Não querendo contradizer o Tiago, mas atendendo ao que o Eduardo98 disse (já submeteu há cerca de um mês e nada), a que o teu caso não é assim tão simples pois envolve o participares o fim do teu contrato, situação que eles têm de aprovar, e que depois de entregares o contrato assinado eles possivelmente ainda demorarão mais cerca de 1 mês (segundo a minha experiência de 2010), e que já estamos a meio de Novembro, creio que é mais seguro contares que a papelada não estará tratada antes de 1 de Janeiro. Quando pagar, a FCT pagará com retroactivos desde a data que indicares como início da bolsa. Mas parece-me difícil que te pague já a 1 de Janeiro. Portanto a meu ver é melhor veres se podes e não preferes adiar o início da bolsa 1 mês ou 2 para começares logo a receber quando começares.PTDennis Escreveu:Muito obrigado pela resposta. Estou bastante preocupado, pois é uma situação complicada cancelar um contrato sem ter a certeza de quando irei iniciar a receber os pagamentos da bolsa.Tiago H. Silva Escreveu:Olá.
Acho que a declaração sob compromisso de honra é para as situações em que não há outra actividade profissional. No caso de haver e ser cancelada, é necessário uma declaração dessa entidade empregadora dando conta do concelamento da actividade.
Em diria que ainda é possível que inicies a bolsa em Janeiro. Ainda falta um mês e meio e parece haver tempo para que disponibilizem o contrato (depois de esclareceres a situação profissional como eles querem...), o assines, envies de volta e eles o considerem a tempo de processarem os pagamentos de janeiro... Se não houver atrasos consideráveis, parece-me possível...
Bom trabalho.
Tiago
Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD
Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jun 13, 2011 5:44 pm
- University/ Institute: University of Loughborough
É uma boa notícia saber que recebo retroactivos mesmo que não receba a resposta já... Apenas pude lacrar agora porque a minha bolsa é mista e só agora obtive os documentos das 2 faculdades...spca Escreveu:Não querendo contradizer o Tiago, mas atendendo ao que o Eduardo98 disse (já submeteu há cerca de um mês e nada), a que o teu caso não é assim tão simples pois envolve o participares o fim do teu contrato, situação que eles têm de aprovar, e que depois de entregares o contrato assinado eles possivelmente ainda demorarão mais cerca de 1 mês (segundo a minha experiência de 2010), e que já estamos a meio de Novembro, creio que é mais seguro contares que a papelada não estará tratada antes de 1 de Janeiro. Quando pagar, a FCT pagará com retroactivos desde a data que indicares como início da bolsa. Mas parece-me difícil que te pague já a 1 de Janeiro. Portanto a meu ver é melhor veres se podes e não preferes adiar o início da bolsa 1 mês ou 2 para começares logo a receber quando começares.PTDennis Escreveu:Muito obrigado pela resposta. Estou bastante preocupado, pois é uma situação complicada cancelar um contrato sem ter a certeza de quando irei iniciar a receber os pagamentos da bolsa.Tiago H. Silva Escreveu:Olá.
Acho que a declaração sob compromisso de honra é para as situações em que não há outra actividade profissional. No caso de haver e ser cancelada, é necessário uma declaração dessa entidade empregadora dando conta do concelamento da actividade.
Em diria que ainda é possível que inicies a bolsa em Janeiro. Ainda falta um mês e meio e parece haver tempo para que disponibilizem o contrato (depois de esclareceres a situação profissional como eles querem...), o assines, envies de volta e eles o considerem a tempo de processarem os pagamentos de janeiro... Se não houver atrasos consideráveis, parece-me possível...
Bom trabalho.
Tiago
-
- investigador em formação
- Registado: segunda set 05, 2011 6:58 pm
- University/ Institute: coimbra
AP = FCT = QUEM ESPERA DESESPERA
-
- Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
- University/ Institute: FDL
E pronto... cansei de esperar. comecei a trabalhar e vou c"#$% na bolsa. tendo uma vida de uma pessoa adulta normal, com casa para pagar, não posso esperar mais tempo tendo uma oportunidade concreta e bem mais bem paga do que a bolsa. Vamos ver se consigo fazer Doutoramento ao mesmo tempo... mais devagarinho. Obrigada Portugal, por todos os esforços por resolver as coisas em tempo razoável! enfim...
-
- Registado: segunda ago 29, 2011 1:17 pm
- University/ Institute: FDL
*todos os esforços em*marisa.quaresma.reis Escreveu:E pronto... cansei de esperar. comecei a trabalhar e vou c"#$% na bolsa. tendo uma vida de uma pessoa adulta normal, com casa para pagar, não posso esperar mais tempo tendo uma oportunidade concreta e bem mais bem paga do que a bolsa. Vamos ver se consigo fazer Doutoramento ao mesmo tempo... mais devagarinho. Obrigada Portugal, por todos os esforços por resolver as coisas em tempo razoável! enfim...
