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Mestrado no novo sistema de Bolonha
Enviado: domingo jun 25, 2006 5:28 pm
por htrula
Olá,
Eu gostava de fazer um mestrado, mas estou um bocado confusa em relação a esta fase de transição para bolonha.
O que é que muda em relação aos mestrados, com bolonha?
Penso que já ha mestrados adaptados a bolonha. Valerá a pena fazer nesta altura um mestrado.
Desculpem se este topico é um bocado confuso, mas expressa mm como eu estou: confusa
Obrigada.
Enviado: terça jun 27, 2006 10:11 am
por Susana Relvas
Penso que nesta altura a situação ainda é um pouco desconhecida para todos, pois trata-se de uma grande alteração no sistema de ensino e ainda não entrou propriamente em vigor.
Eu na tua posição optava por me dirigir às faculdades em que tens interesse fazer o mestrado e perguntar por ti própria quais são as alterações, prós e contras e tudo o que quisesses perguntar.
Sei por exemplo que no Técnico (onde estou a fazer doutoramento) já há informação preliminar na internet (
http://www.bolonha.ist.eu/) mas cada caso é um caso.
Susana
Enviado: segunda jul 10, 2006 7:45 pm
por anidras
Eu fiz esta pergunta num outro forum e o que me responderam foi que
" "graças" a Bolonha, ter um Mestrado será algo corriqueiro dentro de 5/6 anos, no máximo. (...) pelo que primeiro tentaria saber a quantos ECTS equivale a sua formação-base, (...) e então pediria equivalência ao "novo" mestrado adaptado a Bolonha originado pelo seu curso, caso já tenha "créditos" (ECTS) suficientes para tal. No entanto, fazer um Mestrado nos próximos 3/4 anos ainda será, a meu ver, uma boa vantagem no mercado de trabalho."
Pode ser que ajude,
Cumprimentos,
Bruno
Enviado: segunda jul 10, 2006 7:58 pm
por Paulo J. N. Silva
anidras Escreveu:Eu fiz esta pergunta num outro forum e o que me responderam foi que
" "graças" a Bolonha, ter um Mestrado será algo corriqueiro dentro de 5/6 anos, no máximo. (...) pelo que primeiro tentaria saber a quantos ECTS equivale a sua formação-base, (...) e então pediria equivalência ao "novo" mestrado adaptado a Bolonha originado pelo seu curso, caso já tenha "créditos" (ECTS) suficientes para tal. No entanto, fazer um Mestrado nos próximos 3/4 anos ainda será, a meu ver, uma boa vantagem no mercado de trabalho."
Pode ser que ajude,
Cumprimentos,
Bruno
Quem paga o mestrado?
Enviado: segunda jul 10, 2006 8:37 pm
por Aragao
anidras Escreveu:Eu fiz esta pergunta num outro forum e o que me responderam foi que
[snip]
Já agora podemos saber em que outro fórum?
Paulo J. N. Silva Escreveu:
Quem paga o mestrado?
Quando, agora pre-bolonha ou depois já após bolonha?
David
Enviado: segunda jul 10, 2006 9:29 pm
por anidras
Aragao Escreveu:anidras Escreveu:Eu fiz esta pergunta num outro forum e o que me responderam foi que
[snip]
Já agora podemos saber em que outro fórum?
David
desculpa a imprecisão. Não é um forum, é um "yahoo groups", lusogis
Aragao Escreveu:
Paulo J. N. Silva Escreveu:
Quem paga o mestrado?
Quando, agora pre-bolonha ou depois já após bolonha?
David
Tb não percebi a pergunta
Diploma IST de Formação Avançada em SIG
Enviado: terça jul 11, 2006 8:53 pm
por anidras
Em virtude da implementação do Processo de Bolonha no IST, o Mestrado em SIG será substituído pelo DFA em SIG.
Estão abertas de 3 a 21 de Julho as inscri��es para o Diploma IST de Formação Avançada em Sistemas de Informa��o Geogr�fica (DFASIG).
