Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
pereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 10:20 am

Cotações

Mensagem por pereira »

olá Eduardo. estás pendente porque ficaste entre os 4.4 e os 4.2 a que eles se referem em rodapé na ficha de avaliação? Se assim for quem teve 4.2 ou 4.125 será dificil mesmo com o recurso? isto é, na listagem geral em CE à qual também concorri há um espaço a cinzento para quem está entre os 4.4 e os 4.2. Eu obtive 4.125, estando dois abaixo do último que teve 4.2. Devo ter esperança com o recurso ou significa que de 4.2 para baixo não vai dar mesmo?

EdnunFonseca
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 26, 2007 8:32 pm

Re: Cotações

Mensagem por EdnunFonseca »

pereira Escreveu:olá Eduardo. estás pendente porque ficaste entre os 4.4 e os 4.2 a que eles se referem em rodapé na ficha de avaliação? Se assim for quem teve 4.2 ou 4.125 será dificil mesmo com o recurso? isto é, na listagem geral em CE à qual também concorri há um espaço a cinzento para quem está entre os 4.4 e os 4.2. Eu obtive 4.125, estando dois abaixo do último que teve 4.2. Devo ter esperança com o recurso ou significa que de 4.2 para baixo não vai dar mesmo?
sim, estou pendente por ter ficado no intervalo. pelo entendimento que tenho, as candidaturas com menos de 4.2 não têm hipótese de serem contempladas no segundo ciclo. ora, creio que isso não tem, nem deve ter na a a ver com a possibilidade de efectuar recurso, que pode aumentar a nota a ponto que esta fique acima da linha de corte estabelecida e assim implicar a concessão de bolsa.
com essa nota, não deixes de concorrer, especialmente se tiveste como eu, no plano de trabalhos, uma nota baixa. Creio ser a área mais passível de, com base noutro painel, haver alterações.
felicidades para o recurso. eu tb já estou a pensar no meu.
Eduardo Nuno Fonseca

pereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 10:20 am

Obrigado

Mensagem por pereira »

Muito obrigado. Como sou um inexperiente nestas coisas de bolsas todas as ajudas são bem vindas. Este forum é fantástico. Já recebi em dois dias bastante apoio moral e acdémico. Obrigado a todos. Força para o teu recurso também Eduardo. A Ciências da Educação não podem continuar a ser esquecidas.

isaur
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta fev 22, 2007 10:56 pm

decisões pendentes

Mensagem por isaur »

Vivam,

Obrigado aos que confirmaram que já foi fechado o formulário de audiência prévia. E obrigado pela dica FCT Porto, vou também tentar daqui há pouco. Voltei a não conseguir falar com a sede :shock: .

Fazia algum sentido que não pudessemos fazer avaliação prévia agora, porque podia baralhar ainda mais a situação.

Penso que a lógica seja a seguinte:

1. Quem está pendente, não pode fazer nada por enquanto. Mas poderá beneficiar de todos os meios normais (avaliação prévia por questões de erro administrativo e depois recurso por erros subjectivos, plano de trabalho etc) junto com os candidatos recusados na segunda fase, se ainda estiverem recusados nesta fase.

Penso que isto se deve a razões de ordem prático da FCT, porque dependente da posição da linha de corte na 2ª avaliação pode haver alguns dos candidatos com decisão "pendente" que passem automaticamente a ter bolsas (no caso em que a linha de corte baixou). E não vale a pena desperdiçar recursos agora com candidatos que poderão ser aceites na segunda fase.

2. Não podem alterar as notas dos candidatos com decisão pendente por enquanto porque a eventual reavaliação (se os candidatos pedirem avaliação prévia ou fazerem recurso) vai ser feita junto com os candidatos recusados, no final da segunda fase de avaliação.

3. E parece lógico considerar o currículo com o qual nos candidatámos. Foi um "risco" assumido decidir candidatar-nos na primeira fase e não na segunda, ninguém nos obrigou, por isso não vale a pena ficarmos tristes por ter mais publicações.

E pensem assim. Os candidatos com decisão pendente têm mais tempo para pensar como fazer tanto a avaliação prévia, como o recurso. Até Dezembro temos tempo que chegue para obter toda a info necessária para o efeito. Quem fez a avaliação (como eu), que a guarde intacta até Dezembro :? ou que mexe nela para a melhorar, se quiser...

Eu estou na categoria decisão pendente e honestamente nem penso queixar-me. É melhor do que estar abaixo da segunda linha de corte :!: e temos mais uma oportunidade na segunda avaliação. O mais chato é ter que esperar :roll: .

