Bolsas BD 2007

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
pereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 10:20 am

acolhimento

Mensagem por pereira »

Olá David. Muito obrigado pela ajuda. Já fico com uma ideia. De qualquer maneira quanto às condições de acolhimento foi enviada uma declaração em formato pdf tal como pediam com toda a descrição do doutoramento, valores gastos, etc...etc...passada pela instituição...o que será que faltou? será que temos que explicitar em que moldes é o acolhimento? não tenho ideia do que isso é. Alguém dá uma ajuda do que deve conter uma carta de acolhimento?

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm

Mensagem por davidraimundo »

Pereira,

eu não anexei nenhum pdf com as condições de acolhimento. Havia uma secção própria para explicitar as condições de acolhimento no formulário da candidatura on-line da FCT. E não eram precisas informações muito detalhadas. Apenas os nomes das instituições, moradas, contactos e pouco mais. Preencheste essa secção? É que se não a preencheste, talvez para eles esse pdf de que falas não tenha qualquer valor (vai na volta e nem o leram).

pereira
recém-chegado
recém-chegado

Condiçoes de acolhimento

Mensagem por pereira »

David, acabei de ir verificar e acontece que o campo de que falas foi na totalidade preenchido com o BASICO e INCIPIENTE que solicitam e para o qual dão espaço. Como achei insuficiente o que pedem pedi à Universidade uma carta de acolhimento que anexei no formulário no espaço dedicado às cartas de referência onde também inseri os pareceres de individualidades. Acontece que por tal motivo é que não entendo o argumento na ficha de avaliação que diz " não explicita acolhimento" obtendo nesse campo uma cotação de 4. Tudo muito estranho. (preenchi os espaços e ainda anexei documento). Este deve ser um dos campos a que devo comentar neste período de 10 dias. Pois consultando a ficha de candidatura está tudo lá. Basta eles confirmarem.

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação

Se assim é então julgo que deves mesmo tentar que eles revejam isso na audiência prévia e, caso não resulte, voltar a tentar no recurso!

De facto, no formulário de candidatura a FCT pede poucos dados, pede só o que considera relevante para a avaliação. A carta de acolhimento das instituições só é necessária numa fase posterior, caso a bolsa seja concedida.

Boa sorte!

pereira
recém-chegado
recém-chegado

Acolhimento

Mensagem por pereira »

Esqueci-me de colocar mais uma questão de que me apercebi agora. Será que ao ter referenciado que a bolsa é mista deveria ter mencionado uma universidade que confere o grau e outra que confere o acolhimento? Mas no caso o doutoramento é feito em Espanha, na Universidade da Extremadura que garante o acolhimento e confere o grau...daí que mencionei no campo das condições de acolhimento apenas a Universidade da Extremadura. Será que está correcto? O meu cérebro já está a dar um nó.

davidraimundo
investigador em formação
investigador em formação

Pois, se a tua bolsa é mista presumo que vais estar períodos em Espanha e outros em Portugal e que quando estiveres em Portugal estarás ligado a alguma instituição/ faculdade...

A minha bolsa também é mista, entre Lisboa e Paris. No formulário indiquei quem confere o grau (FCUL) e as duas instituições de acolhimento nas quais trabalharei, uma quando estiver em Portugal e outra quando estiver fora.

pereira
recém-chegado
recém-chegado

Acolhimento

Mensagem por pereira »

Escrevi mista e já percebi por engano, pelo facto de ser cidadão português e fazer investigação no estrangeiro onde me conferem o grau e prestam acolhimento. Será que posso fazer menção deste lapso nos comentários apelando ao bom senso que tenham...????

ciqueiroz
Direcção da ABIC
Direcção da ABIC
Registado: domingo mar 11, 2007 4:33 pm