O DFASIG surge na continuidade do Curso de Mestrado em Sistemas de Informaçãoo Geográfica, adaptado ao novo enquadramento do Acordo de Bolonha, podendo ser frequentado por Licenciados "pré-Bolonha" ou por Mestres "pós-Bolonha".
Informações sobre os Diplomas IST de Formaçãoo Avançada e sobre o DFASIG podem ser encontradas em
http://websig.civil.ist.utl.pt/dfasig.
Não sei se isto é um caso especifico ou se passará a ser comum...
Passar de mestrado para Diploma de Formação Avançada...
Bolonha
Enviado: quarta jul 12, 2006 6:16 pm
por Paulo J. N. Silva
Aragao Escreveu:
Paulo J. N. Silva Escreveu:
Quem paga o mestrado?
Quando, agora pre-bolonha ou depois já após bolonha?
David
Com Bolonha a duracao dos cursos (1 ciclo) vai diminuir 2 anos, ou seja de cinco para 3 anos, apos o qual se podera fazer o segundo ciclo de 2 anos, a pergunta e quem paga o 2 ciclo, o Estado ou seja o dinheiro de todos nos ou o candidato.
A pergunta e simples e a resposta tambem.
Enviado: quarta jul 12, 2006 10:37 pm
por anidras
Eu penso que será o candidato, como até aqui.
Para uma pessoa se licenciar tinha que pagar os 5 anos de propinas.. e acho que continuará assim
Mas penso que estes novos mestrados terão um custo inferior aos actuais mestrados pois a aforta será maior.
Mas, não sei... :/
Enviado: quarta jul 12, 2006 11:06 pm
por Aragao
.
Obrigado Anidras. Já tinha de facto ouvido falar do grupo de discussao lusogis.
anidras Escreveu:Eu penso que será o candidato, como até aqui.
Para uma pessoa se licenciar tinha que pagar os 5 anos de propinas.. e acho que continuará assim
Foi por isto que coloquei uma pergunta acima. Os mestrados neste momento pagam-se e não é pouco. E um curso superior também tem propinas que tem aumentado imenso nos últimos anos. Está em quanto anualmente neste momento (900 euros)?
Mas penso que estes novos mestrados terão um custo inferior aos actuais mestrados pois a aforta será maior.
De facto não tinha pensado nisto. O facto de a oferta de mestrados vir a aumentar bastante irá certamente criar concorrência entre universidades. Resta saber se essa concorrência vai mesmo concretizar-se também nos valores das propinas. Será certamente um caminho injusto passar a existir universidades de primeira com mestrados bons caros e universidades de segunda com mestrados maus baratos. A selecção deve ser feita pela qualidade das pessoas e não pela sua capacidade monetária. Entendo aqui alguma preocupação que o colega Paulo poderá ter. Entendo menos perguntas retórias em que já sabe a resposta.
Estranho isso do DFA, pensava que seria equivalente a mestrado....
David
pensamentos avulsos
Enviado: quinta jul 13, 2006 1:10 am
por Paulo J. N. Silva
anidras Escreveu:Eu penso que será o candidato, como até aqui.
Para uma pessoa se licenciar tinha que pagar os 5 anos de propinas.. e acho que continuará assim
Mas penso que estes novos mestrados terão um custo inferior aos actuais mestrados pois a aforta será maior.
Mas, não sei... :/
Um pouco de matematica nao faz mal.
5 anos de licenciatura no IST a valores de propinas de 2006
4617.5 euros
1 ciclo 3 anos a valores de propinas de 2006, 2770 euros
2 ciclo 2 anos a valores de propina de mestrado de 2004, 4000 euros
total 6770 euros
diferenca Com Bolonha o aluno paga mais 2153euros.
Isto e um aspecto, o outro e que a formacao dada ao candidato e menor
ou seja 7 anos sao reduzidos a 5 anos. Concerteza nao se consegue ensinar as mesmas competencias em menos tempo.
por outro lado temos a uma das mais baixas taxas de escolaridade terciaria dos paise da OCDE, mais de 3 milhoes de trabalhadores nao tem o ensino secundario e muitos nem tres anos de ensino tem. Temos uma populacao desempregado de mais de 500 000 pessoas. Um ordenado minimo que nem aos 400 euros chega. Mais de 1 800 000 pensionistas que recebem menos de 374.7 euros por mes. Depois temos que 72% da populacao portuguesa recebe 40% do PIB (como o PIB portugues e de cerca de 13 000 euros) temos 40%X13000= 5200 euros.