Irina

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Cara Irina,

<< E parece lógico considerar o currículo com o qual nos candidatámos.>>

A mim não me parece assim tão lógico.... Essa questão diz respeito a todos os candidatos, aceites, pendentes e recusados. O facto é que esta situação deixa todos os candidatos da 1ª Fase com "menos curriculum" que os da 2ª.

Ninguém disse às pessoas para se candidatarem na 1ª, mas também ninguém disse que candidatos da 1ª passariam à 2ª e antes pelo contrário, que as fase eram exclusivas, ou a 1ª ou a 2ª. Segundo esta afirmação, e acho que falo pela a maioria dos canditatos, conclui-se é que as avaliações das 2 fases iriam ser feitas de forma independente.

Quanto à eventual injustiça de candidatos melhores, ficarem de fora devido ao número candidatos em qualquer uma das fases, isso sim é um"risco" que se assume a partir do momento que existem duas fases exclusivas como foi inicialmente pensado.

SarinhaRC
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado set 15, 2007 12:18 pm

Re: bahh

Mensagem por SarinhaRC »

anageorge Escreveu:
SarinhaRC Escreveu:Recusada.. n entendo.. média 17 d licenciatura, investigação na UA (centro classificado como muito bom ou excelente), um projecto bastante interessante.. digo isto porque a minha orientadora tem um cv impressionante e, na minha área, sei q é das melhores.. mas pronto, o resultado está pendente da linha d corte q resultar da 2ª avaliação.. a esperança é sp a última a morrer..
:wink:
Com ou sem mestrado?
Sem mestrado!! Mas no guião de avaliação de 2007 pode ler-se :" consideram-se, indiferenciadamente, licenciados ou mestres!" eu tive média de 17 valores na licenciatura, não deveria obter automaticamente 4,5 no mérito do candidato? Posso estar enganada, mas é essa a leitura que faço do regulamento! Deram-me 3,5 no mérito, 4,5 no projecto e 5 nas condições da inst... bjoka a todos e parabéns aos que conseguiram!!

isaur
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por isaur »

DC Escreveu:Cara Irina,

<< E parece lógico considerar o currículo com o qual nos candidatámos.>>

A mim não me parece assim tão lógico.... Essa questão diz respeito a todos os candidatos, aceites, pendentes e recusados. O facto é que esta situação deixa todos os candidatos da 1ª Fase com "menos curriculum" que os da 2ª.

Ninguém disse às pessoas para se candidatarem na 1ª, mas também ninguém disse que candidatos da 1ª passariam à 2ª e antes pelo contrário, que as fase eram exclusivas, ou a 1ª ou a 2ª. Segundo esta afirmação, e acho que falo pela a maioria dos canditatos, conclui-se é que as avaliações das 2 fases iriam ser feitas de forma independente.

Quanto à eventual injustiça de candidatos melhores, ficarem de fora devido ao número candidatos em qualquer uma das fases, isso sim é um"risco" que se assume a partir do momento que existem duas fases exclusivas como foi inicialmente pensado.
Eu vejo que as avaliações foram feitas de forma independente nas duas fases. Quem se candidatou à 1ª fase, concorreu com o cv disponível, voluntariamente. E foi avaliado pelos painéis de avaliação da primeira fase. Quem se candidatou à 2ª, concorreu com o cv mais actual, decidindo esperar mais um bocado para começar a eventual bolsa, e será avaliado pelos painéis de avaliação da segunda fase.

A única coisa que difere é que os eventuais recursos dos candidatos pendentes na 1ª fase de avaliação serão considerados pelos painéis de recurso da 2ª fase de avaliação e aí sim podia fazer a diferença, porque se misturam candidatos com curricula mais e menos actualizados.

Mas também há a opção de os candidatos pendentes desistirem do seu direito de beneficiar da possibilidade de ter uma linha de corte mais baixa na 2ª fase, e optarem por meter recurso neste momento, para competirem com os candidatos com curricula semelhante. Não consigo perceber onde é que há injustiça para os candidatos pendentes...Acho que há oportunidade e direito de escolha.

Não estou a argumentar só pelo gosto de o fazer, mas sinceramente a mim parece-me lógico assim. Não afirmo que a minha lógica é a melhor :oops: , longe de mim esta intenção. Mas não me sinto minimamente prejudicada por estar na categoria pendente. Antes pelo contrário. Compreendo, contudo, que possa haver candidatos com uma opinião diferente e respeito este facto.

