Seguro Social Voluntário - pagamento 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
araquelgs
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta dez 07, 2012 3:36 pm
University/ Institute: UC / INESCC

Re: Seguro Social Voluntário - pagamento 2013

Mensagem por araquelgs »

Eu não sei se faz sentido ou não, mas fui a semana passada à SS por causa de actualizar a entidade que me paga a bolsa. Aproveitei para perguntar das datas de pagamento do SSv e disseram-me que agora era entre 10 e 20 se não estou enganada...

faqzao
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça fev 05, 2013 3:13 pm
University/ Institute: SITILabs
Contacto:

Mensagem por faqzao »

Caros,

O mesmo se passa comigo.
Lembro-me que ano passado, nao tive problemas.
No entanto o valor que o sistema online inseriu foi o do ano anterior.
De acordo, com o site da SS http://www4.seg-social.pt/atraves-do-se ... voluntario, o percentual para 2013 é de 27.5% sobre o IAS (no meu caso 115.2855€ considerando o 1º escalao do IAS = 419.22€).
Na CGD pode-se pagar no balcão desde que se informe o valor correto, como nao sei sobre os arrendondamentos, nem paguei ainda.
Tentei hoje tanto online quanto no MB e nada.
Ou aguardamos ou enfrentamos uma fila.
Eu estou com a primeira opção para já.

BR,

W.

ivoaspereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça dez 04, 2012 3:38 pm
University/ Institute: ISEP

Mensagem por ivoaspereira »

Olá a todos

Alguém já conseguiu fazer o pagamento? Ou sabem quando será possível fazer?

Obrigado

ACReb
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 18, 2012 10:28 am
University/ Institute: UMinho

Mensagem por ACReb »

Eu só me inscrevi no mês passado, já tentei pagar o mês de Janeiro através do site da CGD mas dá erro. Não sei é se é ter iniciado em Janeiro e o processo poder estar ainda em andamento, ou se é o mesmo erro que vos dá. Não estava muito interessada em perder umas horas na segurança social por causa do pagamento..

faqzao
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Mensagem por faqzao »

Nada ainda. Fui informado que ha um problema de comunicacao entre a CGD e SS, e por isso o erro ao tentar fazer a operacao via MB ou online.
Sei que devemos pagar ate o dia 15 (alguem confirma a data limite??!!), entao vou esperar ate alguns dias antes.
Caso contrario, nao vejo outra alternativa a nao ser enfrentar uma fila.

BR,

W.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado out 31, 2009 7:20 pm
University/ Institute: FEUP

Mensagem por mikex »

A data limite para se pagar sem juros é dia 20, não dia 15.

Alguém com outro banco sem ser a CGD já tentou pagar? Todos os relatos parecem ser deles (eu sou mais um dos seus clientes e também não consigo pagar).

faqzao
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Mensagem por faqzao »

mikex Escreveu:A data limite para se pagar sem juros é dia 20, não dia 15.

Alguém com outro banco sem ser a CGD já tentou pagar? Todos os relatos parecem ser deles (eu sou mais um dos seus clientes e também não consigo pagar).
Obrigado pela info sobre a data limite para pagamento, Mikex.

Quanto a sua pergunta, minha mulher tem conta no BPI e tambem nao consegue.

BR,

W.

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por Queentrix »

No BES o problema é o mesmo...

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

Obrigado aos 2. Era só mesmo para ter a certeza que não seria um problema com o sistema da CGD.

nuclear
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2012 2:26 pm
University/ Institute: U L

Mensagem por nuclear »

Hoje consegui fazer o pagamento (homebanking, na CGD).

faqzao
recém-chegado
recém-chegado
Contacto:

Mensagem por faqzao »

Caros,

Pagamento feito online na CGD.

BR,

W.

RuiPedroRocha
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jan 07, 2013 4:55 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por RuiPedroRocha »

Boas!

Finalmente consegui também (Caixadirecta)! :)

Rui

rjcv
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 31, 2013 2:51 pm
University/ Institute: IST/INESC-ID

Mensagem por rjcv »

Ao ver as vossas mensagens também tentei pagar e consegui.

No entanto reparei agora que esqueci-me de pagar o mês de Novembro do ano passado. Ao aperceber-me do erro paguei imediatamente o mês em questão online e o valor cobrado foi exatamente o mesmo. Não era suposto ter pago uma coima por pagar em atraso?

Ao pesquisar um pouco sobre o assunto encontrei isto: http://www4.seg-social.pt/noticias/-/as ... /id/741455. Isto é um pouco estranho mas será que significa que eu é que tenho que avisar a SS que paguei em atraso e que portanto tenho que pagar uma coima?!?!? Fui ao site da Segurança Social Directa antes de pagar e o site dizia que não tinha qualquer divida portanto fico ainda mais na dúvida. Alguém aqui já teve um problema semelhante e sabe como funciona?

Como é obvio já tentei ligar várias vezes para a SS mas diz logo que de momento não podem atender a chamada.

Obrigado desde já por qualquer resposta,
rjcv

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Mensagem por spca »

rjcv Escreveu:Ao ver as vossas mensagens também tentei pagar e consegui.

No entanto reparei agora que esqueci-me de pagar o mês de Novembro do ano passado. Ao aperceber-me do erro paguei imediatamente o mês em questão online e o valor cobrado foi exatamente o mesmo. Não era suposto ter pago uma coima por pagar em atraso?

Ao pesquisar um pouco sobre o assunto encontrei isto: http://www4.seg-social.pt/noticias/-/as ... /id/741455. Isto é um pouco estranho mas será que significa que eu é que tenho que avisar a SS que paguei em atraso e que portanto tenho que pagar uma coima?!?!? Fui ao site da Segurança Social Directa antes de pagar e o site dizia que não tinha qualquer divida portanto fico ainda mais na dúvida. Alguém aqui já teve um problema semelhante e sabe como funciona?

