Questão pré-candidatura a BD 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
spca
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Candidaturas a Bolsas Individuais de Doutoramento 2013

Mensagem por spca »

bela Escreveu:O concurso para bolsas BD e BPD 2013 ainda não abriu como era previsto. Mas se possível, esclareçam-me por favor, há possibilidade desse concurso abrir em Agosto? É que esse mês é o habitual mês de férias, algumas universidades até fecham. Há possibilidade da FCT abrir concursos nesse mês ou, não tendo aberto concurso em Julho, possa abrir concurso só em Setembro? Isto, contando eu, que ainda vai abrir concurso para bolsas em 2013... Obrigada.
Olá.

Acho que possibilidade há. Nada o impede. Em condições normais creio que seria pouco provável, mas não estamos em condições normais...

Boa sorte.

spca

Mensagem por spca »

spca Escreveu:
bela Escreveu:O concurso para bolsas BD e BPD 2013 ainda não abriu como era previsto. Mas se possível, esclareçam-me por favor, há possibilidade desse concurso abrir em Agosto? É que esse mês é o habitual mês de férias, algumas universidades até fecham. Há possibilidade da FCT abrir concursos nesse mês ou, não tendo aberto concurso em Julho, possa abrir concurso só em Setembro? Isto, contando eu, que ainda vai abrir concurso para bolsas em 2013... Obrigada.
Olá.

Acho que possibilidade há. Nada o impede. Em condições normais creio que seria pouco provável, mas não estamos em condições normais...

Boa sorte.
Podes ver: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=5426
Boa sorte.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

spca Escreveu:Acho que possibilidade há. Nada o impede. Em condições normais creio que seria pouco provável, mas não estamos em condições normais...
Nada o impede, mas a probabilidade é ténue. Se entrarmos em Agosto sem novidades, diria que já só em Setembro.

pmpvieira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 28, 2011 1:27 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por pmpvieira »

Já saiu o concurso de 2013. Vai estar aberto até dia 19 de Setembro. O que me parece é que não saiu o Guiao de Avaliação..

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... iduais2013
Última edição por pmpvieira em segunda jul 29, 2013 7:57 pm, editado 1 vez no total.

pmpvieira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 28, 2011 1:27 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por pmpvieira »

Já saiu o concurso de 2013. Vai estar aberto até dia 19 de Setembro. O que me parece é que não saiu o Guiao de Avaliação..

http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... iduais2013

cristinacarvalho84
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 29, 2013 8:36 pm
University/ Institute: Universidade Coimbra

Mensagem por cristinacarvalho84 »

Este novo regulamento é uma injustiça! E as pessoas que já entregaram tese ha dois meses e nao defenderam devido às burocracias de certas universidades, que para cúmulo páram durante o mês de Agosto...

DuarteAlbuquerque
cientista regular
cientista regular
Registado: terça mar 24, 2009 1:32 pm
University/ Institute: IST

Mensagem por DuarteAlbuquerque »

Como te percebo, tenho a secretária fechada, o coordenador do programa doctoral está de férias e depois de sabática para atrasar ainda mais o processo. :\

Estava a contar poder concorrer este ano a uma bolsa de pós-doc porque ia em breve discutir a minha tese de doutoramento em outubro ou afins. Oficialmente só temos diploma quando a acta da discussão pública chega ao coordenador do curso.

Agora vou ter de emigrar no próximo ano para continuar a trabalhar na minha área de especialização em Inglaterra porque em Portugal tal não será possível continuar na mesma área em princípio.

É estranho a FCT mudar as regras e cada vez mais restritivas, já fizeram o mesmo no investigador FCT que puseram uma regra de 3 anos para o escalão mais baixo. Ainda mais escandalosa que esta regra. É legal a FCT mudar assim as regras dos concursos?

Eu quando concorri a doutoramento estava a escrever a tese de mestrado e não tive nenhuma destas restrições e aparentemente já existe também essa restrição para quem está neste momento para entregar. Esta situação não faz sentido porque inclusive os melhores alunos que fizeram o curso em 5 anos, sim os bons alunos não vão poder concorrer.

