"Trocar" BI para BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
filiparb
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda nov 06, 2023 10:45 am
University/ Institute: UMinho

"Trocar" BI para BD

Mensagem por filiparb »

Olá,
Eu fui aceite numa bolsa de investigação financiada pela FCT, no entanto ainda não assinei contrato. Acontece que há a possibilidade de vir a ser aceite numa bolsa de doutoramento, também financiada pela FCT. A minha questão é se assinando o contrato da bolsa de investigação posso, mais tarde, trocar para a bolsa de doutoramento sem penalização.
Obrigada pela ajuda!

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: "Trocar" BI para BD

Mensagem por spca »

Olá.
Creio que poderás cancelar a BI e aceitar a BD sem problemas, pelo menos pela BD. Em particular se for o mesmo professor, o mesmo deve ficar muito contente (pois não só tens o teu financiamento como ele fica com a bolsa "livre" para contratar outro bolseiro).
Os únicos problemas que me ocorrem poderão ser, se o professor não for o mesmo, ele não gostar, e em tempos se a bolsa durasse menos de 3 meses (prazo de duração mínimo de BI) eras obrigada a devolver o dinheiro, mas creio que isso deixou de acontecer.
Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: "Trocar" BI para BD

Mensagem por spca »

Nota que as datas que indicaste na BD são apenas indicativas, poderás se isso te for conveniente adiar o início da BD (alguns meses pelo menos, eles indicarão os limites) para, por exemplo, cumprir o tempo mínimo de BI se necessário.
Também não esqueças que haverá algum tempo desde que és notificada de ter conseguido a BD até conseguires tratar de toda a papelada, incluindo assinares contrato e eles na FCT to devolverem.
Boa sorte.

Responder