Os "cinzentos" da 1ª fase que tiveram bolsa após a linha de corte descer na 2ª fase aparecem como de 1ª fase na lista de resultados - vê-se por haver pessoas com bolsa da 1ª fase abaixo da linha de corte da 1ª fase.hsilva Escreveu:(...)
Alguns da zona cinzenta da 1ª fase terão conseguido bolsa na 2ª.
Eu, para dizer a verdade, continuo na dúvida: os candidatos que agora aparecem na listagem e que surgem como sendo da 1ª fase, eram pessoas que estavam na zona cinzenta ou são aqueles que já tinham bolsa na 1ª fase + os que estavam na zona cinzenta? [talvez seja confuso, mas não consigo ser mais claro... )
Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase
Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase
Vá lá, mais um jeitinho para chegarmos às 4000 mensagens.
-
- cientista regular
- Registado: sexta dez 10, 2010 8:31 am
- University/ Institute: UMCG
hsilva, se quiseres ter 100% de certeza só mesmo alguém que tenha concorrido na 1ª fase te pode tira a dúvida, fazendo a comparação das listas.spca Escreveu:Os "cinzentos" da 1ª fase que tiveram bolsa após a linha de corte descer na 2ª fase aparecem como de 1ª fase na lista de resultados - vê-se por haver pessoas com bolsa da 1ª fase abaixo da linha de corte da 1ª fase.hsilva Escreveu:(...)
Eu, para dizer a verdade, continuo na dúvida: os candidatos que agora aparecem na listagem e que surgem como sendo da 1ª fase, eram pessoas que estavam na zona cinzenta ou são aqueles que já tinham bolsa na 1ª fase + os que estavam na zona cinzenta? [talvez seja confuso, mas não consigo ser mais claro... )
no entanto, eu um colega que concorreu no meu painel na 1ª fase e que não aparece na minha lista (2ª fase). por isso, eu diria que os candidatos que agora aparecem na listagem e que surgem como sendo da 1ª fase são pessoas que estavam na "zona cinzenta".
-
- investigador em formação
- Registado: sexta nov 12, 2010 3:31 pm
- University/ Institute: XYZ
Pois, só comparando, mas não apareceu por aqui ninguém da 1ª fase do meu painel. Mas pelo que me dizes acho que já percebi. Obrigado!MIBCM Escreveu: hsilva, se quiseres ter 100% de certeza só mesmo alguém que tenha concorrido na 1ª fase te pode tira a dúvida, fazendo a comparação das listas.
no entanto, eu um colega que concorreu no meu painel na 1ª fase e que não aparece na minha lista (2ª fase). por isso, eu diria que os candidatos que agora aparecem na listagem e que surgem como sendo da 1ª fase são pessoas que estavam na "zona cinzenta".
-
- recém-chegado
- Registado: sexta dez 18, 2009 7:20 pm
- University/ Institute: FCUL
Em Matemática não foi assim de certeza. Há o caso de uma pessoa da 1ª fase com nota 5, portanto não ficou na zona cinzenta. Se calhar depende das áreas, não sei.hsilva Escreveu:Pois, só comparando, mas não apareceu por aqui ninguém da 1ª fase do meu painel. Mas pelo que me dizes acho que já percebi. Obrigado!MIBCM Escreveu: hsilva, se quiseres ter 100% de certeza só mesmo alguém que tenha concorrido na 1ª fase te pode tira a dúvida, fazendo a comparação das listas.
Boa noite,
Gostaria de saber se é possível aceder aos processos de candidatura dos vários candidatos, isto é, será que podemos pedir autorização à FCT para consultar processos de candidatura que não o nosso, de forma a verificarmos se os critérios de avaliação foram bem aplicados?
Um abraço.
Gostaria de saber se é possível aceder aos processos de candidatura dos vários candidatos, isto é, será que podemos pedir autorização à FCT para consultar processos de candidatura que não o nosso, de forma a verificarmos se os critérios de avaliação foram bem aplicados?
Um abraço.
-
- Sócios
- Registado: quinta mar 29, 2007 7:33 am
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Olá a todos,
Em resposta à questão colocada pelo colega "filipejsd":
Sim, os candidatos podem consultar documentos do processo de avaliação de candidaturas a bolsa na área onde concorreram, nomeadamente as actas onde se indicam os critérios específicos usados pelos avaliadores. Para isso, os candidatos interessados devem enviar um email à FCT, para a morada id.bolsas@fct.mctes.pt (coloquem no 'Assunto' do email a referência da sua candidatura), solicitando a marcação de uma consulta do processo de avaliação do seu painél de candidatura. Para consultar estes documentos terão que deslocar-se à sede da FCT em Lisboa, em data e hora marcada.
