BD 2007- Quais os documentos pedidos pela FCT?
ATENÇÃO
Atenção - Para quem teve uma BIC antes de pedir bolsa de Doutoramento!!!
Quando forem entregar os documentos para a bolsa de Dout ou no caso de enviarem por correio, não se esqueçam de incluir um documento que prove que a bolsa anterior ja terminou ou vai terminar no prazo x. Pode ser uma carta da pessoa responsável a dizer que ja cessaram essa actividade.
Sem este documento o processo não avança, e como acho que não esta NADA explícito nos documentos que eles pedem, queria alertar para isto.
Boa Sorte a todos
Quando forem entregar os documentos para a bolsa de Dout ou no caso de enviarem por correio, não se esqueçam de incluir um documento que prove que a bolsa anterior ja terminou ou vai terminar no prazo x. Pode ser uma carta da pessoa responsável a dizer que ja cessaram essa actividade.
Sem este documento o processo não avança, e como acho que não esta NADA explícito nos documentos que eles pedem, queria alertar para isto.
Boa Sorte a todos
"Plans are nothing...planning is everything"
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 01, 2007 5:18 pm
Contrato e carta
Oi gente!!
Alguem sabe quando é que o contrato deve chegar??
Já agora, alguem recebeu alguma carta a confirmar a atribuição de bolsa??
Obrigada
Alguem sabe quando é que o contrato deve chegar??
Já agora, alguem recebeu alguma carta a confirmar a atribuição de bolsa??
Obrigada
Salomé
-
- investigador em formação
- Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm
Boa noite!
Reforço o que disse a Cataricas! Eu tive uma BI que terminou em Julho e quando fui entregar os documentos referi isso. O funcionário da FCT pediu-me então para entregar um documento que provasse que a bolsa já tinha terminado. Ainda por cima demorei montes de tempo a conseguir esse documento porque o meu orientador andava sempre ocupado. Quando forem entregar os documentos levem logo isso.
Fui à FCT na 6ª feira e quanto à questão dos contratos disseram-me que estão agora a começar a tratar do envio... Disseram-me também que caso o contrato chegue apenas depois da data prevista para o início dos trabalhos, pagarão retroactivos.
Quanto a carta também não recebi nenhuma. É um procedimento estranho não nos informarem que os documentos estão ok e o contrato será enviado. A pessoa fica sempre com receio que falte alguma coisa.
Reforço o que disse a Cataricas! Eu tive uma BI que terminou em Julho e quando fui entregar os documentos referi isso. O funcionário da FCT pediu-me então para entregar um documento que provasse que a bolsa já tinha terminado. Ainda por cima demorei montes de tempo a conseguir esse documento porque o meu orientador andava sempre ocupado. Quando forem entregar os documentos levem logo isso.
Fui à FCT na 6ª feira e quanto à questão dos contratos disseram-me que estão agora a começar a tratar do envio... Disseram-me também que caso o contrato chegue apenas depois da data prevista para o início dos trabalhos, pagarão retroactivos.
Quanto a carta também não recebi nenhuma. É um procedimento estranho não nos informarem que os documentos estão ok e o contrato será enviado. A pessoa fica sempre com receio que falte alguma coisa.
-
- Direcção da ABIC
- Registado: domingo mar 11, 2007 4:33 pm
Olá,
Concordo que é um procedimento longe do ideal. Fica-se sempre completamente "à nora" durante algum tempo.
No entanto queria só dizer para não se preocuparem demasiado, no ano passado o meu contrato só chegou em Dezembro.
Leva mesmo tempo, é uma chatice para quem tem de começar os trabalhos antes de começar a receber, mas funciona assim mesmo.
No caso de algum dos documentos estar em falta eles avisam antes.
Tb reforço o que foi dito sobre bolsas anteriores. Levem logo o documento que confirma o termino da bolsa senão são mais não sei quantos dias de atraso.
Boa sorte!
Cibele
Concordo que é um procedimento longe do ideal. Fica-se sempre completamente "à nora" durante algum tempo.
