. orientador que n pertence a nada disto)
C.2) mérito do responsável pela formação, quais os critérios?
Como calculo a classificação do "mérito das condições de acolhimento"? (Média de C.1+C.2)

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Candidatura a BD 2008

Mensagem por Tiago H. Silva »

Olá goncaloc.

Nesta altura, a ajuda que te posso dar é sobretudo com uma interpretação de bom senso já que ainda não há respostas definitivas às tuas perguntas. Haverá quando abrir o novo concurso e sair o novo guião de avaliação (ou informação de que será o mesmo...).
Mas vamos por partes:
goncaloc Escreveu:Datas de candidatura?
Quem define a data de início do doutoramento?
A FCT, quando abrir novo concurso (não faço ideia para quando...), deve indicar a data a partir da qual as bolsas podem ter início. Respeitando essa data, a data de início do doutoramento será em princípio definida por acordo entre o doutorando e o orientador, a não ser que haja um curso doutoral que esteja obrigado a um início numa data determinada (ano lectivo definido...). Agora com Bolonha, estes cursos (3º ciclo) devem começar a ser mais comuns...
goncaloc Escreveu:A) Mérito do candidato
Como calculo a classificação do mérito do candidato? (Com as médias A.1 ou A.2, no caso de serem as pós-bolonha é a média das duas?)
Dependerá do que se definir no próximo guião de avaliação. A julgar pelo que vinha no guião de 2007, podia acontecer que considerassem 14 como média de licenciatura e como terias mestrado a nota seria 3,5, podendo eventualmente ser alterada em função de outros aspectos no currículo (artigos, comunicações em congressos,...). No entanto, uma vez que tanto quanto julgo saber, o teu curso é um mestrado integrado, não existirá a licenciatura, não é assim? Por isso, talvez não seja correcto dizer que a classificação de licenciatura é 14. Talvez o próximo guião clarifique estas situações (eu esperava que tivesse sido o de 2007, mas isso não aconteceu...).
goncaloc Escreveu:C) "Mérito das condições de acolhimento"
Lab. associados = 5?
Quem não tem nada disto que nota tem? (ex. orientador que n pertence a nada disto)
Como calculo a classificação do "mérito das condições de acolhimento"? (Média de C.1+C.2)
Tens um orientador que não pertence a um centro de investigação? É um orientador nacional? Porque sendo nacional, acho estranho. Achava que todos estariam ligados a um centro de investigação, mesmo que só formalmente...
A ser assim, eu imagino que os avaliadores procurem conhecer a instituição em causa e façam um paralelismo com as que estão avaliadas e lhe atribua uma classificação equivalente.
Quanto ao mérito do orientador, julgo que consideram o currículo dele (como a candidatura é electrónica, ele terá de estar registado no sistema da FCT e com todo o seu currículo inserido), no que diz respeito à posição académica, cargos que tenha tido, publicações, comunicações em congressos, experiência de orientação e experiência no tema do projecto proposto.
Como disse no início, isto é sobretudo o que me parece lógico, pois não conheço critérios bem definidos. Se os há, não serão públicos...

Espero ter ajudado.
Tiago

goncaloc
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por goncaloc »

goncaloc Escreveu:A) Mérito do candidato
Dependerá do que se definir no próximo guião de avaliação. A julgar pelo que vinha no guião de 2007, podia acontecer que considerassem 14 como média de licenciatura e como terias mestrado a nota seria 3,5, podendo eventualmente ser alterada em função de outros aspectos no currículo (artigos, comunicações em congressos,...). No entanto, uma vez que tanto quanto julgo saber, o teu curso é um mestrado integrado, não existirá a licenciatura, não é assim? Por isso, talvez não seja correcto dizer que a classificação de licenciatura é 14. Talvez o próximo guião clarifique estas situações (eu esperava que tivesse sido o de 2007, mas isso não aconteceu...).
Na realidade o nome é: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Mas na minha página pessoal, já tenho a média dividida em 1ºciclo e 2ºciclo. Portanto, presuponho que seja como disse anteriormente.

goncaloc Escreveu:C) "Mérito das condições de acolhimento"
Lab. associados = 5?
Tens um orientador que não pertence a um centro de investigação? É um orientador nacional? Porque sendo nacional, acho estranho. Achava que todos estariam ligados a um centro de investigação, mesmo que só formalmente...
A ser assim, eu imagino que os avaliadores procurem conhecer a instituição em causa e façam um paralelismo com as que estão avaliadas e lhe atribua uma classificação equivalente.
Quanto ao mérito do orientador, julgo que consideram o currículo dele (como a candidatura é electrónica, ele terá de estar registado no sistema da FCT e com todo o seu currículo inserido), no que diz respeito à posição académica, cargos que tenha tido, publicações, comunicações em congressos, experiência de orientação e experiência no tema do projecto proposto.
Como disse no início, isto é sobretudo o que me parece lógico, pois não conheço critérios bem definidos. Se os há, não serão públicos...

