Se, para si, fazer investigação é sinónimo de estar numa "bolha de conforto" e de parasitar o Estado, então porque é que se candidatou a uma bolsa? Quanto ao seu comentário sobre as áreas válidas (até admira as Humanidades não estarem incluídas no ramalhete da inutilidade académica...), que "servem para de facto gerar riqueza" (já agora, que áreas são estas? Vou já mudar radicalmente o meu projecto!): é por causa de comentários como o seu que estas áreas são válidas e necessárias. Achar que uma sociedade é melhor porque todos fazemos/estudamos o mesmo, ou seja, porque nos dedicamos a actividades que "servem para de facto gerar riqueza" é, no mínimo, redutor, para não usar um termo mais ofensivo (como ignorante, por exemplo. Ups, saiu-me.) Votos de muito sucesso.daniel__ Escreveu:Bem o balanço que eu faço da experiencia que mais não foi do que perder tempo.
-Não faz o minimo sentido financiar áreas como ciencias da educação, design ou arquitectura quase com o mesmo numero de bolsas do que outras áreas de manifesto interesse publico e nacional. As que servem para de facto gerar riqueza.
-Bolsas parecem que se destinam apenas a quem faz da vida ser estudante para sempre
-Quem tem percurso profissional relevante é praticamente irrelevante para o processo
-Salganhada vergonhosa da FCT durante o processo demonstrando o exemplo de como funcionam os organismos publicos
-Processo cheio de duvidas e falta de clareza, fugas de informação, etc
Sinceramente no meu caso foi igual ao litro, uma vez que tenho emprego e nem sabia o que fazer se tivesse bolsa, mas provavelmente iria rejeitar uma vez que me apercebi que ja na consigo lidar com este tipo de esquemas, processos, burocracias e salganhadas do sctor publico.
Resumindo, parabens a quem teve bolsa, e a quem não teve que se lance ao mundo real e saía desta bolha de conforto que parece ser estudar para sempre. Entrem no mercado de trabalho, façam investigação com aplicabilidade real no mundo empresarial e larguem mas é esta tristeza de depender do estado para fazer o quer que seja e estar sujeito a estes processos dubios.
Valeu pela experiencia. Cumps
Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013
-
- recém-chegado
- Registado: terça dez 10, 2013 11:55 am
- University/ Institute: FLUC/CES
Re: Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
subscrevo.mags Escreveu: Se, para si, fazer investigação é sinónimo de estar numa "bolha de conforto" e de parasitar o Estado, então porque é que se candidatou a uma bolsa? Quanto ao seu comentário sobre as áreas válidas (até admira as Humanidades não estarem incluídas no ramalhete da inutilidade académica...), que "servem para de facto gerar riqueza" (já agora, que áreas são estas? Vou já mudar radicalmente o meu projecto!): é por causa de comentários como o seu que estas áreas são válidas e necessárias. Achar que uma sociedade é melhor porque todos fazemos/estudamos o mesmo, ou seja, porque nos dedicamos a actividades que "servem para de facto gerar riqueza" é, no mínimo, redutor, para não usar um termo mais ofensivo (como ignorante, por exemplo. Ups, saiu-me.) Votos de muito sucesso.
-
- recém-chegado
- Registado: segunda set 16, 2013 9:51 pm
- University/ Institute: ISCTE
Como ja tinha dito candidatei-me pelo desafio. Sinceramente nao sei qual é o problema em aconselhar quem nao teve bolsa a ingressar no mercado de trabalho em vez de estar mais um ano parado ou à espera do incerto. Ha algo de errado em um investigador trabalhar fora da universidade?mags Escreveu:
Se, para si, fazer investigação é sinónimo de estar numa "bolha de conforto" e de parasitar o Estado, então porque é que se candidatou a uma bolsa? Quanto ao seu comentário sobre as áreas válidas (até admira as Humanidades não estarem incluídas no ramalhete da inutilidade académica...), que "servem para de facto gerar riqueza" (já agora, que áreas são estas? Vou já mudar radicalmente o meu projecto!): é por causa de comentários como o seu que estas áreas são válidas e necessárias. Achar que uma sociedade é melhor porque todos fazemos/estudamos o mesmo, ou seja, porque nos dedicamos a actividades que "servem para de facto gerar riqueza" é, no mínimo, redutor, para não usar um termo mais ofensivo (como ignorante, por exemplo. Ups, saiu-me.) Votos de muito sucesso.