A FCT até se gabava de ter o dobro dos candidatos do que bolsas atribuídas. Que era um sinal de qualidade dos bolseiros que tinha sido seleccionados. Não percebo estas regras. E tenho colegas novos-investigadores que não vão poder concorrer devido a estas novas regras.

É triste cortarem as pernas aos novos investigadores e que até tem mérito para concorrer, eu e outros colegas.

Boa sorte aos candidatos,

htmarcelino
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 29, 2010 4:16 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Mensagem por htmarcelino »

Bom dia,
Alguém ja sabe/viu os campos relativos ao programa de trabalho para candidatura a uma BPD? É que sem seleccionar a área (as quais sofreram algumas alterações) não dá para aceder ao formulario da candidatura.
Agradeço que postem os campos e respectivas palavras limites para cada campo.
Obrigado

fefo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jul 06, 2009 10:22 pm
University/ Institute: CEB-UM

Mensagem por fefo »

Bom dia,

Sou também uma das (muitas) pessoas que pode ficar impedida de concorrer este ano devido à questão de ter de ser detentor de mestrado à date de encerramento do concurso.

Pois bem, já entreguei a minha tese há dois meses, sendo que a defesa foi marcada precisamente para o dia em que encerra o concurso (19 de Setembro). Estou agora a trabalhar no sentido de antecipar a defesa (alguns dias).

Assim sendo, e na vossa opinião, acham que bastará entregar um documento em como defendi a tese com sucesso e conclui o mestrado, ou terei mesmo de entregar o diploma? É que duvido que consiga ter o diploma em tempo útil.

Obrigado

emekapa
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta set 16, 2011 10:20 am
University/ Institute: INESC UTAD

Mensagem por emekapa »

fefo Escreveu:Bom dia,

Sou também uma das (muitas) pessoas que pode ficar impedida de concorrer este ano devido à questão de ter de ser detentor de mestrado à date de encerramento do concurso.

Pois bem, já entreguei a minha tese há dois meses, sendo que a defesa foi marcada precisamente para o dia em que encerra o concurso (19 de Setembro). Estou agora a trabalhar no sentido de antecipar a defesa (alguns dias).

Assim sendo, e na vossa opinião, acham que bastará entregar um documento em como defendi a tese com sucesso e conclui o mestrado, ou terei mesmo de entregar o diploma? É que duvido que consiga ter o diploma em tempo útil.

Obrigado
Bom Dia,

Penso que basta defenderes a dissertação antes da data de encerramento de concurso. Se bem me lembro, os documentos como certificados finais de curso só são solicitados caso a candidatura à bolsa seja aceite!

Tenho uma dúvida mas não queria tar a abrir um tópico novo apenas por isto: o que é que a FCT considera "investigador independente" na candidatura a Investigador FCT 2013? A bolsa de doutoramento e a investigação aí desenvolvida conta como investigação independente? :o

D_Little_B
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça abr 21, 2009 9:46 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por D_Little_B »

emekapa Escreveu:Tenho uma dúvida mas não queria tar a abrir um tópico novo apenas por isto: o que é que a FCT considera "investigador independente" na candidatura a Investigador FCT 2013? A bolsa de doutoramento e a investigação aí desenvolvida conta como investigação independente? :o
Regulamento do concurso, Artigo 2º, nº 3.
J

fefo
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por fefo »

emekapa Escreveu: Bom Dia,

Penso que basta defenderes a dissertação antes da data de encerramento de concurso. Se bem me lembro, os documentos como certificados finais de curso só são solicitados caso a candidatura à bolsa seja aceite!
Obrigado! Espero bem que assim seja...

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Obrigado
Nas defesas o júri tem que produzir uma ata... Podes tentar ter uma cópia dessa ata que provará que a tese foi aprovada. Podes ainda juntar o registo de cadeiras aprovadas.

