Página 1 de 1
Bolsa Mista - Algumas dúvidas
Enviado: segunda ago 28, 2006 1:30 pm
por Mia
Olá! A princípio (se a FCT não mudar de ideias) consegui uma bolsa mista (Universidade do Minho e Boston University), mas estou com algumas dúvidas em relação a este tipo de bolsas, se alguém me puder ajudar...
- sendo a universidade portuguesa quem me atribui o grau, é necessária alguma documentação da universidade estrangeira? E caso seja necessário, eu preciso de me matricular formalmente nessa universidade ou basta um comprovativo de aceitação por parte da equipa de investigação onde vou trabalhar?
- o dinheiro pago à FCT à instituição, para propinas e afins...recebem ambas as universidades ou só a que confere o grau?
- o subsídio para viagens: sempre se confirma que eles agora só pagam uma única viagem durante o período de duração da bolsa?
- o meu caso específico: na candidatura tínhamos de colocar o período de permanência no estrangeiro; eu pus de Outubro 2006 a Junho 2007, mas agora com estes atrasos dava-me mais jeito começar só em Janeiro e em vez de ir tanto tempo seguido, ir 6 meses a partir de janeiro e depois 6 meses no ano a seguir. A FCT irá colocar problemas?
...desculpem este testamento de dúvidas!!!
E já agora...existe aqui alguém que esteja ou que vá estudar para Boston? Curtia fazer amigos por lá..
Enviado: segunda ago 28, 2006 3:53 pm
por nscampos
Mia, eu não tenho bem a certeza mas no caso das bolsas mistas muito do que se vem a fazer a seguir pode ser alterado, tais como períodos de permanência, desde que com a aval do orientador.
O mais difícil já está feito, que era ganhar a bolsa. Agora tudo depende das negociações.
No meu caso, que se prevê também ser bolsa mista, ainda não foi feito o convénio com a Universidade estrangeira, para que o grau seja atribuído pelas duas.
bolsa mista
Enviado: quarta ago 30, 2006 7:06 pm
por anavaldez
olá!
tenho uma bolsa mista há dois anos. quem me atribui o grau é a FLUL mas passo a maior parte do tempo em Yale onde tenho um orientador.
no meu caso, a FCT paga as propinas nas duas universidades, sou eu quem estabeleço o calendário de permanência nas duas universidades, a FCT paga também o seguro de saúde obrigatório nos EUA.
e tens razão, só pagam uma vez a verba de deslocações o que é ligeiramente desconcertante, tendo em conta o facto de que nos obrigam a passar um mês por ano na instituição portuguesa.
além disso, recebe-se no banco em portugal e somos nós quem tem que proceder à transferência de divisas.
para mais alguma detalhe é só dizeres.
boa sorte,
ana
Enviado: quarta ago 30, 2006 7:20 pm
por Mia
Obrigada pela ajuda!
Apenas uma dúvida, que talvez tu, Anavaldez, me possas tirar: tenho de me matricular também na universidade estrangeira? Que tipo de documentação é que a FCT exige em relação à outra universidade (a que não atribui o grau)?
Enviado: quarta ago 30, 2006 7:25 pm
por anavaldez
bom, primeiro que tudo, quais são as condições em que o teu orientador em boston te recebe?
Enviado: quarta ago 30, 2006 10:16 pm
por Mia
em princípio vou colaborar com a equipa de investigação da orientadora e é possível que também frequente algumas cadeiras (ela ia ver se era possível inscrever-me apenas em algumas, uma vez que não pretendo frequentar qualquer programa doutoral lá).
Enviado: quarta ago 30, 2006 10:38 pm
por anavaldez
Mia,
eu se fosse a ti perguntava à tua orientadora. no meu caso, assisto a aulas mas não recebo créditos, porque estou com o estatuto de "assistant visiting in research". mas tudo depende do teu departamento. manda-lhe um mail. aqui é uma coisa perfeitamente normal enviar-se mails aos profs e orientadores. aliás, eles esperam que o façamos.
Enviado: quarta ago 30, 2006 10:51 pm
por Mia
oi,
eu tenho mantido contacto com a orientadora, a questão é que não sei o que é que é suposto pedir-lhe pq não sei quais são as exigências da FCT. O teu estatuto lá, de "assistant visiting in research", parece ser o que se adequa ao meu caso...que papelada da universidade estrangeira é que a FCT te pediu?