Ou é melhor chegar aos 30 sem experiencia nenhuma e depois 'E agora? Faço o quê se nao arranjar nada nas universidades?'. É que o doutoramento é praticamente irrelevante no mercado de trabalho. E sim, empresas de base tecnologica, engenharias ou área da saude são de longe as áreas que mais riqueza podem gerar no imediato ao país e isso vê-se pelo numero de startups em portugal e na europa/EUA e riqueza gerada. Indo mais longe, investidores privados pouco mais olham do que estas áreas.
Isto é um facto, o resto é a minha opinião. Cumps
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Lamento.
As availacoes tem bastante de subjectivo. Sempre tiveram. Podiam ser bem melhor com critérios mais claros para todos principalmente para os avaliadores, etc. Mas isso junto com a situação actual torna a coisa insustentável.
Com varias áreas com linhas de corte bastante altas é muito claro que para mim que nunca teria bolsa de doutoramento. Ja nem falo dos truques para baixar as availacoes. Um projecto de doutoramento devia ter um quanto de cunho pessoal. Premiar propostas que tem um projecto financiado por um chefe parece-me pouco inteligente. Principalmente desta fora de "one size fits all". Mas contra as minhas proprias palavras tenho a dizer que durante todo o meu doutoramento tive problemas de financiamento. Varias vezes chegava-se a Setembro/Outubro e o instituto (ITQB) nao permitia encomendar nada ate Janeiro. Era altura de ir para o computador e o laboratório tornava-se impossível.
Boa sorte e vai dando noticias para onde vais e como correm as coisas.
David
As availacoes tem bastante de subjectivo. Sempre tiveram. Podiam ser bem melhor com critérios mais claros para todos principalmente para os avaliadores, etc. Mas isso junto com a situação actual torna a coisa insustentável.
Com varias áreas com linhas de corte bastante altas é muito claro que para mim que nunca teria bolsa de doutoramento. Ja nem falo dos truques para baixar as availacoes. Um projecto de doutoramento devia ter um quanto de cunho pessoal. Premiar propostas que tem um projecto financiado por um chefe parece-me pouco inteligente. Principalmente desta fora de "one size fits all". Mas contra as minhas proprias palavras tenho a dizer que durante todo o meu doutoramento tive problemas de financiamento. Varias vezes chegava-se a Setembro/Outubro e o instituto (ITQB) nao permitia encomendar nada ate Janeiro. Era altura de ir para o computador e o laboratório tornava-se impossível.
Valeu apena cria-lo então. No próximo dia 22 de Abril faz 10 anos que o fórum foi criado.Bitter Sweet Girl Escreveu:
[SNIP]
ah ultimo parágrafo, prometo! eheh
obrigada a todos os que foram aqui comentando, foram companhia na ansiedade. este forum é uma dadiva em alturas destas, sempre foi, desde que concorri a primeira vez em 2006.
boa sorte a todos
Boa sorte e vai dando noticias para onde vais e como correm as coisas.
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
Visita o Guia do Bolseiro
-
- cientista assíduo
- Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
- University/ Institute: CIBIO - UP
10 anos em que o que mudou na investigação em Portugal foi sempre para pior...
-
- recém-chegado
- Registado: quarta dez 18, 2013 5:22 am
- University/ Institute: Coimbra
Isso seria a primeira boa notícia em séculos. Não tendo qualquer inside information mas conhecendo os boys deste governo o meu palpite é que não seja verdade. Julgando pelo número de bolsas atribuídas não me parece que a ideia deles seja outra que não acabar com o concurso dentro de pouco tempo.
bela Escreveu: A outra e ultima questão, disseram-me que este ano, o concurso de BD/BDE/BPD vai abrir em março, possibilitando a quem quer tirar doutoramento, ter logo inicio em setembro. Têm alguma informação neste sentido?