Não sei se já é possível fazer esta consulta ou se é necessário esperar pelo fim do período de Audência Prévia, mas a FCT deverá informar em que altura poderão fazer a visita à FCT para consultar o processo.
Cumprimentos, e boa sorte para tudo!
Susana
-------------------------------
Susana Neves
Pelo Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
Em resposta à questão colocada pelo colega "filipejsd":
Sim, os candidatos podem consultar documentos do processo de avaliação de candidaturas a bolsa na área onde concorreram, nomeadamente as actas onde se indicam os critérios específicos usados pelos avaliadores. Para isso, os candidatos interessados devem enviar um email à FCT, para a morada id.bolsas@fct.mctes.pt (coloquem no 'Assunto' do email a referência da sua candidatura), solicitando a marcação de uma consulta do processo de avaliação do seu painél de candidatura. Para consultar estes documentos terão que deslocar-se à sede da FCT em Lisboa, em data e hora marcada.
Não sei se já é possível fazer esta consulta ou se é necessário esperar pelo fim do período de Audência Prévia, mas a FCT deverá informar em que altura poderão fazer a visita à FCT para consultar o processo.
Cumprimentos, e boa sorte para tudo!
Susana
-------------------------------
Susana Neves
Pelo Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
filipejsd Escreveu:Boa noite,
Um abraço.
Obrigado Susana pela informação. Eu já solicitei a copia da acta bem como o acesso aos processos, vou então esperar por uma resposta.
Nas áreas em que se sabe a linha de corte para atribuição de bolsa - consultem o tópico do resumo estatístico - basta verem se as pessoas da 1ª fase que aparecem como aprovadas se encontram acima ou abaixo da linha de corte da atribuição da 1ª fase. Quem se encontra abaixo será um antigo da "zona cinzenta".htavares Escreveu:Em Matemática não foi assim de certeza. Há o caso de uma pessoa da 1ª fase com nota 5, portanto não ficou na zona cinzenta. Se calhar depende das áreas, não sei.hsilva Escreveu:Pois, só comparando, mas não apareceu por aqui ninguém da 1ª fase do meu painel. Mas pelo que me dizes acho que já percebi. Obrigado!MIBCM Escreveu: hsilva, se quiseres ter 100% de certeza só mesmo alguém que tenha concorrido na 1ª fase te pode tira a dúvida, fazendo a comparação das listas.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3626 - 1ª fase
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3771 - 2ª fase (no ficheiro de folha de cálculo têm também a 1ª fase)
-
- cientista sempre presente
- Registado: quarta mai 13, 2009 9:55 am
- University/ Institute: porto
Olá pessoal,spca Escreveu:Do Regulamento das bolsas: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtmlIMO83 Escreveu:Olá a todos!
Tenho um questão:
Não tive bolsa, mas não tenho nenhuma falha do tipo administrativo para requerer uma audiência prévia.
Sendo assim, terei que seleccionar "não" à pergunta no fct sig se quero ou não preencher o formulário de audiência prévia.
E quanto ao recurso? O formulário para o preencher aparece logo depois de seleccionar o não, ou apenas fica disponível quando sairem os resultados de quem requereu a AP?
Será que alguém me sabe responder a esta questão?
Muito obrigada!
Artigo 21º
Divulgação dos resultados
1. Os resultados da avaliação são divulgados, para consulta pelos candidatos, no sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia até 90 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.
2. Caso a decisão a tomar seja desfavorável, os candidatos têm um prazo de dez dias úteis, após a divulgação referida no número anterior, para se pronunciarem, querendo, em sede de audiência prévia, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo, estando esta dispensada quando os resultados conduzirem a uma decisão favorável.
3. A decisão final será comunicada aos candidatos, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
4. Da decisão referida no número anterior pode ser interposta reclamação no prazo de 15 dias úteis após a respectiva notificação.
(...)
Daqui tiro que só pode interpor recurso quem tiver feito Audiência Prévia.
Portanto, na falta de melhor informação, parece-me melhor que apresentes AP, mesmo que seja sobre algo que sabes que vai ser "chumbado", para que possas posteriormente pedir recurso.
Ou, em alternativa, concorras simplesmente no próximo concurso, uma vez que possivelmente os resultados dos Recursos só serão divulgados depois do próximo concurso.
Já não vinha aqui há uns dias porque estive a ressacar. Não é assim. Tu podes muito bem não fazer AP, não tem nada a ver com o recurso. Isto foi-me informado pela FCT mesmo agora. Não fazeres AP não implica não poderes fazer recurso. Podes clicar no não agora à vontade, ou não clicar em nada até disse a senhora aquilo simplesmente desaparece, e quando for altura do recurso, depois da AP, surge-te novamente um campo para isso.