Como é obvio já tentei ligar várias vezes para a SS mas diz logo que de momento não podem atender a chamada.

rjcv
Sinceramente parece-me que essa noticia de "regularizacao voluntária" se destina sobretudo a empresas (ou trabalhadores em nome individual?) com dividas à SS e que "voluntariamente", isto é, sem processos judiciais, façam um acordo com a SS para o pagamento.
No teu caso, a minha opinião de leigo é que já pagaste as tuas dívidas e como tal o melhor é ignorares o assunto. Ou então, se estás com medo, vai à SS e pergunta se tens alguma dívida à SS sem chamares a atenção para esse atraso (a menos que faças questão de pagar a multa).
Acho que enquanto o sistema não te "apanhar", o que não chegou a acontecer, consideram como se não tivesses dívidas. Só se fosses a um balcão e vissem que estás com prestações em dívida terias de pagar juros de mora.

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

Também já dá para pagar no meu homebanking!
E até já posso pagar até Dezembro de 2013 :D
E o preço já vai em 115€...

rjcv, não é o teu banco que te vai dizer se tu tens que pagar juros ou não, só a SS o pode fazer. O banco tem o valor pré-determinado para aquele mês e é isso que te cobra.
Agora tens 2 opções: falar com a SS para ver se tens algum valor em dívida relativo a juros de mora e se tiveres então fazes o pagamento; não fazer nada e correres o risco de daqui a alguns anos teres que tratar alguma coisa na SS e teres uma conta acumulada de muitos euros para pagar.

Queentrix
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sexta fev 11, 2011 4:52 pm
University/ Institute: UTAD

Mensagem por Queentrix »

rjcv Escreveu:Ao ver as vossas mensagens também tentei pagar e consegui.

rjcv

Já me aconteceu, por esquecimento, no ano passado. A segurança social direta atualiza a informação bastante tempo depois (1-2 meses). Recomendo-te ires consultando tua conta/debitos na SSdirecta ao longo deste mês. Demoram, mas atualizam. E permite "emitir valor em divida" em que te é apresentado o valor dos juros de mora (uma vez que já pagaste o mês, apenas isto te vai aparecer em divida) e respetiva referencia multibanco. São cerca de 0.80€, por mês em atraso.. neste caso, se é novembro deves ter em atraso 1.8€, por aí...

rjcv
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jan 31, 2013 2:51 pm
University/ Institute: IST/INESC-ID

Mensagem por rjcv »

Obrigado a todos pelas respostas. Vou aguardar um tempo para ver a SS atualiza a divida dos juros e se não acontecer tento resolver a situação por iniciativa minha.
mikex Escreveu:Agora tens 2 opções: falar com a SS para ver se tens algum valor em dívida relativo a juros de mora e se tiveres então fazes o pagamento; não fazer nada e correres o risco de daqui a alguns anos teres que tratar alguma coisa na SS e teres uma conta acumulada de muitos euros para pagar.
O meu receio era precisamente a ultima hipótese que colocaste mas pensando melhor acho que não se coloca. O mês de Novembro foi pago agora em Fevereiro portanto pagando os juros hoje ou daqui a 6 meses em teoria serão sempre 3 meses de atraso e nunca mais. A menos que me esteja a escapar mais alguma "particularidade" das regras da SS mas penso que não.

renalves

Mensagem por renalves »

rjcv Escreveu:Obrigado a todos pelas respostas. Vou aguardar um tempo para ver a SS atualiza a divida dos juros e se não acontecer tento resolver a situação por iniciativa minha.
mikex Escreveu:Agora tens 2 opções: falar com a SS para ver se tens algum valor em dívida relativo a juros de mora e se tiveres então fazes o pagamento; não fazer nada e correres o risco de daqui a alguns anos teres que tratar alguma coisa na SS e teres uma conta acumulada de muitos euros para pagar.
O meu receio era precisamente a ultima hipótese que colocaste mas pensando melhor acho que não se coloca. O mês de Novembro foi pago agora em Fevereiro portanto pagando os juros hoje ou daqui a 6 meses em teoria serão sempre 3 meses de atraso e nunca mais. A menos que me esteja a escapar mais alguma "particularidade" das regras da SS mas penso que não.
Tens acesso à Seg Social Directa?
Se tiveres vai a "Prestações" e depois a "Consultar valores em dívida e emitir documentos de pagamento". Devem estar lá os juros e podes emitir uma referencia para pagar no multibanco. E tal como disseste, o valor em dívida não vai aumentar. Vais pagar os juros de Janeiro e Fevereiro (já que devias ter pago o mês de Novembro em Dezembro). Não vão ser cobrados juros sobre juros.
Já me aconteceu isso há uns anos e após pagar a contribuição do mês em atraso, os juros deixaram de aumentar e só os paguei uns meses mais tarde (por desconhecimento da sua existência).

JimmyT
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado fev 02, 2013 8:10 pm
University/ Institute: Erasmus University Rotterdam

Mensagem por JimmyT »

Já consegui pagar pela Caixa Directa, pelos vistos quem falou do prazo a partir do dia 10 estava certo.

Ab

JT

mikex
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mikex »

renalves Escreveu: E tal como disseste, o valor em dívida não vai aumentar. Vais pagar os juros de Janeiro e Fevereiro (já que devias ter pago o mês de Novembro em Dezembro). Não vão ser cobrados juros sobre juros.
Assumi que se pagariam juros sobre juros, daí o meu comentário anterior.
Não faz sentido nenhum que assim seja, mas ao menos esta regra absurda é a favor dos contribuintes, normalmente é no sentido contrário.

Responder