Irina

SandraPinto
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 30, 2006 8:34 pm

Mensagem por SandraPinto »

No guia de avaliaçao pode ler-se:

5 - Base de referência para a classificação do mérito de cada candidato
De forma a procurar reduzir discrepâncias entre as classificações do mérito dos
candidatos por diferentes Painéis de Avaliação, a FCT definiu a seguinte base de
referência
para os candidatos a BD com as adaptações consideradas razoáveis para o
novo DL nº74/2006 de 24 de Março, que concretiza o Processo de Bolonha, e para os
outros tipos de bolsas:
Candidatos com classificação de licenciatura superior ou igual a 17, ou 16 com
Mestrado (Muito Bom ou Aprovado)…………….........................4,5

N sei bem o que eles querem dizer com "Base de Referencia". Se calhar quer dizer que nao tem que atribuir essa classificaçao obrigatoriamente :(

Mas suponho que deviam justificar pq n seguem o que é recomendado neste guia de avaliaçao...

:?
Sandra

Olga
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 8:25 pm

Re: Avaliação prévia

Mensagem por Olga »

Eu estou com decisão pendente , para além do mais ainda não recebi mail da FCT com o resultado da minha candidatura, apenas tive acesso ao resultado na net. Há mais alguem que não tenha recebido mail??
Está alguem com decisão pendente em ciências da saúde???

Para piorar as coisas ninguem atende o telefone na FCT, não respondem a mails....!enfim....só gostava de perceber porque é que não recebi mail!!!

Olga
Última edição por Olga em sábado set 22, 2007 1:01 am, editado 1 vez no total.

isaur
investigador em formação
investigador em formação

Avaliação e mais informação sobre o que está na ficha SIG

Mensagem por isaur »

Olá, vivam,

Finalmente consegui falar com a FCT. Queria descobrir o que era preciso fazer para obter mais detalhes sobre a forma como foi feita a avaliação e calculada a pontuação em cada um dos critérios. E partilho com os colegas interessados o teor da minha conversa:

A senhora que me atendeu, muito simpática mas muito atarefada, disse-me que não era possível obter mais informação por esta não estar disponível.

O que temos no site, é tudo que podemos obter, de acordo com a senhora.

Insisti delicadamente explicando que não conseguia compreender como é que foi calculada a pontuação mas foi-me dito que não havia ajuda possível neste sentido, mas que podia consultar o guião e depois recorrer na altura em que isto era permitido.

Eu gostava muito de perceber como é chegaram à pontuação...imaginava que tinham alguma justificação para o valor...

enfim... :smt104
Última edição por isaur em sexta set 21, 2007 5:04 pm, editado 1 vez no total.

isaur
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por isaur »

Olga Escreveu:
Eu estou com decisão pendente e também já não tenho acesso ao formulário de aundiência prévia!!!
Olá Olga,

De acordo com a FCT, os candidatos pendentes por defeito não podem pedir audiência prévia, nem recurso nesta fase.

Houve um colega que disse neste fórum que só era possível pedir audiência prévia comunicando por e-mail com a FCT e desistindo expressamente da segunda oportunidade na segunda fase de avaliação. Ou seja, passava-se de "decisão pendente" para "recusado" e depois via-se se dava para passar acima da linha de corte desta 1ª fase - decisão a tomar pelos painéis de avaliação do recurso desta 1ª fase.

Por isso, e por defeito, temos que esperar até Dezembro para pedir audiência prévia/recurso.

Boa sorte para ti!

Irina

sofiac
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça fev 14, 2006 3:27 pm

Mensagem por sofiac »

isaur Escreveu:
Por isso, e por defeito, temos que esperar até Dezembro para pedir audiência prévia/recurso.
No meio de isto tudo há algo que me está a meter muita confusão... Ora, se quem está pendente vai ser avaliado com os que se candidataram na 2ª fase e o prazo para anunciarem os resultados só acaba no final de Janeiro, porque estão constantemente a falar em Dezembro???

Essa é uma informação que a FCT vos deu ou foi algo que alguém mencionou e "a moda pegou"?

Sofia

Mariana.
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça set 11, 2007 12:29 pm
University/ Institute: Strathclyde University

recurso/audiência prévia

Mensagem por Mariana. »

Eu só quero fazer notar uma situação: parece-me que há neste momento no fórum muita confusão entre "audiência prévia" e "recurso".
O período em que estão agora aqueles que concorreram na 1ª fase é a audiência prévia!
Os recursos só terão lugar no final de todo o concurso, ou seja, no final da "audiência prévia relativa à segunda fase.
Penso que existem vários post onde há esta confusão, o que pode enganar mta gente.. não se esqueçam que são duas coisas completamente diferentes!!!
Digo isto para que se evite esta situação/confusão...

