Seguro Social Voluntário - IRS e ADSE

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
dt1421
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 1
Registado: segunda set 25, 2023 12:41 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Seguro Social Voluntário - IRS e ADSE

Mensagem por dt1421 »

Olá, algumas destas questões já foram abordadas parcialmente noutros tópicos mas continuo com algumas dúvidas, mesmo após de dirigir-me aos balcões da segurança social e do estado, não me conseguem esclarecer completamente.

No mês de Junho iniciei uma bolsa de investigação, sendo que na altura aderi ao seguro social voluntário tendo estado a pagar as respetivas contribuições.

As minhas questões são as seguintes e ficaria agradecido se alguém as conseguisse esclarecer:
- Pagando as contribuições do SSV, continuo a não ter de declarar nada em IRS (nem conta como rendimentos para preenchimento do IRS) certo?

- Também agora suspenderam os direitos de ADSE (era beneficiário familiar) por ter começado a descontar para a segurança social pelo SSV. Apesar de ser um regime não obrigatório leva a esta suspensão? Sempre pensei que não também não encontro nada que diga o contrário, falam sempre só quem estiver em regime de inscrição obrigatória. Pediram-me declarações em como já não desconto e afins, alguém que já passou por isto consegue esclarecer melhor o que devo fazer, se tenho direito ou não?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Seguro Social Voluntário - IRS e ADSE

Mensagem por spca »

Olá.
dt1421 Escreveu:
segunda set 25, 2023 1:07 pm
- Pagando as contribuições do SSV, continuo a não ter de declarar nada em IRS (nem conta como rendimentos para preenchimento do IRS) certo?
Que eu saiba, não. Se quiseres muito declarar IRS, creio que podes pedir o englobamento dos rendimentos bancários e de capitais.
dt1421 Escreveu:
segunda set 25, 2023 1:07 pm
- Também agora suspenderam os direitos de ADSE (era beneficiário familiar) por ter começado a descontar para a segurança social pelo SSV. Apesar de ser um regime não obrigatório leva a esta suspensão? Sempre pensei que não também não encontro nada que diga o contrário, falam sempre só quem estiver em regime de inscrição obrigatória. Pediram-me declarações em como já não desconto e afins, alguém que já passou por isto consegue esclarecer melhor o que devo fazer, se tenho direito ou não?
Francamente eu pensava que manterias o direito à ADSE como familiar (até aos 25 anos) mas pode ter mudado alguma coisa.
Não sei se declaração de ausência de rendimentos tributáveis (não sei se consegues no site das finanças ou numa repartição de finanças? ou IRS com rendimentos tributáveis zero (eventualmente pedindo o englobamento dos rendimentos de capitais?) pode servir para "desenrascar" a coisa?

Boa sorte.

Responder