Cancelamento de bolsa licenciatura

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
miriam35
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 23, 2021 11:05 am
University/ Institute: Universidade Nova

Cancelamento de bolsa licenciatura

Mensagem por miriam35 »

Olá,

Tenho um contrato de 6 meses (bolsa de investigação de licenciado), na qual renovei recentemente pela segunda vez (1 ano de contrato actualmente). Mas pretendo sair assim que encontrar outro local de trabalho, visto que não se enquadrou com as minhas expectativas. A minha questão é os “os dias que tenho que dar à casa”. Estou na dúvida se terei que dar os 30 dias ou se poderei dar apenas, por exemplo, 15 dias. E também, se poderei ser sancionado que esta decisão.

Desde já obrigado pela ajuda.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelamento de bolsa licenciatura

Mensagem por spca »

Olá.
As bolsas não são contratos de trabalho, e como tal, têm algumas diferenças (na maior parte dos casos mais para mal do que bem do bolseiro), entre as quais estão:
  • A bolsa tem de durar no mínimo 3 meses (Art. 7.2 do Regulamento no teu caso, deixo abaixo), pelo que terás de devolver o dinheiro da bolsa se esta durar menos do que isso;
  • Não há um período de aviso obrigatório, embora me pareça de bom tom avisares logo que souberes que vais deixar a bolsa para que tudo seja finalizado da melhor forma e sem conflitos ou fechar portas futuras.
Nota que em princípio terás de apresentar um Relatório Final até 2 meses depois da cessação da bolsa (Art. 29).

Boa sorte.

Fonte: Regulamento de bolsas FCT, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/R ... sasFCT.pdf
Artigo 7.º Bolsas de investigação
2.A duração da bolsa é, em regra, anual, renovável até ao máximo de cinco anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a três meses consecutivos.

Artigo 29.º Relatório final de bolsa
1.O bolseiro deve apresentar à entidade financiadora, até 60 dias após o termo da bolsa e preferencialmente em formato eletrónico, um relatório final das suas atividades onde constem os endereços URL das comunicações, publicações e criações científicas resultantes da atividade desenvolvida, acompanhado pelo parecer dos orientadores.

miriam35
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 2
Registado: quarta jun 23, 2021 11:05 am
University/ Institute: Universidade Nova

Re: Cancelamento de bolsa licenciatura

Mensagem por miriam35 »

Obrigado pela resposta,

Ou seja terei de dar mais 3 meses visto que renovei agora por mais 6 meses ou, como já estou no projecto há pouco mais de 1 ano posso apresentar a minha carta de recisão com apenas alguns dias de antecedência ?


Obrigado pela ajuda

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelamento de bolsa licenciatura

Mensagem por spca »

miriam35 Escreveu:
quarta jun 23, 2021 5:50 pm
Obrigado pela resposta,

Ou seja terei de dar mais 3 meses visto que renovei agora por mais 6 meses ou, como já estou no projecto há pouco mais de 1 ano posso apresentar a minha carta de recisão com apenas alguns dias de antecedência ?


Obrigado pela ajuda
Olá.
Eu acho que, se só renovaste (ou seja, não é uma nova bolsa), não tens de devolver nada, mas de qualquer forma o melhor é te informares junto da secretaria de pós-graduados ou onde quer que tenhas feito a renovação para evitar surpresas.
Tanto quanto sei, actualmente não há período mínimo para aviso (já houve há vários anos, creio que de aprox 20 dias úteis, mas isso foi revogado).
Boa sorte.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Cancelamento de bolsa licenciatura

Mensagem por spca »

No Estatuto do Bolseiro de Investigação é dito:
Fonte: https://dre.pt/web/guest/legislacao-con ... =124281176
Artigo 17.º
Cessação do contrato
São causas de cessação do contrato de bolsa, com o consequente cancelamento do Estatuto [de Bolseiro]:
e) A revogação por mútuo acordo ou alteração das circunstâncias;
Nota também que o teu orientador terá de apresentar um parecer ao teu trabalho que convirá ser positivo. Logo, apesar de não haver um número de dias estipulado, convém, a meu ver, não avisares só na véspera e sair minimamente "a bem" com o teu orientador.

Boa sorte.

Responder