E claro nao nos devemos preocupar como e que familias de magros recursos, que SAO A MAIORIA, poderao ir pagar quer no primeiro ciclo quer no segundo ciclo. A novidade que vem de Bolonha, queres ter educacao, PAGA. Que pais vivemos, o de Morangos sem acucar???? Ou no Oasis???
Talvez na Twilight Zone.
Enviado: quinta jul 13, 2006 9:17 am
por Aragao
Realmente vão diminuir os anos de formação universitária de 7 para 5ou em muitos casos talvez mesmo apenas 3. Isso é uma das inevitabilidades de bolonha.
Acho no entanto que os teus números deveriam comparar
5 anos de licenciatura + 2 de mestrado = 8617€
com
3 anos de 1 ciclo + 2 de segundo = 6770€
Por um lado, como a anidras lembrou, ninguém nos diz que os valores das propinas de mestrado se vão manter os mesmos devido a concorrência. Por outro os valores das propinas de mestrado pré-bolonha não são iguais aos do IST em todo o lado. Fiz uma pequena busca no google e encontrei na FCT-UNL propinhas a 1500€/ano na FCT-UC igualmente.
Acho interessante discutir os pró e os contras de algo que neste momento é inevitavel e portanto não vale apena ficar a lutar contra a maré ou tipo velho do restelo. Discutir no sentido de onde se pode agir para melhorar a qualificação dos portugueses e corrigir injustiças. Pessoalmente acho que quem tem aproveitamento bom e muito bom no primeiro ciclo deveria ter acesso a bolsas a fundo perdido para financiar as propinas do segundo ciclo.
David
Enviado: quinta jul 13, 2006 7:06 pm
por Paulo J. N. Silva
Aragao Escreveu:Realmente vão diminuir os anos de formação universitária de 7 para 5ou em muitos casos talvez mesmo apenas 3. Isso é uma das inevitabilidades de bolonha.
Acho no entanto que os teus números deveriam comparar
5 anos de licenciatura + 2 de mestrado = 8617€
com
3 anos de 1 ciclo + 2 de segundo = 6770€
Por um lado, como a anidras lembrou, ninguém nos diz que os valores das propinas de mestrado se vão manter os mesmos devido a concorrência. Por outro os valores das propinas de mestrado pré-bolonha não são iguais aos do IST em todo o lado. Fiz uma pequena busca no google e encontrei na FCT-UNL propinhas a 1500€/ano na FCT-UC igualmente.
Acho interessante discutir os pró e os contras de algo que neste momento é inevitavel e portanto não vale apena ficar a lutar contra a maré ou tipo velho do restelo. Discutir no sentido de onde se pode agir para melhorar a qualificação dos portugueses e corrigir injustiças. Pessoalmente acho que quem tem aproveitamento bom e muito bom no primeiro ciclo deveria ter acesso a bolsas a fundo perdido para financiar as propinas do segundo ciclo.
David
Pois e o problema de muita gente e confundir inevitavel com o que esta correcto. Por outras palavras se nao tivermos consciencia da realidade e muito melhor a vida. Se Bolonha esta mal nestes dois aspectos, que referi, diminuicao do tempo de formacao, e passar para o cliente, o onus da educacao, esta errado, por mais inevitavel que agora possa parecer. Cruzar os bracos isso nao. O problema e que quem vem das classes mais desfavorecidas ja vem com handicap na sua educacao, isto e mais que sabido, e pelo que entendo a democracia deve ser exactamente o contrario, ou seja fomentar a educacao e a cultura a todos os cidadaos, e nao so a uma camada da populacao.
Por outro lado acho engracado comparar 5 anos com 7 anos a nivel de custos pois o que me pergunto e para onde vao os dois anos de formacao que faltam???? e que em termos de custos so podemos comparar periodos de tempo iguais para uma formacao diferente
Mas que sera equivalente.
