Página 1 de 1
Seguro Social Voluntário em bolseiro de projecto?
Enviado: quinta mai 20, 2004 5:36 pm
por leonornobrealves
Gostava de saber se alguém me consegue responder às seguintes perguntas:Embora a Fundação para a Ciência e Tecnologia diga,no estuto do Bolseiro, que as instiuições devem pagar o seguro social voluntário aos Bolseiros de Projecto isso é de facto praticado? E caso se pratique, que tipo de dinheiros são mais usados para esses pagamentos? O dos projectos ou outras fontes de rendimento das instituições?
Enviado: quinta mai 20, 2004 9:23 pm
por Aragao
O dinheiro para pagar o s.s.voluntário vem dos projectos. Claro que tantas e tantas vezes os coordenadores do projecto não prevem essas verbas.... e o bolseiro tem de lutar por um direito que está consagrado.
Não entendo muito bem como é que a entidade que financia o projecto (FCT muitas vezes) não prevê ela propria à partida que na rubrica de recursos humanos tem de haver dinheiro para esses pagamentos. Acho que todos ficam à espera que o bolseiro não saiba ou tenha perguiça de tratar do seguro.
Seguro Social Voluntario
Enviado: sexta mai 21, 2004 3:26 pm
por g_j_bravo
Bem, realmente existem inumeras desvantagens em ser bolseiro de investigacao e inumeras ilegalidades, todos nos sabemos pelo menos falo por experiencia propria que normalmente começamos num projecto e so 2 meses depois assinamos os contracto assim como a remuneraçao. Nestes atrazos e atropelos, mesmo que queiramos usufruir de um seguro social voluntario (Seg Social), eu por exemplo so obtive o documento que prova que sou bolseiro 3 meses depois de começar a minha bolsa, porque nao me passavam o documento porque ainda nao tinha o termo do contracto assinado alias tive que fazer pressao no sector administrativo da faculdade para os obrigar a fazer o documento de qualquer maneira segundo as tabelas da Seg Social seriam 20% para cobrir doença e outras situaçoes oura fazendo as contas ao fim desses 3 meses se iniciasse o Seg Social Voluntario eu deveria a Seg Social cerca de 447.00 Euros, ora nao tenho condiçoes socio economicas para pagar 447 euros de uma so vez de tal forma que nao fiz o Seguro. Eu penso que estas coisas as tantas sao feitas de proposito emfim
Acho que dever-se-ia dar destaque nomeadamente nos meios de comunicaçao social, porque falando com um amigo meu que e jornalista, falei-lhe da minha situaçao quando disse que era bolseiro de invetigaçao ele respondeu-me e o que que percebi e´ que quando se fala de bolseiro de investigaçao as pessoas pensam que sao alunos que ainda nao acabaram os seus cursos ou que sao boleiros tipo acçao social, ainda ninguem tem o conhecimento profundo da situaçao injusta e precaria.
De qualquer modo acho que se deveria investir tempo em informar os meios de comunicaçao social para estes escarafuncharem muito bem o assunto de maneira a ver se conseguimos pelo menos pelo menos a Seg Social, e ainda o subsidio de desemprego.
E inacreditavel que por exemplo emigrantes tenham mais anos de contribuiçao social do que eu que nao tenho nenhum. Eu realmente gostaria de pagar, e usufruir dos meus direitos como cidadao portugues, no entando com todos os atrasos que ha e´ mesmo para desistir de Pagar a Seg Social.
Fiquem bem e vamos lutar pelos nossos direitos porque afinal nao somos instrumentos de serviço que usam e nos descartam logo de seguida.
Enviado: domingo mai 23, 2004 2:03 pm
por Helena Ferreira
Concordo que toda esta questão e procedimentos associados ao s.s.voluntário é um absurdo pegado, especialmente no caso dos bolseiros dependentes de projectos.