No entanto queria só dizer para não se preocuparem demasiado, no ano passado o meu contrato só chegou em Dezembro.
Leva mesmo tempo, é uma chatice para quem tem de começar os trabalhos antes de começar a receber, mas funciona assim mesmo.
No caso de algum dos documentos estar em falta eles avisam antes.
Tb reforço o que foi dito sobre bolsas anteriores. Levem logo o documento que confirma o termino da bolsa senão são mais não sei quantos dias de atraso.
Boa sorte!
Cibele
-
- Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm
Vem mesmo a propósito: hoje recebi uma carta da FCT que diz algo do género
«Para os devidos efeitos se declara que David Raimundo concorreu a uma Bolsa (...) que foi considerada favoravelmente.»
A carta vem datada de 22 de Outubro, segunda feira. Como tinha ido à FCT na 6ª entregar o último documento, não sei se a carta me foi enviada na sequência disso ou não...
Nem sei para que serve a não ser, eventualmente, para provar aos serviços académicos da faculdade que a bolsa me foi concedida.
«Para os devidos efeitos se declara que David Raimundo concorreu a uma Bolsa (...) que foi considerada favoravelmente.»
A carta vem datada de 22 de Outubro, segunda feira. Como tinha ido à FCT na 6ª entregar o último documento, não sei se a carta me foi enviada na sequência disso ou não...
Nem sei para que serve a não ser, eventualmente, para provar aos serviços académicos da faculdade que a bolsa me foi concedida.
-
- Sócios
- Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
- University/ Institute: Universidade do Minho
Isto pode ser importante. Não sei se isso se mantém, mas quando me inscrevi em doutoramento na FCUP, foi a carta da FCT que serviu como prova de que tinha bolsa, evitando que tivesse de pagar a inscrição e talvez a propina (já não me recordo bem...). Paguei "apenas" uma caução, que foi devolvida mais tarde (julgo que quando a FCT efectuou o primeiro pagamento à FCUP).davidraimundo Escreveu:Nem sei para que serve a não ser, eventualmente, para provar aos serviços académicos da faculdade que a bolsa me foi concedida.
Nao sao! Recebes o dinheiro numa conta portuguesa e depois ou transferes o dinheiro (Transferencia internacional) ou usas um cartao de credito associado à conta bancaria portuguesa.rgonzo Escreveu:Olá a todos.
Acabo de receber o contracto no correio. INfelizmente, a FCT pede uma conta bancaria Portuguesa, o que para bolseiros no estrangeiro como eu não é muito conveniente...
Alguém sabe se é possivel que os pagamentos sejam feitos para uma conta estrangeira?
Obrigado
cumprimentos,
Cortes
NCortes
PhD Candidate
PhD Candidate
Este topico ja foi discutido noutros foruns. Acho que alguem proporcionou um contacto no BCP para diminuir os custos de transferencia internacional.rgonzo Escreveu:Mas isso nao é nada practico...
Para além disso terei q pagar uma taxa de transferencia bancaria todos os meses... Enfim, obrigado pela ajuda.
Em relacao a nao ser nada pratico, concordo! Contudo, acho que nao podemos pedir milagres... digo eu!
Cortes
NCortes
PhD Candidate
PhD Candidate
Transferências
Bem, posso sempre juntar que eu sou cliente da CGD e tenho o Caixa Directa Online. Quando faço transferências internacionais através da internet, não pago taxa nenhuma. Não perco nem um tostão. Mas, se fosse ao balcão, tinha de pagar. Informa-te.
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
O kueenie tem razão, eu fui a uma conferência internacional e optei por pagar o "early free" por transferência via Caixo On-line e não tive que pagar nada, mesmo estando a conta de destino numa moeda que não o Euro... Mas atenção, que não pagas nada em transferências internacionais desde que seja para outro país da União Europeia, se não for pagas a comissão na mesma...rgonzo Escreveu:Mas isso nao é nada practico...
Para além disso terei q pagar uma taxa de transferencia bancaria todos os meses... Enfim, obrigado pela ajuda.