Qualquer das formas onde vao os casais com rendimentos de 11 000 euros, a maioria da populacao que trabalha, buscar o dinheiro para a Universidade dos filhos? Ou concordamos com o vale tudo que nos querem impingir nos media?
Enviado: sexta jul 14, 2006 7:41 pm
por anidras
Mas Portugal, neste aspecto de mestrados e doutoramentos, é dos países da Europa, com propinas mais caras, não é?
Porque é que as propinas são tão elevadas? Por causa do Estado ou por culpa das universidades? Penso que em Espanha ou Italia, p.e. as propinas de doutoramento n sao tao elevadas. A que é que isto se deve?
Se não houver bolsas só pessoas com muito sacrificio ou dinheiro podem fazer um mestrado/doutoramento
Uma pergunta (que não é retorica):
Porque é que não há bolsas de mestrado, como há bolsas de doutoramento?
Enviado: terça set 19, 2006 9:52 am
por Calvin
Em relacao a diminuicao do tempo de ensino de 5 para 3 anos tenho a adicionar o seguinte:
tenho estado nos ultimos anos a trabalhar no R.U. onde a grande maioria dos cursos superiores tem duracao de 3 anos; acho um pouco injusto que, tendo saido de Portugal com um curso de 5 anos, tenha o mesmo reconhecimento que alguem que estudou ca durante 3 anos. Pricipalmente se comparar a estrutura do meu curso, com um ultimo ano equivalente a uma dissertacao de mestrado, com os cursos oferecidos ca.
Claro que isto e um caso pessoal, mas nao podemos ignorar que caminhamos (ou ja la estamos?) para uma situacao de mercado de trabalho europeu e nao apenas nacional. Por este ponto de vista penso que sera entao preferivel a estrutura 'Bolonha', para que estejamos todos em pe de igualdade.
Em relacao a aprendizagem ao longo de 3 anos ou 5 anos, acredito que tem apenas a ver com a (re)estruturacao dos cursos. A meu ver o processo Bolonha vem permitir estruturar cursos de 3 anos que deem boa preparacao para 'atacar' o mercado de trabalho, deixando areas de formacao opcionais para o segundo ciclo, para quem pretender ir mais alem na sua formacao e/ou porventura proseguir para doutoramento.
Enviado: terça set 19, 2006 10:33 am
por Susana Relvas
Só para esclarecer, no IST, tendo conhecimento mais profundo de 2 departamentos, DEQB e DEG, o que está a ser feito a alunos que têm a licenciatura é poderem inscrever-se para o mestrado.
No DEQB foi feita entrevista a todos os inscritos e foi-lhe proposto única e simplesmente apresentarem a tese de mestrado. No curso de Engenharia Química, a possibilidade passa mesmo por reformular o relatório de estágio numa tese de Mestrado, nomeadamente para as pessoas que o fizeram numa área mais de investigação. Para quem fez um estágio numa empresa (fábrica) pode ser mais complicado, pois pode ser um trabalho mais prático e estar sob confidencialidade.
Esta oportunidade dos alunos que terminaram a licenciatura fazerem o mestrado penso que se estende a todos os departamentos, se bem que cada um é autónomo.
Uma outra questão é que as pessoas que se poderiam inscrever para esta oportunidade terem acabado o curso dentro de um certo prazo (que não sei especificar). Por exemplo, penso que os finalistas do meu ano (2002) já estão fora desse prazo, o que é algo injusto, pois nem todos (ainda) conseguiram estabilizar na área. E a partir de agora vão estar a concorrer com mestres no mercado de trabalho. Isto especialmente para quem ainda não conseguiu os bem ditos anos de experiência.
É claro que um aluno que já tem uma licenciatura de 5 anos deverá estar apto a ser considerado mestre, apresentando uma tese. Além disso, os novos cursos são amplamente baseados nos anteriores. Se bem que, na minha opinião, em certos casos deveriam ter-se repensado um pouco o curso e tê-lo tornado "now-a-days-oriented" e mais preparado para a realidade do nosso país. Infelizmente aquelas bibliografias com décadas e afins vão continuar a existir...
