Recursos

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
eze83
cientista regular
cientista regular
Registado: quinta mai 02, 2013 5:30 pm
University/ Institute: FCUL

Re: Recursos

Mensagem por eze83 »

sandra.r.santos Escreveu:
Olá, só para esclarecer uma coisa,
não me conheces por isso talvez penses que o que quero ao apresentar recurso é tirar a bolsa a alguém :(
Longe de mim desejar que aqueles que tiveram bolsa a percam, porque quero acreditar que quem conseguiu foi por mérito, acredita!

Contesto somente a minha avaliação, e contesto estes cortes brutais que afetam a vida de tantas pessoas e estou com e entre essas pessoas. Tive 4.7 no mérito do candidato, 4.5 nas condições de acolhimento e na avaliação do programa de trabalho 2.7 (já com a penalização de 0.5 por não estar já num projeto financiado), imagina como fiquei ao ver esta avaliação quando, em Novembro defendi o mesmo projeto perante o Júri na minha Universidade e foi classificado com 18... a discrepância é imensa... e tenho apenas duas pequenas frases nas observações a essa avaliação... é frustrante, imagino que o seja para todos os que trabalhámos e nos vimos nesta situação... a pensar "E agora?"...

bem, tudo isto para dizer, que nunca na minha vida quis o que era de outros, apenas quero apresentar recurso por algo que considero injusto, isto é, a minha avaliação, assim como qualquer pessoa aqui...

Não concordo com a impugnação porque iria prejudicar muitas pessoas que não merecem ser prejudicadas...

Tudo de bom para ti
Sandra
Sandra, se existe um recurso, esse instrumento deve absolutamente ser usado por todos aqueles que não tiveram bolsa e se sentiram prejudicados. Li o teu comentário e pensei: "podia ser eu". Tive 4.6 no mérito do candidato, 4.8 no projecto e 1.53 nas condições de acolhimento. Não apresento recurso porque tive bolsa; ainda assim acho revoltante a avaliação de 1.53 e estou de todo solidário com todos aqueles que por motivos deste tipo não tenham tido bolsa.
`
Quanto à impugnação, espero que não avance; para além dos já prejudicados na avaliação, iria adicionalmente prejudicar aqueles que conseguiram bolsa. Aumentar o número de pessoas prejudicados não me parece de todo uma solução. A solução é dar uma resposta justa e concreta aos recursos.

Boa sorte!

Ezequiel

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

Icywind Escreveu:
sandra.r.santos Escreveu:
Icywind Escreveu:Olá a todos!

Surgiu-me mais uma dúvida existencial... quando é que podemos apresentar o recurso? E já agora, como? Há algum formulário específico? Ou enviamos um email com a "conversa" toda e a referência da candidatura?

Obrigada!
Filipa
Olá Filipa :)
Viste que alteraram o texto relativo ao que se pode referir em audiência prévia? Pelos vistos afinal podemos contestar já em AP questões relativas a aspetos da avaliação científica...

Nem sei que faça... enfim***

Beijinho grande, boa sorte :)
Sandra

Olá Sandra!

Vi sim, obrigada mas... ou eu sou realmente tótó (e, pronto, não merecedora de bolsa) ou ainda não percebi em que "botão" tenho de carregar para apresentar o bendito recurso! Não ia aparecer um link qualquer no fct-sig?

Boa sorte para ti também! E para todos! :p
Pelo que percebi, o formulário para o recurso só aparecerá após a divulgação dos resultados da audiência prévia... (não faço ideia de quanto tempo levarão a sair mas imagino que pelo número de reclamações deverá ser demorado...)

vou ficando atenta e se der conta que aparece partilho aqui, acho que todos farão o mesmo :)

Um abraço grande :)

Henryarq
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 24, 2014 6:43 pm
University/ Institute: FLUL

Mensagem por Henryarq »

Acho impressionante ter passado o prazo do recurso e a FCT não ter permitido a consulta aos processos das candidaturas a bolsas individuais, o que lesa gravemente os candidatos que viram os seus projectos recusados a financiamento e pretendem recorrer dessa decisão.

Revela igualmente um grave incumprimento por parte da FCT a um direito dos candidatos.

Não tenho visto ninguém falar sobre isto, mas como posso eu verificar a existência de erros administrativos quando não tenho elementos de comparação e o que vem nas actas é vago?

Icywind
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado ago 24, 2013 11:20 am
University/ Institute: Instituto Superior Técnico

Mensagem por Icywind »

Sandra,

Foi o que pensei e também o que interpretei da mensagem do(a) spca. Mas hoje fiquei confusa porque ligou-me a minha orientadora a avisar que um outro candidato lhe tinha dito que afinal o prazo do recurso terminava também hoje e que esse candidato tinha ligado para a FCT e afinal a FCT ia dar mais dias... uma confusão e um grande 'diz que disse'! A intenção dela foi a melhor mas eu fiquei baralhada :s

Aguardemos então!

