Passar de Mestrado a Doutoramento

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
anageorge
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL

Passar de Mestrado a Doutoramento

Mensagem por anageorge »

Tenho uma BM até ao final deste ano (Dezembro 2007).
Estou a pensar continuar para doutoramento, mas apenas se puder garantir bolsa.

No entanto, se acabar em Dezembro 2007, só poderei concorrer ao doutoramento para começar em Outubro 2008 e depois concorrer à bolsa em Março de 2009.

Será mesmo assim ou há outras formas de continuar do Mestrado directamente para o Doutoramento, e com bolsa?

Obrigada a quem puder partilhar experiências e dicas.

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

No entanto, se acabar em Dezembro 2007, só poderei concorrer ao doutoramento para começar em Outubro 2008 e depois concorrer à bolsa em Março de 2009.
Penso que deves estar a fazer alguma confusão... Ninguém te impede de concorres a bolsa de Doutoramento já este ano, ou seja no concurso de 2007 e, caso a bolsa seja aprovada, iniciares o doutoramento e bolsa depois de Dezembro 2007.

Em relação a garantias de teres bolsa... aí, infelizmente, acho que ninguém... por isso, o meu conselho é mesmo este: concorre à BD já este ano!

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

anageorge
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anageorge »

Carla Gouveia-Caridade Escreveu:
Penso que deves estar a fazer alguma confusão... Ninguém te impede de concorres a bolsa de Doutoramento já este ano, ou seja no concurso de 2007 e, caso a bolsa seja aprovada, iniciares o doutoramento e bolsa depois de Dezembro 2007.

Em relação a garantias de teres bolsa... aí, infelizmente, acho que ninguém... por isso, o meu conselho é mesmo este: concorre à BD já este ano!

Boa sorte!
Pois, não estou certa de poder concorrer à bolsa (Março) antes sequer de concorrer ao doutoramento (Junho) e me matricular (Outubro). Além disso, embora tenha pensado num tema para doutoramento não tive sequer tempo para formar um projecto de trabalho...

Mas obrigada na mesma, vou ver a viabilidade disto. ;)

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Olá... sim, podes concorrer à BD antes de terminares o mestrado.
Será que os concursos vão abrir já?

Desejo-te BOA SORTE!
Última edição por Carla Gouveia-Caridade em segunda mar 12, 2007 10:41 am, editado 1 vez no total.
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

anageorge
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anageorge »

Carla Gouveia-Caridade Escreveu:
anageorge Escreveu:
Pois, não estou certa de poder concorrer à bolsa (Março) antes sequer de concorrer ao doutoramento (Junho) e me matricular (Outubro). [\quote]

Olá... sim, podes concorrer à BD antes de terminares o mestrado.
Será que os concursos vão abrir já?

Desejo-te BOA SORTE!
Pois, estava a partir do pressuposto que o concurso das BDs era em Março como foi o ano passado o concurso das BMs.

Obrigada **

Filipa
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jul 26, 2006 1:00 pm
Contacto:

Mensagem por Filipa »

Eu concorri a bolsa de Doutoramento antes de terminar o mestrado e isso não me causou problemas.
Só me inscrevi no Doutoramento depois de a minha bolsa ter sido aceite, e isso também não trouxe qualquer problema. Demorei mais a entregar os papéis e só vou começar a bolsa em Abril, mas desta forma encadeei as duas coisas perfeitamente.
Não podes é receber as duas bolsas em simultâneo, mas para tal basta começar o contrato em data posterior ao fim da tua bolsa de mestrado.
Pode é haver inconveniente em estar inscrita em simultâneo em mestrado e em doutoramento, por isso convém que determines no teu contrato de bolsa uma data de início posterior à da tua defesa.
O meu conselho é que concorras mal o concurso abra! Lembra-te que do concurso até ao início da bolsa ainda vai um grande espaço de tempo. E boa sorte.
Filipa

anageorge
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anageorge »

Filipa Escreveu:Eu concorri a bolsa de Doutoramento antes de terminar o mestrado e isso não me causou problemas.
Só me inscrevi no Doutoramento depois de a minha bolsa ter sido aceite, e isso também não trouxe qualquer problema. Demorei mais a entregar os papéis e só vou começar a bolsa em Abril, mas desta forma encadeei as duas coisas perfeitamente.
Não podes é receber as duas bolsas em simultâneo, mas para tal basta começar o contrato em data posterior ao fim da tua bolsa de mestrado.
Pode é haver inconveniente em estar inscrita em simultâneo em mestrado e em doutoramento, por isso convém que determines no teu contrato de bolsa uma data de início posterior à da tua defesa.
O meu conselho é que concorras mal o concurso abra! Lembra-te que do concurso até ao início da bolsa ainda vai um grande espaço de tempo. E boa sorte.
Ok, obrigada pela tua experiência. Vou então meter mãos à obra e começar a preparar um projecto de trabalho para o concurso da BD.

anageorge
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anageorge »

Bom, a questão é: alguém tem ideia de quando será o concurso de BD este ano? Obrigada.

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm

Mensagem por davidraimundo »

E já agora, alguém sabe se este ano ainda vai haver concurso para BM? Refiro-me aos mestrados antigos, pré-bolonha. Obrigado!

anageorge
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anageorge »

davidraimundo Escreveu:E já agora, alguém sabe se este ano ainda vai haver concurso para BM? Refiro-me aos mestrados antigos, pré-bolonha. Obrigado!
No ano passado foi no mês de Março e acabaram por estender o prazo até meados de Abril. Este ano ainda não está nada no site...

Responder