Re: Acolhimento

Mensagem por ciqueiroz »

pereira Escreveu:Esqueci-me de colocar mais uma questão de que me apercebi agora. Será que ao ter referenciado que a bolsa é mista deveria ter mencionado uma universidade que confere o grau e outra que confere o acolhimento? Mas no caso o doutoramento é feito em Espanha, na Universidade da Extremadura que garante o acolhimento e confere o grau...daí que mencionei no campo das condições de acolhimento apenas a Universidade da Extremadura. Será que está correcto? O meu cérebro já está a dar um nó.
Olá,
Se a bolsa é mista tens obrigatoriamente de ter uma Universidade de acolhimento estrangeira e uma Portuguesa. De outra forma a bolsa seria só no estrangeiro. Também deves ter um orientador estrangeiro e no teu caso, uma vez que é Espanha que confere o grau, um co-orientador em POrtugal. Talvez seja esse o problema. É que uma bolsa mista pressupõe periodos de trabalho fora e em POrtugal e nos dois sítios tens de ter instituições de acolhimento bem como orientação.

Boa sorte,

Cibele

isaur
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta fev 22, 2007 10:56 pm

Re: linhas de corte

Mensagem por isaur »

ciqueiroz Escreveu:
O período de audiencia prévia serve apenas para detectar erros administrativos que possam ter ocorrido aquando da avaliação da candidatura. Ou seja, faz sentido pedir audiencia prévia se desconfiarem que houve um artigo que não foi contado, ou qqr coisa do género. Mas a audiencia prévia não presupõe uma nova avaliação do conteúdo da candidatura. apenas detecta este tipo de erros. O conteúdo da candidatura (plano de trabalhos,etc) é reavaliado por um painel diferente apenas em época de recurso, para os bolseiros que o peçam.

Portanto se desconfiarem de erros administrativos peçam já audiencia prévia.
Olá,

Porventura não sabem como chegamos a ter acesso à transcrição da nossa ficha de avaliação? É que eu tenho uma suspeita de que não me contaram os artigos todos, mas não tenho forma de saber se não ver a ficha...

Obrigado,
Irina

pereira
recém-chegado
recém-chegado

Re: Acolhimento

Mensagem por pereira »

Olá,
Se a bolsa é mista tens obrigatoriamente de ter uma Universidade de acolhimento estrangeira e uma Portuguesa. De outra forma a bolsa seria só no estrangeiro. Também deves ter um orientador estrangeiro e no teu caso, uma vez que é Espanha que confere o grau, um co-orientador em POrtugal. Talvez seja esse o problema. É que uma bolsa mista pressupõe periodos de trabalho fora e em POrtugal e nos dois sítios tens de ter instituições de acolhimento bem como orientação.

Boa sorte,

Cibele[/quote]

Olá Cibele
Antes de mais muito obrigado pelo teu esclarecimento. Passo a explicar-te qual foi verdadeiramente o meu lapso. Ontem ao rever a ficha de candidatura percebi o seguinte. Mencionei ser uma bolsa mista, assinalei e clarifiquei um período de permanência em Portugal e outro no Estrangeiro. Até aqui tudo bem..corresponde. Contudo, quando preenchi as condições de acolhimento cometi o erro de colocar como instituição que confere o grau e acolhimento 1 a mesma, o que se incompatibiliza com as declarações anteriores de ser uma bolsa mista. Foi erro meu porque no local de acolhimento 1 deveria ter colocado a instituição em Portugal que cede o espaço à universidade espanhola para a realização das aulas. A minha dúvida agora reside no seguinte: o que será melhor fazer nesta fase de reclamação....
1- mencionar o meu lapso corrigindo a situação e mencionar a instituição portuguesa e manter a pretensão de bolsa mista ou
2-mencionar que de facto a mesma instiuição em Espanha confere o grau e o acolhimento e que a bolsa é no estrangeiro, tendo eu cometido o engano de colocar mista e especificar apenas uma parte do periodo em espanha. ??? é que com tantos cortes orçamentais..nem sei pois o valor mensal para uma e outra penso que são diferentes ou não?[/u]

isaur
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta fev 22, 2007 10:56 pm

Avaliação prévia

Mensagem por isaur »

Vivam,

O meu formulário de audiência prévia desapareceu no site (ontem lá estava). Liguei para a FCT e disseram-me (do dept de Informática) que para os candidatos com decisão pendente vai fazer-se tudo (audiência prévia e recurso) depois de termos os resultados finais.

