Suspensão de Bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Tiago Soares
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jul 01, 2006 10:33 am

Suspensão de Bolsa

Mensagem por Tiago Soares »

Olá,

alguem me pode informar como funciona o pedido de suspensão de bolsa? Eu neste momento sou bolseiro de doutoramento desde 2005.

Já agora, alguem sabe informar-me se durante o periodo de suspensao, é possivel estar vinculado contractualmente a alguma empresa?

Obrigado

P.S. Desculpem as perguntas "secas", mas estou a tentar obter informações o mais rápido possivel. :oops:

Aragao
Sócios
Sócios
Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
University/ Institute: Diamond Light Source
Contacto:

Re: Suspensão de Bolsa

Mensagem por Aragao »

Olá Tiago,
Tiago Soares Escreveu:Olá,

alguém me pode informar como funciona o pedido de suspensão de bolsa? Eu neste momento sou bolseiro de doutoramento desde 2005.

Já agora, alguém sabe informar-me se durante o período de suspensão, é possível estar vinculado contratualmente a alguma empresa?
Sobre o pedido de suspensão não sei muito para alem de saber que é possível e fácil de fazer. O melhor é procurares aqui no fórum onde já várias pessoas falaram do assunto nos últimos anos e/ou perguntares na loja do cientista.

Sobre a segunda pergunta: sei de uma pessoa que suspendeu em 2004 a bolsa durante apenas um mês.... (teve de ter autorização do chefe para o fazer) e foi trabalhar para uma multinacional. Ganhou um valor bem superior ao valor da sua bolsa. e depois voltou para a bolsa e para o regime de exclusividade. Portanto sim, isso é possível. A partir do momento que suspendes a bolsa suspendes as restrições do regime de exclusividade.

Espero que ajude,

David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro

Cristina Santos Silva
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 03, 2006 4:11 pm

Mensagem por Cristina Santos Silva »

Olá!

Eu também gostaria de suspender a bolsa.
Alguém sabe se é preciso alegar os motivos e se há limite de tempo para a suspensão?

Obrigada.

Cristina Santos Silva
Cristina Santos Silva

rolive
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado ago 12, 2006 1:48 am

Mensagem por rolive »

Olá.

Sim, é possível suspender a bolsa. Para tal, é necessário escrever uma carta à FCT explicando os motivos (por alto - não vale a pena entrar em pormenores) e anexar um parecer do vosso orientador científico. Julgo que não há um limite de tempo para a suspensão (mas isso é melhor confirmarem).
Um embróglio que pode surgir advém do facto de uma pessoa que está a beneficiar do SSV não poder descontar para a segurança social por outra via. Para uma pessoa com uma ligação contratual isto poderá ser um problema - sinceramente não sei como se resolve. No caso de a pessoa em questão ser remunerada com recibos verdes, julgo que a situação é mais fácil de resolver - mas prefiro não me pronunciar para não estar a dizer asneiras...
Quanto ao resto, boa sorte nas "suspensões" ;)

Ricardo

Responder