Obrigada! Parabens a quem obteve bolsa. Aos outros, como eu, a vida continua!!
-
- recém-chegado
- Registado: quarta set 11, 2013 5:32 pm
- University/ Institute: Universidade do Porto
Boas pessoal,
Também sou um dos muitos que ficou sem bolsa.
Na minha area Engº Mecânica, 144 candidatos e foram atribuidas 12 bolsas!
Atraves de uma pesquisa pelos felizes comtemplados, reparei que existem pessoas de Electrotecnica, Gestão Industrial, Higiene Ocupacional, chineses com o curso de Eng Naval e inclusivé filhos de Profs.
Concluindo este ano as bolsas foram todas pôs "amigos" xD
É uma vergonha!
Também sou um dos muitos que ficou sem bolsa.
Na minha area Engº Mecânica, 144 candidatos e foram atribuidas 12 bolsas!
Atraves de uma pesquisa pelos felizes comtemplados, reparei que existem pessoas de Electrotecnica, Gestão Industrial, Higiene Ocupacional, chineses com o curso de Eng Naval e inclusivé filhos de Profs.
Concluindo este ano as bolsas foram todas pôs "amigos" xD
É uma vergonha!
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jun 08, 2012 6:25 pm
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
Alguém sabe os resultados de BD de filosofia?
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 15, 2014 3:05 pm
- University/ Institute: FEUP
mais alguem teve "N.A."?
-
- cientista assíduo
- Registado: domingo set 01, 2013 6:33 pm
- University/ Institute: CIBIO - UP
Houve 3 N.A. no meu painel. Deduzo que sejam "Não analisados" ou coisa que o valha. Serão aqueles casos que não cumpriam os requisitos dos 14valores de nota de licenciatura ou artigo publicado ou outros erros processuais.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jun 12, 2013 12:48 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Resultados:
-Tipo de bolsa (BD ou BPD): BD
-Área científica: Estudos Literários e Linguística
-Linha de corte: 4,460
-Número de candidatos aprovados: 5
-Número total de candidatos: 75
Alguém me poderá confirmar se as duas áreas - Estudos Literários e Linguística - estavam consideradas na mesma área científica enquando o concurso de 2013 para BD estava a decorrer? Tanto quanto me lembro, durante a minha inscrição no concurso, a Linguística constituía uma área isolada. Alguém sabe a razão da junção das duas áreas em apenas um painel?
-Tipo de bolsa (BD ou BPD): BD
-Área científica: Estudos Literários e Linguística
-Linha de corte: 4,460
-Número de candidatos aprovados: 5
-Número total de candidatos: 75
Alguém me poderá confirmar se as duas áreas - Estudos Literários e Linguística - estavam consideradas na mesma área científica enquando o concurso de 2013 para BD estava a decorrer? Tanto quanto me lembro, durante a minha inscrição no concurso, a Linguística constituía uma área isolada. Alguém sabe a razão da junção das duas áreas em apenas um painel?
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jul 18, 2012 11:03 am
- University/ Institute: INESC TEC
boas,
em relação à avaliação de instituição de acolhimento e orientadores, no guia de avaliação diz que a proporção é de 30/70. e em relação aos orientadores e co-orientadores alguém sabe? 50/50? 75/25? numa candidatura de uma colega diz que o factor de ponderação é 2/3 orientador e 1/3 para co-orientador, alguém pode confirmar isto???
thanks
em relação à avaliação de instituição de acolhimento e orientadores, no guia de avaliação diz que a proporção é de 30/70. e em relação aos orientadores e co-orientadores alguém sabe? 50/50? 75/25? numa candidatura de uma colega diz que o factor de ponderação é 2/3 orientador e 1/3 para co-orientador, alguém pode confirmar isto???
thanks
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
também foi o indicado na minha tabela de avaliaçao...raquelbqueiros Escreveu:boas,
thanks
-
- recém-chegado
- Registado: quinta nov 15, 2012 3:07 pm
- University/ Institute: FCUP
Olá,cmf1 Escreveu: O meu orientador que o ano passado teve 5, este ano teve 2. Nota ele é muito crítico contra o governo em canais mediáticos.....será que é só coincidência?
