BD 2007- Quais os documentos pedidos pela FCT?
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 01, 2007 5:18 pm
BD 2007- Quais os documentos pedidos pela FCT?
Oi!!
Tendo a BD sido concedida, quais os documentos que a FCT pede e qual o prazo para os entregar, como os entregar ?? Quanto ao contrato, é enviado pelo correio??
Obrigada,
Salomé
Tendo a BD sido concedida, quais os documentos que a FCT pede e qual o prazo para os entregar, como os entregar ?? Quanto ao contrato, é enviado pelo correio??
Obrigada,
Salomé
Salomé
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 11, 2007 12:29 pm
- University/ Institute: Strathclyde University
Salomé, não quero ser má e não é em especial a ti que redijo este comentário, portanto peço desde já desculpa por aproveitar o teu post para dizer isto, mas realmente tenho de o dizer..
Existem muitas questões que podem ser evitadas se pelo menos os candidatos lessem o regulamento do concurso e as questões frequentes (FAQ's) nos sites da fct. (acho melhor não elaborar mais eheh)
É portanto isto que te aconselho a fazer, pois já não os sei de cor.
Na pagina onde se preenche o formulário de candidatura a secção de FAQ's já não funciona, mas tinha lá essa questão (porque me lembro de a ler lá ).. é pena.. Mas no regulamento esta lá bem explícito os documentos, segue este link, e vê o artigo 19: http://www.fct.mctes.pt/formacao/regulamento2007/
Existem muitas questões que podem ser evitadas se pelo menos os candidatos lessem o regulamento do concurso e as questões frequentes (FAQ's) nos sites da fct. (acho melhor não elaborar mais eheh)
É portanto isto que te aconselho a fazer, pois já não os sei de cor.
Na pagina onde se preenche o formulário de candidatura a secção de FAQ's já não funciona, mas tinha lá essa questão (porque me lembro de a ler lá ).. é pena.. Mas no regulamento esta lá bem explícito os documentos, segue este link, e vê o artigo 19: http://www.fct.mctes.pt/formacao/regulamento2007/
"Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida!" (Isaac Newton)
-
- Sócios
- Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
- University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
- Contacto:
Aqui estão algumas das respostas da FCT as tuas perguntas:
O link é http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/faq/#faq1
O link é http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/faq/#faq1
A bolsa foi-me atribuída, que documentos preciso de enviar?
Os documentos a seguir solicitados que não sejam em língua portuguesa, inglesa ou francesa devem ser acompanhados pela respectiva tradução efectuada por entidades credenciadas.
Os documentos a enviar de acordo com o tipo de bolsa, são os seguintes:
Bolsa de Mestrado
Certificados de Habilitações (Licenciatura e Parte Escolar do Mestrado)
Declaração do(s) Orientador(es) assumindo a responsabilidade pela supervisão
Documento comprovativo de aceitação da(s) instituição(ões) de Acolhimento
Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau de Mestre
Esclarecimento da situação Profissional durante o período da bolsa
Bolsa de Doutoramento
Certificados de Habilitações (Licenciatura, Mestrado ou outro grau académico que permita ser aceite para Doutoramento)
Declaração do(s) Orientador(es) assumindo a responsabilidade pela supervisão
Documento comprovativo de aceitação da instituição que confere o grau de Doutor
Bolsa de Pós-Doutoramento
Certificados de Doutoramento e outros certificados (Licenciatura ou Mestrado se for caso disso)
Declaração do(s) responsável(eis) pelo acompanhamento da actividade do candidato na Instituição de Acolhimento, assumindo a responsabilidade
Que documento preciso de enviar em relação ao esclarecimento da situação profissional? (art. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação e art. 25º do Regulamento)
Caso a sua actividade seja compatível com o exercício de dedicação exclusiva da bolsa, deverá enviar um documento em conformidade emitido pela entidade patronal.
Caso possua uma actividade que não seja compatível com o regime de exclusividade, deverá enviar um documento comprovativo da cessação dessa actividade.
Caso seja bolseiro de outra instituição, deverá enviar o documento comprovativo com a data em que a bolsa terminou.
