Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
aps_ferraz
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 26, 2011 5:39 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Mensagem por aps_ferraz »

Sim, estás a falar a sério? Essas fontes são de pessoal que está na FCT? Ou de alguém que tenha conhecimentos lá dentro? Ai que me dá um ataque...

angeline1979
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 27, 2006 8:40 pm

Mensagem por angeline1979 »

demichelis Escreveu:O que vale é que são sempre "fontes seguríssimas"... :|
Faço minhas as tuas palavras....

Eu também quero que saem os resultados mas acho que toda a gente tem de ter calma!! Essa exaltação toda não leva a nada... Quando sair, saiu!

paulasbrito
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: segunda jun 14, 2010 11:23 am
University/ Institute: ISEL

Mensagem por paulasbrito »

angeline1979 Escreveu:

Eu também quero que saem os resultados mas acho que toda a gente tem de ter calma!! Essa exaltação toda não leva a nada... Quando sair, saiu!
exacto!

vão lá ver o tópico do ano passado da segunda fase e vejam a quantidade de datas em que saíam os resultados "de fonte seguríssima".!!

angeline1979
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jul 27, 2006 8:40 pm

Mensagem por angeline1979 »

paulasbrito Escreveu:
angeline1979 Escreveu:

exacto!

vão lá ver o tópico do ano passado da segunda fase e vejam a quantidade de datas em que saíam os resultados "de fonte seguríssima".!!
e é curioso que essa fonte seguríssima só postou uma vez no forum!! Tenham calma que é tudo mentira. Podem ir dormir descansadinhos!!! hahaha

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda set 05, 2011 4:08 pm
University/ Institute: ...

Mensagem por PatríciaR. »

Mush Escreveu:Gente,!!! o que conta é a instituicao (instituicoes - BD mistas) de acolhimento e nao vinculos.
Ja vos dou o link para as avaliacoes de 2009 que ja as vi algures.

Por exemplo: a minha instituição é uma faculdade de letras, mas quando eu vejo a lista de locais fornecida pela FCT e as respectivas notas, o que me aparecem não são faculdades, mas cantros de investigação (sendo que há vários dentro da mesma faculdade). Por isso sempre compreendi que só seria avaliado nesse parâmetro quem estivesse efectivamente ligado a algum desses centros classificados com uma nota. E que quem não estivesse seria classificado com 0. Não me faz muito sentido incluir-me num centro de que não faço parte, apenas porque funciona dentro da faculdade que frequento. Será que estou totalmente errada? Alguém me ilumina?

João Lisboa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jun 27, 2011 5:46 pm
University/ Institute: UMINHO

Mensagem por João Lisboa »

Vamos pensar que é verdade esta notícia que o resultado vá sair na quinta -feira! Talvez assim realmente saia esse bendito resultado. De qualquer forma, quem viver verá!!!http://forum.bolseiros.org/posting.php? ... f=1&t=4238#

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quarta mai 30, 2007 8:10 pm
University/ Institute: Universidade de Maribor/IBMC

Mensagem por Mush »

PatríciaR. Escreveu:
Mush Escreveu:Gente,!!! o que conta é a instituicao (instituicoes - BD mistas) de acolhimento e nao vinculos.

Por exemplo: a minha instituição é uma faculdade de letras, mas quando eu vejo a lista de locais fornecida pela FCT e as respectivas notas, o que me aparecem não são faculdades, mas cantros de investigação (sendo que há vários dentro da mesma faculdade). Por isso sempre compreendi que só seria avaliado nesse parâmetro quem estivesse efectivamente ligado a algum desses centros classificados com uma nota. E que quem não estivesse seria classificado com 0. Não me faz muito sentido incluir-me num centro de que não faço parte, apenas porque funciona dentro da faculdade que frequento. Será que estou totalmente errada? Alguém me ilumina?
E nao vais trabalhar em nenhum desses centros??? Estranho... Eu pus o Centro de Investigacao onde vou fazer o projecto. Nao sei bem como funciona na vossa area, na minha é impossivel fazer um projecto sem ter um espaco, material e equipamento para trablhar logo tens que estar de uma maneira ou de outra ligada a um Instituto/Departamento/Centro