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 07, 2010 8:25 pm
- University/ Institute: univ aveiro
(...)
Portanto, na falta de melhor informação, parece-me melhor que apresentes AP, mesmo que seja sobre algo que sabes que vai ser "chumbado", para que possas posteriormente pedir recurso.
Ou, em alternativa, concorras simplesmente no próximo concurso, uma vez que possivelmente os resultados dos Recursos só serão divulgados depois do próximo concurso.[/quote]
Olá pessoal,
Já não vinha aqui há uns dias porque estive a ressacar. Não é assim. Tu podes muito bem não fazer AP, não tem nada a ver com o recurso. Isto foi-me informado pela FCT mesmo agora. Não fazeres AP não implica não poderes fazer recurso. Podes clicar no não agora à vontade, ou não clicar em nada até disse a senhora aquilo simplesmente desaparece, e quando for altura do recurso, depois da AP, surge-te novamente um campo para isso.[/quote]
Olá saragsilva,
Obrigada pela tua informação! Esperemos que não demorem muito tempo a meterem o campo para pôr o recurso
Ou, em alternativa, concorras simplesmente no próximo concurso, uma vez que possivelmente os resultados dos Recursos só serão divulgados depois do próximo concurso.[/quote]
Olá pessoal,
Já não vinha aqui há uns dias porque estive a ressacar. Não é assim. Tu podes muito bem não fazer AP, não tem nada a ver com o recurso. Isto foi-me informado pela FCT mesmo agora. Não fazeres AP não implica não poderes fazer recurso. Podes clicar no não agora à vontade, ou não clicar em nada até disse a senhora aquilo simplesmente desaparece, e quando for altura do recurso, depois da AP, surge-te novamente um campo para isso.[/quote]
Olá saragsilva,
Obrigada pela tua informação! Esperemos que não demorem muito tempo a meterem o campo para pôr o recurso
-
pfff se for como no ano passado lá para meados de Março são conhecidas as Aps...pfff se o prazo encerra a 31 de Janeiro (para BPDs) ora um mês e meio, que foi o tempo que demorou mais ou menos em 2009...espero que o recurso não demore depois os 5 meses (que foi o demorou o ano passado)!!! Senão vai ser Agosto e nós aqui...e espero que o novo concurso abra em Junho e não adiem mais prazos, quanto mais depressa melhor!
porca misériaaaaaaaa
porca misériaaaaaaaa
-
- recém-chegado
- Registado: sábado jan 08, 2011 1:37 am
- University/ Institute: CES
Agora eu compreendi. Só fiquei na dúvida para um entendimento melhor da tabela. Obrigada!spca Escreveu:Os "cinzentos" da 1ª fase que tiveram bolsa após a linha de corte descer na 2ª fase aparecem como de 1ª fase na lista de resultados - vê-se por haver pessoas com bolsa da 1ª fase abaixo da linha de corte da 1ª fase.hsilva Escreveu:(...)
-
- cientista regular
- Registado: terça mai 05, 2009 2:00 pm
- University/ Institute: Universidade de Edimburgo
Pessoal decidi que vou pedir uma AP e como (infelizmente) já alguns de vocês tem conhecimento nesta matéria queria perguntar 1as coisitas:
* Sabem se há limite de caracteres no que se escreve aquando o pedido da AP?
* Na AP pode logo ser decidida a concessão de bolsa, ou seja, evitando assim a necessidade de recurso?
* Na AP temos de nos apresentar em algum sitio, é que o termo audiência a mim faz-me sempre lembrar de uma espécie de julgamento com júri e tudo :S
* Ia-vos perguntar também o vosso parecer em relação ao timming da AP e do recurso mas pelo que vi no ultimo post da Sara é de ~1.5 meses e 5 meses, respectivamente...
AbrEijos
* Sabem se há limite de caracteres no que se escreve aquando o pedido da AP?
* Na AP pode logo ser decidida a concessão de bolsa, ou seja, evitando assim a necessidade de recurso?
* Na AP temos de nos apresentar em algum sitio, é que o termo audiência a mim faz-me sempre lembrar de uma espécie de julgamento com júri e tudo :S
* Ia-vos perguntar também o vosso parecer em relação ao timming da AP e do recurso mas pelo que vi no ultimo post da Sara é de ~1.5 meses e 5 meses, respectivamente...
AbrEijos
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Acho que está indicado junto do campo onde inseres os comentários. Devem ser uns 3000, ou por aí...dnumb Escreveu:Sabem se há limite de caracteres no que se escreve aquando o pedido da AP?
