BD 2012 - questões
-
- recém-chegado
- Registado: sábado mai 26, 2012 3:14 pm
- University/ Institute: Instituto Superior Técnico
Re: BD 2012 - questões
É curioso que por exemplo no meu caso, a universidade cria uma média X do 1º ciclo e uma média Y do 2º ciclo separadas, mesmo estando eu num Mestrado Integrado. Depois ao fazer a conta que está na fórmula do cálculo da média, tenho um valor decimal. E agora? A FCT arredonda, corta a parte decimal ou mantém esse valor e acha um valor intermédio àqueles que estão na tabela e que variam de 1 em 1 ou de 0.5 em 0.5?
Estou a ver que até dentro dos Mestrados Integrados, vão haver situações um pouco complicadas de resolver de forma a tornar justo o cálculo das médias...
Estou a ver que até dentro dos Mestrados Integrados, vão haver situações um pouco complicadas de resolver de forma a tornar justo o cálculo das médias...
-
- recém-chegado
- Registado: sexta jun 08, 2012 1:05 pm
- University/ Institute: FPUL
Esta nova média que criaram para os Mestrados Integrados é mais justa, porque é uma forma de uniformizar mais as médias, porque no caso da média aplicada no mestrado que fiz, acabava por dar uma média maior, porque além de ser uma nota final dos dois ciclos, o 2º ciclo tem mais ponderação que o 1º ciclo.pedrc Escreveu:É curioso que por exemplo no meu caso, a universidade cria uma média X do 1º ciclo e uma média Y do 2º ciclo separadas, mesmo estando eu num Mestrado Integrado. Depois ao fazer a conta que está na fórmula do cálculo da média, tenho um valor decimal. E agora? A FCT arredonda, corta a parte decimal ou mantém esse valor e acha um valor intermédio àqueles que estão na tabela e que variam de 1 em 1 ou de 0.5 em 0.5?
Eu agora não sei é como vou inserir a informação relativa às minhas habilitações porque só tenho um certificado para dois graus! Tenho receio que achem que tenho falta de certificados relativos ao grau! Se bem que o que me descansa mais é que tenho outro certificado com as notas todas descriminadas desde o 1º ciclo. Enfim, não sei qual será a forma mais correcta para preencher a parte das minhas habilitações, adiciono apenas um campo, adiciono dois campos (um para o grau de licenciado e outro para o de mestrado), eis a questão?!
Relativamente aos arrendondamentos já li por aqui algures no fórum qualquer coisa sobre isso... pareceu-me que é consoante a "vontade" dos avaliadores: uns arredondam outros não. Imagina que a tua média é 15.5. Na dúvida entre atribuirem um 3.5 ou um 4, dão-te 3.75, pelo que percebi na altura. Mas há outros que arredondam e dão-te um 4.
Penso que depende muito dos avaliadores... inclusivé relativamente ao 1.5 que podem dar a mais devido ao facto de teres comunicações e artigos publicados. No ano passado uma colega minha concorreu e, se não estou em erro, podiam dar até mais 2.5 pontos. Ela tinha artigos, capítulos de livros e comunicações e só lhe atribuiram a pontuação que a média dela da licenciatura e mestrado dava, nem mais uma décima que fosse lhe deram!
-
- recém-chegado
- Registado: segunda jun 11, 2012 12:27 pm
- University/ Institute: ~UP
Eu também estou nessa situação de Mestrado Integrado mas apenas uma certidão de Mestrado + Suplemento de Diploma.
Tentei ligar para a FCT mas sem sucesso
Já fui pedir certidão de licenciatura (1º ciclo) com respectiva média e suplemento mas foi-me indicado que não existe certidão do 2º ciclo. Ou seja, vou ter certidão de licenciatura mais certidão de mestrado integrado.... Espero que eles ao calcular a média não façam asneira e não achem que a média que está indicada na certidão de mestrado é referente apenas ao segundo ciclo.
Se alguém souber algum esclarecimento sobre este assunto agradecia que comunicassem
Tentei ligar para a FCT mas sem sucesso
Já fui pedir certidão de licenciatura (1º ciclo) com respectiva média e suplemento mas foi-me indicado que não existe certidão do 2º ciclo. Ou seja, vou ter certidão de licenciatura mais certidão de mestrado integrado.... Espero que eles ao calcular a média não façam asneira e não achem que a média que está indicada na certidão de mestrado é referente apenas ao segundo ciclo.
Se alguém souber algum esclarecimento sobre este assunto agradecia que comunicassem
-
- investigador em formação
- Registado: quarta nov 18, 2009 3:31 pm
- University/ Institute: FCSH
Boa Tarde,
Não queria fugir ao tópico mas gostaria de saber qual é a vossa opinião em relação à minha situação.
Estou a concorrer a Estudos Artísticos e a média do ano passado ficou, pelo que percebi, nos 4,73.
