Sim, na minha faculdade deixam-te inscrever sem saberes o resultado, tens apenas de assinar um papel a confirmar que te candidatas-te a uma bolsa da FCT e que estás à espera do resultado, ou seja, não é por não saber o resultado que não me inscrevo...PatríciaR. Escreveu:jmalves Escreveu:Se para cumprir o limite do défice este se calhar têm de fazer malabarismos financeiros, e isso pode implicar passar as despesas do estado com bolsas para o OE do próximo ano..Não me admira que só mesmo depois do OE de 2012 é que saiam os resultados das bolsas..
Ahh, mas por outro lado é estúpido começares as aulas sem saber se vais ter bolsa ou não, e mais estúpido ainda é as inscrições acabarem em 30 de Setembro(isto na minha faculdade), antes de saírem os resultados das bolsas...
Mas a eles não lhes interessa isso porque eu sei que há faculdades que deixam que tu não te inscrevas enquanto não souberes se recebes bolsa ou não. Aquilo que me vão dizendo é: inicie o ano normalmente, quando souber a resposta da FCT increve-se. Se já for com atraso paga multa. E é isto. A FCT não levaria a possibilidade de saída dos resultados até Novembro se isso depois nos impedisse de frequentar as aulas por falta de inscrição. É uma questão de falares com a secretaria e explicares a tua situação, parece-me.
Mas e depois se não tiver bolsa e não tiveres possibilidade de pagar o doutoramento?
Perdes-te tempo e talvez outras oportunidades....
O facto de os programas doutorais começarem antes da publicação dos resultados do concurso de bolsas de doutoramento, para mim, denota falta de organização e de articulação entre as Universidades e a FCT. Acho que os resultados deviam ser publicados antes do inicio do ano lectivo. Não deviam estar articuladas..
Eu fui aceite num programa doutoral e já o sei desde Julho...