Deve ser só coincidência, a mim aconteceu-me o mesmo, também fiquei em choque...
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 15, 2014 9:43 am
Olá a todos
Ainda não descobri ninguém com um caso tão caricato quanto o meu...espero que alguém me consiga dar umas luzes para à resolução deste imbroglio!
Então, ontem saíram os resultados mas eu, acedendo à página da FCT-SIG com as minhas credenciais tenho acesso ao tópico que diz ‘Resultados Concurso de Bolsas’, no entanto quando selecciono esse tópico aparece apenas uma mensagem que diz ' No results are available ...'
Recebi no entanto um email da FCT dizendo que a minha candidatura foi considerada não elegível por não ter entregue os certificados comprovativos, sem fazerem especificações dos documentos que eventualmente estariam em falta. No entanto, todos os comprovativos que foram pedidos, foram anexados à minha candidaturas, pelo que não percebo porque é que a minha candidatura não foi tida em conta.
A única explicação que eventualmente encontro foi um erro que me aparecia nos dias antecedentes ao final da candidatura que não me deixava anexar os documentos. No entanto, no último dia esse erro já não me aparecia e aparentemente tudo ficou anexado correctamente.
Supostamente para pedir uma audiência prévia deveria conseguir fazê-lo através do tópico 'Resultados Concurso de Bolsas’, mas nem isso consigo fazer porque não me aparece nenhuma opção/mensagem a não ser a frase ' No results are available ...'. Pelo que estou com as opções todas completamente bloqueadas e nem sequer consigo reclamar!!
Já mandei um email para a abic para ver se alguém me sabia dizer alguma coisa que me pudesse ajudar, já mandei email para a FCT e já tentei ligar incessantemente para lá...mas nada!
Neste caso, gostaria de saber o que me aconselham a fazer?
Obrigada
Ainda não descobri ninguém com um caso tão caricato quanto o meu...espero que alguém me consiga dar umas luzes para à resolução deste imbroglio!
Então, ontem saíram os resultados mas eu, acedendo à página da FCT-SIG com as minhas credenciais tenho acesso ao tópico que diz ‘Resultados Concurso de Bolsas’, no entanto quando selecciono esse tópico aparece apenas uma mensagem que diz ' No results are available ...'
Recebi no entanto um email da FCT dizendo que a minha candidatura foi considerada não elegível por não ter entregue os certificados comprovativos, sem fazerem especificações dos documentos que eventualmente estariam em falta. No entanto, todos os comprovativos que foram pedidos, foram anexados à minha candidaturas, pelo que não percebo porque é que a minha candidatura não foi tida em conta.
A única explicação que eventualmente encontro foi um erro que me aparecia nos dias antecedentes ao final da candidatura que não me deixava anexar os documentos. No entanto, no último dia esse erro já não me aparecia e aparentemente tudo ficou anexado correctamente.
Supostamente para pedir uma audiência prévia deveria conseguir fazê-lo através do tópico 'Resultados Concurso de Bolsas’, mas nem isso consigo fazer porque não me aparece nenhuma opção/mensagem a não ser a frase ' No results are available ...'. Pelo que estou com as opções todas completamente bloqueadas e nem sequer consigo reclamar!!
Já mandei um email para a abic para ver se alguém me sabia dizer alguma coisa que me pudesse ajudar, já mandei email para a FCT e já tentei ligar incessantemente para lá...mas nada!
Obrigada
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 15, 2014 8:22 pm
- University/ Institute: IST
Não é muito do meu agrado depreciar os candidatos a quem foram atribuídas bolsas, mas não posso deixar de comentar que no meu painel (BPD em Eng Civil) duas das 5 bolsas atribuídas corresponde a alunos orientados pelo coordenador do painel! Além disso, três (das mesmas 5) são para candidatos da UMinho, curiosamente 3 dos avaliadores, incluindo o coordenador, pertencem a essa mesma universidade!!
Parece-me coincidência a mais, não?
Parece-me coincidência a mais, não?
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 03, 2013 12:10 pm
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
Boa noite a todos!
O meu caso também é algo caricato.