:)
até à próxima!
"Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida!" (Isaac Newton)

isaur
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por isaur »

sofiac Escreveu:
isaur Escreveu:
No meio de isto tudo há algo que me está a meter muita confusão... Ora, se quem está pendente vai ser avaliado com os que se candidataram na 2ª fase e o prazo para anunciarem os resultados só acaba no final de Janeiro, porque estão constantemente a falar em Dezembro???

Essa é uma informação que a FCT vos deu ou foi algo que alguém mencionou e "a moda pegou"?

Sofia
Olá Sofia,

A FCT menciona nos emails dos candidatos com decisão pendente (no que eu recebi também) que vamos ter a oportunidade de saber mais sobre a decisão final no início de Dezembro. Como a nossa decisão pendente depende da linha de corte chegou-se à conclusão, num post anterior deste tópico, que era nessa altura que estabeleciam a linha de corte da 2ª fase e que iam divulgar os resultados.

Provavelmente quer dizer que a FCT estima dar as respostas para a 2ª fase em Dezembro. Mas podem sempre mudar de opinião depois, por isso é melhor contar com Janeiro.

Irina

isaur
investigador em formação
investigador em formação

Re: recurso/audiência prévia

Mensagem por isaur »

Mariana. Escreveu:Eu só quero fazer notar uma situação: parece-me que há neste momento no fórum muita confusão entre "audiência prévia" e "recurso".
O período em que estão agora aqueles que concorreram na 1ª fase é a audiência prévia!
Os recursos só terão lugar no final de todo o concurso, ou seja, no final da "audiência prévia relativa à segunda fase.
Penso que existem vários post onde há esta confusão, o que pode enganar mta gente.. não se esqueçam que são duas coisas completamente diferentes!!!
Digo isto para que se evite esta situação/confusão...

:)
até à próxima!
pois é! tens razão, obrigada pela lembrança! houve alguém que disse isto ontem ou anteontem...

o que significa que vai recorrer-se para passar acima da última linha de corte...da segunda avaliação. Será :?:

sofiac
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça fev 14, 2006 3:27 pm

Mensagem por sofiac »

Obrigada pelo esclarecimento! Estava mesmo a ficar confusa...
Ainda por cima, para mim, saber o resultado em Dezembro era "ouro sobre azul"... Mas é como dizes, o melhor é mesmo contar com Janeiro!

Bjinhos

Mariana.
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Mariana. »

isaur:

eu penso que sim, que a linha de corte da 2ª fase é a definitiva e a que vigorará no fundo nas duas fases (p isso é que há os pendentes...). Por isso o recurso deverá ter em conta a linha de corte da 2ª fase :) esperemos que baixe eheh ;)

isaur
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por isaur »

Mariana. Escreveu:isaur:

eu penso que sim, que a linha de corte da 2ª fase é a definitiva e a que vigorará no fundo nas duas fases (p isso é que há os pendentes...). Por isso o recurso deverá ter em conta a linha de corte da 2ª fase :) esperemos que baixe eheh ;)
espero bem que sim :arrow: estou a 0,05 da linha de corte da 1ª fase...estou a rezar que baixe :wink:

nonoquinhas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta ago 23, 2006 5:26 pm

Mensagem por nonoquinhas »

Olá a todos!

