Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
nonoquinhas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta ago 23, 2006 5:26 pm

Mensagem por nonoquinhas »

Olá Mariana!

Vale sempre a pena lutar, claro. Por isso força. Até porque nunca sabemos quando a sorte nos bate à porta. Eu falo em sorte, porque apenas com mérito não chegamos lá (na minha opinião).

Quanto à média de 17 de facto não estava informada que agora não era assim. No mínimo 4 valores, certo? Eu a primeira vez que concorri tive 4,5 no mérito do candidato, na segunda tive 3.2 e este ano tive 3.5. O curriculum sempre a crescer e a pontuação a baixar.
Mas o problema é que não estão a seguir o guião. E as publicações - se cerca de 30 publicações, mais outro tipo de curriculum, vale 0 na escala de 0-2,5. Afinal o que é que conta para esses curriculum adicional?

Essa é a minha dúvida :?:

Mas sou da opinião que não se deve desistir – isto é como no Jogo – quanto mais jogas, maior é a probabilidade de ganhares.

Força Mariana e desejo-te muita sorte

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Quanto aos +2,5 do curriculum, em alguns casos foram avaliados... No entanto, esta pontuação é demasiado ambígua para tecer alguma crítica, como por exemplo, o que é preciso fazer obter obter os 2,5 pontos? Publicações em conferências internacionai de topo? Prémios? Ninguém sabe....

Quanto às "origens" do painel, apenas digo que o painel de uma das áreas tem cerca de 60%/70% docentes do IST. Mesmo que sejam isentos a desconfiança fica sempre...

Por causa de todos este problemas, não concordo muito que o principal método de financiamento de doutoramentos em Portugal seja feito a partir deste concurso.
Acho que faria mais sentido que 70%/80% das bolsas de doutoramento fossem atribuidas às instituições através de projectos e que elas próprias escolhem-se quem devem financiar (como se faz nos projectos Europeus)....

Sei que esta discussão foge um pouco ao tópico mas deixo a ideia para todos pensarem.

nonoquinhas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta ago 23, 2006 5:26 pm

Mensagem por nonoquinhas »

DC Escreveu:Quanto aos +2,5 do curriculum, em alguns casos foram avaliados... No entanto, esta pontuação é demasiado ambígua para tecer alguma crítica, como por exemplo, o que é preciso fazer obter obter os 2,5 pontos? Publicações em conferências internacionai de topo? Prémios? Ninguém sabe....

Sim, de facto concordo com isto. Mas será que publicações da SCI não contam para nada. Prémios de melhor artigo em conferência também não contam. Publicações em conferências do IEEE, também não contam. Queiram desculpar-me a minha ignorância, mas continuo a saber o que é que realmente conta.

Quanto às "origens" do painel, apenas digo que o painel de uma das áreas tem cerca de 60%/70% docentes do IST. Mesmo que sejam isentos a desconfiança fica sempre...

O problema é quando 60%/70% das bolsas também vai para oa mesma instituição. Porque se fossem distribuídas de forma mais ou menos uniforma, até poderiam haver imparcialidade. Ou talvez possamos afirmar que essas instituições são de facto as melhores.

Por causa de todos este problemas, não concordo muito que o principal método de financiamento de doutoramentos em Portugal seja feito a partir deste concurso.
Acho que faria mais sentido que 70%/80% das bolsas de doutoramento fossem atribuidas às instituições através de projectos e que elas próprias escolhem-se quem devem financiar (como se faz nos projectos Europeus)....

E continuo a concordar.

Sei que esta discussão foge um pouco ao tópico mas deixo a ideia para todos pensarem.
boa sorte

philfine
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 21, 2007 3:46 pm

Decisao pendente = Injusticas

Mensagem por philfine »

Ola a todos!

Encontro-me tambem na situacao de pendente, a 0,025 da linha de corte (e preciso muito azar, nao?) e nao me tendo sido considerada uma publicacao em duas apresentadas.

Ja telefonei para a FCT e a senhora que me atendeu disse que, se me tivessem considerado mais aquela publicacao, eu teria a bolsa, no entanto, nao posso fazer comentarios, nem reclamar, mas simplesmente esperar para Dezembro (mes referido no mail que recebi da FCT e pela pessoa que me atendeu).