Enviado: terça set 19, 2006 7:19 pm
por ASeixas
Concordo perfeitamente com a mensagem que aqui deixaste, Calvin:
Claro que isto e um caso pessoal, mas nao podemos ignorar que caminhamos (ou ja la estamos?) para uma situacao de mercado de trabalho europeu e nao apenas nacional. Por este ponto de vista penso que sera entao preferivel a estrutura 'Bolonha', para que estejamos todos em pe de igualdade.
Tendo ja alguma experiencia internacional (em Erasmus durante a licenciatura, e agora no doutoramento), acho que este ponto de estarmos "todos em pe de igualdade" e ESSENCIAL! Nao so na Europa, como tambem noutros paises como os US, com sistemas semelhantes ao do UK.
Quanto ao numero de anos ser reduzido, tem tudo a ver com uma melhor estruturacao dos curriculos, e tornar os cursos muito mais flexiveis, de modo a que cada pessoa possa adequar a sua formacao a sua vocacao e fazer planeamento em termos de carreira. As licenciaturas, pre-bolonha digamos, sao regidas por um sistema de ensino extremamete retrogado, no meu ponto de vista, em que o aluno tem de saber tudo sobre tudo o que possa eventualmente dizer respeito a area de formacao. Penso que este sistema nao so torna a experiencia universitaria algo dolorosa (o ensino teorico classico leva a desmotivacao e desorientacao do aluno), como nao nos prepara minimamente para o mundo do trabalho!! Sem descurar a componente teorica, e preciso admitir que precisamos de formacao mais pratica, onde o aluno seja mais independente e estimulado a investigacao (investigacao no sentido de ir procurar as fontes de conhecimento). E isto pode ser feito com mais projectos, aulas com discussao de temas, oferta de opcoes quanto as disciplinas a escolher, etc. etc.
Claro, os 3 anos do bacharelato devem ser profissionalizantes, e abrir caminho a pos-graduacao, que deve ser para quem quer e para quem deseja ver a sua carreira valorizada. Para atingir qualquer grau acima de bacharelato (M.D., Ph.D., Engenheiro, Psicologo, etc), e necessario uma formacao mais longa, como acontece noutros paises.
Quanto aos custos, nao me parece que va aumentar assim tanto, se compararmos com o que se gasta numa licenciatura... Por um lado, se alguem quer apenas um Bs para exercer a profissao X, so precisa de 3 anos em vez de 5, poupando ai dinheiro. Por outro lado, quem opta por pos-graduacao tera maior especializacao e teoricamente sera empregado em postos com mehor remuneracao. Ja para nao falar no facto de que se pode trabalhar e fazer mestado ao mesmo tempo.
Embora tenhamos de ter em conta que estamos a falar de Portugal, um pais onde mudanca e progresso sao processos muito complicados e morosos por tradicao, eu para ja vejo um mar de vantagens com o Bolonha, e so tenho pena de que nao tenha sido implementado ha mais tempo....
Enviado: quarta set 20, 2006 11:01 am
por Bitter Sweet Girl
ASeixas Escreveu: Ja para nao falar no facto de que se pode trabalhar e fazer mestado ao mesmo tempo.
podes sempre estudar e fazer um curso ao mesmo tempo, seja licenciatura, mestrado, doutoramento, etc...
Embora tenhamos de ter em conta que estamos a falar de Portugal, um pais onde mudanca e progresso sao processos muito complicados e morosos por tradicao, eu para ja vejo um mar de vantagens com o Bolonha, e so tenho pena de que nao tenha sido implementado ha mais tempo....
eu concordo que há vantagens em estarmos uniformizados na Europa neste aspecto, mas também tínhamos vantagens em estarmos como estavamos. os estudantes portugueses licenciados eram bastante bem vistos lá fora porque, apesar de terem o mesmo grau que os outros, sabiam mais. isso para mim é uma grande vantagem, éramos bem reputados, mesmo que isso fosse à custa de mais um ano de estudos.
