Página 1 de 1

financiamento de estágios

Enviado: terça jun 20, 2006 11:27 am
por scully_101
Bom dia colegas!

Apesar de ter procurado no forum, não consegui encontrar uma resposta para a minha duvida, por isso aqui vai.

Este ano deverei ir para Yale frequentar um estágio de investigação no âmbito do meu doutoramento que, em principio, ultrapassará os 3 meses (deve ficar em 4 a 6 meses).

De qualquer modo resolvi ligar para a fct de modo a pelo menos conseguir o financiamento para 3 meses (as bolsas sem serem mistas tem de ser assim, o que é uma chatice uma vez que à partida as oportunidades de ir para fora surgem quando ás vezes não estamos à espera delas e estar a mudar para mista é impossivel - teria de me candidatar no ano seguinte).

Disseram me que é necessário então uma carta do orientador, a dizer o porquê da minha deslocação, uma carta da universidade que nos acolhe e uma carta do bolseiro onde deve descrever a estimativa de custos de deslocação e estadia, bem como a data de quando pretende iniciar e concluir o estágio.

Ora tenho duas perguntas a fazer aqui ao auditório:

1 - Existe alguma quantia máxima que a FCT atribui a este tipo de situações? Sempre ouvi dizer que durante o estágio a FCT basicamente pagava o mesmo valor que uma bolsa de deslocado no estrangeiro, ou seja, 980 + 730 = 1710. Isto é verdade?

2 - Existe algum impedimento em receber ajudas de custo, de um projecto interno ao centro de investigação, de modo a poder permanecer em Yale durante o tempo que vá além dos 3 meses que a FCT paga?

Desculpem o post longo (e se tiver repetido, desculpas em dobro) :oops: :lol:

Re: financiamento de estágios

Enviado: terça jun 20, 2006 3:38 pm
por Paulo J. N. Silva
scully_101 Escreveu:
Ora tenho duas perguntas a fazer aqui ao auditório:

1 - Existe alguma quantia máxima que a FCT atribui a este tipo de situações? Sempre ouvi dizer que durante o estágio a FCT basicamente pagava o mesmo valor que uma bolsa de deslocado no estrangeiro, ou seja, 980 + 730 = 1710. Isto é verdade?
Ola

Nao e automatico, a expectativa de custos deve ser real, ou seja aviao, alojamento despesas acrescidas. Isto nao tem de ser provado por recibos mas tem de ser realista. Aquilo que faco e ir ao site da EMBO e ver qual o daily allowance para os EUA, e pedir o mesmo a FCT.
scully_101 Escreveu: 2 - Existe algum impedimento em receber ajudas de custo, de um projecto interno ao centro de investigação, de modo a poder permanecer em Yale durante o tempo que vá além dos 3 meses que a FCT paga?
Primeiro, eu evitaria dizer a FCT que iria estar mais de tres meses fora. Se estiveres 4, 5 ou 6 isso e entre ti e o teu orientador. Segundo, quanto a receber dinheiro de ajudas de custo, isso depende de como e feita a contabilidade no Centro onde trabalhas, agora, parece-me mais facil em termos de contabilidade pagarem-te cursos e formacao em Yale, do que ajudas de custo. Por exemplo, podem pagar a viagem de aviao, o custo de alojamento durante os outros tres meses (contra recibos), isto sao coisas perfeitamente possiveis.

Bom trabalho,

Paulo

Enviado: terça jun 20, 2006 7:47 pm
por scully_101
Obrigado Paulo. Quanto à segunda pergunta confirmaste aquilo que eu pensava mas que, à boa maneira "gato fedorento", não consegui transmitir por palavras.

No que diz respeito à primeira pergunta estou a ver que não há limite máximo, mas sim a realidade que me espera em Yale (já me estive a informar e por mês não devo gastar menos de 1200 dolares...pfff vai ser bonito vai). Já agora, podes me dar o link do site para as EMBO rates?

Obrigado!

Enviado: terça jun 20, 2006 10:10 pm
por Aragao
scully_101,

Há uma coisa que não entendi muito bem. Transformar uma bolsa de doutoramento em Portugal durante três meses numa bolsa de douramento no estrangeiro não é o mesmo que pedir finaciamento para um congresso. Neste contexto não entendo muito bem o porque de uma estimativa de custos.

De qualquer forma se é uma coisa para muito breve não deve ser fácil de fazer.. mas existem bolsas da gulbenkian para estadias no estrangeiro e existe tambem a possibildiade de receber um complemento de bolsa Marrie-Currie à bolsa da FCT para que fique equivalente a uma bolsa da FCT no estrangeiro. Claro que isto implica candidaturas e estar dentro dos prazos destas instituições.

David

Enviado: quarta jun 21, 2006 5:43 pm
por scully_101
Oi David. É assim, isto não é um pedido de apoio para um congresso. É um pedido de financiamento para actividades de formação complementar no estrangeiro, por um período não superior a 3 meses (artigo 15º, alinea e) do despacho dos ministérios).

Liguei para a FCT e eles é que me disseram que tinha de escrever uma carta a descrever quanto era previsto eu ir gastar durante esse tempo e enviar, para ser analisado. Penso que é a partir desta carta que a FCT determina quanto é que me poderá atribuir de subsídio.

Enviado: quarta jun 21, 2006 6:05 pm
por Aragao
ok. Fica claro assim.

Thanks ;-)

David