Abertura do concurso BD e BPD 2016

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
asyrui
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta nov 12, 2014 5:07 pm
University/ Institute: Universidade de Aveiro

Re: Abertura do concurso BD e BPD 2016

Mensagem por asyrui »

sergiodiassilva Escreveu:
Penelope Escreveu:Alguém sabe com que documentos se poderá provar residência em Portugal? Terá de ser documento passado pela Junta de Freguesia ou bastará um contrato de arrendamento? Já alguém questionou a FCT sobre isto?
Do guião de candidatura:

3.10 Comprovativo de residência
Os/As candidatos/as cidadãos/ãs de estados não-membros da União Europeia poderão concorrer nas seguintes situações (Art.º 14 do RBI):
 Serem detentores de título de residência válido;
 Serem beneficiários do estatuto de residente de longa duração;
 Serem cidadãos nacionais de um país com o qual Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade, indicando como referência a publicação em Diário da República do respetivo acordo.
Os/As candidatos/as portugueses/as ou cidadãos/ãs de outros estados membros da União Europeia, que apresentem candidatura a bolsa a realizar no estrangeiro ou mista, devem apresentar comprovativo de residência permanente e habitual em Portugal.
Os documentos comprovativos de residência a exigir a estes/as candidatos/as, consoante a sua proveniência, são os seguintes:
 Candidatos/as portugueses/as: atestado de residência, emitido pela junta de freguesia da área de residência;
 Candidatos/as provenientes de outro estado membro da União Europeia (UE): certificado de registo de cidadão da UE, emitido pela câmara municipal, ou certificado de residência permanente para a UE, emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Estes documentos não são de submissão obrigatória em candidatura, podem ser apresentados apenas aquando da concessão condicional da bolsa, para efeitos da sua contratualização. Contudo a data de emissão dos documentos deve ser igual ou anterior à data de encerramento da candidatura e têm de estar válidos à data de contratualização da bolsa.
Boas,

só para confirmar, candidatos portugueses, a concorrer a uma bolsa "normal" (não mista), não precisam qualquer tipo de atestado de residência, certo?

Obrigado

mms23
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 24, 2015 5:27 pm
University/ Institute: ISA

Abertura do concurso BD e BPD 2016

Mensagem por mms23 »

Boa tarde,
Gostaria de saber se alguém me sabe responder a duas questões. Tenho o grau de Doutor pela Universidade de Lisboa.
Pretendo concorrer a uma bolsa Pós-Doc, com um plano de trabalho a realizar em três instituições de acolhimento: a primeira será um Laboratório de Estado, a segunda um Centro de Investigação da Universidade de Lisboa e a terceira uma Universidade de Estrangeira.
Neste caso tenho direito à bonificação de 20% no mérito do candidato?
O orientador principal pode ser de qualquer uma das instituições, independentemente da ordem pela qual aparecem na candidatura?
Obrigado

Starkhyel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta out 15, 2008 6:52 pm
University/ Institute: IST

Re: Abertura do concurso BD e BPD 2016

Mensagem por Starkhyel »

JoanaF Escreveu:Olá,

Tenho algumas dúvidas que agradecia se alguém pudesse ajudar a esclarecer.

1. BPD financiadas diretamente pela FCT incluem bolsas de BPD atribuídas pelos institutos em concurso próprio, embora o instituto seja financiado pela FCT? E inclui bolsas de projectos FCT?
Tenho exactamente a mesma dúvida. Até porque neste momento existem bolsas de BPD associadas a projectos dos próprios centros de investigação (financiados pela FCT...), com durações mais curtas que as bolsas de BPD atribuidas no concurso de bolsas individuais da FCT, e é óbvio que uma pessoa tem de pensar duas vezes quanto à possibilidade de usufruir de alguma bolsa dessas quando tal usufruto possa inviabilizar futuras candidaturas. Eu diria que nesse caso financiamento seria indirecto e não directo.

Mas será que alguém já teve algum esclarecimento a este respeito?

Obrigado,
Abc
Carlos

Responder