Fiz uma licenciatura em Portugal (14) um mestrado também em Portugal (17) e um outro mestrado em Londres (eq. a 16) tudo pos Bolonha. Ao todo fiz 513 créditos e pelas minhas contas fiquei com 15,25 ou seja estarei entrei o 3,5 e o 4 (vamos dizer 3,7).
Tenho uma conferência e exposições e faço parte de um grupo de investigação relativamente recente. Não tenho mais experiência.
A universidade para a qual concorri e entrei em Londres esta bem considerada no ranking da área, e a universidade é considerada de 5 valores pela FCT (sei por colegas meus que também já concorreram).
Vamos imaginar que tenho um bom planos de estudos (não fui a entrevista e considero a escola exigente, vamos fingir que vou ter 4).
Pelas minhas contas vou ter qualquer coisa entre 4 e 4,5 já a tentar puxar um bocadinho.
Alguém de Estudos Artísticos me sabe dizer se a média tem sofrido variações ao longo destes ano? É que ela é de facto exigente e não me apetece andar para aqui em sofrimento o verão inteiro se de facto não tiver hipótese nenhuma.
Acham que tenho hipóteses?
Muito Obrigada,
Boa Sorte a todos
Não queria fugir ao tópico mas gostaria de saber qual é a vossa opinião em relação à minha situação.
Estou a concorrer a Estudos Artísticos e a média do ano passado ficou, pelo que percebi, nos 4,73.
Fiz uma licenciatura em Portugal (14) um mestrado também em Portugal (17) e um outro mestrado em Londres (eq. a 16) tudo pos Bolonha. Ao todo fiz 513 créditos e pelas minhas contas fiquei com 15,25 ou seja estarei entrei o 3,5 e o 4 (vamos dizer 3,7).
Tenho uma conferência e exposições e faço parte de um grupo de investigação relativamente recente. Não tenho mais experiência.
A universidade para a qual concorri e entrei em Londres esta bem considerada no ranking da área, e a universidade é considerada de 5 valores pela FCT (sei por colegas meus que também já concorreram).
Vamos imaginar que tenho um bom planos de estudos (não fui a entrevista e considero a escola exigente, vamos fingir que vou ter 4).
Pelas minhas contas vou ter qualquer coisa entre 4 e 4,5 já a tentar puxar um bocadinho.
Alguém de Estudos Artísticos me sabe dizer se a média tem sofrido variações ao longo destes ano? É que ela é de facto exigente e não me apetece andar para aqui em sofrimento o verão inteiro se de facto não tiver hipótese nenhuma.
Muito Obrigada,
Boa Sorte a todos
-
- Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
- University/ Institute: ___
Ola' Sofia,
Olha, isto é a minha opiniao, e vale o que vale.
Por um lado, nunca da' para ter a certeza se a linha de corte vai subir, manter-se ou descer. Depende sempre de quantas pessoas concorrerem, da qualidade dos candidatos e respectivos projectos.
Por outro lado, acho que escrever o projecto de investigacao para a fct e ver o que o painel de avaliacao vai dizer é so' por si uma experiencia que te pode ser util. Se de facto queres fazer investigacao, escrever sobre aquilo que fazes e ser avaliada por isso vai fazer parte da tua vida profissional.
Entendo que estejas com receio de ter mto trabalho e acabares por nao ter a bolsa, mas nao tens como saber de antemao como as coisas vao ser... Eu aconselhava-te a procurares alternativas, isso tb te pode ajudar a nao stressar demais
Boa sorte!
Olha, isto é a minha opiniao, e vale o que vale.
Por um lado, nunca da' para ter a certeza se a linha de corte vai subir, manter-se ou descer. Depende sempre de quantas pessoas concorrerem, da qualidade dos candidatos e respectivos projectos.
Por outro lado, acho que escrever o projecto de investigacao para a fct e ver o que o painel de avaliacao vai dizer é so' por si uma experiencia que te pode ser util. Se de facto queres fazer investigacao, escrever sobre aquilo que fazes e ser avaliada por isso vai fazer parte da tua vida profissional.
Entendo que estejas com receio de ter mto trabalho e acabares por nao ter a bolsa, mas nao tens como saber de antemao como as coisas vao ser... Eu aconselhava-te a procurares alternativas, isso tb te pode ajudar a nao stressar demais
Boa sorte!
sofiab. Escreveu:Boa Tarde,
Muito Obrigada,
Boa Sorte a todos
Olásofiab. Escreveu:Boa Tarde,
Muito Obrigada,
Boa Sorte a todos
Não sou de estudos artísticos, pelo que não posso responder especificamente sobre essa área.
Genericamente, certamente não sairá nada até pelo menos meados de Setembro pois as avaliações devem ser feitas até final de Julho e em Agosto, sendo mês de férias, certamente não se decidirá nada que não exija decisão urgente. Por isso podes ir de férias "descansada" até meados de Setembro. A decisão final sobre a linha de corte provavelmente será do Ministério das Finanças, que não tem sido célere, como se pôde constatar, por exemplo, no atraso na abertura deste concurso.