também não acho que aprender-se um pouco de tudo da nossa área seja uma coisa má, antes pelo contrário. na licenciatura preparam-te para poderes enveredar por uma área qualquer, dão-te as bases (muito básicas) das áreas mais importantes e depois tu escolhes já com algum (pouco) conhecimento de causa e especializas-te, mas ao menos tens ideias, ainda que vagas, sobre as outras. não acho que o ensino ao nivel da licenciatura deva ser demasiado afunilante. para isso temos o ensino pós graduado.
alguns pensamentos
Enviado: quarta set 20, 2006 3:38 pm
por Paulo J. N. Silva
ASeixas Escreveu:Concordo perfeitamente com a mensagem que aqui deixaste, Calvin:
Claro que isto e um caso pessoal, mas nao podemos ignorar que caminhamos (ou ja la estamos?) para uma situacao de mercado de trabalho europeu e nao apenas nacional. Por este ponto de vista penso que sera entao preferivel a estrutura 'Bolonha', para que estejamos todos em pe de igualdade.
Nao e bem assim, o ensino na Alemanha, que e so a maior economia e o pais com mais populacao da Uniao Europeia, e de 5 anos como em Portugal.
ASeixas Escreveu:Tendo ja alguma experiencia internacional (em Erasmus durante a licenciatura, e agora no doutoramento), acho que este ponto de estarmos "todos em pe de igualdade" e ESSENCIAL! Nao so na Europa, como tambem noutros paises como os US, com sistemas semelhantes ao do UK.
Havendo vantagens e desvantagens, as desvantagens superam as vantagens. Pois faz-se um nivelamento por baixo. Os americanos ja comecam a perceber isso ver este artigo
http://www.pewtrusts.com/ideas/ideas_it ... 20Releases
ASeixas Escreveu:Quanto ao numero de anos ser reduzido, tem tudo a ver com uma melhor estruturacao dos curriculos, e tornar os cursos muito mais flexiveis, de modo a que cada pessoa possa adequar a sua formacao a sua vocacao e fazer planeamento em termos de carreira. As licenciaturas, pre-bolonha digamos, sao regidas por um sistema de ensino extremamete retrogado, no meu ponto de vista, em que o aluno tem de saber tudo sobre tudo o que possa eventualmente dizer respeito a area de formacao.
Eu nao sei se no local onde estas existem estudantes de licenciatura Alemaes, mas a minha experiencia em Londres, e que os estudantes de licenciatura alemaes, sabiam mais que os estudantes de doutoramento Ingleses. Tinham mais competencias que todos os outros, uma vantagem relativamente ao afunilamento existente com Bolonha.
ASeixas Escreveu:Penso que este sistema nao so torna a experiencia universitaria algo dolorosa (o ensino teorico classico leva a desmotivacao e desorientacao do aluno), como nao nos prepara minimamente para o mundo do trabalho!! Sem descurar a componente teorica, e preciso admitir que precisamos de formacao mais pratica, onde o aluno seja mais independente e estimulado a investigacao (investigacao no sentido de ir procurar as fontes de conhecimento). E isto pode ser feito com mais projectos, aulas com discussao de temas, oferta de opcoes quanto as disciplinas a escolher, etc. etc.
Primeiro, a desmotivacao a desorientacao, podem existir em Portugal e nos paises onde nao ha acompanhamento dos estudantes durante os primeiros tempos de Universidade, realidade diferente nos sistemas de educacao mais evoluidos, onde o aluno e tratado como um jovem em desenvolvimento e que necessita de uma atencao muito especial quando entra na Universidade. Principalmente para evitar o insucesso escolar. Quanto a segunda parte do paragrafo, tudo o que esta dito aplica-se igualmente a uma licenciatura de 5 anos.
ASeixas Escreveu:Claro, os 3 anos do bacharelato devem ser profissionalizantes, e abrir caminho a pos-graduacao, que deve ser para quem quer e para quem deseja ver a sua carreira valorizada. Para atingir qualquer grau acima de bacharelato (M.D., Ph.D., Engenheiro, Psicologo, etc), e necessario uma formacao mais longa, como acontece noutros paises.