Caso não tenha actividade profissional deverá enviar uma declaração sob compromisso de honra, de que não exerce qualquer actividade profissional durante o período da bolsa.
Posso ususfruir de uma bolsa de investigação e manter uma actividade profissional em simultâneo sem pôr em causa o regime de dedicação exclusiva?
As funções do bolseiro são exercidas em regime de dedicação exclusiva, nos termos expressamente previstos no artº 5 do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI) aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de Agosto e nos termos do artº 25º do Regulamento. Só as actividades previstas nas alíneas do nº 3 e no nº 4 do artº 5º do EBI são compatíveis com a bolsa, não sendo permitido o exercício de outra função ou actividade remunerada.
O que se entende como documento de aceitação da instituição que confere o grau?
Só são aceites documentos emitidos pelos Conselhos Científicos das Faculdades, ou em alternativa o documento comprovativo de inscrição/matrícula no ano lectivo em que inicia a bolsa de Doutoramento ou Mestrado.
Até que data posso apresentar os documentos em falta no meu processo? (Artº 20º do Regulamento)
Os documentos em falta no processo de candidatura devem ser entregues, logo que possível, pois só após o processo estar completo será enviado o contrato de bolsa, para assinatura.
A não entrega dos documentos, no prazo de seis meses, a partir da data da comunicação da decisão da concessão de bolsa, implica o cancelamento da mesma.
Recebi o contrato da minha bolsa para assinar, existe algum prazo para a sua assinatura? (Artº 23º do Regulamento)
O contrato deve ser devolvido nos 15 dias úteis seguintes à data do seu recebimento.
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau
-
- Sócios
- Registado: sexta ago 11, 2006 1:17 pm
- University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
- Contacto:
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 01, 2007 5:18 pm
Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia
Oi gente!!
Obrigada pelas respostas!!
Já agora alguem sabe o que se os cidadãos Portuguese têm que apresentar Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia?
Os cidadãos de países da União Europeia devem apresentar o
“Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia” emitido pela
Câmara Municipal da área da residência, válido à data do concurso, com
data de emissão até 17 de Setembro de 2007;
Thanks,
Salomé
Obrigada pelas respostas!!
Já agora alguem sabe o que se os cidadãos Portuguese têm que apresentar Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia?
Os cidadãos de países da União Europeia devem apresentar o
Thanks,
Salomé
Última edição por Salomé em sexta set 21, 2007 1:48 pm, editado 1 vez no total.
Salomé
-
- investigador em formação
- Registado: quinta fev 22, 2007 10:56 pm
Devem ser cópias. Até porque muitos dos documentos são difíceis de obter e porque temos que ficar nós com os originais. O que eles precisam é de ter a certeza de que os candidatos cumprem as regras.rgonzo Escreveu:Pelo email q recebi, os cidadaos portugueses nao precisam de enviar isso Salome.
A minha questao é outra: os documentos a enviar têm q ser originais ou podem ser copias?
Irina
-
- Registado: quinta fev 22, 2007 10:56 pm
Re: Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia
Salomé, pelo que percebi o certificado de registo somente é pedido aos cidadãos de outros países da UE, enquanto os cidadãos dos países de fora da UE devem apresentar título de residência em Portugal. Isto é necessário porque as bolsas da FCT somente são concedidas a cidadãos portugueses ou a cidadãos estrangeiros com residência em Portugal. O certificado de registo e o título de residência comprovam a residência dos não cidadãos em Portugal.Salomé Escreveu: Os cidadãos de países da União Europeia devem apresentar o
Irina
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 19, 2007 6:13 pm
Esclarecimento da Situação Profissional
Alguém me pode dar umas dicas sobre como escrever o documento de esclarecimento da situação profissional durante o período da bolsa? O que se deve dizer exactamente? Quais as formalidades que devem ser incluídas?
Desde já obrigada!
Desde já obrigada!
-
- Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm
ola joana! Não sei se o que pretendes é saber como escrever a declaração de honra...