Enviado: quarta ago 30, 2006 10:59 pm
por anavaldez
nenhuma, excepto a carta de aceitação e, quando pago as propinas, uma declaração de pagamento.
de resto, o meu orientador daqui é tb meu co-orientador em lisboa.
Enviado: segunda set 18, 2006 12:16 pm
por Joana Serrado
Eu também tenho um problema parecido.
Candidatei-me a uma BD mista no estrangeiro (Holanda), tendo o co-orientador pela Univ. de Lisboa. Não existe acordo entre as duas instituicoes (ate porque estamos a falar de duas faculdades diferentes), mas o que me informaram é que poderia ser celebrado, a pedido de convite, pela Instituicão que confere a bolsa. No entanto, pelo menos 3 meses da minha investigacão serão passados em Lisboa. No meu projecto não mencionei UL como instituicão de acolhimento, mas pelos vistos eles também não se importaram.
A minha questão é a seguinte: tendo em conta que vou fazer pela Holanda, onde não se cobram propinas de doutoramento e o "estudante"é visto como um assalariado, será que eles mesmo assim transferem esse valor (12.500 E) para a Universidade? Posso dar essa informacão para a minha inscricão a fim de que me "guardem"esse dinheiro para ser canalizado para as minhas despesas?
Outra questão: já repararam na minuto do "contrato" que vai gerir a atribuicão de bolsas este ano? Que a Fundacão se desresponsabiliza a pagar a bolsa se, por alguma razão orcamental, não tiverem fundos?
Enviado: segunda set 18, 2006 1:19 pm
por anavaldez
já não te sei dizer. o máximo que sei é que quando tenho que pagar propinas aqui (as quais saem dos ditos €12500), tenho que avisar a FCT com antecedência e depois enviar uma declaração em como esse montante foi pago.
pelo que dizes o sistema holandês deve ser parecido com o americano. aqui os grad students também ganham uma bolsa mensal.
boa sorte,
ana
Enviado: segunda set 18, 2006 2:18 pm
por Aragao
Joana Serrado Escreveu:
[snip]
Outra questão: já repararam na minuto do "contrato" que vai gerir a atribuicão de bolsas este ano? Que a Fundacão se desresponsabiliza a pagar a bolsa se, por alguma razão orcamental, não tiverem fundos?
Sobre essa questão ver aqui:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=782
David
Enviado: segunda set 18, 2006 2:35 pm
por Joana Serrado
Obrigada pelas tua resposta, Ana. Foi um alivio ver esse tópico, david.
Enviado: sexta mar 07, 2008 10:50 am
por paulocanas
Olá a todos,
eu tenho uma questão semelhante à da Joana Serrado (e não encontrei a resposta...). Tenho uma bolsa mista e a Universidade Polaca não cobra propinas. Alguém sabe se os 12.500€ disponibilizados para a propina da Universidade estranjeira podem ser canalizados para as minhas despesas, como visitas a centros de investigação, congressos e afins?
Obrigado.
Paulo.
Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas
Enviado: quarta jan 21, 2009 5:16 pm
por Kaldas
Olá a todos!
A minha questão é a mesma do Paulo.
A bolsa é mista e a universidade finlandesa.
Alguém sabe?
Obrigado
Plácido
Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas
Enviado: sábado nov 14, 2009 4:02 am
por beso2001
Extrangeiros, sem permissão para residência em Portugal. são elegíveis ao programa BD mista?
Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas
Enviado: quinta mai 07, 2015 11:02 am
por TRPS
Na timeline da minha candidatura coloquei 2 anos seguidos de permanência no estrangeiro (máximo permitido pela FCT) e 2 anos seguidos de permanência em Portugal, isto é algo que pode mudar mas como o tempo é curto decidimos fazer assim. Mas agora li aqui no forum a obrigatoriedade de passer um mês por cada ano em Portugal, neste caso as minhas datas enquadram-se nisto?
Desde já obrigada
Re: Bolsa Mista - Algumas dúvidas
Enviado: terça mar 14, 2017 6:42 pm
por bicalix
Olá,
Eu estou nos EUA (UC San Diego) onde sou aluna de doutoramento há já 2 anos. Queria concorrer este ano à bolsa mas tenho dúvida se devo, ou preciso, de colocar os meus períodos de investigação no estrangeiro - que nesto caso significa, Portugal e Brasil. Alguºem me pode ajudar? Será que os devo incluir na minha candidatura como período no estrangeiro?
Obrigada
P