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação

Mush Escreveu:
PatríciaR. Escreveu:

E nao vais trabalhar em nenhum desses centros??? Estranho... Eu pus o Centro de Investigacao onde vou fazer o projecto. Nao sei bem como funciona na vossa area, na minha é impossivel fazer um projecto sem ter um espaco, material e equipamento para trablhar logo tens que estar de uma maneira ou de outra ligada a um Instituto/Departamento/Centro
Julgo que na minha área não. Na altura liguei para a FCT e eles disseram-me para pôr a instituição da acolhimento, ou seja, a faculdade que me ia acolher. Porque a ideia que sempre tive é a que é necessário estar efectivamente ligado ao centro. Mesmo a minha orientadora não me disse nada relativamente a isso. Por isso é que tenho vindo a acreditar que nesse ponto serei avaliada com 0. :(

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação

Estive a rever a minha candidatura e eu pus, como instituição de acolhimento, a minha faculdade e não um centro de investigação. Na altura creio que foi o que a FCT me disse para fazer, mas agora já estou a morrer de medo de ter feito asneira... :(

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

PatríciaR. Escreveu:Estive a rever a minha candidatura e eu pus, como instituição de acolhimento, a minha faculdade e não um centro de investigação. Na altura creio que foi o que a FCT me disse para fazer, mas agora já estou a morrer de medo de ter feito asneira... :(
Nao sei o que é que acontece em casos como o teu, mas agora tb nao vale a pensar nisso. O que esta feito esta feito :/

mariasg
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça abr 05, 2011 10:39 am
University/ Institute: Porto

Mensagem por mariasg »

Parem lá com as "fontes seguras" e "segurissimas", isso é RIDICULO, é especulação, é fazer com que as pessoas fiquem ansiosas. Que estupidez! Nem parece que estamos a falar de bolsas de DOUTORAMENTO e POS DOUTORAMENTO.
Não existem fontes "seguras", existe uma espera ardua que nao depende de nós.

Falcao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 07, 2010 11:25 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por Falcao »

Mush Escreveu:
PatríciaR. Escreveu:
Mush Escreveu:Por exemplo: a minha instituição é uma faculdade de letras, mas quando eu vejo a lista de locais fornecida pela FCT e as respectivas notas, o que me aparecem não são faculdades, mas cantros de investigação (sendo que há vários dentro da mesma faculdade). Por isso sempre compreendi que só seria avaliado nesse parâmetro quem estivesse efectivamente ligado a algum desses centros classificados com uma nota. E que quem não estivesse seria classificado com 0. Não me faz muito sentido incluir-me num centro de que não faço parte, apenas porque funciona dentro da faculdade que frequento. Será que estou totalmente errada? Alguém me ilumina?

Julgo que na minha área não. Na altura liguei para a FCT e eles disseram-me para pôr a instituição da acolhimento, ou seja, a faculdade que me ia acolher. Porque a ideia que sempre tive é a que é necessário estar efectivamente ligado ao centro. Mesmo a minha orientadora não me disse nada relativamente a isso. Por isso é que tenho vindo a acreditar que nesse ponto serei avaliada com 0. :(
Olá:
Eu percebo bem a tua situação. O ano passado concorri a BD e coloquei como instituição a faculdade de letras onde ia fazer o doutoramento. O resultado é que apesar do meu mérito individual, do mérito do programa de trabalhos e do facto de ter uma orientadora catedrática e do mais respeitado que há, tive 0 na instituição e fiquei sem bolsa.
E porquê esta exigência? Porque o nosso amigo FCT para avaliar a Instituição a que vais estar organicamente ligado durante o doutoramento não se guia pelas avaliações feitas às Faculdades e seus departamentos mas apenas aceita os de centros de investigação que ela fiscalize e avalia dentro de critérios nem sempre os mais justos (nomeadamente ao nível de publicações, que como é sabido é mais fácil encontrar em ciências naturais e técnicas do que em ciências sociais e humanas). Ora como alguém já disse se em ciências da saúde, ou naturais ou nas engenharias é impensável quase trabalhar extra-institutos/centros de investigação, em ciências sociais e humanas as características próprias da área não obrigam (de todo) a que tal aconteça.
Como é sabido a política científica em Portugal não quer minimamente saber das humanidades, porque antes de mais não têm peso económico e social de relevo, e assim sendo quem quer beneficiar de apoios científicos tem de jogar pelas regras dos "outros". No entanto tenho a teoria que o aborto de investir nuns em detrimento de outros vai ter (se não tem já) efeitos graves no futuro da ciência em Portugal. O tempo o dirá.

