Término da bolsa sem conclusão da tese

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
josecm
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 02, 2020 6:34 pm
University/ Institute: Minho

Término da bolsa sem conclusão da tese

Mensagem por josecm »

No final deste ano acaba a minha bolsa de doutoramento pela FCT. No entanto, não terei a tese concluída por essa altura e necessitarei de mais entre seis meses a um ano para a concluir. Sei que tenho um período de uns anos após o término da bolsa para concluir e entregar a tese. Financiamento não é algo que me preocupa nesse período. Mas de resto, devo comunicar directamente a situação à FCT? Ou simplesmente deixo o contrato terminar silenciosamente e aviso apenas quando a tese estiver concluída? Sei também que tenho de entregar um relatório por essa altura. Também tenho dúvidas quanto ao formato e conteúdo desse relatório. É algo semelhante aos relatórios que entregamos na renovação de bolsa? Ou deve ser algo mais extenso a nível de conteúdo do que foi desenvolvido e resultados? Uma espécie de mini-tese?

Desde já obrigado

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Término da bolsa sem conclusão da tese

Mensagem por spca »

Olá.
Deves comunicar à FCT até 2 meses (60 dias) depois do término da bolsa que a tese ainda está a ser elaborada, e entregar até essa data um relatório dos trabalhos realizados - que pode ser simplesmente enviares o que tiveres feito da tese com o título "relatório" - ou eventualmente se já estiver próximo da versão final, até podes mesmo enviar como versão preliminar da tese, podes enviar-lhes um email a perguntar. Isto junto com um parecer do orientador.
Até 3 anos depois de terminar a bolsa terás de pelo menos ter entregue a tese na universidade, e de preferência já ter defendido com sucesso (e enviado comprovativo disso à FCT).
Boa sorte.

Fonte: Regulamento das bolsas FCT - https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/R ... sasFCT.pdf
Artigo 29.º
Relatório final de bolsa
1. O bolseiro deve apresentar à entidade financiadora, até 60 dias após o termo da bolsa e preferencialmente em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem os endereços URL das comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida, acompanhado pelo parecer dos orientadores.
2. A não observância do disposto no número anterior por facto imputável ao bolseiro implica o não cumprimento dos objetivos, nos termos previstos no presente Regulamento.

Artigo 32.º
Não cumprimento dos objetivos
1. O bolseiro que não atinja os objetivos estabelecidos no plano de trabalhos aprovado, ou cuja bolsa seja cancelada em virtude de violação grave dos seus deveres por causa que lhe seja imputável, pode ser obrigado, consoante as circunstâncias do caso concreto, a restituir a totalidade ou parte das importâncias que tiver recebido.
2. No caso de bolsas de doutoramento, o bolseiro deve entregar, no prazo máximo de três anos, o certificado que comprove a obtenção do grau respetivo.

josecm
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: sábado mai 02, 2020 6:34 pm
University/ Institute: Minho

Re: Término da bolsa sem conclusão da tese

Mensagem por josecm »

Obrigado pela resposta. Mas tenho dúvidas quanto ao formato desse relatório. É suposto já ser uma espécie de tese inacabada? Ou algo semelhante aos relatórios que entregamos a cada ano para renovação de bolsa, a detalhar o estado do projecto e a listar os resultados?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Término da bolsa sem conclusão da tese

Mensagem por spca »

Olá.
Creio que não há minutas ou formatos pré-definidos.
A minha impressão era que querem alguma coisa que diga o que fizeste, pode ser de forma sucinta (mas não tão sucinta que seja só 1 página ou 2, eu sugeriria colocar imagens para ocupar algum espaço se necessário), com indicação de "endereços URL das comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida" (art. 29 alínea 1 do Regulamento).
Se já tens a tese adiantada, sugeria que coloques o que já tens escrito com designação de "relatório final".
Se não, tenta explicar de forma sucinta o que fizeste, eventualmente incluindo algumas imagens ou gráficos para ocupar algum espaço.
Uma vez que pelos vistos, do que dizes, a FCT voltou a pedir para enviarem relatórios anualmente com as actividades realizadas, possivelmente podes juntar os diversos relatórios (sem dizer explicitamente que o estás a fazer) com mais alguma coisa semelhante sobre o que fizeste no último ano.

Nota que segundo o recente tópico https://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=10049 pode ter havido recentemente mudanças relativamente à aceitação da tese como relatórios de parte da FCT. Mas parece-me que se for com o título "relatório", e não tendo eles para já a tua tese, não haverá problemas.

Boa sorte.

sophronia25
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 27
Registado: terça jun 21, 2011 2:15 pm
University/ Institute: UAL

Re: Término da bolsa sem conclusão da tese

Mensagem por sophronia25 »

Olá! Esse foi o meu caso e na altura não foi nada complicado. Simplesmente enviei um relatorio que não foi mais que um documento da minha universidade que confirmava a matricual por mais 1 ano para terminar a tese. Também enviei um parecer do meu orientador de tese e escrevi uma carta a explicar porque é que precisava de mais um ano.

Não sei como funciona agora mas pelo à cerca de 6 anos atrás não era nada de complicado.

Responder