Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

Echuu Escreveu:Claro que foi feito.
Da mesma forma que há 2 anos (e agora só posso falar do que aconteceu na minha faculdade) eu (e os meus colegas que acabaram o curso no mesmo ano que eu) não tive estágio de licenciatura (fez parte da adaptação do curso a Bolonha), o que na minha área (Biologia) é sempre útil para subir a média final do curso, e fui avaliado juntamente com muitas outras pessoas que tiveram estágio de licenciatura e que por isso tinham vantagem na média final.
Conheço imensas pessoas de anos anteriores ao meu que chegaram ao fim da parte curricular com a mesma nota que eu, mas que graças ao estágio subiram 1 valor. Eu já não tive isso...
sim, mas isso apesar de tudo é diferente, não são dois graus diferentes que aumentam 0.5 na classificação final.
não é só na tua área que os estágios servem para subir a nota e sobem-na sempre um ou dois valores... na minha também é assim e eu também não tive estágio porque o meu curso não tinha disso.
Mas até compreendo, seria uma complicação ter isto em conta na avaliação, até porque cada curso teve a sua modificação, etc...
Aposto que com os mestrados foi a mesma coisa. No fundo, quem tinha mestrado, tinha, quem não tinha, não tinha. Independentemente da classificação do mestrado e de quando foi tirado.
eu não compreendo!
isso é gerar grandes injustiças entre os candidatos. se era complicado, para isso é que servem os guiões de avaliação, para haver guidelines e ser mais simples a avaliação e, acima de tudo, mais justa!

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

Bitter Sweet Girl Escreveu: sim, mas isso apesar de tudo é diferente, não são dois graus diferentes que aumentam 0.5 na classificação final.
Hã? Da última vez que vi, ter 16 ou ter 15 resulta numa diferença de 0.5 na classificação final. Portanto, é a mesma coisa.
E se não tiveste estágio, porque o teu curso não tem, não achas que isso deve ser tido em conta quando o teu processo é avaliado? Senão tens muitos outros cursos que conferem o mesmo grau que o teu mas cujos alunos têm estágio e por isso podem vir a sair com notas melhores que a tua, só porque têm estágio (é claro que podemos sempre complicar e dizer que uns profs são mais lixados que outros, dificuldade entre cursos, etc. - no fundo só quero dizer que se deveria ter em conta o formato dos cursos, para anular eventuais pontos de vantagem/desvantagem e uniformizar os candidatos para uma avaliação mais justa).

eu não compreendo!
isso é gerar grandes injustiças entre os candidatos. se era complicado, para isso é que servem os guiões de avaliação, para haver guidelines e ser mais simples a avaliação e, acima de tudo, mais justa!
Só isso é que gera grande injustiças?
Como, então, é que definirias essa situação num guião de avaliação?

Raquel Rato
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta out 17, 2007 11:25 pm
University/ Institute: Sorbonne Nouvelle Paris - 3

BD 2007

Mensagem por Raquel Rato »

Caros investigadores e bolseiros,
venho informá-los que hoje telefonei para a FCT por volta
das 17.15 h, perguntei pela resposta da audiência prévia, e perguntaram o meu nome e deram-me a reposta, infelizmente continua recusada.