Pedro_Silveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 30, 2013 2:57 pm
University/ Institute: FCSH-UNL/CESNOVA

Mensagem por Pedro_Silveira »

Atenção que o facto de não teres mestrado à data do final do concurso não te impede de concorrer, desde que tenhas uma licenciatura (pré ou pós-bolonha) com 14 ou mais valores. Tinha esta dúvida e telefonei para lá hoje. O que me disseram foi que a "licenciatura" do segundo critério refere-se a uma licenciatura pré ou pós-Bolonha.
Última edição por Pedro_Silveira em terça jul 30, 2013 4:36 pm, editado 1 vez no total.

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

Entrei em contacto agora com a FCT, quer o grau de mestre (no caso dos concursos a doutoramento) que o grau de doutor (no caso dos concursos a pos-doc) a tese precisa de estar defendida até 19 de Setembro. Como é óbvio, pode-se concorrer a doutoramento sem ter o grau de mestre, mas a candidatura é penalizada.

Acho mal o concurso ter saído tão tarde e com mudanças tão profundas relativamente ao ano passado, isto vai impossibilitar que muita gente concorra a post-doc este ano...

spca

Mensagem por spca »

DC Escreveu:

Obrigado
Nas defesas o júri tem que produzir uma ata... Podes tentar ter uma cópia dessa ata que provará que a tese foi aprovada. Podes ainda juntar o registo de cadeiras aprovadas.
E já agora, o edital que diz que a defesa será nesse dia. E se não conseguires a acta a tempo, podes sempre tentar submeter uma declaração de honra em como defendeste a tese nesse dia e por isso já és detentor do grau.
Boa sorte.

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Boa tarde! Vou concorrer a BPD com dois orientadores, pertencentes a Unidades diferentes. Estava a pensar concorrer com as duas Unidades de I&D como instituições de acolhimento (sendo uma a principal e a outra secundária), mas, pelo que vejo, só dá para indicar uma Unidade (só há um campo para isso).
Alguém me sabe confirmar se é efetivamente assim?

Duarte Gonçalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta fev 24, 2012 1:08 am
University/ Institute: FCSH/NOVA || ISCTE-IUL

Mensagem por Duarte Gonçalves »

@mariap: Estou na mesma situação. Julgo que só dá para concorrer com uma UI.

@Pedro Silveira: Tens a certeza que é possível concorrer só com licenciatura, pós-bolonha, desde que com mais de 14 valores?

Obrigado a todos e boa sorte

Pedro_Silveira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça jul 30, 2013 2:57 pm
University/ Institute: FCSH-UNL/CESNOVA

Mensagem por Pedro_Silveira »

Duarte Gonçalves Escreveu:
@Pedro Silveira: Tens a certeza que é possível concorrer só com licenciatura, pós-bolonha, desde que com mais de 14 valores?

Obrigado a todos e boa sorte
Foi o que me responderam da FCT e estou a contar que efectivamente assim seja, caso contrário eu próprio não seria elegível. Se alguém souber algo em contrário avise.

fefo
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por fefo »

Antes de mais agradeço a todos pelos conselhos prestados.

Quanto ao que o Pedro_Silveira disse:
Pedro_Silveira Escreveu:Atenção que o facto de não teres mestrado à data do final do concurso não te impede de concorrer, desde que tenhas uma licenciatura (pré ou pós-bolonha) com 14 ou mais valores. Tinha esta dúvida e telefonei para lá hoje. O que me disseram foi que a "licenciatura" do segundo critério refere-se a uma licenciatura pré ou pós-Bolonha.
... fico com algumas dúvidas, pois o primeiro critério é bem explícito quanto a isso, ou licenciatura pré-bolonha ou mestrado pós-bolonha. Quanto ao 2º critério (média igual ou superior a 14) é que não é especificado o tipo de licenciatura. Teremos mesmo de esclarecer bem este ponto, pois está a gerar grande controvérsia!

Bloqueado