Para terminar com uma nota alegre: tenho uma colega e amiga que no mesmo concurso em que não tive bolsa conseguiu ter uma e sem instituição de acolhimento. Beneficiou-a uma avaliação mais favorável ao nível do seu mérito e do plano de trabalhos.

Por isso, tal como a data certa e sentido dos resultados, tudo está em aberto. Resta esperar.

Bot123
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 06, 2011 12:46 pm

Mensagem por Bot123 »

Não existem fontes "seguras"
Existir ... existem! Mas os candidatos que delas tiram proveito devem estar remetidos ao silêncio, concerteza...

Espero que as avaliações tenham sido o mais objectivas possível!!! E que todas as candidaturas rejeitadas sejam acompanhadas de bons argumentos para que os candidatos tenham oportunidade de melhorar na próxima vez...

Só por curiosidade, têm ideia da pontuação dada a comunicações em painel /posters, artigos científicos, comunicações orais, monografias, na parte do mérito pessoal? Ou será um parâmetro subjectivo?

Boa sorte a todos!

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

Bot123 Escreveu: Só por curiosidade, têm ideia da pontuação dada a comunicações em painel /posters, artigos científicos, comunicações orais, monografias, na parte do mérito pessoal? Ou será um parâmetro subjectivo?
A pontuacao dada depende do painel de avaliacao e da area a que concorreste. Mas pela minha experience é MUITO subjectivo. Ja aqui dei o meu exemplo no forum. Aqui vai outra vez:
Mush Escreveu:Desculpem-me... mas tenho que partilhar a minha experiencia convosco, sem querer desmoralisar. Antes pelo contrario, acho que pode motivar alguns de voces a concorrer. Para mim, no entanto o que vou dizer cria uma quantidade enorme de emoçoes negativas.
Por onde comerçar...
Ok, primeiro.... (e peço desde ja desculpa a FCT por estar a manchar a sua reputacao) a avaliaçao dos curriculos é uma autentica palhaçada. Quem tiver nota de licenciatura de 14 (ou ate mesmo de 13) façam o favor de concorrer e fazer figas para que vos corra bem.
Digo isto com base nas avaliaçoes que vi de curriculos do concurso do ano passado. Claro que pode depender da area. Mas eis o que se passou na area a que concorri.

Tenho BSc com 14 e MSc com 16. A data da candidatura de 2010 tinha:
- 3 artigos publicados (um como primeira autora, um como segunda autora, um como co-autora)
- 8 resumos em actas com "peer review"
- 7 resumos em actas sem "peer review"
- 9 posters
- 1 comunicacao oral

Classificacao: 3.5

Depois de ter a bolsa recusada (mesmo depois da AP), pedi para ter acesso a acta da reuniao e desloquei-me a Portugal de proposito (ja me encontrava fora uma vez que o ano lectivo ja tinha dado inicio) para ver exemplos de outras candidaturas pois parecia-me claro que 3.5 era injusto. E é aqui que a palhacada comeca... ri-me tanto, que era para nao chorar com as descrepancias que vi. Muitos tinham mais curriculo e menos classificacao que eu, outros tinham menos curriculo e mais pontos na classificacao... havia de tudo!!!!
Apontei os exemplos em que "menos era mais" e em recurso argumentei que se naquelas situacoes era atribuido tanto de classificacao que o meu caso deveria ser revisto a classificacao aumentada. Mas... nada! Comentario depois do recurso: Não foram aduzidas razões válidas para alteração da classificação inicial.