Boa sorte aos que tiveram bolsa, e coragem e paciência aos que não tiveram.
Há uma discussão neste tópico que me parece que nem vale a pena levantar. A vantagem que os candidatos da 2ª fase levam em relação aos da 1ª. Isso teria algum sentido se o painel de facto avaliasse as publicações e algum curriculum mais. Mas não é o caso. Aqueles +2,5 valores que aparecem no guião para curriculum extra, não é para toda a gente, infelizmente.
Desculpem se estou a magoar alguém, mas não é a minha intenção. Eu tenho cerca de 30 publicações, etc, etc, e tive 0 em curriculum. Mas conheço mais gente nessa situação que ainda teve pior. Nem sequer o mínimo exigível da média de licenciatura mais mestrado tiveram. Por isso até posso dizer que estou com sorte. Levei isso a sério no ano passado quando nem sequer me contabilizaram o mestrado. Meti recurso etc, etc, pensando eu que iriam corrigir o engano. Enganei-me redondamente.
Mas há uma coisa interessante. O painel na minha área é maioritariamente da FEP e do Técnico de Lisboa. Curioso, mas as bolsas da minha área foram quase todas para alunos dessas duas instituições. Parece-vos normal :)
E pior que isto é que por mais que lutemos e queiramos chegar à justiça, É IMPOSSÍVEL, porque simplesmente não temos maneira de fazer ouvir a nossa voz. Por telefone não chegamos lá. Pela audiência prévia, não gastem muito tempo porque NINGUÉM vai ler isso, há semelhança do ano passado. Só olharam para os casos que estavam na fronteira e não para os casos das injustiças óbvias que eles cometeram. Na minha opinião essa audiência faz sentido para corrigir os potenciais enganos cometidos por eles (estando ainda a tempo de corrigir) e não tanto para dar pozinhos a quem está na fronteira. Este ano na fronteira estão precisamente os casos que não vão poder a audiência prévia, por isso vê-se logo onde vão paras essas coisas – ao lixo - . Resta o recurso, mas aí, infelizmente já não há dinheiro para todos os casos de injustiça. E mesmo que houvesse, talvez haveria mais um ou outro aluno das suas instituições que ainda poderão passar à frente

Já agora, como é possíveis alunos com média de 17 a não terem bolsa, quando o guião é claro nisso e refere que automaticamente terão bolsa sem olhar aos restantes critérios. Era mais sensato se a FCT retirasse esse guião, duque colocá-lo lá para dizer que o seguem e quando no fundo não o fazem.

Meus caros colegas, na minha opinião isto só irá ter solução quando: (1) o painel ser constituído por membros estrangeiro, e imparciais aos processos; (2) Se tiver que ser nacional, não ter mais que um membro de cada instituição, dando assim espaço a que a grande parte das universidades se encontrassem representadas no painel. Caso contrário acontece como na minha área.

Já agora, se tiverem um pouquinho de disponibilidade, façam esse exercício e vão ver que podem chegar a uma conclusão interessantíssima. “As instituições de onde são os painéis levam as bolsas todas e o mérito do candidato, mais programa de trabalho não contam para nada”.

Quem sabe este estudo não poderá dar uma bela tese de doutoramento e talvez financiada pela FCT. Mas não é em qualquer instituição  - isto é para descontrair um pouco.

Mas estava a pensar na SIC para avançar com este estudo, que acham?

Boa sorte a todos e não desanimem….força.

nonoquinhas

Mariana.
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por Mariana. »

nonoquinhas
MensagemColocada: Sex Set 21, 2007 4:50 pm Assunto:
Olá a todos!
...
Isso teria algum sentido se o painel de facto avaliasse as publicações e algum curriculum mais. Mas não é o caso. Aqueles +2,5 valores que aparecem no guião para curriculum extra, não é para toda a gente, infelizmente.
...

E pior que isto é que por mais que lutemos e queiramos chegar à justiça, ...
Pela audiência prévia, não gastem muito tempo porque NINGUÉM vai ler isso, há semelhança do ano passado. (..) Resta o recurso, mas aí, infelizmente já não há dinheiro para todos os casos de injustiça. E mesmo que houvesse, talvez haveria mais um ou outro aluno das suas instituições que ainda poderão passar à frente

Meus caros colegas, na minha opinião isto só irá ter solução quando: (1) o painel ser constituído por membros estrangeiro, e imparciais aos processos; (2) Se tiver que ser nacional, não ter mais que um membro de cada instituição, dando assim espaço a que a grande parte das universidades se encontrassem representadas no painel. Caso contrário acontece como na minha área.

...

nonoquinhas
Desculpa lá nonoquinhas, mas com este discurso só queres dizer que nem vale a pena lutar, se não tivemos bolsa vais vale estar quieto e esperar pelo concurso do ano que vêm.. Mas isso faz algum sentido?!?

Já agora, como é possíveis alunos com média de 17 a não terem bolsa, quando o guião é claro nisso e refere que automaticamente terão bolsa sem olhar aos restantes critérios. Era mais sensato se a FCT retirasse esse guião, duque colocá-lo lá para dizer que o seguem e quando no fundo não o fazem.
Isso agora já não é assim, ou estou muito enganada mas penso que já nem no regulamente aparece essa claúsula...
este ano teres média de 17 não te garante absolutamente nada. a única coisa que o guião diz é que nesse nível deves obter 4 no mérito do candidato... mas já não há cá "eu tenho 17, logo tenho bolsa!"

Responder