Espero ter ajudado.
Tiago
Em relação a este ponto, fiz referência a falta de Unidade de I&D porque tenho conhecimento de uma pessoa que concorreu sem o orientador pertencer a nenhum dos listados e ter obtido uma nota de 3, se não me engano.
Os labs associados tem sempre cotação 5? Na lista não vi nenhuma Unidade I&D com "excelent"?

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

goncaloc Escreveu: Na realidade o nome é: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Mas na minha página pessoal, já tenho a média dividida em 1ºciclo e 2ºciclo. Portanto, presuponho que seja como disse anteriormente.
Teremos mesmo de esperar pelo novo guião.
O guião actual fala em média de licenciatura, mas relativamente ao mestrado, a diferença está entre ter e não ter, não havendo referência a classificação.
goncaloc Escreveu:Em relação a este ponto, fiz referência a falta de Unidade de I&D porque tenho conhecimento de uma pessoa que concorreu sem o orientador pertencer a nenhum dos listados e ter obtido uma nota de 3, se não me engano.
Os labs associados tem sempre cotação 5? Na lista não vi nenhuma Unidade I&D com "excelent"?
Neste, como em outros aspectos, o guião não tem regras, mas sim redomendações para a avaliação. Assim, não te posso confirmar que os labs associados tenham sempre 5, mas é o mais provável, até porque a avaliação dos centros de investigação é feita pela FCT. É até mais seguro para um avaliador seguir essa recomendação. Julgo que a classificação das condições de acolhimento variará mais de acordo com o currículo do orientador.
Quanto ao facto do orientador não pertencer a nenhum centro de investigação, continuo a achar estranho.
Tratando-se de uma bolsa para doutoramento, grau académico conferido pelas universidades, parece-me que o mais adequado será ter como orientador um professor ou investigador doutorado dessa universidade. Não conheço exaustivamente todas as universidades, mas arrisco-me a dizer que todos eles estarão associados a centros de investigação.
Não quero ser mal interpretado, mas se não está associado a um centro de investigação ou se o centro não é reconhecido pela FCT (e por isso não foi avaliado), talvez não seja boa opção para doutoramento...

Tiago

kueenie
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 1:35 pm

Orientador

Mensagem por kueenie »

Olá

Relativamente à importância da inserção numa Unidade de Investigação, quero só juntar que o meu orientador não pertence a nenhuma unidade e na avaliação consideraram que ele era "credível e adequado". A instituição que indiquei foi a minha faculdade e a faculdade estrangeira (co-tutela) e tive 5 no mérito das condições de acolhimento. Por isso, acho que ter o orientador numa unidade de investigação não é de todo uma condição sine qua non.
Claro que isto pode ser diferente consoante a área científica.

Joana

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios

Re: Orientador

kueenie Escreveu:Relativamente à importância da inserção numa Unidade de Investigação, quero só juntar que o meu orientador não pertence a nenhuma unidade e na avaliação consideraram que ele era "credível e adequado". A instituição que indiquei foi a minha faculdade e a faculdade estrangeira (co-tutela) e tive 5 no mérito das condições de acolhimento.
:oops: Eu bem disse que não conhecia exaustivamente as universidades :)

Obrigado, Joana, pelo comentário.
Levantas um ponto importante: a área. De facto, concordo contigo. Dependerá da área. Nas ciências exactas, a ligação a um centro de investigação parece-me fundamental por questões de possibilidade de execução do trabalho. A bolsa paga o recurso humano, mas os recursos materiais terão de ser pagos sobretudo por outro(s) projecto(s) científico(s). É que a fracção das propinas que o orientador receberá para investigação é manifestamente insuficiente para se trabalhar sem recorrer de forma hercúlea à imaginação... :D

Tiago

goncaloc
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por goncaloc »

Em relação ao pessoal que sai com bolonha, espero que eles deem mais importância à nota de 2ºciclo(mestrado) porque é nesta que se encontra a especialização.

Responder