Nao faz qualquer sentido, uma pessoa na situacao pendente, nao poder recorrer de erros administrativos, continuando a nao ter a bolsa nesta fase/ciclo. No entanto, os candidatos cuja bolsa esteja recusada, podem fazer os comentarios e assim terem a oportunidade de virem a receberem a bolsa ainda para Outubro.

Considero todas estas situacoes anomalas, nao mencionadas no edital deste concurso, ilegais, pondo em risco todo o concurso.

A esperanca e a ultima a morrer, mas morrer na praia e calado...Temos guerra!

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm

Re: bahh

Mensagem por davidraimundo »

SarinhaRC Escreveu:
anageorge Escreveu:
SarinhaRC Escreveu:Recusada.. n entendo.. média 17 d licenciatura, investigação na UA (centro classificado como muito bom ou excelente), um projecto bastante interessante.. digo isto porque a minha orientadora tem um cv impressionante e, na minha área, sei q é das melhores.. mas pronto, o resultado está pendente da linha d corte q resultar da 2ª avaliação.. a esperança é sp a última a morrer..
:wink:
Com ou sem mestrado?
Sem mestrado!! Mas no guião de avaliação de 2007 pode ler-se :" consideram-se, indiferenciadamente, licenciados ou mestres!" eu tive média de 17 valores na licenciatura, não deveria obter automaticamente 4,5 no mérito do candidato? Posso estar enganada, mas é essa a leitura que faço do regulamento! Deram-me 3,5 no mérito, 4,5 no projecto e 5 nas condições da inst... bjoka a todos e parabéns aos que conseguiram!!

Acho estranho o teu caso. Julgo que o guião de avaliação não obriga os avaliadores a pontuar o mérito do candidato com 4,5 mas aconselha-os nesse sentido. Eu tenho 17 de licenciatura, sem mestrado, e tive 4,5 na classificação do mérito do candidato. Isto faz aumentar as suspeitas de que o nome da faculdade tenha algum peso nesta classificação (aliás isto já foi sugerido atrás). Ou talvez o tipo de cadeiras feitas...

Acho que no teu caso a discrepância entre a pontuação que o guião aconselha e aquela que te foi dada deveria ser explicada com rigor.

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação

philfine,

de facto este concurso está a ser estranhíssimo. Na minha opinião o que é estranho nem é tanto a forma como se está a desenrolar (acho que nesta coisa das duas fases a FCT tem tentado agir de boa fé). A parte estranha, e aí concordo contigo, é o facto de estas situações não estarem previstas nos regulamentos.

De qualquer modo no teu caso teria esperança. A diferença para a linha de corte é mínima e tens hipótese de em Dezembro ter boas notícias. Depois disso tens sempre a hipótese de recorrer e parece que tens base para ser bem sucedido! Não desanimes :D

bvel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 27, 2006 5:55 pm

Recurso

Mensagem por bvel »

Olá,

Não haverá recurso para a 1ª fase? haverá apenas 1 recurso no final das 2 fases de avaliação? Os candidatos da 1ª fase terão que esperar pelo recurso até ao final de todas as avaliações? Fevereiro, Março ou sabe-selá quando?!

Se alguém puder confirmar esta informação...

Sportinguista
cientista sempre presente
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Ana Martins Escreveu:Boa noite,
Alguém me sabe informar qual o serviço específico e respectivo endereço de correio electrónico para onde podemos enviar o pedido de esclarecimento das nossas dúvidas sobre os documentos a enviar à FCT após aprovação de Bolsa?
Já deves ter recebido o e-mail deles a dizer o que é necessário, se continuas com dúvidas experimenta ligar para lá, ou então responder directamente para o endereço de onde veio o pedido dos documentos... 8)
Docem velle summs est eruditio

philfine
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 21, 2007 3:46 pm

Mensagem por philfine »

davidraimundo,
davidraimundo Escreveu:De qualquer modo no teu caso teria esperança. A diferença para a linha de corte é mínima e tens hipótese de em Dezembro ter boas notícias. Depois disso tens sempre a hipótese de recorrer e parece que tens base para ser bem sucedido! Não desanimes :D
Visto nem sequer me darem hipotese de corrigir aquilo que a partida sei que esta mal, e que me daria direito a bolsa ainda neste proximo mes, nao posso cruzar os bracos e esperar a sorte para Dezembro.

