Acesso da FCT aos dados de investigação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
marta.granadeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça jun 28, 2022 5:40 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Acesso da FCT aos dados de investigação

Mensagem por marta.granadeiro »

Boa tarde,

Encontro-me em processo de pedido de autorização para a recolha de dados (para o doutoramento) numa instituição privada. O Encarregado de Proteção de Dados da instituição questionou se seriam partilhados dados com a FCT ou se esta poderia ter acesso aos dados. A ideia que tenho é de que a FCT incentiva a disponibilização de bases de dados de acesso aberto, mas que não tem acesso nem direito a pedir o acesso dos dados recolhidos durante o trabalho que financia.
Estou correta? Poderiam ajudar a esclarecer?

Obrigada,
Marta Granadeiro

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Acesso da FCT aos dados de investigação

Mensagem por spca »

Olá.
Penso que a FCT não vai querer ter acesso aos dados em si, apenas saber que concluíste o grau e o trabalho resultou nas publicações X, Y, Z, e receber uma tese e/ou relatório do trabalho que fizeste que creio que poderá só conter gráficos ou conclusões genéricas, não os dados em si.

Talvez a tua universidade possa ser mais exigente com a disponibilização dos dados, embora acredito que seja possível assegurar por ex. a confidencialidade da investigação, ainda mais sendo em colaboração com empresa.

Se precisas ter uma certeza absoluta, creio que o melhor será colocares a questão à FCT.

Boa sorte.

marta.granadeiro
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: terça jun 28, 2022 5:40 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Re: Acesso da FCT aos dados de investigação

Mensagem por marta.granadeiro »

Ok, muito obrigada. Vou também contactar a FCT.

Responder