Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Bolseira2012
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2012

Mensagem por Bolseira2012 »

Olá a todos! Infelizmente, ainda não temos notícias sobre a abertura deste concurso! :(
Estou a preparar o meu projecto e tive uma dúvida.

Será que na duração do projecto posso colocar os 48 meses... ou tenho de colocar apenas o plano de trabalhos apenas os 37 meses??

Boa sorte a todos

vera.ff
cientista regular
cientista regular
Registado: terça nov 06, 2007 4:24 pm
University/ Institute: Universidade Utrecht

Mensagem por vera.ff »

Esta também é uma dúvida que tenho, mas relativamente ao Pos-doc: somos nós, em conjunto com a instituição de acolhimento, quem define a duração do projecto?

Obrigada,
Vera

spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

vera.ff Escreveu:Esta também é uma dúvida que tenho, mas relativamente ao Pos-doc: somos nós, em conjunto com a instituição de acolhimento, quem define a duração do projecto?

Obrigada,
Vera
Até aqui, no caso do pós-doc, e até um máximo de 3 anos (para o outro triénio, se existir, terão de fazer outro projecto), tem sido o candidato que indica a duração do projecto. Ou pelo menos assim foi quando concorri (2010, 2008).

spca
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

Bolseira2012 Escreveu:Olá a todos! Infelizmente, ainda não temos notícias sobre a abertura deste concurso! :(
Estou a preparar o meu projecto e tive uma dúvida.

Será que na duração do projecto posso colocar os 48 meses... ou tenho de colocar apenas o plano de trabalhos apenas os 37 meses??

Boa sorte a todos
Olá
Se for pós-doc, colocas o plano de trabalhos até ao máximo de 3 anos (pelas regras antigas) - para segundos triénios, se existiram, farás outro plano de trabalhos.
Se for doutoramento, fazes os planos para todo o doutoramento, salvo erro, até 48 meses (regras antigas). Se quiseres fazer planos para menos, acho que não há problemas, mas também creio que não ganhas nada com isso...
Repara que, em qualquer dos casos, o plano que apresentas é para seres aprovada na bolsa. Depois vais pedindo anualmente renovação, e no caso da BD, se defenderes antes dos 48 meses a bolsa acaba automaticamente quando defenderes.

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL

Mensagem por Duarte Gonçalves »

Representantes da ABIC, pessoas com contactos dentro da FCT, do Governo, alguém que saiba alguma coisa ou conheça que saiba, por favor, que comunique aqui com os pseudo-candidatos (pseudo porque, para sermos candidatos a algo, era necessário haver de facto um concurso).

Alguém faz a mínima das ideias de quando abre, de facto, o concurso? (será que é altura de se começar a pôr a hipótese de não abrir concurso de todo?)

Alguém sabe se vai mesmo mudar muita coisa (guiões de avaliação, regras de fundo), ou se é apenas o art.º 25.º do regulamento?

Gente piedosa com informação privilegiada, rumores fundamentados (ou qualquer outra coisa que alivie esta ansiedade de quem precisa efectivamente desta bolsa), por favor, partilhe...

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

Encontrei esta vaga para bolsa Marie Curie no IMM em Lisboa se interessar a alguem que esteja a desesperar com a FCT e seja desta area:

http://www.findaphd.com/search/ProjectD ... 9&LID=2142

tres_as
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 1:05 pm
University/ Institute: FCTUC

Mensagem por tres_as »

Caro Duarte Gonçalves,

Partilho consigo e com outros pseudo-cendidatos o sentimento de incerteza e de ansiedade quanto ao futuro deste concurso. Há algum tempo que procuro alternativas de financiamento para o doutoramento junto de entidades europeias. Contudo, vejo sobretudo publicitados projectos que se destinam a investigadores com experiência. As bolsas de doutoramento que encontro são relativas a projectos muito específicos, em campos da ciência aplicada, e nada se enquadra na minha área. Eu entendo a situação actual do país e compreendo que haja um maior interesse em investir em áreas de investigação aplicadas ligadas à indústria, medicina, etc. Qual será o futuro das áreas da ciência que não se enquadram neste paradigma? A sua importância é inquestionável, apesar de não gerarem lucro imediato.

