Eligibilidade para uma BI de Mestre

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
RicardoSousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quinta set 07, 2006 3:14 pm
Localização: Universidade do Porto

Eligibilidade para uma BI de Mestre

Mensagem por RicardoSousa »

Boa tarde,

Um concurso de uma BI para mestre afirma que o candidato para ser elegível, tem de estar matriculado num curso de formação no ciclo de estudos ( não especifica qual, mas assume-se o doutoramento sem ter certeza) ou num curso que não confere o grau, na altura do contrato.

Tendo um mestrado e estando a frequentar outro mestrado, considera-se elegível para uma bolsa BI para mestre?

Sendo mestre, o mestrado que está a ser frequentado pode ser aqui considerado como um curso que não confere o grau?

Muito obrigado pela atenção

Ricardo Sousa

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Eligibilidade para uma BI de Mestre

Mensagem por spca »

Olá.
Uma vez que mais ninguém respondeu até agora...
Por ciclo de estudos, creio que abrangerá licenciatura, mestrado e doutoramento. Não tenho a certeza se pode abranger pós-graduações e cursos não conferentes de grau. Portanto, sem saber o caso concreto da bolsa que referes, eu diria que estando a fazer um mestrado, és elegível.
Penso que o teres já grau de mestre não te tira a elegibilidade, apenas já tens o grau que o curso que estás a fazer confere.
Embora possa haver casos mais subtis, talvez se já tivesses recebido outra bolsa pudesses não ser elegível de novo para o mesmo tipo de bolsa pela mesma instituição financiadora (é o que acontece, creio, no caso das BD da FCT no caso de já se ter recebido 4 anos de BD da FCT).
Mas no caso concreto que referes, se a bolsa é para fazer mestrado e estás inscrito num curso de mestrado, eu diria que és elegível independentemente de já teres o grau de mestre, salvo se for dito no edital alguma coisa em contrário. O que não obriga a pessoa que põe a bolsa a concurso a te contratar, apenas diz que podes concorrer...

Curso não conferente de grau pode ser a parte curricular do mestrado se não quiseres fazer a tese, ou uma pós-graduação não conferente de grau, ou a parte curricular do doutoramento. Se te interessasse dizer que estás num curso não conferente de grau talvez o pudesses alegar, mas creio que não é o caso aqui.

Boa sorte.

RicardoSousa
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 21
Registado: quinta set 07, 2006 3:14 pm
Localização: Universidade do Porto

Re: Eligibilidade para uma BI de Mestre

Mensagem por RicardoSousa »

Boa tarde SPCA,

Em primeiro lugar gostava de te agradecer a tua generosidade na resposta à minha pergunta. :)
Embora não esteja expresso na mensagem, eu estou a colocar esta questão em nome de outra pessoa que está neste caso.

Pela lei, penso que seja elegível. Mas parece ser uma regra interna à instituição em causa. O propósito das bolsa de investigação para mestre é, nas melhores das hipóteses, para pagar um doutoramento. Ou no caso geral, enriquecer o CV com pos-graduações.

Mais uma vez, um muito obrigado pela resposta generosa.

Até breve

Ricardo Sousa

Responder