Ficam aqui alguns exemplos, tirem as vossas conclusoes:

0.5 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com um poster e uma comunicação oral;

1 valor de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com 7 resumos publicados em “peer reviewed journals” e várias comunicações (6 posters e 2 orais);

0.75 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com uma publicação como co-autor;

1.5 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com 1 publicação como segundo autor e um poster;

1.5 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com 3 publicações (2 como primeiro ou segundo autor) e várias comunicações.

...e ainda:

para um candidato que apresentava à data de candidatura classificação de licenciatura de 13 valores, mestrado, 3 publicações (1 como primeiro autor) e várias comunicações (poster e orais) foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 3.75;

para um candidato com classificação de licenciatura de 14 valores, sem mestrado, 3 publicações (1 como primeiro autor) e várias comunicações foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 3.8;

para um candidato com classificação de licenciatura concluída no estrangeiro (Paris) de 13 valores, mestrado também no estrangeiro (Paris), 3 publicações como co-autor e várias comunicações foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 4.5.

havia mais... mas, ponto 1, achei que eram exemplos suficientes, ponto 2, nao tive tempo para ver mais (fui corrida de la para fora por ser hora de fechar).

Como disse, concorram!!! Isto e´ uma lotaria!
Boa sorte

...so espero que o facto de ter divulgado isto nao me caia em cima

Bot123
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 06, 2011 12:46 pm

Mensagem por Bot123 »

Obrigado Mush :smt002

NotYet
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda jun 27, 2011 2:54 pm
University/ Institute: FCUP

Mensagem por NotYet »

Mush, concordo plenamente contigo. Vi pessoas da minha área, com pior currículo do que eu, e com a mesma média de licenciatura e mestrado a terem uma classificação muito superior à minha(diferença de 1). Tiveram bolsa e eu não. Acho, sinceramente, que a classificação está mais relacionada com os orientadores da pessoa do que com o currículo que de facto ela tem. É o terceiro ano que concorro e acreditem ou não, já vi coisas incríveis! Não acredito minimamente na justiça dos resultados da FCT. Concorro porque necessito. Se tivesse papás ricos e não precisasse de bolsa, nem concorria. :D

sofia_mingueis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 07, 2011 11:44 am
University/ Institute: iscte

Mensagem por sofia_mingueis »

Eu liguei para lá agora e ela disse que não tinham data prevista, mas o tom dava a entender que era para muito perto! Será mesmo quinta? Mais alguem ligou para lá e ficou com essa impressão?

Rutegard
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quarta out 27, 2010 12:32 pm
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Mensagem por Rutegard »

sofia_mingueis Escreveu:Eu liguei para lá agora e ela disse que não tinham data prevista, mas o tom dava a entender que era para muito perto! Será mesmo quinta? Mais alguem ligou para lá e ficou com essa impressão?

sim, outra pessoa tb ligou e disseram-lhe que estará para breve, e que há grandes chances de ser em Set!

PatríciaR.
investigador em formação
investigador em formação

Mush Escreveu:
Bot123 Escreveu: Só por curiosidade, têm ideia da pontuação dada a comunicações em painel /posters, artigos científicos, comunicações orais, monografias, na parte do mérito pessoal? Ou será um parâmetro subjectivo?
A pontuacao dada depende do painel de avaliacao e da area a que concorreste. Mas pela minha experience é MUITO subjectivo. Ja aqui dei o meu exemplo no forum. Aqui vai outra vez:
Mush Escreveu:Desculpem-me... mas tenho que partilhar a minha experiencia convosco, sem querer desmoralisar. Antes pelo contrario, acho que pode motivar alguns de voces a concorrer. Para mim, no entanto o que vou dizer cria uma quantidade enorme de emoçoes negativas.
Por onde comerçar...
Ok, primeiro.... (e peço desde ja desculpa a FCT por estar a manchar a sua reputacao) a avaliaçao dos curriculos é uma autentica palhaçada. Quem tiver nota de licenciatura de 14 (ou ate mesmo de 13) façam o favor de concorrer e fazer figas para que vos corra bem.
Digo isto com base nas avaliaçoes que vi de curriculos do concurso do ano passado. Claro que pode depender da area. Mas eis o que se passou na area a que concorri.