Eu fui lá hoje entregar os documentos e eles não têm nenhum modelo para este documento, aceitam aquilo que levares. O que eu escrevi foi algo do género:
"Eu David Simão Raimundo, portador do BI.......... declaro por minha honra que, durante o período em que usufruir da bolsa de doutoramento da FCT, não exercerei nenhuma actividade remunerada que viole o regime de exclusividade do contrato com a FCT."
Data, assinatura e já está!
Eu fui lá hoje entregar os documentos e eles não têm nenhum modelo para este documento, aceitam aquilo que levares. O que eu escrevi foi algo do género:
"Eu David Simão Raimundo, portador do BI.......... declaro por minha honra que, durante o período em que usufruir da bolsa de doutoramento da FCT, não exercerei nenhuma actividade remunerada que viole o regime de exclusividade do contrato com a FCT."
Data, assinatura e já está!
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2007 5:12 pm
- Contacto:
Quando recebi o primeiro e-mail da FCT a dizer que a bolsa tinha sido concedida disseram também nesse mesmo e-mail que:
"Muito em breve receberá um novo email com a lista de todos os documentos necessários para completar o seu processo nos termos do Regulamento."
mas não me chegou mais nada ao e-mai, nem chegou nenhuma carta a dizer que a bolsa estava a concede....
Por isso ainda não mandei para a FCT.. David, tu recebeste algum mail?
"Muito em breve receberá um novo email com a lista de todos os documentos necessários para completar o seu processo nos termos do Regulamento."
mas não me chegou mais nada ao e-mai, nem chegou nenhuma carta a dizer que a bolsa estava a concede....
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
Eu recebi o email com a lista dos documentos já no dia 20 de Setembro...anasetas Escreveu:Quando recebi o primeiro e-mail da FCT a dizer que a bolsa tinha sido concedida disseram também nesse mesmo e-mail que:
Docem velle summs est eruditio
-
- recém-chegado
- Registado: sexta nov 10, 2006 1:36 pm
- University/ Institute: Instituto Superior Técnico
Quando recebi a confirmação da minha bolsa, o primeiro mail veio com a relação de todos os documentos que eram necessários enviar, sendo que muitos eu já havia enviado na época da inscrição para o concurso (foi o de 2005).
Um mês depois é que recebi um mail referindo-se especificamente ao meu processo, pedindo somente os documentos que realmente faltavam exactamente ao meu processo.
Como este ano houve o processo de envio eletrónico de documentos, sugiro enviarem o máximo dos documentos que dispõem e, duas semanas após, contactar a FCT com o número do processo a perguntar se está a faltar mais alguma coisa. Até porque, depois de um ou dois avisos, eles já não se preocupam mais em lhe avisar quais os documentos faltantes, limitam-se somente a esperar a chegada destes. E o candidato pode estar completamente desinformado sobre a falta do documento em questão.
PS: Aos que estão por Lisboa, recomendo entregar directamente na Loja do Cientista, quando possível. O processamento dá-se de forma bem mais rápida do que o envio pelo correio (entre a chegada da carta na FCT e a chegada dos documentos à pasta correspondente ao processo, costumava-me demorar cerca de uma semana).
Um mês depois é que recebi um mail referindo-se especificamente ao meu processo, pedindo somente os documentos que realmente faltavam exactamente ao meu processo.
Como este ano houve o processo de envio eletrónico de documentos, sugiro enviarem o máximo dos documentos que dispõem e, duas semanas após, contactar a FCT com o número do processo a perguntar se está a faltar mais alguma coisa. Até porque, depois de um ou dois avisos, eles já não se preocupam mais em lhe avisar quais os documentos faltantes, limitam-se somente a esperar a chegada destes. E o candidato pode estar completamente desinformado sobre a falta do documento em questão.
PS: Aos que estão por Lisboa, recomendo entregar directamente na Loja do Cientista, quando possível. O processamento dá-se de forma bem mais rápida do que o envio pelo correio (entre a chegada da carta na FCT e a chegada dos documentos à pasta correspondente ao processo, costumava-me demorar cerca de uma semana).
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
A sério:anasetas Escreveu:A sério? Será que aconteceu alguma coisa?
