Resultados Bolsa Doutoramento
-
- recém-chegado
- Registado: sexta set 16, 2011 9:01 pm
- University/ Institute: am_campos@hotmail.com
Re: Resultados Bolsa Doutoramento
Sinceramente, eu percebo o nervosismo geral, só não percebo porque é que a discussão chegou aos candidatos estrangeiros. As bolsas de doutoramento e BPD não servem para financiar os nossos projectos pessoais, mas sim para contribuir para o melhor desenvolvimento da investigação em Portugal. Desculpem a sinceridade, mas preocupem-se em fazer o vosso melhor e em dar o vosso melhor contributo, em vez de arranjarem "bodes expiatórios" para um eventual insucesso. E tenho ideia de ler por aí que lá fora não abrem bolsas para estrangeiros? Se calhar deviam informar-se melhor...
Boa sorte a todos (portugueses e estrangeiros)!
Boa sorte a todos (portugueses e estrangeiros)!
É melhor colocares esta questão numa nova thread, pois aqui no meio da confusão do sai-não-sai vai possivelmente passar despercebida...flyer21 Escreveu:Na sequência da questão aqui levantada acerca do número de candidatos a bolsas de Pós-Doc este ano, fui consultar quanto candidatos houve no ano passado (2011). A minha área de candidatura foi Psicologia (BPD).
Infelizmente não gravei em PDF a primiera lista de resultados (2011) publicada pela FCT antes da audiência prévia. No entanto anotei que eram 39 candidatos nessa lista.
Qual foi o meu espanto quando verifiquei que na lista actualmente disponível (lista após audiência prévia e recurso), referente ao concurso de 2011, o número de candiatos subiu para 46!!!
Alguém daqui do forum gravou as duas listas, pré e pós audiência prévia?
Seria muito importante esclarecer se realmente houve ou não alterações nas listas...
-
- cientista assíduo
- Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
- University/ Institute: Lisboa
hummm não me cheira que seja hoje....não tenho "esse feeling" ahah
-
- cientista assíduo
- Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
- University/ Institute: Universidade de Algures
O orçamento de estado é apresentado hoje, pelo que não faltará muito... Talvez ainda saiam os resultados esta semana.mc86 Escreveu:hummm não me cheira que seja hoje....não tenho "esse feeling" ahah
-
- cientista regular
- Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
- University/ Institute: ISA
Onde anda Pedromar? Para que ele telefone para seu contato na FCT e pergunta se tem alguma notícia, já que o orçamento do estado sai hoje!
Pedromar................. help us!
Pedromar................. help us!
-
- recém-chegado
- Registado: terça mai 29, 2012 11:22 pm
- University/ Institute: Instituto de Ciencias Sociais, UL
Obrigado!phdwannabe Escreveu:Estás perdoado, o conteúdo da mensagem é o mais importante e, não sendo tu português, ninguém te exige certamente proficiência escrita num fórum de discussão.simotulu Escreveu:(peço jà desculpa pelo meu infimo portugues escrito)
Quanto ao que disseste, que está em linha com o que o colega Ricardo apontou antes, não podia estar mais de acordo.
-
- investigador em formação
- Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
- University/ Institute: Universidade do Porto
Tenho notícias (apesar de não adiantarem nada de nada...)
O meu orientador ligou hoje à minha frente para FCT para falar de outros assuntos e a senhora disse-lhe que a informação que tinham de superiores é que estava mesmo para sair... Acrescentou que todos iamos receber um mail (ahah que novidade)!!
Boa sorte!
O meu orientador ligou hoje à minha frente para FCT para falar de outros assuntos e a senhora disse-lhe que a informação que tinham de superiores é que estava mesmo para sair... Acrescentou que todos iamos receber um mail (ahah que novidade)!!
Boa sorte!
-
- recém-chegado
- Registado: segunda set 17, 2012 12:57 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Eu acho que não passa desta semana...
Agora é uma questão de esperarmos mais um pouco só! mas como isto anda, não sei se as noticias serão as melhores!
Agora é uma questão de esperarmos mais um pouco só! mas como isto anda, não sei se as noticias serão as melhores!
Bolseira2012 Escreveu:Tenho notícias (apesar de não adiantarem nada de nada...)
Boa sorte!