Afinal ninguem nos garante que na proxima fase a linha de corte seja mais baixa, pois a quantidade de bolsas e candidatos nao foi revelada.

Uma coisa eu tenho a certeza. Se em Dezembro nao me for atribuida a bolsa, e eu apresentar a minha reclamacao, nao se vao basear na lista da primeira fase para decidirem se irei receber bolsa.

Por isso, acho totalmente injusto para qualquer candidato pendente ficar nesta situacao ... pendente = injustica.

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação

Visto nem sequer me darem hipotese de corrigir aquilo que a partida sei que esta mal, e que me daria direito a bolsa ainda neste proximo mes, nao posso cruzar os bracos e esperar a sorte para Dezembro.
Philfine,

o problema de "reclamares" já é que, segundo tem sido dito aqui no forum, para o fazeres tens que declarar à FCT que preferes que a tua candidatura seja considerada recusada na 1ª fase, em vez de pendente.

Caso não o queiras fazer tens mesmo de esperar até de Dezembro.

Caso faças essa declaração, tens direito ao período de audiência prévia agora. Mas julgo que neste período vão limitar ao máximo as alterações às classificações. É provável que só alterem as classificações incorrectas devido a erros que ELES considerem graves. E isto é um bocado subjectivo.

Boa sorte!

Quanto à questão de ter bolsa já no próximo mês, julgo que mesmo a maioria dos candidatos que já têm bolsa concedida não irão começar a receber assim tão cedo. Ainda é preciso entregar documentos e esperar pelo contrato. Eu tenho início da bolsa proposto para Novembro e vou tentar tratar de tudo depressa, mas já estou mentalizado para a possibilidade de só começar a receber mais tarde.

(Não sei se pagam ou não os retroactivos a partir da data que tínhamos proposto como início da bolsa.)[/quote]

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

nonoquinhas, escreveu:
<<Sim, de facto concordo com isto. Mas será que publicações da SCI não contam para nada. Prémios de melhor artigo em conferência também não contam. Publicações em conferências do IEEE, também não contam. Queiram desculpar-me a minha ignorância, mas continuo a saber o que é que realmente conta. >>

Claro que contam e devem ser o principal... Mas achas que é uma margem de +2,5 pontos no mérito, que ninguém sabe como é distribuida, que não está padronizada, que realmente avalia isso?

Sinceramente, eu prefiro que existam "vários concursos" com "vários avaliadores" em que cada um avalia aquilo que pretende de um estudante de doutoramento do que um concurso, que como tu própria assumiste, pouco claro, em que as regras mudam a meio do jogo e regrado por critérios arcaicos (e.g. o pouco peso das publicações).

Olga
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 8:25 pm

Mensagem por Olga »

Olá a todos,

Já deixei uma mensagem ontem, mas ninguem me responde....!!

Conhecem alguem que não tenha recebido mail???

Estou a achar isto muito estranho, não recebi mail (so vi os resultados online: pendente), não consigo falar com ninguem na FCT (não atendem)...não sei o que fazer???

Pelo que tenho lido no forum já percebi qual vai ser o caminho a seguir para os pendentes...mas queria saber algo da FCT quanto a minha candidatura pois parece-me que todos os pendentes receberam mail com o resultado!!

Olga

Sportinguista
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Olga Escreveu:Olá a todos,
Já deixei uma mensagem ontem, mas ninguem me responde....!!
Conhecem alguem que não tenha recebido mail???
Estou a achar isto muito estranho, não recebi mail (so vi os resultados online: pendente), não consigo falar com ninguem na FCT (não atendem)...não sei o que fazer???
Pelo que tenho lido no forum já percebi qual vai ser o caminho a seguir para os pendentes...mas queria saber algo da FCT quanto a minha candidatura pois parece-me que todos os pendentes receberam mail com o resultado!!
Olga
Vê lá se não ficou preso no filtro de spam, acho que toda a gente recebe a resposta por e-mail... 8)
Docem velle summs est eruditio