Isto mais parece um PhD...em Técnicas Ultra-avançadas de Paciência! :D

Good luck everyone!

ojusticeiro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 29, 2014 2:33 pm
University/ Institute: UMP

Mensagem por ojusticeiro »

Perante as noticias que têm vindo a público, e que têm viciado pensamentos de pessoas que não conhecem a realidade do meio, convêm fazer alguns esclarecimentos. Nos últimos anos foram atribuídas bolsas de doutoramento (pela FCT) sempre acima do milhar desde 2004. Em 2007 atingiu-se um máximo de quase 2000 bolsas e no ano transato, apesar das propaladas restrições orçamentais, foram atribuídas cerca de 1200 bolsas. Em 2014, foram atribuídas apenas 298. Durante todos estes anos, os concursos da FCT decorreram com base na mesma legislação e critérios. Não há memória de uma contestação desta envergadura, apesar de erros e situações menos claras que sempre ocorreram em todos os concursos, e que são normais em qualquer processo concursal (daí estarem previstas na lei adendas que permitam apelos individuais dos candidatos). Esta vaga de protestos revela um egoísmo sem precedentes daqueles que este ano não lhes viram concedidas bolsas. Eu, quero relembrar que sempre houve e sempre haverá erros processuais, no entanto, tal situação deve ser tratada como caso particular que é, e não ser extrapolada para uma impugnação que paralisaria todo um concurso, envolvendo pessoas que pouco ou nada têm que ver com as situações relatadas. As pessoas que hoje dão a cara em nome da justiça e da imparcialidade, na sua maioria, fazem/fizeram parte do sistema implementado pela FCT e foram coniventes, durante anos, com os mesmíssimos procedimentos e critérios que incessantemente vêm agora, publicamente, criticar e pôr em causa (!).
O ano passado, eu e milhares de candidatos viram também as suas candidaturas recusadas (em 2013 atingiu-se o máximo de candidaturas, 4367), não me lembro de se criar indignação ou revolta equiparável à deste ano. Os factos que relato são tácitos e levam-me, a mim e a qualquer pessoa sensata, a inferir que as forças que este ano se estão a mover têm génese em pessoas muito influentes (pouco habituadas a ouvir não), que viram as suas pretensões frustradas (já que 298 bolsas não chegam para silenciar/satisfazer a todos). Eu apelo às pessoas que não se deixem iludir por demagogias, quem luta pela justiça e transparência deve fazer desses valores a sua bandeira a tempo inteiro e não em partime, ao sabor da maré. Não se pode dar credibilidade a quem apenas levanta a voz quando os seus intentos não se concretizam. A coragem e dignidade dos queixosos seria verdadeiramente louvável se antes ou durante o concurso em causa tivessem levantado a sua voz, ao invés de, placidamente, esperarem, na expectativa dos resultados os favorecerem.
Convém ainda dizer às pessoas que quando se candidatam, a qualquer concurso, as regras estão à partida definidas e que a submissão da candidatura pressupõe, à partida, e conhecimento e anuência dos candidatos com todos os pontos vigentes nos critérios e procedimentos do mesmo. A defesa de interesses individuais deve ser feita de forma individual, como tanta gente o fez nestes últimos anos. O recurso é um direito insofismável e que deve ser exercido, mas o mérito e o sucesso de quem teve bolsa não pode ser desmerecido nem posto em causa.
Adicionalmente, convém esclarecer o público mais distraído que a FCT serve para formar recursos humanos, e que houve desde 2004 uma clara aposta na formação. A futura aposta da FCT serão os projetos, fazendo uso dos recursos humanos que formou, durante anos. Neste sentido é óbvio que a formação sofrerá uma desaceleração, e o número de bolsas será tendencialmente menor. Em sentido contrário (com crescimento), foram atribuídas 431 bolsas em programas doutorais.
Haja coerência e respeito. Proteger os direitos individuais SIM, sem comprometer os direitos de terceiros.