-
- cientista regular
- Registado: domingo out 09, 2011 10:05 pm
- University/ Institute: ISA
Eu acho que está mesmo para sair. O processo já deve ter sido homologado
-
- recém-chegado
- Registado: terça out 09, 2012 1:27 pm
- University/ Institute: University of Helsinki / Institute of Theoretical Physics
Hello everyone!
I think we may be able to make some sort of prediction basing our analysis
on the 2011 data.
In 2011 FCT had to deal with a total of 3750 (BPD) + 1500 (BD) = around 5250 applications. The deadline for the submission was the 27/06/2011 an results were published
on the 16/09/2011, i.e. after around 55 work days.
Naively, we may assert that the efficiency was 5250/55 = 95,4 application per day.
This year the number of BPD applications rose by 40% and by 15% in case of BD.
If we assume the efficiency hasn't changed, then the results will be published x days after the deadline, x = (3750*1,4 + 1500*1,15)/95,4 = 73 days, i.e. around the
18th of October 2012!
Hehe don't take this seriously, just for fun
Boa sorte companheiro/a!
on the 2011 data.
In 2011 FCT had to deal with a total of 3750 (BPD) + 1500 (BD) = around 5250 applications. The deadline for the submission was the 27/06/2011 an results were published
Naively, we may assert that the efficiency was 5250/55 = 95,4 application per day.
If we assume the efficiency hasn't changed, then the results will be published x days after the deadline, x = (3750*1,4 + 1500*1,15)/95,4 = 73 days, i.e. around the
18th of October 2012!
Boa sorte companheiro/a!
-
- recém-chegado
- Registado: sábado set 10, 2011 10:14 am
- University/ Institute: FCSH-UNL
Obrigada pela tua opinião, simotulu! Os acessos de "nacionalismo" (para usar uma expressão menos antipática...) nestas alturas aparecem sempre. Não concebo investigação científica, seja em que área for, confinada a fronteiras (sejam elas quais forem). Uma das componentes mais importantes da investigação é precisamente a partilha de conhecimentos entre investigadores e disciplinas e os argumentos contra "estrangeiros" que surripiam as bolsas de investigação dos "nacionais" são do mais retrógrado que existe. Também conheço casos de pós-docs que "desaparecem", mas não acho que o problema esteja nos critérios de atribuição de bolsas, mas sim nos critérios de exigência dos centros onde estão integrados. Mais: ficaria bem triste e indignada se me recusassem a participação em projectos fora de Portugal por ser "estrangeira" e não pela falta de qualidade do meu trabalho.simotulu Escreveu:(peço jà desculpa pelo meu infimo portugues escrito)
Ha ainda pessoas, até entre candidatos a bolsas de PD e BPD, que tem licenciatura, maestrado, PhD e relativa cultura, que pensa que outros Europeos sejam estrangeiros?
Sou Italiano, um dos paises que menos consigue atrair estrangeiros e, por isso, està num declive brutal pela sua investigaçao.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 18, 2012 3:50 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Anacoreta blu,
A scientific method to predict the day when the results will come out.
Very good! I think you deserve a grant.
But, if you don't have it, at least you can try to put the method into a paper.
A scientific method to predict the day when the results will come out.
Very good! I think you deserve a grant.
But, if you don't have it, at least you can try to put the method into a paper.
-
- investigador em formação
- Registado: sexta ago 19, 2011 11:36 am
- University/ Institute: Universidade do Porto
Anacoreta blu Escreveu:Hello everyone!
on the 2011 data.
18th of October 2012!
Boa sorte companheiro/a!
Gostei! Então, dia 18 saiem os resultados!
-
- cientista regular
- Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
- University/ Institute: Porto
É giro ver o que o stress faz :p eheh mas muito bem pensado! Se bem que acho que este ano a eficácia na FCT diminuiu... pelo menos houve redução de pessoal, por isso... :\ De qualquer forma, oxalá a tua previsão esteja errada e os resultados saiam mais cedo...Anacoreta blu Escreveu:Hello everyone!
on the 2011 data.
18th of October 2012!
Boa sorte companheiro/a!
-
- recém-chegado
- Registado: quinta set 27, 2012 2:55 pm
- University/ Institute: ipatimup
Só pela originalidade já merecia bolsa este comentário!Anacoreta blu Escreveu:Hello everyone!
on the 2011 data.
18th of October 2012!
Boa sorte companheiro/a!