SarinhaRC
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 15, 2007 12:18 pm

Mensagem por SarinhaRC »

davidraimundo Escreveu:
SarinhaRC Escreveu:
anageorge Escreveu: Com ou sem mestrado?
Sem mestrado!! Mas no guião de avaliação de 2007 pode ler-se :" consideram-se, indiferenciadamente, licenciados ou mestres!" eu tive média de 17 valores na licenciatura, não deveria obter automaticamente 4,5 no mérito do candidato? Posso estar enganada, mas é essa a leitura que faço do regulamento! Deram-me 3,5 no mérito, 4,5 no projecto e 5 nas condições da inst... bjoka a todos e parabéns aos que conseguiram!!

Acho estranho o teu caso. Julgo que o guião de avaliação não obriga os avaliadores a pontuar o mérito do candidato com 4,5 mas aconselha-os nesse sentido. Eu tenho 17 de licenciatura, sem mestrado, e tive 4,5 na classificação do mérito do candidato. Isto faz aumentar as suspeitas de que o nome da faculdade tenha algum peso nesta classificação (aliás isto já foi sugerido atrás). Ou talvez o tipo de cadeiras feitas...

Acho que no teu caso a discrepância entre a pontuação que o guião aconselha e aquela que te foi dada deveria ser explicada com rigor.

Pois.. antes d+, obrigada pela resposta! De facto fiquei um pouco intrigada. Nunca pensei, como é óbvio, que uma média de 17 me permitisse ficar com a bolsa. Mas também achei muito esquisito ter 3,5 no mérito do candidato. Ok, para ser sincera, sei qual foi o problema: a minha área é nova em Portugal e ainda não existem doutoramentos na minha área. Julgo que me prejudicaram pelo facto de me ter candidatado a uma área que não a minha área de licenciatura. Acho injusto, tendo em conta que são áreas muito semelhantes e que o projecto faz todo o ssentido ( é um "mix" das duas áreas, tudo virado para a psicologia!). Nunca li em nenhum lado que seria sujeita a uma penalização nesse caso! O meu medo era ter tido uma baixa classificação no projecto, mas tive 4,5!!! Disseram que o projecto era excelente e que possuia uma óptima metodologia! Bem, eu enviei um pedido de esclarecimento, para já! E resta aguardar! Um bjinho e boa sorte a todos os... "pendentes"!!! :wink:

Olga
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 8:25 pm

Mensagem por Olga »

Olá sportinguista!

Não recebi mesmo o mail!!! Ainda tinha esperança que existisse mais alguem que tb n tivesse recebido....mas parece que não!

Enfim...resta-me continuar a tentar ligar para a FCT!

Obrigada

Olga

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação

Nunca pensei, como é óbvio, que uma média de 17 me permitisse ficar com a bolsa.
SarinhaRC, porquê é que não pensavas ficar com a bolsa? Até ao ano passado a maioria das candidaturas com 17 de licenciatura eram automaticamente aprovadas. Este ano o guião de avaliação mudou ligeiramente mas mesmo assim com 17 tinhas boas possibilidades. E pelos vistos bastava subir um pouco a tua classificação do mérito do candidato porque nos outros parâmetros tiveste classificações altas! Eu tenho bolsa com 17!

Boa sorte!

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação

Ola Olga. Isso talvez seja apenas um lapso informático de pouca importância. Julgo que seria mais grave se acontecesse o contrário: se tivesses recebido mail e o teu nome não constasse na lista.

Boa sorte!

anasetas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2007 5:12 pm
Contacto:

Mensagem por anasetas »

na Lei Nº 40/2004, de 18 de Agosto, li o seguinte:

4 - Considera-se, ainda, compatível com o regime de dedicação exclusiva a realização de actividades externas à entidade acolhedora, ainda que remuneradas, desde que directamente relacionadas com o plano de actividades subjacente à bolsa e desempenhadas sem carácter de permanência, bem como o exercício de funções docentes.

Por favor, alguém me saberá dizer se estas funções docentes se referem apenas à docencia no Ensino Superior?

