Página 1 de 1
Posso concorrer a outra bolsa?
Enviado: quinta abr 27, 2006 7:05 pm
por cnm123
Fui bolseiro, com uma BI durante 3 anos.
Apesar de ter sido informado que não me é possível voltar a concorrer a uma bolsa do mesmo tipo, não encontrei nenhuma informação a este respeito.
Será que alguém me pode ajudar, confirmando ou não a possibilidade de concorrer a outra BI, e onde posso encontrar documentação a esse respeito?
Obrigado
Carlos
Re: Posso concorrer a outra bolsa?
Enviado: sexta abr 28, 2006 5:53 pm
por Paulo J. N. Silva
cnm123 Escreveu:Fui bolseiro, com uma BI durante 3 anos.
Apesar de ter sido informado que não me é possível voltar a concorrer a uma bolsa do mesmo tipo, não encontrei nenhuma informação a este respeito.
Será que alguém me pode ajudar, confirmando ou não a possibilidade de concorrer a outra BI, e onde posso encontrar documentação a esse respeito?
Obrigado
Carlos
Ola
De acordo com o estatuto ver aqui
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=69
Nao existe prazo temporal para se ter uma BI, excepto no caso de mestrado 2 anos e no caso de doutoramento 4 anos.
Uma pergunta recebias 745 euros mensais?
Espero ter ajudado,
Paulo
Enviado: terça mai 02, 2006 10:11 am
por cnm123
Sim, recebia 745 euros.
Do estatuto:
"A duração das bolsas é fixada nos respectivos regulamentos."
O problema é que não encontro informação nenhuma relativa à duração de uma BI!
O nome desta bolsa não é muito feliz, pois refiro-me a uma Bolsa de Investigação:
Bolsas de Investigação (BI)
Destinam-se a bacharéis, licenciados ou mestres para obterem formação científica em projectos ou unidades de investigação científica e tecnológica.
Não encontro regulamento nenhum para este tipo de bolsa, e foi esta a bolsa que tive e também é deste tipo a que quero concorrer.
edit:
Encontrei o regulamento aqui:
http://www.fct.mces.pt/formacao/regulamento2005/
"2 - A duração deste tipo de bolsa é, em princípio, anual, prorrogável até totalizar três anos. Não são aceites períodos inferiores a três meses consecutivos. "
No entanto isto, nem nada no regulamento responde à minha pergunta. Posso concorrer a outra bolsa deste tipo?
Se calhar nao fui claro?
Enviado: terça mai 02, 2006 4:16 pm
por Paulo J. N. Silva
De acordo com o actual estatuto quem tiver uma BI, uma BPD por exemplo pode te-la para o resto da vida, desde que em cada tres anos mude ligeiramente de assunto de investigacao. Mas nao isso que se pretende, porque se estas pessoas estao em lugares onde sao necessarias, senao nao estariam la, devem ter um contrato de trabalho. E por isso que a ABIC luta, contratos de trabalho para quem nao esta em formacao para receber um grau academico, e que tambem e recomendado na carta europeia do investigador e codigo de conduta ver aqui
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=331
Enviado: quarta mai 03, 2006 3:45 pm
por cnm123
Bom, para já agradeço a ajuda, mas acho que não nos estamos a entender muito bem. BI é o tipo de bolsa, não é uma bolsa de mestrado nem de doutoramento nem Pós-doc:
http://www.fct.mces.pt/formacao/regulamento2005/
Artigo 9º
De qualquer forma hoje liguei para a FCT e disseram-me precisamente o contrário, que se já tive uma bolsa deste tipo durante os 3 anos não posso concorrer a outra. Independentemente de ser de outro projecto, de outra instituição... pois, pelo menos para a Sra. com quem falei, os 3 anos é para o tipo de bolsa, não para um contrato de bolsa.
Será que ela tem razão?
Enviado: segunda nov 06, 2006 1:28 pm
por cnm123
Ainda ninguem sabe responder a isto?
Enviado: terça nov 07, 2006 11:26 pm
por alexandra
Ora bem se a questão é:
- tiveste uma bolsa de investigação integrada num qualquer projecto durante 3 anos (ou 2, não interessa) e não sabes se podes voltar a ter uma bolsa também de investigação num projecto ualquer na mesma ou noutra instituição
A resposta é:
- sim, podes ser bolseiro/a para o resto da tua vida (com tudo o que isso implica) porque o novo estatuto assim o permite.
Ou seja:
- se integrares agora um projecto como bolseiro/a, e daqui por 2 anos termina e concorres a outro e depois termina podes sempre concorrer. Conheço pessoas que já foram bolseiras em vários projectos e instituições.