Aguardo impacientemente pela abertura do concurso.

Boa sorte a todos.

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta mai 11, 2012 4:41 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por bwo2012 »

Mais um vez a FCT falta ao compromisso assumido. Terminavam hoje os sete dias referidos no último adiamento:

"o prazo para o início das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pos-doutoramento, inicialmente previsto para o dia 16 de Maio, é adiado por um período que não deverá exceder sete dias."

Todo este processo está repleto de recuos e adiamentos, comprimindo de forma absurda o período para as candidaturas. Mantendo o dia 28 de Junho como data limite terá como resultado um número inferior de candidaturas, uma vez que muitos ficarão impossibilitados de realizar qualquer submissão de candidatura! Talvez o objectivo seja mesmo esse.

Tudo isto está a ficar verdadeiramente kafkiano e desanimador...

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

bwo2012 Escreveu:Mais um vez a FCT falta ao compromisso assumido.
"o prazo para o início das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pos-doutoramento, inicialmente previsto para o dia 16 de Maio, é adiado por um período que não deverá exceder sete dias."
Na verdade, a FCT disse que o período não deveria exceder 7 dias. Tiveram justamente o cuidado de não fazer qualquer compromisso. Além disso, o dia ainda não terminou.
bwo2012 Escreveu: Todo este processo está repleto de recuos e adiamentos, comprimindo de forma absurda o período para as candidaturas. Mantendo o dia 28 de Junho como data limite terá como resultado um número inferior de candidaturas, uma vez que muitos ficarão impossibilitados de realizar qualquer submissão de candidatura! Talvez o objectivo seja mesmo esse.
É possível, mas se tivesse de apostar diria que é a habitual descoordenação entre diferentes ministérios e repartições públicas.
bwo2012 Escreveu:Tudo isto está a ficar verdadeiramente kafkiano e desanimador...
Como já foi apontado por vários colegas, começa a ser urgente procurar financiamento externo. Na verdade, toda esta situação começa a ser alarmante, não só para os novos candidatos, mas também para os que deverão renovar a sua bolsa no final de 2012. Já para não falar daqueles que, como eu, ainda não viram um cêntimo da bolsa que começou em Janeiro deste ano...
A aparente não existência de verbas para dar continuidade aos compromissos já assumidos não augura nada de bom, infelizmente. Tanto para os que já têm contrato como para aqueles que desejam vir a ter.

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 21, 2011 8:55 am
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Mensagem por igor.marques »

ricardo.figueiredo Escreveu:Na verdade, a FCT disse que o período não deveria exceder 7 dias. Tiveram justamente o cuidado de não fazer qualquer compromisso. Além disso, o dia ainda não terminou.
caro ricardo, era só para o relembrar que 16+7 = 23 (ontem, nos fusos horários aplicáveis a portugal). assim, podemos dizer que o dia, de facto, já acabou. :lol:

seja como for, sim, a FCT salvaguardou-se adequadamente com o deverá que está no aviso.

noutras notícias, vamos fazer apostas sobre quando abre o concurso?
eu acho que é a 1 de junho 8)

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

igor.marques Escreveu: caro ricardo, era só para o relembrar que 16+7 = 23 (ontem, nos fusos horários aplicáveis a portugal). assim, podemos dizer que o dia, de facto, já acabou. :lol:
Tens razão! Tanta é a confusão que já nem sei a quantas ando. :wink:
igor.marques Escreveu: noutras notícias, vamos fazer apostas sobre quando abre o concurso?
eu acho que é a 1 de junho
Acompanhado de um rebuçado a cada candidato, por ser o dia da criança? :lol:
Bem, falando mais a sério, é uma questão estranha. Neste momento, foi aberta a caixa de pandora dos adiamentos por tempo indefinido. Vamos lá a ver onde isto vai parar...

