Contrato com a FCT para BD este ano (2006)?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Fly
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado jul 29, 2006 10:31 pm

Re: Ainda a data de início das bolsas

Mensagem por Fly »

zec Escreveu:Caros colegas
Depois de muito procurar, continuo sem perceber a partir de que mês é que, oficialmente, as bolsas de doutoramento da FCT se iniciam.
No site da FCT, dizem que se inicam em Jan de 2007 e que só em casos excepcionais se iniciam em Outubro de 2006. Entretanto tenho ideia de já ter lido que afinal as bolsas se iniciariam realmente em Outubro de 2006 (apesar do pagamento efectivo se poder iniciar, penso que com retroactivos, mais tarde).
Este último posting continua a deixar-me baralhado porque parece que a data de início da bolsa pode variar de bolseiro para bolseiro e que dependerá da data oficial de início do programa de cada bolseiro.
É que vou ter de rescindir um contrato de prestação de serviços que tenho (parece que não se enquadra nas actividades que a legislação aceita) a partir da data de início da bolsa. Recebi um mail da FCT com esse esclarecimento. No entanto, fiz um "reply" imediato a esse mail perguntando exactamente essa informação (qual é a data de início da bolsa) e, já lá vão 3 dias, e resposta... viste-la!
Assim decidi vir perguntar a este fórum que parece ser a única fonte efectiva de informação dos bolseiros!
Muito obrigado pela vossa atenção e respostas!

José Carlos Ferreira
Citando carta q recebi da FCT
" A data de início desta bolsa, que é escolhida em conformidade com a data de início das actividades de investigação e de acordo com a preferência do candidato, não deverá ser anterior a 1/09/06 (para as BPD submetidas atá final de Fevereiro de 2006) ou a 1 de Outubro de 2006 (para todas as restantes candidaturas)".
Não percebi bem qual o teu problema ...

zec
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 04, 2006 8:59 pm

Mensagem por zec »

Pois tens razão! Eu tinha ideia de ter lido isso algures mas não me passou pela cabeça que tivesse sido na carta e andei à procura em todas as restantes fontes de informação da FCT, sem encontrar!
Sorry!
:oops:

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Re: Ainda a data de início das bolsas

Mensagem por Sportinguista »

Fly Escreveu:Não percebi bem qual o teu problema ...
O problema dele foi o seguinte: inicialmente só se podia começar em Janeiro de 2007, e em casos excepcionais, a Outubro de 2006. Essa foi a informação inicial da FCT, e que foi colocada na página própria. Só que depois houve um reforço de verbas provenientes do governo e isso ditou que as bolsas pudessem ser iniciadas em Outubro de 2006 sem ser em casos excepcionais... Só que essa informação só foi transmitida em comunicado, e não houve alguma alminha na FCT que se lembrasse de ir à página alterar a informação anterior (que só podia começar em Janeiro), limitaram-se a pôr um link para o comunicado e "quem não viu que tivesse visto"... Enfim... :roll: :roll: :roll:
Docem velle summs est eruditio

Isa
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo set 10, 2006 1:00 pm

Mensagem por Isa »

danielima Escreveu:Já enviei todos os documentos em falta há mais de 2 semanas, no entanto, ainda não recebi qualquer tipo de informação sobre a situação actual da minha bolsa. Acontece que estou a trabalhar desde outubro e até ao momento ainda não vi a cor do dinheiro..., espero que eles (FCT) tenham o bom senso de pagar desde outubro, porque era quando efectivamente se iniciava a bolsa. Pena é haver uma série de pequenas burocracias que têm de ser feitas e que levam uma eternidade a concretizarem-se. :?
Olá pessoal!

Recebi hoje o contrato!!!! :D
Vale mais tarde do que nunca.... :wink:

armindocosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 23, 2006 4:22 pm

Mensagem por armindocosta »

Enviei os documentos todos em final de Setembro e até hoje nada... Estou desde essa altura a viver em Inglaterra, mas n aguento muito mais tempo, se até janeiro n vier o $$ n sei como posso ficar aqui..
Duas questões:

1)Quem já recebeu o contracto já sabe quando receberá os vencimentos? Já vos pediram-vos o NIB, por forma a transferirem o dinheiro?

2)Alguém da área de Matemática já recebeu contracto?

Obrigado por eventuais respostas

Pico
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 25, 2006 3:49 pm

Mensagem por Pico »

armindocosta Escreveu:Enviei os documentos todos em final de Setembro e até hoje nada... Estou desde essa altura a viver em Inglaterra, mas n aguento muito mais tempo, se até janeiro n vier o $$ n sei como posso ficar aqui..
Duas questões:

1)Quem já recebeu o contracto já sabe quando receberá os vencimentos? Já vos pediram-vos o NIB, por forma a transferirem o dinheiro?

2)Alguém da área de Matemática já recebeu contracto?

Obrigado por eventuais respostas
Ainda não recebi o contrato e também enviei os documentos no fim de setembro. Pelo que eu ouvi dizer, desde a assinatura do contrato até ao dinheiro da bolsa vão entre 1 a 2 meses. Este ano a FCT só vai iniciar os pagamentos da bolsa em fevereiro. Obtive esta informação junto da FCT.

armindocosta
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 23, 2006 4:22 pm

Mensagem por armindocosta »

Só em Fevereiro?? Ok, estou no lodo então...