-
- recém-chegado
- Registado: segunda nov 14, 2011 10:41 am
- University/ Institute: University of Groningen, NL
Viva,
Será possivel através da ABIC obter algum feedback sobre a situação dos contratos de bolsa de doutoramentoa iniciar em Janeiro de 2012 (data imposta)?
Faz um mês que lacrei a submissão dos documentos e por várias vezes tentei obter feedback da FCT mas não hovue reação e efetivamente necessito do documento para entregar na universidade onde me encontro já. Muitas vezes penso que a FCT entende isto como passar tempoou brincar aos researchers! E diariamente faço figura de urso quando me perguntam pelo documento da entidade.
Bem, só espero que efetivamente dia 1/2 de Janeiro seja mesmo o inicio.
Bom trabalho,
Eduardo
Será possivel através da ABIC obter algum feedback sobre a situação dos contratos de bolsa de doutoramentoa iniciar em Janeiro de 2012 (data imposta)?
Faz um mês que lacrei a submissão dos documentos e por várias vezes tentei obter feedback da FCT mas não hovue reação e efetivamente necessito do documento para entregar na universidade onde me encontro já. Muitas vezes penso que a FCT entende isto como passar tempoou brincar aos researchers! E diariamente faço figura de urso quando me perguntam pelo documento da entidade.
Bem, só espero que efetivamente dia 1/2 de Janeiro seja mesmo o inicio.
Bom trabalho,
Eduardo
-
- recém-chegado
- Registado: quinta nov 24, 2011 12:11 pm
- University/ Institute: Universidade de Vigo
Ola! soy una bolseira espanhola, para aceptar la bolsa necesito un permiso de residencia, alguién sabe si es así? o por ser de la UE no hace falta.
Muito obrigado
Muito obrigado
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá.
De acordo com o artigo 17º do Regulamento de Bolsas (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml), em particular a alínea a) do nº 1, terás de ter certificado de residência permanente em Portugal.
Bom trabalho.
Tiago
De acordo com o artigo 17º do Regulamento de Bolsas (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml), em particular a alínea a) do nº 1, terás de ter certificado de residência permanente em Portugal.
Bom trabalho.
Tiago
-
- recém-chegado
Gracias, pero estoy viendo en la web que el certificado de residencia permanente te la dan cuando: "Ter residido legalmente em Portugal por um período de cinco anos consecutivos". Entonces se podrá pedir si aún no has vivido en Portugal?
Tiago H. Silva Escreveu:Olá.
Bom trabalho.
Tiago
HolaARPE Escreveu:Gracias, pero estoy viendo en la web que el certificado de residencia permanente te la dan cuando: "Ter residido legalmente em Portugal por um período de cinco anos consecutivos". Entonces se podrá pedir si aún no has vivido en Portugal?
Bom trabalho.
Tiago
Enhorabuena por tu beca.
Creo que el mejor será que contactes la FCT y aclares tu situación y lo que necesitas hacer.
id.bolsas@fct.mctes.pt (en Assunto coloca la referencia de tu beca)
Buena suerte
-
- recém-chegado
Muito obrigado!!
lo haré.
lo haré.
spca Escreveu:HolaARPE Escreveu:Gracias, pero estoy viendo en la web que el certificado de residencia permanente te la dan cuando: "Ter residido legalmente em Portugal por um período de cinco anos consecutivos". Entonces se podrá pedir si aún no has vivido en Portugal?
Bom trabalho.
Tiago
Enhorabuena por tu beca.
Creo que el mejor será que contactes la FCT y aclares tu situación y lo que necesitas hacer.
id.bolsas@fct.mctes.pt (en Assunto coloca la referencia de tu beca)
Buena suerte
-
- Registado: terça mai 31, 2011 9:56 pm
- University/ Institute: Czech Technical University
Já alguém recebeu o contrato assinado? Começo a temer que com o Natal e respectivo abrandamento de trabalho na FCT, nem em Janeiro vamos ver a bolsa.
Btw, os valores das bolsas indicadas na FCT apontam apenas para os anos de 2009, 2010 e 2011. Existe alguma garantia que os valores se vão manter em 2012?
Btw, os valores das bolsas indicadas na FCT apontam apenas para os anos de 2009, 2010 e 2011. Existe alguma garantia que os valores se vão manter em 2012?
-
- recém-chegado
- Registado: terça mai 24, 2011 10:57 am
- University/ Institute: IST
Olá,
Eu tenho andando aqui às voltas com a burocracia, e ainda nao consegui submeter os documentos ( o que se advinha coisa bonita). Mas de momento deparo-me com uma duvida, tenho uma bolsa de investigação ate ao dia 14/02, alguém sabe se é possível começar a bolsa de doutoramento no dia 15? ou tem de ser ao dia 1 de cada mês? ( estou farta e tentar contactar a FCT, mas sem qualquer resultado.)