Sim. A ideia é mesmo essa.dnumb Escreveu:Na AP pode logo ser decidida a concessão de bolsa, ou seja, evitando assim a necessidade de recurso?
Não. A audiência prévia é feita no FCT-SIG, onde consultas os teus resultados.dnumb Escreveu:Na AP temos de nos apresentar em algum sitio, é que o termo audiência a mim faz-me sempre lembrar de uma espécie de julgamento com júri e tudo :S
Esta é uma figura que existe nos concursos públicos e que te permite reclamar sobre o procedimento administrativo desse concurso. Tipicamente, é o local ideal para reclamares se achares que o concurso não foi bem elaborado, se não foi justo não por questões de avaliação subjectiva, mas objectiva, etc. Neste caso das bolsas da FCT, costuma ser dedicado a comentários relativos a diferenças entre as classificações atribuídas no mérito do candidato e as esperadas de acordo com o guião, o mesmo para as condições de acolhimento, não consideração de aspectos do currículo (do género dizerem que o candidato tem 2 artigos, quando na verdade são 3...), etc.
Boa sorte.
Tiago
-
Olá Tiago,Tiago H. Silva Escreveu:Neste caso das bolsas da FCT, costuma ser dedicado a comentários relativos a diferenças entre as classificações atribuídas no mérito do candidato e as esperadas de acordo com o guião, o mesmo para as condições de acolhimento, não consideração de aspectos do currículo (do género dizerem que o candidato tem 2 artigos, quando na verdade são 3...), etc.
Boa sorte.
Tiago
Podem fazer-se contas "seguras" em relação ao peso dos artigos em décimas, ou pelo menos o mínimo de cada um? Em revistas especializadas e isso tudo claro. Sabes? No guião só diz:
Adicionalmente:
Candidatos com trabalhos científicos publicados em revistas especializadas ou actas de congressos, ou com curriculum profissional de grande interesse, deverão beneficiar de uma pontuação adicional até + 2,5.
O que convenhamos é muito subjectivo...
Obrigada.
Olá a todos!
Concorri a bolsa de pós-doc e fiquei abaixo da linha de corte. No entanto tenho uma dúvida relativas à avaliação do mérito do candidato.
Sabem se a tabela com os valores que devem ser atribuidos às classificações de licenciatura também se aplicam para as avalições a bolsas de pós-doc?
Obrigada
Elisabete
Concorri a bolsa de pós-doc e fiquei abaixo da linha de corte. No entanto tenho uma dúvida relativas à avaliação do mérito do candidato.
Sabem se a tabela com os valores que devem ser atribuidos às classificações de licenciatura também se aplicam para as avalições a bolsas de pós-doc?
Obrigada
Elisabete
É possível que tenham algum (pequeno) peso, mas não os valores pré-definidos para as BD.Elisabete Escreveu:Olá a todos!
Obrigada
Elisabete
Aí (BPD) o que conta sobretudo é o número de artigos, bem como a adequação da área ao candidato e ao projecto. E se o candidato se doutorou há menos de 5 anos.
Foram sempre à volta destes itens os aspectos referidos na ficha de avaliação deste ano e dos outros anos a que concorri a BPD. Nunca me fizeram comentários à média de licenciatura.
-
- investigador em formação
- Registado: sexta nov 12, 2010 3:31 pm
- University/ Institute: XYZ
Pois a mim avaliaram-me como se fosse candidato a um doutoramento. Nas observações comentaram as notas que tive em cada um dos graus. E, no final, deram-me a nota segundo a grelha que existe para as BD, ie, consideraram apenas a nota de licenciatura e o mestrado. (De qualque rmodo, tive bolsa).spca Escreveu:É possível que tenham algum (pequeno) peso, mas não os valores pré-definidos para as BD.Elisabete Escreveu:Olá a todos!
Obrigada
Elisabete
Aí (BPD) o que conta sobretudo é o número de artigos, bem como a adequação da área ao candidato e ao projecto. E se o candidato se doutorou há menos de 5 anos.
Foram sempre à volta destes itens os aspectos referidos na ficha de avaliação deste ano e dos outros anos a que concorri a BPD. Nunca me fizeram comentários à média de licenciatura.
hsilva Escreveu:Pois a mim avaliaram-me como se fosse candidato a um doutoramento. Nas observações comentaram as notas que tive em cada um dos graus. E, no final, deram-me a nota segundo a grelha que existe para as BD, ie, consideraram apenas a nota de licenciatura e o mestrado. (De qualque rmodo, tive bolsa).spca Escreveu:É possível que tenham algum (pequeno) peso, mas não os valores pré-definidos para as BD.Elisabete Escreveu:Olá a todos!
Obrigada
Elisabete
Vai ver que painéis diferentes podem avaliar de maneira diferente...