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por bwo2012 »

Se à semelhança dos anos anteriores o regulamento tiver de ser homologado e publicado em diário da república, julgo que, até à data, não houve qualquer publicação do mesmo em DR. Por isso a espera está para durar.

A não ser que abram o concurso sem o regulamento definido (o que seria caricato, absurdo, mas que sucedeu no concurso dos Investigadores FCT - o regulamento surgiu nos últimos dias do concurso).

Independentemente das circunstâncias, não me parece plausível suavizar as responsabilidades da FCT. As instituições em questão têm o dever de planear todos os procedimentos com a antecedência necessária, exigindo-se o mínimo de rigor nos compromissos assumidos:
- no início era a data de 2 de Maio (com o compromisso de que o regulamento seria publicado no mínimo com 15 dias de antecedência);
- a 2 dias da data prometida, alteram para o dia 16 de Maio (alterando também o compromisso da publicação do regulamento - agora seria na mesma data da abertura do concurso);
- até aqui, já há pelo menos duas situações em que a FCT faltou ao compromisso assumido;
- no dia 16 de Maio a data foi adiada com o compromisso de que "o prazo para o início das candidaturas a Bolsas de Doutoramento e Pos-doutoramento, inicialmente previsto para o dia 16 de Maio, é adiado por um período que não deverá exceder sete dias";
- 16+7=23 - já foi...
- depois de faltar sucessivamente ao compromisso assumido, não me parece que o "deverá" seja desculpa para suavizar as falhas sucessivas da FCT - caso contrário o "deverá" serve para tudo (7 dias, 15 dias, 1 mês, porque não um ano?);
- o "deverá" já não tem qualquer valor de salvaguarda e confiança.

Julgo que a este nível não estamos a falar de entidades amadoras e/ou de vão de escada. Trata-se de uma instituição com responsabilidades e deveres para com os cidadãos. As relações de deveres e obrigações não podem ser unilaterais, sendo válidas apenas para uma das partes.

Quaisquer que sejam as circunstâncias que levaram a esta situação, devem ser remediadas com o mínimo de bom senso e respeito para com as pessoas. No mínimo exige-se que o limite do prazo seja alargado em igual medida do adiamento do início do concurso. Se estava previsto o concurso entre 2 de Maio e 28 de Junho, ao adiar de forma significativa o início do mesmo (um mês?) seria razoável o alargamento da data limite em igual proporção!

Quanto ao assunto dos 'pseudo' financiamentos externos, trata-se de uma matéria muito sensível que não pode ser generalizada como eventual solução. A título de exemplo, existe o problema muito concreto das brutais diferenças entre as diversas áreas científicas. Uma coisa é falarmos das ciências aplicadas outra coisa é, por exemplo, falarmos de estudos literários ou artísticos! A não ser que tenhamos uma visão que todo o ensino e investigação seja reduzido a essas áreas aplicadas (a meu ver uma visão bastante redutora), caso contrário será difícil encontrar financiamentos para as outras áreas. Esta situação condicionaria gravemente a investigação.

Mas esta é outra discussão.

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

bwo2012 Escreveu:Quaisquer que sejam as circunstâncias que levaram a esta situação, devem ser remediadas com o mínimo de bom senso e respeito para com as pessoas. No mínimo exige-se que o limite do prazo seja alargado em igual medida do adiamento do início do concurso. Se estava previsto o concurso entre 2 de Maio e 28 de Junho, ao adiar de forma significativa o início do mesmo (um mês?) seria razoável o alargamento da data limite em igual proporção!
quanto a esta questão eu ponho algumas dúvidas... atrasando a data do fecho do concurso acaba por ser vantajoso para muitos estudantes de mestrado, que defendam as suas teses durante o período em que o concurso está aberto, e acredito que até para estudantes de doutoramento acabe por ser bom!
no entanto, surgiria o efeito bola de neve: atraso no fecho do concurso poderá levar a atraso nas avaliações e publicação dos resultados; atraso no início das burocracias com submissão de documentos, contratos, etc...; atraso nos pagamentos dos subsídios mensais de manutenção (pessoas que em setembro de 2011 tiveram bolsa, apesar de já terem enviado toda a papelada para a FCT, só em julho é que começarão a recebem!); ...

