Página 1 de 1

BD compatível com estágio profissional?

Enviado: terça set 25, 2007 6:05 pm
por jpgomes
Olá pessoal,

Enquanto aguardava reposta da FCT à minha candidatura a Bolsa de Douramento, candidatei-me a um estágio profissional que foi aceite. No entanto estou com a seguinte dúvida:
-Será o estágio profissional compatível com a BD? De acordo com o Estatuto do Bolseiro de Investigação (art.º 5º b), a realização de cursos de formação profissional de curta duração é compatível com o regime de dedicação exclusiva. Só não sei se o estágio profissional (duração de 9 meses) pode ser enquadrado aqui.
Caso não esteja enquadrado aqui, uma solução é colocar a data de inicio das actividades de investigação para o fim do estágio ou fazer o seu cancelamento para dar início à bolsa.

Agradeço, desde já, os esclarecimentos que me possam dar sobre este assunto.

Com os melhores cumprimentos,
João Gomes

Enviado: terça set 25, 2007 6:15 pm
por Aragao
Provalmente o melhor é adiar a bolsa para o final do estágio de formação profissional. Lembro-me de uma questão parecida colocada aqui no fórum que teve desenvolvimentos... mas não consegui encontrar. Acho que a altura o dinheiro do curso de formação que a colega queria frequentar vinha de um programa europeu e como parte do dinheiro para as bolsas da FCT também vinha um programa parecido havia uma incompatibilidade de se receber duplamente desse programa. Mas como disse não encontrei essa discussão aqui no fórum a única que encontrei foi um tópico a quem ninguém respondeu:

Formação profissional
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=73

O melhor será colocares esta questão na loja do cientista (localmente ou pelo telefone). Se tiveres uma resposta e puderes voltar a colocar aqui no fórum provavelmente vais ajudar outros colegas no futuro.

David

Enviado: terça out 02, 2007 12:17 pm
por carlospoet
Olá Aragão.
Eu estou numa situação muito parecida. Concorri só na segunda fase a BD(porque apensas defenderei o mestrado em Dezembro e, para me contar o grau de mestrado, so podia ser na segunda fase) mas entretanto, como preciso de dinheiro para comer, casa e afins, também iniciei há menos de um mês um estágio profissional de 9 meses. Como tal, quando me candidatei, coloquei logo o inicio pretendido para a bolsa como Julho de 2008. Achei que era o mais correcto e transparente, pois, a ser assim e a ter bolsa (já nem digo nada...) quando começar a receber estarei de facto sem outros rendimentos.
No teu caso - e se bem percebi não colocaste no formulário uma data de inicvio de bolsa tão tardia - podes sempre pedir adiamento inicial; penso (não tenho a certeza) que concedem até seis meses, antes de caducar a bolsa. Informa-te.

Abraço,
Carlos

Enviado: quarta out 03, 2007 12:55 am
por DC
Aqui está alguma informação que pode ser útil...

De: http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/faq/#faq1

"Até que data posso apresentar os documentos em falta no meu processo? (Artº 20º do Regulamento)

Os documentos em falta no processo de candidatura devem ser entregues, logo que possível, pois só após o processo estar completo será enviado o contrato de bolsa, para assinatura.

A não entrega dos documentos, no prazo de seis meses, a partir da data da comunicação da decisão da concessão de bolsa, implica o cancelamento da mesma."

De: http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/faq/#faq2

"Qual a duração máxima para a realização de actividades de formação complementar noutra instituição nacional ou estrangeira?

A duração máxima é de 3 meses por ano de bolsa, no caso de bolsas no país."

Fiquei com a dúvida se os cursos de formação profissional "encaixam" nestas actividades de formação complementar.

Enviado: quarta out 03, 2007 10:34 am
por jpgomes
Olá,

Obrigado pelos vossos comentários.

Depois de ligar para a FCT obtive as seguintes informações:

- O estágio profissional não é compatível com a BD pois é renumerado. Se pretendesse manter as duas actividades em simultâneo teria de esclarecê-lo à FCT e é claro que o valor da BD seria revisto.

- A data de início das actividades de investigação não pode ultrapassar o mês de Março, resultado da data de comunicação da concessão da Bolsa (Setembro) + 6 Meses.

Visto isto, penso ficar com o estágio profissional até Março e depois cancelá-lo para começar com a BD.