Página 1 de 1

Comparticipação de propinas

Enviado: terça set 05, 2006 7:51 pm
por ana_osorio
Foi-me concedida uma bolsa de doutoramento e surgiram-me algumas dúvidas.
Uma delas é relativa às propinas. Num lado, pareceu-me ler que a FCT paga uma comparticipação à instituição que confere o grau académico, num máximo de cerca 2700 euros anuais (???). No entanto, também já li que há bolseiros a pagar 250€ por ano de propinas.
Isso acontece quando o valor máximo da comparticipação é ultrapassado? Então aí o bolseiro deve cobrir o excesso num máximo de 250€?
Ou é necessário ao bolseiro pedir isenção de propinas ou algo semelhante? E junto de quem - FCT ou Instituição?

A outra dúvida reveste-se de carácter mais "paranóide"! As bolsas são pagas de forma assim tão irregular? Não poderei contar com rendimento (+/-) mensal?

Obrigada pela resposta

Enviado: terça set 05, 2006 9:25 pm
por Isabel D. D.
Relativamente à tua segunda questão...

Não é assim tão estranha a tua pergunta. Afinal, se a FCT não cumpre nenhum prazo porquê esperar que vai cumprir esse. Mas dou-te boas notícias: vais receber todos os meses no dia 1, faça chuva ou faça sol :wink: Apenas o primeiro pagamento poderá sofrer atrasos. Em 2004, por exemplo, os contratos foram assinados em Outubro mas recebemos apenas em Dezembro (naturalmente que o valor respectivo aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro).

Parabéns e boas investigações!

Enviado: quinta set 07, 2006 7:46 pm
por ana_osorio
Muito obrigada pela óptima notícia! É um sossego saber que a bolsa chegará a tempo e horas todos os meses. Para ser sincera, já nem contava com tanto. Mas óptimo, assim é que está certo!

Relativamente às propinas, tens ideia de como se processa?
No teu caso, pagas propinas?

Obrigada!

Enviado: sexta set 08, 2006 8:41 am
por Isabel D. D.
Olá Ana! Essa questão foi anteriormente debatida neste ponto:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.ph ... ight=#3276

Cumprimentos