se a FCT decidir que deve prolongar, por mim é na boa. o meu problema é saber quando raio abre! :|

bwo2012
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por bwo2012 »

igor.marques Escreveu:quanto a esta questão eu ponho algumas dúvidas... atrasando a data do fecho do concurso acaba por ser vantajoso para muitos estudantes de mestrado, que defendam as suas teses durante o período em que o concurso está aberto, e acredito que até para estudantes de doutoramento acabe por ser bom!
No que se refere a esta questão não há qualquer problema. Para efeitos da obtenção do grau que permite a candidatura à bolsa, o que conta não é o período do prazo do concurso mas o que está estabelecido no regulamento. À semelhança dos anos anteriores, as regras que têm vigorado são as seguintes:
- "As bolsas aprovadas, cujos candidatos tenham o grau académico exigido para o tipo de bolsa em causa, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Outubro de 2011, desde que a data de obtenção do grau não seja posterior a 30 de Setembro; as bolsas aprovadas, cujos candidatos apenas obtenham o grau académico exigido entre 1 de Outubro e 31 de Dezembro, poderão ter início em data a definir, mas nunca anterior a 1 de Janeiro de 2012."

Como é muito provável que as bolsas só tenham início a partir de Janeiro de 2013, então os candidatos podem obter o grau académico necessário até 31 de Dezembro.

igor.marques Escreveu:no entanto, surgiria o efeito bola de neve: atraso no fecho do concurso poderá levar a atraso nas avaliações e publicação dos resultados; atraso no início das burocracias com submissão de documentos, contratos, etc...; atraso nos pagamentos dos subsídios mensais de manutenção (pessoas que em setembro de 2011 tiveram bolsa, apesar de já terem enviado toda a papelada para a FCT, só em julho é que começarão a recebem!); ...
Não me parece plausível aceitar a desculpa de um erro com a "ameaça" de outro. Ou seja, se falharam no início de todo o processo, têm de ser capazes de remediar os erros cometidos, acelerando todas as burocracias após o fecho do concurso.
O que me parece mais absurdo é o facto de, sob esse pretexto, comprimir-se de forma inacreditável o prazo para as candidaturas! Ainda não há regulamento, não sabemos quais as condições, etc... e depois exigem-nos menos de um mês para resolver tudo isso, metade do tempo inicialmente previsto?
Só se o objectivo for mesmo o de reduzir ao máximo o número de candidaturas por impossibilidade de garantir o exigido dentro do prazo...

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

bwo2012 Escreveu:Como é muito provável que as bolsas só tenham início a partir de Janeiro de 2013, então os candidatos podem obter o grau académico necessário até 31 de Dezembro.
sim, eu sei disso. o facto de concorrer com a tese defendida só aumenta a confiança à malta ;)
bwo2012 Escreveu:Ou seja, se falharam no início de todo o processo, têm de ser capazes de remediar os erros cometidos, acelerando todas as burocracias após o fecho do concurso.
nunca, jamais, duvides da capacidade da FCT para falhar. :lol:
se quiseres detalhes, podes contactar-me por PM ;)

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular

bwo2012 Escreveu: Independentemente das circunstâncias, não me parece plausível suavizar as responsabilidades da FCT.
bwo2012 Escreveu: Julgo que a este nível não estamos a falar de entidades amadoras e/ou de vão de escada. Trata-se de uma instituição com responsabilidades e deveres para com os cidadãos. As relações de deveres e obrigações não podem ser unilaterais, sendo válidas apenas para uma das partes.
Em altura alguma pretendi suavizar a incompetência e falta de bom senso da FCT, especialmente porque a isso se deve a situação económica dramática que atravesso neste momento. Se dei essa impressão, lamento.