Sou da área de cinema, com média de 16 valores na licenciatura de cinema. Tenho uma licenciatura anterior e com mestrado realizado em Salamanca tanbém na área de cinema.
Pelo que entendi só no recurso é que será constituido um novo painel de avaliação, pois, pedia a quem tivesse experiência que me dese dicas aquando recorrer. Porque a minha avaliação EM ESTUDOS ARTÍSTICOS COM TESE EM CINEMA, foi avaliada por pessoas da área da comunicação, entre uma delas uma ex-professora minha que nunca me atribuiu mais de 13 valores e em recurso, onde na maior parte das cadeiras com outros professores nunca tive inferior a 16, 17 1 e 19.
Fui aceite na sorbonne Nouvelle Paris 3, onde já realizei a minha inscrição
com um orientador excepcional, com mais de 30 anos de carreira académica e cinematográfica, catedrático na sorbone em Paris, onde só lhe atribuíram 4,7 no mérito.
Conto o meu caso, porque irregularidades se passam na FCT, e para vos dizer que em Portugal não existe ninguém mais competente do que o meu orientador?
Aqui em Portugal quem é que sabe de Cinema? é uma professora de C da comunicação é que me pode avaliar?
Atenção aos lobies que é o que existe mais em Portugal.
Vou para a frente com o recurso e fazer todos os possíveis para me darem a justiça devida e que mereço. E acredito que eu não sou a única
que está na mesma situação que eu.
A quem me pudesse ajudar agradecia, porque neste painel houve injustiças muito grandes comigo e ainda por cima muito duvidosas. Estas questões já as tinha comunicado em audiência, mas que pelos vistos de nada serviram. Espero que com o recurso isto melhore e possa fazer justiça.
Também quem seja sócio ou esteja à frente da ABIC, que me ajude sobre como é que eu posso saber sobre os outros candidatos da minha área e se podemo consultar o processo deles.
Sorte para todos, mas neste momento e depois de tanta luta que tive no ano passado, onde acabei uma licenciatura, um mestrado, um dossier difícil de se fazer e ser aceite em Paris e concorrer para a fct, estou completamente de rastros.
A única coisa boa, é que sou aluna de da Sorbonne Paris- 3 e isso já ninguém me tira. E sabem porquê, porque quem me quiz lixar não tinha poder para isso. Tenho que aguentar e espero que dias melhores venham.
FUI ACEITE NA SORBONNE, MELHOR UNIVERSIDADE DA EUROPA EM CINEMA, ONDE CONCORREM CENTENAS DE ESTUDANTES E EU CONSEGUI.
E vêm estes da fct que o meu projecto não tem os objectivos formulados, para isso tinha sido logo recusada em Paris, não acham?

Cumprimentos
Raquel

Bitter Sweet Girl

Echuu Escreveu: Hã? Da última vez que vi, ter 16 ou ter 15 resulta numa diferença de 0.5 na classificação final. Portanto, é a mesma coisa.
sim, tens razão. eheh... não me lembrava disso.
E se não tiveste estágio, porque o teu curso não tem, não achas que isso deve ser tido em conta quando o teu processo é avaliado? Senão tens muitos outros cursos que conferem o mesmo grau que o teu mas cujos alunos têm estágio e por isso podem vir a sair com notas melhores que a tua, só porque têm estágio (é claro que podemos sempre complicar e dizer que uns profs são mais lixados que outros, dificuldade entre cursos, etc. - no fundo só quero dizer que se deveria ter em conta o formato dos cursos, para anular eventuais pontos de vantagem/desvantagem e uniformizar os candidatos para uma avaliação mais justa).
mas eu concordo contigo.
há várias coisas que deviam ser tidas em consideração e não são...
Como, então, é que definirias essa situação num guião de avaliação?
parece-me simples, um mestrado de bolonha devia ser equiparado a uma licenciatura antiga, com 5 anos, assim como a uma licenciatura de 4 anos + um curso de especialização, porque isso daria o mesmo número de ECTS. pode parecer parvo eu estar a pegar nos ECTS, mas penso que neste momento é a única coisa que pode distinguir as pessoas, com esta confusão de nomes de graus que se gerou. :|

Raquel, lamento saber que foste injustiçada e que nada se alterou neste período. sei o que custa porque já passei por isso e este ano passo de novo. tenta ter entusiasmo para continuar a lutar pelo que queres.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

Bitter Sweet Girl Escreveu: parece-me simples, um mestrado de bolonha devia ser equiparado a uma licenciatura antiga, com 5 anos, assim como a uma licenciatura de 4 anos + um curso de especialização, porque isso daria o mesmo número de ECTS. pode parecer parvo eu estar a pegar nos ECTS, mas penso que neste momento é a única coisa que pode distinguir as pessoas, com esta confusão de nomes de graus que se gerou. :|
Até concordo contigo. E se calhar, na FCT também. Porque os critérios eram 16=15+mestrado, 15=14+mestrado, etc. Pegando, mais uma vez, no meu caso, tenho 15 + mestrado de Bolonha, =16 --> era o que eu teria se tivesse tido estágio, apenas "perdi" mais 1 ano do que era normal para lá chegar.
Mas então com um mestrado "antigo", pré-Bolonha, como seria? 16 = 15+mestrado Bolonha = 14+mestrado pré-Bolonha? Ou seria uma bonificação de décimas?
Mas concordo contigo, porque antes eram 4/5/6 anos + 2 anos e agora são 5 e tem-se mestrado.