Eu acho que saem esta semana... cheira-me. Quero andar para a frente e passar ao plano b que este ano bolsas de Pós-doc é mesmo para esquecer. Mas sou daquelas pessoas chatinhas que precisam de closure nos assuntos.
Mais alguém aposta que sai amanhã?
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Exato! Se os alemães, holandeses e dinamarqueses tivessem essas mesmas ideias lá se ia 90% do financiamento da FCT pelo cano abaixo e aí nem bolsas para portugueses nem estrangeiros (conceito que dentro da UE não só está ultrapassado como, raras exceções, é ilegal).Cristie Escreveu:Obrigada pela tua opinião, simotulu! Os acessos de "nacionalismo" (para usar uma expressão menos antipática...) nestas alturas aparecem sempre. Não concebo investigação científica, seja em que área for, confinada a fronteiras (sejam elas quais forem). Uma das componentes mais importantes da investigação é precisamente a partilha de conhecimentos entre investigadores e disciplinas e os argumentos contra "estrangeiros" que surripiam as bolsas de investigação dos "nacionais" são do mais retrógrado que existe. Também conheço casos de pós-docs que "desaparecem", mas não acho que o problema esteja nos critérios de atribuição de bolsas, mas sim nos critérios de exigência dos centros onde estão integrados. Mais: ficaria bem triste e indignada se me recusassem a participação em projectos fora de Portugal por ser "estrangeira" e não pela falta de qualidade do meu trabalho.
Obrigado por tentares (e conseguires!) escrever em Português simotulu! Muito bem! E não te preocupes muito com os erros, que aqui neste fórum há gente pós-doutorada a escrever «contracto» (escreve-se «contrato»), por isso tu ao menos fazes o esforço!
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
- University/ Institute: FCUL
o curioso é que estao a tentar rebater e contra-argumentar coisas que nao foram ditas, nem por mim, nem por outros sobre o assunto de bolsas a estrangeiros. mas enfim, se nao lêem o que foi realmente dito e preferem discorrer sobre coisas que nao foram ditas - ou sequer insinuadas -, por mim tudo bem
-
- cientista assíduo
- Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FEUP
Está estava em maiúsculas para se ver bem e tudo. O negrito é meu.Rotiv Escreveu:SENDO ASSIM, É CASO PARA DIZER QUE OS ESTRANGEIROS NOS ESTÃO A TIRAR AS VAGAS A NÓS. EU ACHO BEM QUE VENHAM PARA CÁ ESTRANGEIROS, ASSIM COMO ACHO BEM QUE NÓS POSSAMOS ÍR PARA O ESTRANGEIRO, MAS ACHO QUE EM PRIMEIRO LUGAR DEVIAM ESTAR OS CANDIDATOS DO PAÍS QUE ATRIBUI AS BOLSAS.
-
- cientista assíduo
- Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
- University/ Institute: Lisboa
junto me à aposta : os resultados saem amanha! ou não....mas era bom!
-
- recém-chegado
- Registado: sexta mar 18, 2011 10:10 pm
- University/ Institute: UCP
mikex Escreveu:Está estava em maiúsculas para se ver bem e tudo. O negrito é meu.Rotiv Escreveu:SENDO ASSIM, É CASO PARA DIZER QUE OS ESTRANGEIROS NOS ESTÃO A TIRAR AS VAGAS A NÓS. EU ACHO BEM QUE VENHAM PARA CÁ ESTRANGEIROS, ASSIM COMO ACHO BEM QUE NÓS POSSAMOS ÍR PARA O ESTRANGEIRO, MAS ACHO QUE EM PRIMEIRO LUGAR DEVIAM ESTAR OS CANDIDATOS DO PAÍS QUE ATRIBUI AS BOLSAS.
Compreendo que a ansiedade face aos resultados seja grande e que todas as notícias sejam entendidas com receio, sobretudo nesta fase em que há poucas alternativas. Mas tudo isto não justifica a xenofobia/a ideia de que pelo facto de sermos portugueses outros candidatos estrangeiros não possam ter a mesma possibilidade. Sinceramente não sei se noutros países da UE há números de vagas para estrangeiros, mas se houver parece-me que o erro estará nos países onde existem essas regras e não cá. Apesar de ser portuguesa e me ter candidatado a este concurso, penso que as normas da UE são claras quanto à mobilidade de pessoas, etc. Sobretudo acho que tudo isto não faz sentido porque o critério deverá ser a qualidade do projeto, candidato, etc, e não a sua nacionalidade...