De qualquer forma deixo uma sugestão: o importante é estar inscrito na Segurança Social. Depois pode-se ir pagando à medida que se vai recebendo do projecto. Claro que nos balcões da Segurança Social falam logo de multas por causa do atraso e por aí fora. Mas se se pagar no multibanco não tem que se lidar com funcionários ignorantes e vai-se pagando quando se pode.
Enviado: quarta ago 25, 2004 10:03 am
por nelsonsd
No meu projecto não foi incluido a verba para o seguro social voluntario (Seg Social), no entanto decidi aderir ao SSV, mesmo não tendo depois direito a subsidio de desemprego, se a situação acontecer....
Todavia tenho algumas dúvidas: ao aderir ao SSV tenho pagar todos os meses anteriores desde o inicio da bolsa ou só pago a partir da minha inscrição. Posso depois pedir esse dinheiro pago SSV ou não há mesmo hipótese de a Fundação reembolsar esse dinheiro ?
Cumprimentos
Enviado: quinta ago 26, 2004 1:37 pm
por Aragao
nelsonsd Escreveu:
[snip]
Todavia tenho algumas dúvidas: ao aderir ao SSV tenho pagar todos os meses anteriores desde o inicio da bolsa ou só pago a partir da minha inscrição.
[snip]
Podes apenas pagar a partir da tua inscricao.... mais nao sei responder
David
Enviado: quinta ago 26, 2004 5:28 pm
por aragorn
Aragao Escreveu:
Podes apenas pagar a partir da tua inscricao.... mais nao sei responder
David
A mim aconteceu-me uma coisa um bocado estranha. Fiz o processo de adesão ao SSV, paguei os 25 euros da consulta médida e, um belo dia (já não estava nada à espera) recebi uma cartinha a dizer que podia pagar o SSV a partir de Outubro (estávamos em Novembro ou Dezembro).
Assim fiz. Eis senão quando, outro belo dia, sem que nada o fizesse anunciar, abro a minha caixinha de correio e.... outra cartinha da Seg. Social, qualquer coisa como "foi revisto o inicio da sua adesão, pode começar a pagar a partir de Agosto".
Assim fiz!
Também sei de um caso em que, escrevendo uma carta para não-sei-quem na Seg. Social, se conseguiu uma autorização para - a título excepcional - pagar o SSV desde o inicio da bolsa, mesmo isso tendo ocorrido bastante antes da inscrição.
Mas esta última hipótese é complicada. Se fores a algum balcão da Seg. Social com essa conversa, eles dizem que é "completamente impossível". É para quem sabe como funciona o sistema por dentro e sabe exactamente quem é a pessoa certa para endereçar a carta.... enfim, eu não consegui (mas tb não fiz disso a prioriodade máxima da minha vida)
Portanto, o mais normal é pagares a partir do momento
X, sendo que
X=A+B-C
em que:
A --> Momento em que te diriges pela primeira vez à seg. social
B --> Delay burocrático necessário para que fiques inscrito
C --> Compensações avançadas, calculadas para amenizar o delay burocrártico (pode ser =0)
Enviado: quinta set 27, 2007 10:45 pm
por João Pedro Abranches Frei
Tenho sido bolseiro de projecto há alguns anos e não tenho tido problemas em aderir ao seguro social voluntário
O que normalmente acontece é que ficamos muito tempo à espera que nos digam para pagar e a primeira conta é uma batelada...
Para usufruir deste direito baste ir com uma declaração passado pela instituição de acolhimento indicando a data a partir da qual a bolsa tem início, a entidade acolhedora e a duração da bolsa.
É necessário ir igualmente com um atestado médico a comprovar a capacidade para realizar o trabalho ou pagar a junta médica que é de 25€
Os descontos têm início a partir data de início da bolsa que consta na declaração
Depois a entidade acolhedora contra o recibo reembolsa o valor pago.
Os projectos têm a capacidade de trocar dinheiro entre rubricas pelo que a não existência de dinheiro para o seguro social voluntário não inviabiliza que este venha a ser pago...