Força nisso, Raquel. Não desistas. Não tens culpa que este país seja gerido por ignorantes, mas não deixes que eles te impeçam de seguir o teu sonho. Boa sorte para tudo.

Plantaman
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda fev 11, 2008 6:31 pm

Mensagem por Plantaman »

Também estou à espero do resultado da audiência prévia... Ando a rezar a todos os anjinhos à espera de ter sorte.

Quanto às injustiças: é certo que sempre as houve, e, infelizmente, provavelmente sempre haverá, especialmente agora nesta altura de transição com o mestrado de Bolonha, e a forma francamente asinina como algumas faculdades a realizaram.

O meu caso é semelhante ao do Ecchus (provavelmente somos colegas :)): o meu curso tinha 4 anos + 1 de estágio, cuja nota geralmente subia um valor à média (entrei em 99/00). Fiz estágio na Holanda no 5º ano, e tive 19. Mesmo assim, como apanhei o início da transição para Bolonha, e tive de fazer cadeiras em época especial, não me contaram o estágio na média de licenciatura. Mesmo tendo tendo acabado o curso ao mesmo tempo que os meus colegas cuja nota de estágio entrou para a média.
Enfim, não me deixei estar parado, e a minha faculdade deu-me e a colegas meus a hipótese de adquirir o novo "grau" de Mestre, fazendo o ano de tese do segundo ciclo, e uma cadeira de projecto. A minha tese de mestrado está feita, e estou à espera de a apresentar.

Portanto, querem confusões?? :) Tenho uma licenciatura das antigas, com um estágio profissionalizante extra-curricular, e estou a acabar agora um mestrado dos novos, que substitui a licenciatura antiga, e que, na prática, para mim, foi a minha segunda tese de estágio!! :)

E no meio de notas, estágios, teses, e ECTSs, rezar para que o painel da FCT me saiba avaliar isto de maneira justa, para mim e para os outros!

Trocas e baldrocas para substituir uma licenciatura de 4 anos + 1 estágio profissionalizante por um mestrado que tem 3 + 1 anos curriculares + 1 ano de tese. Gostava de pôr tudo quanto é burocrata universitário a tentar fazer fogo com dois pauzinhos numa floresta tropical...

Boa sorte a todos!! Não desanimes, Raquel!

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

Com 2 pauzinhos? Dá-lhes 1 pau e uma pedra e eles que se desenrasquem!
Pelos vistos és mais uma vítima da maravilhosa gestão do DBV...

Plantaman
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda fev 11, 2008 6:31 pm

Mensagem por Plantaman »

DBA :) Sou de científico.

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Echuu »

Ah... Como o nick tem Planta, pensei (mal) que fosses de Vegetal...
Eu sou de BMG.

Rubrica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda dez 17, 2007 1:49 pm

Mensagem por Rubrica »

venho informá-los que hoje telefonei para a FCT por volta
das 17.15 h, perguntei pela resposta da audiência prévia, e perguntaram o meu nome e deram-me a reposta, infelizmente continua recusada.

Se a Raquel já teve resposta então a FCT deve publicar os resultados hoje ou amanha. Já mais algem tentou telefonar para a FCT?

blacky
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 11, 2007 4:04 pm

Mensagem por blacky »

Eu sim e, infelizente, a minha tb continua recusada :(

Cumps,
blacky

christianramos
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda nov 20, 2006 10:08 am
University/ Institute: IST
Contacto:

Mensagem por christianramos »

A minha TB....
a audiencia previa parece mesmo que foi só formalidade.....pois nem para corrigir os erros serviu. só para demorar mais.

Disseram-me que os mails devem sair entre amanhã e depois
Christian Gomes Ramos, PhD
Post-Doctoral Fellow
http://www.researcherid.com/rid/A-8588-2010
Biological Sciences Research Group
http://groups.ist.utl.pt/bsrg/Team/cramos.html
Institute for Biotechnology and Bioengineering
Instituto Superior Técnico

SarinhaRC
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 15, 2007 12:18 pm

Mensagem por SarinhaRC »

blacky Escreveu:Eu sim e, infelizente, a minha tb continua recusada :(

Cumps,
blacky
Blacky, responde-me a uma questão:

Qual era a distância, em termos pontuais (décimas, centésimas) entre a tua cotação e a linha de coorte?