O que queria de facto transmitir é que o "deverá" estava lá por alguma razão, e que essa razão era precisamente não se comprometerem com os 7 dias, que deve ter sido uma estimativa optimista que alguém na FCT decidiu fazer durante uma ida ao WC.
bwo2012 Escreveu: Quanto ao assunto dos 'pseudo' financiamentos externos, trata-se de uma matéria muito sensível que não pode ser generalizada como eventual solução. A título de exemplo, existe o problema muito concreto das brutais diferenças entre as diversas áreas científicas. Uma coisa é falarmos das ciências aplicadas outra coisa é, por exemplo, falarmos de estudos literários ou artísticos! A não ser que tenhamos uma visão que todo o ensino e investigação seja reduzido a essas áreas aplicadas (a meu ver uma visão bastante redutora), caso contrário será difícil encontrar financiamentos para as outras áreas. Esta situação condicionaria gravemente a investigação.
Faço investigação em Matemática Pura, por isso percebo bem (e na pele) o que dizes. Quando referi financiamento externo, referia-me a financiamento fora de Portugal (para projectos a desenvolver fora de Portugal), e não a financiamento privado em geral. Certo tipo de projectos, apesar de fulcrais a longo prazo numa sociedade ambiciosa, terão quase sempre de ser financiados por organismos públicos ou estatais.

Em todo o caso, existem várias fundações em muitos países que atribuem grants e fellowships para projectos nas mais variadas áreas, assim como programas da própria comissão europeia. Sei de fonte segura, por exemplo, que os pagamentos da DFG (uma espécie de FCT alemã) caem sempre a tempo e horas nas contas dos investigadores contratados...

Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Juana »

O Igor Marques diz que "o facto de concorrer com a tese defendida só aumenta a confiança à malta", mas não é isso que se limita a fazer, uma vez que o facto de já ter o grau, seja de mestrado ou de doutoramento, concorrendo respectivamente a BD e BPD, acrescenta pontuação ao mérito do candidato.

igor.marques
investigador em formação
investigador em formação

Juana Escreveu:O Igor Marques diz que "o facto de concorrer com a tese defendida só aumenta a confiança à malta", mas não é isso que se limita a fazer, uma vez que o facto de já ter o grau, seja de mestrado ou de doutoramento, concorrendo respectivamente a BD e BPD, acrescenta pontuação ao mérito do candidato.
queres esclarecer isso? ...
pelas regras de 2011 para concorrer a bolsa de doutoramento, ter mestrado concluído ou não, era igual, desde que:
a) o grau de mestre fosse obtido até 31 de dezembro de 2011
b) a nota final do mestrado fosse igual ou superior à nota da licenciatura

a título de exemplo:
Imagem
condicional, porque se tivesse uma nota inferior a 15 no mestrado, a componente do mérito descia. acabei com 18, é completamente indiferente.

Juana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 21, 2012 9:50 am
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por Juana »

Eu sei que no caso do concurso a BPD os candidatos que concorrem com o grau de doutor já atribuído vêem isso valorizado na avaliação do mérito do candidato. A regra de poder concorrer com a tese apenas entregue e defendê-la até a uma data determinada não tem qualquer implicação nisso, apenas não te dá a pontuação extra de teres o grau concluído. Tenho a certeza, porque ao concorrer com o grau de doutor, na ficha de avaliação, no mérito do candidato é algo que salientam. Já no caso do concurso a BD confesso que não conheço casos, mas parto do princípio de que se valorizam o doutoramento também o farão com o mestrado.

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

A pontuação atribuída aos graus é dada quer eles tenham sido obtidos até ao fim do concurso ou até ao fim do prazo permitido para tal. Uma avaliação condicional é isso mesmo: o candidato tem essa pontuação à condição de obter o grau com a média indicada até a uma determinada data. Outro tipo de interpretação não faria, a meu ver, qualquer sentido.

Contudo, só posso afiançar que isto se passa exactamente como disse no caso das BD, que foi ao que me candidatei o ano passado tendo a tese de mestrado por defender. Não sei o que sucede com as BDP, mas certamente que mais alguém aqui no fórum pode dar umas luzes sobre o assunto.

Responder