Docem velle summs est eruditio
-
- Registado: terça mar 28, 2006 5:21 pm
- University/ Institute: ???
-
- Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm
Obrigado pela dica da transferencia online. Alguem sabe se outros bancos têm o mesmo sistema?
Já recebi o contrato e já o enviei. O processo é muito simples - há um formulário para ser preenchido com detalhes de NIB - e um contrato para ser assinado e rubricado em cada página. Estes dois documentos têm que ser devolvidos a FCT em 15 dias da data da carta de apresentação.
Para quem ainda não recebeu o contrato eu aconselho a contactar a FCT, pois eu já o recebi há algum tempo, estou no estrangeiro e enviei os certificados à ultima da hora...
Já recebi o contrato e já o enviei. O processo é muito simples - há um formulário para ser preenchido com detalhes de NIB - e um contrato para ser assinado e rubricado em cada página. Estes dois documentos têm que ser devolvidos a FCT em 15 dias da data da carta de apresentação.
Para quem ainda não recebeu o contrato eu aconselho a contactar a FCT, pois eu já o recebi há algum tempo, estou no estrangeiro e enviei os certificados à ultima da hora...
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Se alguém tivesse a paciência de arrumar ideias sobre estas questões das bolsas no estrangeiro usando a informação que existe no fórum estou certo que ajudaria imenso para o futuro. Essas pequenas dicas sao muito valiosas
Nao sei muito bem o local onde se podia fazer isso... talvez aqui:
Bolsa no estrangeiro
Para saber mais sobre o Guia do Bolseiro:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=2210
David
Nao sei muito bem o local onde se podia fazer isso... talvez aqui:
Bolsa no estrangeiro
Para saber mais sobre o Guia do Bolseiro:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=2210
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
Visita o Guia do Bolseiro
-
- Registado: sexta mar 30, 2007 12:49 pm
Fiquei agora a saber que o programa Preferencia do millenium bcp oferece transferencias bancarias transfronteira (dentro da regiao UE) sem cobrar nenhuma taxa, desde que seja feita numa ATM ou via internet. Para alem disso ha uma certas condicoes que eles pedem... Mais informacoes visitem
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=438786
Rui
http://www.millenniumbcp.pt/site/conteu ... eID=438786
Rui
Ola a todos,
O dito cujo contrato ainda não me veio bater à porta e por isso vinha perguntar se quem já o recebeu sabe qual era o seu nº de processo na fundação, para eu poder comparar com o meu e saber mais ou menos quanto tempo mais tenho de esperar.
Já liguei para a fundação e a sra que me atendeu deu a entender que "mais vale esperar sentada" enfim....Por este andar este ano não hà prendas de Natal para ninguém...
Bom trabalho!
Obrigada
Cataricas
O dito cujo contrato ainda não me veio bater à porta e por isso vinha perguntar se quem já o recebeu sabe qual era o seu nº de processo na fundação, para eu poder comparar com o meu e saber mais ou menos quanto tempo mais tenho de esperar.
Já liguei para a fundação e a sra que me atendeu deu a entender que "mais vale esperar sentada" enfim....Por este andar este ano não hà prendas de Natal para ninguém...
Bom trabalho!
Obrigada
Cataricas
"Plans are nothing...planning is everything"
Boas
Alguem sabe a quem devo endereçar a carta com os documentos:
Direcção de Serviços de Formação dos Recursos Humanos
ou
Presidente Conselho Directivo
?????
E a direcção? será a "geral" da FCT ???
é que nao encontro nenhuma relativas a isso... caso não haja:
Alguem já o fez... e que o seu processo tenha decorrido de forma optimizada?
Agradecimentos antecipados
Alguem sabe a quem devo endereçar a carta com os documentos:
Direcção de Serviços de Formação dos Recursos Humanos
ou
Presidente Conselho Directivo
?????
E a direcção? será a "geral" da FCT ???
é que nao encontro nenhuma relativas a isso... caso não haja:
Alguem já o fez... e que o seu processo tenha decorrido de forma optimizada?
Agradecimentos antecipados