Henryarq
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jan 24, 2014 6:43 pm
University/ Institute: FLUL

Mensagem por Henryarq »

ojusticeiro Escreveu:Esta vaga de protestos revela um egoísmo sem precedentes daqueles que este ano não lhes viram concedidas bolsas. Eu, quero relembrar que sempre houve e sempre haverá erros processuais, no entanto, tal situação deve ser tratada como caso particular que é, e não ser extrapolada para uma impugnação que paralisaria todo um concurso, envolvendo pessoas que pouco ou nada têm que ver com as situações relatadas.
irei recorrer da minha avaliação e assim que me deixarem aceder aos processos de candidatura fazer queixa formal à FCT das irregularidades da avaliação (do meu painel de avaliação).
Caso não sejam tidas em conta as provas apresentadas, lamento, mas avançarei com um processo judicial e impugnação do concurso. Se for possível, só da avaliação da minha área.
ojusticeiro Escreveu: As pessoas que hoje dão a cara em nome da justiça e da imparcialidade, na sua maioria, fazem/fizeram parte do sistema implementado pela FCT e foram coniventes, durante anos, com os mesmíssimos procedimentos e critérios que incessantemente vêm agora, publicamente, criticar e pôr em causa (!).
nunca o fiz...

ojusticeiro Escreveu:O ano passado, eu e milhares de candidatos viram também as suas candidaturas recusadas (em 2013 atingiu-se o máximo de candidaturas, 4367), não me lembro de se criar indignação ou revolta equiparável à deste ano.
eu também concorri, e como não verifiquei irregularidades graves na avaliação, compadrios etc, não fiz nada alem do meu recurso.
ojusticeiro Escreveu: Eu apelo às pessoas que não se deixem iludir por demagogias, quem luta pela justiça e transparência deve fazer desses valores a sua bandeira a tempo inteiro e não em partime, ao sabor da maré.
correcto. é o que pretendo.
ojusticeiro Escreveu:A coragem e dignidade dos queixosos seria verdadeiramente louvável se antes ou durante o concurso em causa tivessem levantado a sua voz, ao invés de, placidamente, esperarem, na expectativa dos resultados os favorecerem.
que eu saiba antes ou durante não havia resultados de avaliações...

ojusticeiro Escreveu:Convém ainda dizer às pessoas que quando se candidatam, a qualquer concurso, as regras estão à partida definidas e que a submissão da candidatura pressupõe, à partida, e conhecimento e anuência dos candidatos com todos os pontos vigentes nos critérios e procedimentos do mesmo.
Estamos de novo em acordo. Portanto quando as regras definidas à partida não se aplicam, ou são propositadamente não aplicadas, deve-se recorrer e fazer queixa às entidades competentes.
ojusticeiro Escreveu:A defesa de interesses individuais deve ser feita de forma individual, como tanta gente o fez nestes últimos anos. O recurso é um direito insofismável e que deve ser exercido, mas o mérito e o sucesso de quem teve bolsa não pode ser desmerecido nem posto em causa.

... a menos que tenham existido irregularidades na avaliação....

ojusticeiro Escreveu:Adicionalmente, convém esclarecer o público mais distraído que a FCT serve para formar recursos humanos, e que houve desde 2004 uma clara aposta na formação. A futura aposta da FCT serão os projetos, fazendo uso dos recursos humanos que formou, durante anos. Neste sentido é óbvio que a formação sofrerá uma desaceleração, e o número de bolsas será tendencialmente menor. Em sentido contrário (com crescimento), foram atribuídas 431 bolsas em programas doutorais.
Em primeiro lugar, muitas áreas não têm bolsas em programas doutorais (arqueologia é uma dessas áreas...)

Pegando no que dizes, entao, quem tem a possibilidade de concorrer aos programas doutorais ou projectos de investigação compativeis com os seus programas de doutoramento é que devia de ter sido penalizado em 0,5 valores. Estas eram bolsas INDIVIDUAIS, quem tem a possibilidade de concorrer aos programas doutorais ou a projectos, que espere a sua vez... Muitos dos investigadores que concorreram a bolsas individuais não têm 1) programas doutorais na sua área/centro de investigação; 2) projectos de investigação onde se possam inserir, porque não existem ou porque não têm vagas...

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Mensagem por CristinaC »

Icywind Escreveu:Sandra,

Foi o que pensei e também o que interpretei da mensagem do(a) spca. Mas hoje fiquei confusa porque ligou-me a minha orientadora a avisar que um outro candidato lhe tinha dito que afinal o prazo do recurso terminava também hoje e que esse candidato tinha ligado para a FCT e afinal a FCT ia dar mais dias... uma confusão e um grande 'diz que disse'! A intenção dela foi a melhor mas eu fiquei baralhada :s

Aguardemos então!

Good luck everyone!
Mas a possibilidade de recurso aparece no FCT SIG e eu não tenho essa hipótese visível. Nem para audiência prévia. Eu quero recorrer a seguir à audiência prévia, vão abrir o sistema de novo?

ojusticeiro
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 29, 2014 2:33 pm
University/ Institute: UMP

Mensagem por ojusticeiro »

"irei recorrer da minha avaliação e assim que me deixarem aceder aos processos de candidatura fazer queixa formal à FCT das irregularidades da avaliação (do meu painel de avaliação).
Caso não sejam tidas em conta as provas apresentadas, lamento, mas avançarei com um processo judicial e impugnação do concurso. Se for possível, só da avaliação da minha área."