Ana Martins
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2007 12:00 am

Mensagem por Ana Martins »

SarinhaRC Escreveu:
Pois.. antes d+, obrigada pela resposta! De facto fiquei um pouco intrigada. Nunca pensei, como é óbvio, que uma média de 17 me permitisse ficar com a bolsa. Mas também achei muito esquisito ter 3,5 no mérito do candidato. Ok, para ser sincera, sei qual foi o problema: a minha área é nova em Portugal e ainda não existem doutoramentos na minha área. Julgo que me prejudicaram pelo facto de me ter candidatado a uma área que não a minha área de licenciatura. Acho injusto, tendo em conta que são áreas muito semelhantes e que o projecto faz todo o ssentido ( é um "mix" das duas áreas, tudo virado para a psicologia!). Nunca li em nenhum lado que seria sujeita a uma penalização nesse caso! O meu medo era ter tido uma baixa classificação no projecto, mas tive 4,5!!! Disseram que o projecto era excelente e que possuia uma óptima metodologia! Bem, eu enviei um pedido de esclarecimento, para já! E resta aguardar! Um bjinho e boa sorte a todos os... "pendentes"!!! :wink:[/quote Escreveu:
Olá SarinhaRC,

Achei engraçado descobrir que temos percursos parecidos... Eu tb não sou psicóloga de formação, mas o meu Doutoramento (o qual já frequento) é em Psicologia... Também tenho média de licenciatura de 17... E consegui a Bolsa este ano! Confesso que tb temi ser penalizada por isso, mas a verdade é que não fui. Estou a dizer-te isto numa tentativa de te encorajar a melhorar o que te sugeriram pois pode ser que ainda consigas! E já agora, se achas que foste prejudicada no mérito do candidato reclama também sobre isso, principalmente tendo o plano de trabalhos bem cotado!!! Força e beijinho!

SarinhaRC
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 15, 2007 12:18 pm

Mensagem por SarinhaRC »

Ana Martins Escreveu:
SarinhaRC Escreveu:
Pois.. antes d+, obrigada pela resposta! De facto fiquei um pouco intrigada. Nunca pensei, como é óbvio, que uma média de 17 me permitisse ficar com a bolsa. Mas também achei muito esquisito ter 3,5 no mérito do candidato. Ok, para ser sincera, sei qual foi o problema: a minha área é nova em Portugal e ainda não existem doutoramentos na minha área. Julgo que me prejudicaram pelo facto de me ter candidatado a uma área que não a minha área de licenciatura. Acho injusto, tendo em conta que são áreas muito semelhantes e que o projecto faz todo o ssentido ( é um "mix" das duas áreas, tudo virado para a psicologia!). Nunca li em nenhum lado que seria sujeita a uma penalização nesse caso! O meu medo era ter tido uma baixa classificação no projecto, mas tive 4,5!!! Disseram que o projecto era excelente e que possuia uma óptima metodologia! Bem, eu enviei um pedido de esclarecimento, para já! E resta aguardar! Um bjinho e boa sorte a todos os... "pendentes"!!! :wink:[/quote Escreveu:
Olá SarinhaRC,

Achei engraçado descobrir que temos percursos parecidos... Eu tb não sou psicóloga de formação, mas o meu Doutoramento (o qual já frequento) é em Psicologia... Também tenho média de licenciatura de 17... E consegui a Bolsa este ano! Confesso que tb temi ser penalizada por isso, mas a verdade é que não fui. Estou a dizer-te isto numa tentativa de te encorajar a melhorar o que te sugeriram pois pode ser que ainda consigas! E já agora, se achas que foste prejudicada no mérito do candidato reclama também sobre isso, principalmente tendo o plano de trabalhos bem cotado!!! Força e beijinho!
Olá Ana... Obrigada pelo apoio e, desde já, força nesse projecto!! Desejo-te toda a sorte do mundo!! Eles anotaramna minha avaliação "sem formação em psicologia"! Por isso é que falei na penalização a esse nível.. Mas pronto, eles hão-de ter as suas razões!! Estou à espera de saber os critérios que se mostraram mais relevantes na avaliação da minha candidatura... E não me resta mais senão esperar por dezembro.. :?

Responder