Já verificaste se ficou preso no filtro de spam?de: idbolsas <id.bolsas@fct.mctes.pt>
data: 20 set
Exmo(a) Senhor(a)
Na sequência do mail anteriormente enviado, comunicando a concessão
condicional da bolsa, junto enviamos a lista de todos os documentos
necessários para completar o seu processo, nos termos do Regulamento.
São os seguintes:
- Certificado de Licenciatura ou outro grau académico que permita ser
aceite para doutoramento. O grau terá que ter sido obtido até 30 de
Setembro de 2007;
- Certificado de Mestrado, se for caso disso;
- Declaração de aceitação do(s) orientador(es), assumindo a
responsabilidade pela supervisão;
- Documento comprovativo da aceitação da(s) Instituição(ões) de Acolhimento;
- Documento comprovativo da aceitação da Instituição que confere o grau
de Doutor;
- Esclarecimento da situação profissional durante o período da bolsa
(ver FAQ’s – http://www.fct.mctes.pt/pt/apoios/bolsas/faq/#faq1);
- Fotocópia do bilhete de identidade e do cartão de contribuinte, caso
possua nacionalidade portuguesa;
- Fotocópia do documento de identificação, caso não possua nacionalidade
portuguesa;
- Os cidadãos de países da União Europeia devem apresentar o
- Os cidadãos estrangeiros de países terceiros devem entregar o
documento de autorização de residência em Portugal (Decreto-Lei 34/2003
de 25 de Fevereiro) válido à data do concurso, ou seja, com data de
emissão até 17 de Setembro de 2007. A autorização de residência não pode
ser substituída por qualquer tipo de Visto, nem por Atestado de
Residência emitido pela Junta de Freguesia.
Todos estes documentos devem ser entregues em conjunto, o mais
rapidamente possível.
A bolsa será cancelada se algum destes documentos não for entregue até
20 de Março de 2008 (artigo 20º nº 3 do Regulamento).
Quando o seu processo estiver completo será possível contratualizar esta
bolsa, cuja data de início é escolhida em conformidade com a data de
início das actividades de investigação e de acordo com a preferência do
candidato, não podendo no entanto ser anterior a 1 de Outubro de 2007.
Se por algum motivo já não estiver interessado nesta bolsa, agradecemos
que nos informe dessa sua decisão o mais urgentemente possível.
Com os melhores cumprimentos
Francisco Sepúlveda Teixeira
Vogal do Conselho Directivo da FCT
Docem velle summs est eruditio
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jul 25, 2007 10:22 pm
- Contacto:
anasetas Escreveu:Quando recebi o primeiro e-mail da FCT a dizer que a bolsa tinha sido concedida disseram também nesse mesmo e-mail que:
Eu também ainda estou a aguardar que me enviem a e-mail com a lista de documentos necessários para completar o meu processo. Já enviei duas e-mails para preguntar o que se passava, mas até agora não obtive resposta. Acho que será melhor ligar e falar com alguem.
De qualquer forma há mais alguem na mesma situação?
Carlo
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2007 5:12 pm
- Contacto:
Ainda bem que não sou a única!!!
Olha, eu liguei para FCT Lisboa e FCT Porto.
Na FCT Porto não me souberam dizer nada. Em Lisboa disseram-me que tinha de esperar. Já tentei ligar mais vezes mas nunca consigo falar....
Já mandei dois mails e nada.....
Mandei mail para a ABIC e também me disseram que era normal a demora.....
Olha não sei....
Abraço!
Ana
Olha, eu liguei para FCT Lisboa e FCT Porto.
Na FCT Porto não me souberam dizer nada. Em Lisboa disseram-me que tinha de esperar. Já tentei ligar mais vezes mas nunca consigo falar....
Já mandei dois mails e nada.....
Mandei mail para a ABIC e também me disseram que era normal a demora.....
Olha não sei....
Abraço!
Ana
-
- recém-chegado
- Registado: segunda ago 27, 2007 8:15 pm
Envio de contrato
Olá
sabem quanto tempo a FCT demora a enviar o contrato após a entrega de todos os documentos?
sabem quanto tempo a FCT demora a enviar o contrato após a entrega de todos os documentos?