Obrigada e boa sorte a todos
Eu tenho andando aqui às voltas com a burocracia, e ainda nao consegui submeter os documentos ( o que se advinha coisa bonita). Mas de momento deparo-me com uma duvida, tenho uma bolsa de investigação ate ao dia 14/02, alguém sabe se é possível começar a bolsa de doutoramento no dia 15? ou tem de ser ao dia 1 de cada mês? ( estou farta e tentar contactar a FCT, mas sem qualquer resultado.)
Obrigada e boa sorte a todos
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Não sei se a regra se mantém, mas há uns anos, a FCT dizia que a bolsa devia ter início no primeiro dia do mês mais próximo do início dos trabalhos.monicarosa Escreveu:[...] alguém sabe se é possível começar a bolsa de doutoramento no dia 15? ou tem de ser ao dia 1 de cada mês?
Assim, no teu caso, seria o dia 1 de Março (apesar de estar a meio, em Fevereiro ainda tens uma bolsa).
Bom trabalho.
Tiago
-
- recém-chegado
- Registado: sexta set 24, 2010 8:09 pm
- University/ Institute: uvigo
Olá a todos!
Estou também a aguardar a emissão do contrato... Submeti documentos no início de Nov.
No entanto, gostaria de saber qual é o limite de horas que podemos acumular com a bolsa de dout quando lecionamos no Ensino Sup Politécnico. O pagamento dessas horas é reduzido na bolsa ou pago à parte?
Já contactei a FCT e dizem-me sempre que depende da avaliação da comissão... por outro lado, solicitam declaração da entidade patronal que indique o número de horas...
Alguém já esteve nesta situação?
Já alguém recebeu o contrato? Recebem via mail?
Obrigada
Estou também a aguardar a emissão do contrato... Submeti documentos no início de Nov.
No entanto, gostaria de saber qual é o limite de horas que podemos acumular com a bolsa de dout quando lecionamos no Ensino Sup Politécnico. O pagamento dessas horas é reduzido na bolsa ou pago à parte?
Já contactei a FCT e dizem-me sempre que depende da avaliação da comissão... por outro lado, solicitam declaração da entidade patronal que indique o número de horas...
Alguém já esteve nesta situação?
Já alguém recebeu o contrato? Recebem via mail?
Obrigada
-
- recém-chegado
- Registado: terça abr 05, 2011 10:39 am
- University/ Institute: Porto
Olá!
Eu dou aulas no ensino superior público e no inicio de Setembro o meu contrato era composto por 6 horas média anual.
Liguei para a FCT e aconselharam-me a diminuir para 4, já que tem sido o limite estabelecido.
Foi o que fiz.
Já enviei o contrato e estou à espera de o receber novamente assinado por eles. O meu inicio de bolsa é em Janeiro, se o teu for também, acho que fazem tudo a tempo.
Eu dou aulas no ensino superior público e no inicio de Setembro o meu contrato era composto por 6 horas média anual.
Liguei para a FCT e aconselharam-me a diminuir para 4, já que tem sido o limite estabelecido.
Foi o que fiz.
Já enviei o contrato e estou à espera de o receber novamente assinado por eles. O meu inicio de bolsa é em Janeiro, se o teu for também, acho que fazem tudo a tempo.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta set 24, 2010 8:09 pm
- University/ Institute: uvigo
Obrigada.
Será que podes colocar aqui um modelo de carta, por favor?
Grata pela atenção demonstrada.
Será que podes colocar aqui um modelo de carta, por favor?
Grata pela atenção demonstrada.
-
- Registado: segunda set 12, 2011 4:39 pm
- University/ Institute: RWTH
mariasg Escreveu:Olá!
Foi o que fiz.
Olá!
Eles enviaram-te o contrato por email, ou colocaram disponivel na tua conta no site?
Pois tenho 1 pouco medo que eles me enviem apenas por email, e de me passar despercebido no meio dos outros... :/
Obrigada,
Susana
-
- recém-chegado
- Registado: sexta set 16, 2011 4:33 pm
- University/ Institute: FCTUNL
Olá a todos,
Alguém sabe quando sai o resultado das audiencias prévias das bolsas de doutoramento?
Obrigada.
Alguém sabe quando sai o resultado das audiencias prévias das bolsas de doutoramento?
Obrigada.
-
- Registado: segunda set 05, 2011 6:58 pm
- University/ Institute: coimbra
Relativamente à AP não se sabe de nada.
Vamos a caminho de 3 meses, e nem uma palavra.
Esta espera é desesperante, e desmotivadora...
Não sei quanto a vcs, mas se ligarem para o FCT, eles só dizem que não há previsões.
Enfim...
Vamos a caminho de 3 meses, e nem uma palavra.
Esta espera é desesperante, e desmotivadora...
Não sei quanto a vcs, mas se ligarem para o FCT, eles só dizem que não há previsões.
Enfim...