Não perguntaste se os pagamentos eram feitos no inicio ou fim do mês pois não?

Obrigado

Pico
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Pico »

armindocosta Escreveu:Só em Fevereiro?? Ok, estou no lodo então...

Não perguntaste se os pagamentos eram feitos no inicio ou fim do mês pois não?

Obrigado
No início do mês. A FCT não é muito certa com os prazos por isso põe muitos ???? no Fevereiro.

xana
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 26, 2006 2:12 pm

Pagamentos

Mensagem por xana »

Pico: A tua bolsa comeca quando oficialmente? é q se comecar so' em Janeiro é provavel q a FCT so' te pague a 1 de Fev (com retroactivos). Provavelmente para quem comecou em Outubro, logo que todos os documentos estejam regularizados devem comecar a receber o $$.

Armindo: O NIB é enviado para a FCT juntamente com o contrato.

Os melhores cumprimentos,
Alexandra

Pico
recém-chegado
recém-chegado

Re: Pagamentos

Mensagem por Pico »

xana Escreveu:Pico: A tua bolsa comeca quando oficialmente? é q se comecar so' em Janeiro é provavel q a FCT so' te pague a 1 de Fev (com retroactivos). Provavelmente para quem comecou em Outubro, logo que todos os documentos estejam regularizados devem comecar a receber o $$.

Armindo: O NIB é enviado para a FCT juntamente com o contrato.

Os melhores cumprimentos,
Alexandra
A minha bolsa começou em outubro e para quem tem bolsa a começar nesse mês a FCT só paga em fevereiro ou março. Foi o que me disseram por telefone. Podes confirmar se quiseres, mas eu liguei directamente para a FCT.

lms
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda nov 06, 2006 2:21 pm

Mensagem por lms »

esperemos bem que não, não seria a 1a vez que a FCT diz uma coisa num dia, e no dia a seguir diz outra...

nb
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta nov 15, 2006 3:06 pm

Mensagem por nb »

Artigo 9.º - Direitos dos bolseiros

1 - Todos os bolseiros têm direito a:

a) Receber pontualmente o financiamento de que beneficiem em virtude da concessão da bolsa;

Pico
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Pico »

nb Escreveu:Artigo 9.º - Direitos dos bolseiros

1 - Todos os bolseiros têm direito a:

a) Receber pontualmente o financiamento de que beneficiem em virtude da concessão da bolsa;
E depois? O que é que isso tem com a data de início de pagamento ?

nb
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta nov 15, 2006 3:06 pm

Mensagem por nb »

E depois? O que é que isso tem com a data de início de pagamento ?[/quote]

Depende do que se entenda por pontualmente. No meu entender, a fct ao atrasar-se 2 meses relativamente ao primeiro pagamento, e provavelmente outros dois mais, releva uma falta de pontualidade e de respeito perante os bolseiros. E se interpreto bem, uma violaçao dos direitos dos bolseiros.

Mia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 28, 2006 3:44 pm

Mensagem por Mia »

Recebi hoje um email da Universidade de Boston a perguntar quando é que envio o documento comprovativo do financiamento. É vergonhoso dizer-lhes mais uma vez que, passados 3 meses da comunicação de resultados, a FCT continua sem me enviar o contrato. Bela imagem com que eles vão ficar de Portugal...maldito país burocrático! :x

Cristiana
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jul 25, 2006 12:12 pm

Mensagem por Cristiana »

Bem, eu enviei os ultimos docs em inicio de Nov (atrasos burocráticos...), vamos la ver qdo recebo o contrato e qdo cai o dinheirinho.... :roll: :roll: :roll: :roll:

Mia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 28, 2006 3:44 pm

Mensagem por Mia »

Boas,

Ainda há alguém que, tal como eu, ainda não tenha recebido o contrato? É que começo a ficar seriamente precocupada...

Alexandra Esteves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda jul 31, 2006 11:45 am

Mensagem por Alexandra Esteves »

Eu entreguei toda a documentação exigida pela FCT em inícios de Outubro e também ainda não recebi o contrato. :(

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Olá, todos!

Conheço algumas pessoas que também ainda não receberam o contrato e já entregaram a documentação toda.

Outra informação que penso ser importante: já iniciaram os pagamentos de bolsas este mês de Dezembro. Pagaram os 3 meses, portanto desde Outubro, como tinha sido pedido.

Boa sorte para todos!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

Fly
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado jul 29, 2006 10:31 pm

Mensagem por Fly »

Carla Gouveia-Caridade Escreveu:Olá, todos!

Conheço algumas pessoas que também ainda não receberam o contrato e já entregaram a documentação toda.

Outra informação que penso ser importante: já iniciaram os pagamentos de bolsas este mês de Dezembro. Pagaram os 3 meses, portanto desde Outubro, como tinha sido pedido.

Boa sorte para todos!
Até que enfim uma boa notícia :) Eu continuo sem receber o contrato. Deve ter sido porque só enviei os documentos no início de Novembro...

Responder