Sim e o que ganhas com a impugnação? Que aqueles que conseguiram bolsa não a tenham?

"eu também concorri, e como não verifiquei irregularidades graves na avaliação, compadrios etc, não fiz nada alem do meu recurso."

Concorreste no ano passado não tiveste bolsa, concorreste este ano e não tiveste bolsa, e este ano verificaste irregularidades graves na avaliação... Já leste o Guião de Avaliação e o regulamento, que irregularidades existiram neste concurso que não existiram nos anteriores? É fácil fazeres uma pesquisa das queixas de todos os concursos anteriores.

rapajic
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta dez 18, 2013 5:22 am
University/ Institute: Coimbra

Mensagem por rapajic »

Tenho a mesma questão. Supus que a audiência prévia seria para questões administrativas e que teria agora um link para o recurso propriamente dito. Tal não é o caso até agora...
O link não era suposto aparecer logo após o período da audiência prévia? Ou há mais uma espera?
CristinaC Escreveu:
Icywind Escreveu:Sandra,

Aguardemos então!

Good luck everyone!
Mas a possibilidade de recurso aparece no FCT SIG e eu não tenho essa hipótese visível. Nem para audiência prévia. Eu quero recorrer a seguir à audiência prévia, vão abrir o sistema de novo?

DianaT
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 16, 2011 5:47 pm
University/ Institute: CBAA - Centro Botânica Aplicada à Agricultura

Mensagem por DianaT »

Olá a todos
Desde já muito boa sorte a quem apresentou pedidos de Audiência prévia e que alguma justiça seja feita a quem foi de algum modo prejudicado na sua avaliação de mérito ou na instituição de acolhimento. No ano passado, se não estou em erro e corrijam-me se assim for, foram cerca de 5 meses de espera.
Quanto ao local para poderem escrever qualquer comentário à apreciação científica da vossa candidatura aparecerá por baixo dos resultados deste ano no FCT-Sig quando os resultados das audiências prévias forem publicados. Até lá não aparecerá qualquer link ou campo disponível. Quando aparecerem terão 15 dias úteis para lacrar o vosso comentário no FCT-Sig.

sandra.r.santos
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado mai 25, 2013 9:52 am
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Mensagem por sandra.r.santos »

DianaT Escreveu:Olá a todos
Desde já muito boa sorte a quem apresentou pedidos de Audiência prévia e que alguma justiça seja feita a quem foi de algum modo prejudicado na sua avaliação de mérito ou na instituição de acolhimento. No ano passado, se não estou em erro e corrijam-me se assim for, foram cerca de 5 meses de espera.
Quanto ao local para poderem escrever qualquer comentário à apreciação científica da vossa candidatura aparecerá por baixo dos resultados deste ano no FCT-Sig quando os resultados das audiências prévias forem publicados. Até lá não aparecerá qualquer link ou campo disponível. Quando aparecerem terão 15 dias úteis para lacrar o vosso comentário no FCT-Sig.
Muito obrigada Diana :)
Um abraço :)

alguém
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 30, 2013 10:03 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por alguém »

IMPUGNAR?!?

Claro que sim. Se tens provas que a avaliação métrica é completamente ao acaso (basta comparar com um colega da mesma área) ou que a avalição do projecto não é compreendida pelo avaliador que a viu...ect (outros casos como condicões de acolhimento diferentes em alunos da mesma instituição e com o mesmo orientador), então isto é um sinal claro da "aleatoriedade" na atribuição das bolsas.

Se eu contesto isto querendo inpugnar este concurso? SIM, devo como agente moral.

Se eu irei prejudicar os que receberam a bolsa? Talvez, mas não sou eu que me tenho de colocar no lugar deles, são eles que têm de estar no meu lugar e assim tomar a devida decisão ética, pois receber uma bolsa desde modo é imoral e EGOÍSTA...

Aqueles que nos chamam de egoístas, pois iremos inpugnar este "concurso", são os primeiros a cuspirem-nos na rua quando estivermos a pedir esmola.

Voçes só têm um nome: Lixo Humano

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

Tenho a seguinte dúvida:

Onde posso encontrar os subcritérios estabelecidos para a avaliação dos orientadores? São específicos de painel para painel, ou existe uma fórmula de cálculo, como no caso dos candidatos? Obrigada, desde já, pela ajuda.

Responder