Recebi um email da FCT dizendo que a minha candidatura tinha sido recusada. No entanto, no meu portal da fct-sig, e respondendo a algumas dúvidas que vi aqui, o que me aparece no lugar das avaliações é o tal N.A. de "Não Avaliável". Nas observações diz: licenciatura pré-Bolonha e sem mestrado, e que por isso não sou elegível segundo os critérios de admissão.
Em primeiro lugar nem uma afirmação nem outra correspondem à verdade, pois tenho uma licenciatura pós-Bolonha e terminei o mestrado dentro do prazo que a FCT disse admitir (31 de Dezembro de 2013).
Liguei para a FCT e o que me disseram foi que da parte do painel ou da minha parte tinha havido um engano e que por aquilo que já mencionei, a minha candidatura não era elegível. Disse ainda que a minha candidatura chegou até ao painel e que nem passou à fase da avaliação.
Na verdade, tal como muita gente, não esperava ter bolsa de doutoramento este ano. Resolvi concorrer porque acredito que se deve tentar o que estiver ao nosso alcance, todas as possibilidades e para ter uma noção de como estas coisas funcionam. Mas, e exactamente para ter uma noção, esperava que me tivessem avaliado, de forma a saber que aspetos deveriam melhorar, principalmente no que diz respeito ao plano de trabalhos.
Eu sei, vá tenho praticamente a certeza, de que preenchi tudo como devia e entreguei tudo o que me pediam. Portanto, por um erro do painel, a minha candidatura não teve qualquer avaliação.
A resposta que obtive da FCT quanto ao problema foi simplesmente fazer uma exposição, explicando o que aconteceu, no período de audiência prévia.
É o que vou fazer e o que aconselho a quem estiver na mesma situação.
Recebi um email da FCT dizendo que a minha candidatura tinha sido recusada. No entanto, no meu portal da fct-sig, e respondendo a algumas dúvidas que vi aqui, o que me aparece no lugar das avaliações é o tal N.A. de "Não Avaliável". Nas observações diz: licenciatura pré-Bolonha e sem mestrado, e que por isso não sou elegível segundo os critérios de admissão.
Em primeiro lugar nem uma afirmação nem outra correspondem à verdade, pois tenho uma licenciatura pós-Bolonha e terminei o mestrado dentro do prazo que a FCT disse admitir (31 de Dezembro de 2013).
Liguei para a FCT e o que me disseram foi que da parte do painel ou da minha parte tinha havido um engano e que por aquilo que já mencionei, a minha candidatura não era elegível. Disse ainda que a minha candidatura chegou até ao painel e que nem passou à fase da avaliação.
Na verdade, tal como muita gente, não esperava ter bolsa de doutoramento este ano. Resolvi concorrer porque acredito que se deve tentar o que estiver ao nosso alcance, todas as possibilidades e para ter uma noção de como estas coisas funcionam. Mas, e exactamente para ter uma noção, esperava que me tivessem avaliado, de forma a saber que aspetos deveriam melhorar, principalmente no que diz respeito ao plano de trabalhos.
Eu sei, vá tenho praticamente a certeza, de que preenchi tudo como devia e entreguei tudo o que me pediam. Portanto, por um erro do painel, a minha candidatura não teve qualquer avaliação.
A resposta que obtive da FCT quanto ao problema foi simplesmente fazer uma exposição, explicando o que aconteceu, no período de audiência prévia.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 15, 2014 9:43 am
amlsm Escreveu:Boa noite a todos!
Pelo menos tem meios de pedir a audiência prévia...eu nem isso uma vez que me bloquearam o acesso a esse pedido!
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
- University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa
Olá, eu fiz print do formulário antes e depois da lacragem, se fizeste um print após teres lacrado, estará lá a informação dos documentos anexados inclusivamente com o nome específico do ficheiro. Com isto acho que poderás comprovar!investigadora_ Escreveu:Olá a todos
Obrigada
Boa sorte, espero que consigas!
Sandra
-
- recém-chegado
- Registado: quarta jan 15, 2014 10:56 pm
- University/ Institute: CMU
Onde é que se pode ver a lista das pessoas a que foi atribuída em cada área?