Parece-me que aqui estamos a andar como o caranguejo, tinhamos um ensino praticamente gratuito nos anos 80 em Portugal, e com a ascencao do neo-liberalismo e do vale tudo, temos hoje propinas a 960 euros por ano, mais tudo o resto associado (fotocopias, viagens, comida, dormida etcetera). E este o caminho que tras mais vantagens as classes desfavorecidas, as tais em que o rendimento anual e de 11 000 euros? duvido... E assim que se tem uma sociedade menos desigual? Duvido...
E assim que vamos por Portugal no pelotao da frente, por termos trabalhadores mais qualificados? Duvido...
ASeixas Escreveu:Quanto aos custos, nao me parece que va aumentar assim tanto, se compararmos com o que se gasta numa licenciatura... Por um lado, se alguem quer apenas um Bs para exercer a profissao X, so precisa de 3 anos em vez de 5, poupando ai dinheiro. Por outro lado, quem opta por pos-graduacao tera maior especializacao e teoricamente sera empregado em postos com mehor remuneracao. Ja para nao falar no facto de que se pode trabalhar e fazer mestado ao mesmo tempo.
Para mim e dificil de compreender, porque tera se ser o trabalhador a custear a formacao necessaria para exercer um trabalho, se quem se vai apropriar da mais valia e o patrao, ou o empresario como quiserem chamar. A nao ser claro que no salario ja estaja incorporado uma fraccao que e destinada a formacao, o que nao me parece, nao e?
ASeixas Escreveu:Embora tenhamos de ter em conta que estamos a falar de Portugal, um pais onde mudanca e progresso sao processos muito complicados e morosos por tradicao, eu para ja vejo um mar de vantagens com o Bolonha, e so tenho pena de que nao tenha sido implementado ha mais tempo....
Eu nao vejo nada cor de rosa antes vejo cinzento, nao so em Portugal pois como e logico nao e Bolonha que vai tornar a Uniao Europeia na economia mais desenvolvida do Mundo baseada no conhecimento em 2010. Uma das metas da agenda de Lisboa de 2000. Muito menos vai ser o processo de Bolonha que vai tirar Portugal do marasmo economico em que estamos.
Re: alguns pensamentos
Enviado: quarta set 20, 2006 4:38 pm
por Aragao
Paulo J. N. Silva Escreveu:ASeixas Escreveu:Concordo perfeitamente com a mensagem que aqui deixaste, Calvin:
Claro que isto e um caso pessoal, mas nao podemos ignorar que caminhamos (ou ja la estamos?) para uma situacao de mercado de trabalho europeu e nao apenas nacional. Por este ponto de vista penso que sera entao preferivel a estrutura 'Bolonha', para que estejamos todos em pe de igualdade.
Nao e bem assim, o ensino na Alemanha, que e so a maior economia e o pais com mais populacao da Uniao Europeia, e de 5 anos como em Portugal.
In Wikipedia about Germany
Bologna process
In Germany the process is already underway, many subjects of the natural sciences, humanities and social studies can be completed with a BA or BSc at an increasing number of universities. The Bachelor's degree in engineering can be a BSc or a BEng. The new postgraduate Master's degrees (MA, MSc and MEng) are seen as equivalent to the old five year plus first degrees Diplom (one subject, can be in all sciences) and Magister Artium (interdisciplinary, only in social and cultural sciences). Bachelor's degrees are seen as roughly equivalent to the old four year first degree Diplom (FH) from a Fachhochschule (or University of Applied Sciences). Bearing in mind that the Fachhochschule level is not comparable to the UK honours degree or to the French DEA (see below) because although the fourth year of the FH is used for a research project, it is a practical project, done on-the-job. Furthermore, the FH is outside the university system. German universities are research universities and include courses in all traditional departments through the Doktorat level, whereas the FH are teaching colleges for technical, business and applied social science subjects which have offered only one degree, the Diplom (FH). The number of old degree courses is declining and they will be replaced by the new degrees up until 2005 in some states or up until 2010 in all other German states.
http://en.wikipedia.org/wiki/Bologna_process#Germany
David