Bjinho e obrigada!

P.S.- não desistas! Força nisso ** :wink:

blacky
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 11, 2007 4:04 pm

Mensagem por blacky »

SarinhaRC Escreveu:
blacky Escreveu:Eu sim e, infelizente, a minha tb continua recusada :(

Cumps,
blacky
Blacky, responde-me a uma questão:

Qual era a distância, em termos pontuais (décimas, centésimas) entre a tua cotação e a linha de coorte?

Bjinho e obrigada!

P.S.- não desistas! Força nisso ** :wink:
Obrigada sarinha. Eram décimas porque eu sou espanhola e eles nao tiveram em conta o meu curso como mestrado se nao como licenciatura, coisa que nao e certa, e em consecuencia a minha classificaçao pessoal foi pessima.

A verdade e que acho que a audencia previa nao serviu para nada, e para isso estivemos a esperas muitos meses....

Já agora, a minha ficha de avaliaçao ja mudou com a possibilidade de fazer o recurso, que eu penso fazer ainda que ao fim nao me dem a bolsa.

Cumps,
blacky

Bitter Sweet Girl

eu também não tive bolsa agora.
conheço um caso em que ela teve bolsa agora no período de audiência prévias, mas lá está... era um daqueles casos mesmo em cima da linha de corte. ela e outra pessoa eram os dois primeiros depois da linha de corte na minha área...

Olga
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 8:25 pm

Mensagem por Olga »

Olá Pessoal,

Bem, ainda não recebi o mail nem telefonei para a FCT. Mas entrei na minha pagina FCT, e já me alteraram a ficha de avaliação..."A CONCEDER"!!!! Não estou em mim de contente...já tinha concorrido na primeira fase, não tinha tido bolsa por um erro de cálculo deles (tinham avaliado mal a minha instituição...e corrigiram-me o erro!! Já tinha perdido as esperanças...achava que eles não me iam alterar nada, mas ateraram!!! Finalmente....!!!!

Boa sorte para todos,

beijos

Olga

SarinhaRC
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 15, 2007 12:18 pm

Mensagem por SarinhaRC »

Bitter Sweet Girl Escreveu:eu também não tive bolsa agora.
conheço um caso em que ela teve bolsa agora no período de audiência prévias, mas lá está... era um daqueles casos mesmo em cima da linha de corte. ela e outra pessoa eram os dois primeiros depois da linha de corte na minha área...
Os resultados acabaram de sair.. Visitem a página da fct onde se encontra a avaliação.

Eu consegui! Parabéns aos que também conseguiram!!

E mais uma coisa: não desanimem, não desistam nunca porque, acreditem, um dia tudo irá valer a pena!

Eu estou à espera deste dia desde junho... e a espera não foi fácil, talvez por me ter liberto desta ansiedade e pressão que tinha vindo a sentir, a minha primeira reacção foi chorar de emoção!!!

Momentos como este fazem-me sentir que vale a pena lutar pelos nossos ideais.. mesmo que a conquista seja morosa! Sei que é fácil falar quando as coisas nos correm bem, mas apenas quero voltar a pedir para NUNCA desistirem.. sabem o k valem, sp em frente!

Força***

Jorge Nunes
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta nov 23, 2007 7:19 pm
University/ Institute: Universidade de Évora

Mensagem por Jorge Nunes »

Eu também não consegui. Solidariedade para com aqueles que estão na mesma situação, e felicidades para os outros que conseguiram alterar a situação para concedido.
Vou recorrer por descargo de consciência e porque sim.

Um abraço

Jorge

Rubrica
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda dez 17, 2007 1:49 pm

Mensagem por Rubrica »

Felizmente tive bolsa :)
espero que quem não teve não desista.

Agora a burocracia espera-me. Algém me sabe dizer se posso receber retraactivos desde Outubro, dáva-me muito jeito.

Força para todos

Sportinguista
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Rubrica Escreveu:Felizmente tive bolsa :)
espero que quem não teve não desista.
Agora a burocracia espera-me. Algém me sabe dizer se posso receber retraactivos desde Outubro, dáva-me muito jeito.
Força para todos
Não, segundo a FCT início da bolsa não pode ser anterior a 1 de Novembro de 2007, logo só vais receber retroactivos de Novembro+Dezembro+Janeiro+Fevereiro :wink:
Docem velle summs est eruditio

Responder