Tenho BSc com 14 e MSc com 16. A data da candidatura de 2010 tinha:
- 3 artigos publicados (um como primeira autora, um como segunda autora, um como co-autora)
- 8 resumos em actas com "peer review"
- 7 resumos em actas sem "peer review"
- 9 posters
- 1 comunicacao oral

Classificacao: 3.5

Depois de ter a bolsa recusada (mesmo depois da AP), pedi para ter acesso a acta da reuniao e desloquei-me a Portugal de proposito (ja me encontrava fora uma vez que o ano lectivo ja tinha dado inicio) para ver exemplos de outras candidaturas pois parecia-me claro que 3.5 era injusto. E é aqui que a palhacada comeca... ri-me tanto, que era para nao chorar com as descrepancias que vi. Muitos tinham mais curriculo e menos classificacao que eu, outros tinham menos curriculo e mais pontos na classificacao... havia de tudo!!!!
Apontei os exemplos em que "menos era mais" e em recurso argumentei que se naquelas situacoes era atribuido tanto de classificacao que o meu caso deveria ser revisto a classificacao aumentada. Mas... nada! Comentario depois do recurso: Não foram aduzidas razões válidas para alteração da classificação inicial.

Ficam aqui alguns exemplos, tirem as vossas conclusoes:

0.5 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com um poster e uma comunicação oral;

1 valor de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com 7 resumos publicados em “peer reviewed journals” e várias comunicações (6 posters e 2 orais);

0.75 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com uma publicação como co-autor;

1.5 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com 1 publicação como segundo autor e um poster;

1.5 valores de bónus para candidatos que contavam no seu currículo com 3 publicações (2 como primeiro ou segundo autor) e várias comunicações.

...e ainda:

para um candidato que apresentava à data de candidatura classificação de licenciatura de 13 valores, mestrado, 3 publicações (1 como primeiro autor) e várias comunicações (poster e orais) foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 3.75;

para um candidato com classificação de licenciatura de 14 valores, sem mestrado, 3 publicações (1 como primeiro autor) e várias comunicações foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 3.8;

para um candidato com classificação de licenciatura concluída no estrangeiro (Paris) de 13 valores, mestrado também no estrangeiro (Paris), 3 publicações como co-autor e várias comunicações foi atribuída uma nota ao mérito de candidato de 4.5.

havia mais... mas, ponto 1, achei que eram exemplos suficientes, ponto 2, nao tive tempo para ver mais (fui corrida de la para fora por ser hora de fechar).

Como disse, concorram!!! Isto e´ uma lotaria!
Boa sorte

...so espero que o facto de ter divulgado isto nao me caia em cima
Portanto é um verdadeiro tiro no escuro... A Licenciatura parece valer mais do que o Mestrado. Porque será?... O Mestrado já exigiu investigação, um trabalho um pouco mais semelhante ao do Doutoramento. Hum... Eles disponibilizam a verba por áreas ou é possível que, por exemplo, não entre ninguém numa área e o dinheiro passa para outras áreas?

Mush
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por Mush »

PatríciaR. Escreveu:
Portanto é um verdadeiro tiro no escuro... A Licenciatura parece valer mais do que o Mestrado. Porque será?... O Mestrado já exigiu investigação, um trabalho um pouco mais semelhante ao do Doutoramento. Hum...
A mim parece-me é que cursos em Paris é que é!!!!!....

Responder