Podes ver algumas classificações de vários anos anteriores nas intervenções do topo deste fórum. Se lá estão de Estudos Artísticos, depende se apareceu alguém dessa área que as tenha colocado lá. De qualquer modo, neste ano há um peso maior do projecto, bem como do mestrado no mérito do candidato, do nos anos anteriores, o que pode favorecer o sucesso da tua candidatura.
Quando saírem os resultados, receberás um mail.
Boa sorte e força para a ansiedade da espera.
Quanto aos resultados dos anos anteriores (que, repito, além de serem de anos diferentes, foram avaliados com critérios diferentes deste ano - nos mais antigos, sem processo de bolonha, e com menor peso para a classificação do projecto e maior a do candidato)
Uma vez que a 1ª fase entre 2007 e 2010 incluía uma linha de corte de zona cinzenta, e que parte das pessoas da zona cinzenta era aprovada na 2ª fase, parece-me melhor olhares apenas para as 2ªs fases, que serão os resultados finais.
Estes tópicos foram "pescados" pela função de Pesquisa.
2009, 2010, 2011 - vê nas mensagens de topo deste fórum.
2008: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2685
2007: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2313
2006: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1392
2005: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=476
Boa sorte
Uma vez que a 1ª fase entre 2007 e 2010 incluía uma linha de corte de zona cinzenta, e que parte das pessoas da zona cinzenta era aprovada na 2ª fase, parece-me melhor olhares apenas para as 2ªs fases, que serão os resultados finais.
Estes tópicos foram "pescados" pela função de Pesquisa.
2009, 2010, 2011 - vê nas mensagens de topo deste fórum.
2008: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2685
2007: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2313
2006: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1392
2005: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=476
Boa sorte
-
- Registado: quarta nov 18, 2009 3:31 pm
- University/ Institute: FCSH
Muito Obrigada pela a ajuda (ao researcher também)! Foi muito simpático teres ido buscar as linhas de corte!
Estou a perceber que as regras de avaliação mudaram e que é imprevisível perceber se consigo bolsa ou não. No entanto fico um pouco desconfiada quando vejo que desde há três anos que a média não baixou dos 4,6! Vamos ver como corre! O melhor será não contar com isto e pensar em soluções. Ainda pensei que pudessem dar algum mérito por ter dois mestrados (513 créditos) mas não creio, com certeza que vão guiar-se pelo calculo que nos mostram - que conta com os dois mestrados de qualquer maneira. Vamos ver como corre mas acho que vou passar o verão a tentar pagar propinas. É mesmo uma média alta, bolas
Muito Obrigada pela vossa ajuda!
Que se encontrem bem.
Estou a perceber que as regras de avaliação mudaram e que é imprevisível perceber se consigo bolsa ou não. No entanto fico um pouco desconfiada quando vejo que desde há três anos que a média não baixou dos 4,6! Vamos ver como corre! O melhor será não contar com isto e pensar em soluções. Ainda pensei que pudessem dar algum mérito por ter dois mestrados (513 créditos) mas não creio, com certeza que vão guiar-se pelo calculo que nos mostram - que conta com os dois mestrados de qualquer maneira. Vamos ver como corre mas acho que vou passar o verão a tentar pagar propinas. É mesmo uma média alta, bolas
Muito Obrigada pela vossa ajuda!
Que se encontrem bem.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta fev 26, 2010 10:31 am
- University/ Institute: FMDUP
Boa tarde!
Pela primeira vez candidatei-me a uma bolsa de doutoramento e tenho algumas dúvidas quanto à classificação do mérito do candidato...
Eu tenho uma licenciatura pré-bolonha (4 anos) e um Mestrado Integrado Pós-bolonha (5 anos). Como será calculado o mérito neste caso? Média do mérito atribuido a cada um dos graus????
Obrigada!
Pela primeira vez candidatei-me a uma bolsa de doutoramento e tenho algumas dúvidas quanto à classificação do mérito do candidato...
Eu tenho uma licenciatura pré-bolonha (4 anos) e um Mestrado Integrado Pós-bolonha (5 anos). Como será calculado o mérito neste caso? Média do mérito atribuido a cada um dos graus????
Obrigada!
Olálowny Escreveu:Boa tarde!
Obrigada!
Possivelmente ficará ao critério do Painel de Avaliação da tua área, uma vez que essa situação não está directamente descrita no Guião de Avaliação (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concurs ... 2.phtml.pt)
Boa sorte.
-
- recém-chegado
- Registado: sexta fev 26, 2010 10:31 am
- University/ Institute: FMDUP
Obrigada spca!
Era o que eu suspeitava...
Boa sorte a todos os que concorreram!
Era o que eu suspeitava...
Boa sorte a todos os que concorreram!