Se houver mais alguém com decisão pendente, agradecia que confirmasse que também não têm acesso ao respectivo formulário de audiência prévia. Só para ter a certeza de que estamos todos na mesma situação.

Obrigado,
Irina

PS. Passei mais de meia hora a tentar falar com os responsáveis de Recursos Humanos - Bolsas e não se consegue mais nada excepto ouvir música clássica :!: Como é que se podem obter esclarecimentos se eles não atendem o telefone?

danielr
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta set 20, 2007 8:57 am

Mensagem por danielr »

Olá Irina,

Eu estou na mesma situação pendente.
E também desapareceu a caixinha para a "Audiência Prévia" .

Vamos ter mesmo que esperar... uma segunda vez. Venha Dezembro, rápido!

boa sorte,
Daniel Ribas

SandraPinto
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta ago 30, 2006 8:34 pm

Re: Avaliação prévia

Mensagem por SandraPinto »

isaur Escreveu: PS. Passei mais de meia hora a tentar falar com os responsáveis de Recursos Humanos - Bolsas e não se consegue mais nada excepto ouvir música clássica :!: Como é que se podem obter esclarecimentos se eles não atendem o telefone?
Todas a vezes que tentei falar com eles passou-se o mesmo...
Durante a candidatura eu colequei as questoes na ajuda on line...E responderam-me a todas as questoes que coloquei...no max em um dia.
N sei se essa opçao ainda esta disponivel depois de ter fechado o concurso, mas se estiver podem tentar...

Sandra

Ana Martins
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta jun 14, 2007 12:00 am

Re: Avaliação prévia

Mensagem por Ana Martins »

isaur Escreveu:
PS. Passei mais de meia hora a tentar falar com os responsáveis de Recursos Humanos - Bolsas e não se consegue mais nada excepto ouvir música clássica :!: Como é que se podem obter esclarecimentos se eles não atendem o telefone?
Tentem também a FCT-Porto. É com quem estabeleço a maioria dos contactos telefónicos e, normalmente, são rápidos e esclarecedores. Eu pessoalmente, devo uma palavra de apreço à FCT-Porto, têm sido sempre impecáveis...
Acho que também devemos publicar o que há de bom, certo? :D :D

Joana Cabral
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda set 03, 2007 9:45 pm

Sumiço da Audiência Prévia

Mensagem por Joana Cabral »

Pois é, já ontem me avisaram lá na loja do cientista que as audiências prévias iam ser anuladas no caso de alunos pendentes porque ainda estamos em concurso. Infelizmente eu já tinha passado várias horas a escrever a minha...
Penso que esta solução de casos pendentes que eles arranjaram foi de tal forma imprevista que nem há regulamento válido... é tudo muito inconsistente, e ningém sabe bem o que vai acontecer no dia seguinte... Enfim..

bvel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 27, 2006 5:55 pm

Mensagem por bvel »

Digam-me, por favor, que eu não sou a única a pensar que tudo isso é um absurdo.

1-Na FCT ninguém nunca soube ao certo como o concurso e toda essa confusão das duas fases iria funcionar; informações contraditórias, cada vez que se liga pra lá recebe uma informação diferente! Como é que podemos participar de um concurso que não sabemos ao certo como funciona?!

2- A FCT simplesmente estabelece e desestabelece regras: criou um novo tipo de resultado: PENDENTE; alguém leu em alguma parte do edital que haveria essa possibilidade?! Sem mais nem menos tiraram o período de audiência prévia?! Depois de eu ter preparado um documento para enviar. Será que eles não têm um mínimo de respeito pelo tempo, trabalho e vida das pessoas? Parece que as coisas funcionam de forma aleatória! Em um concurso público as coisas não podem funcionar assim! Nós estamos literalmente de mãos atadas e nas mãos da competência, responsabilidade e noção de justiça deles, que, sinceramente me parece muito baixo.

3- Os candidatos da 1ª fase vão concorrer na 2ª sem uma actualização de CV?!! Porque é que algumas pessoas esperaram para a 2ª fase? Justamente para melhorar o CV! É muito injusto!

4- A FCT deixa claro no edital que cada candidato só pode participar numa das fases e depois mistura os candidatos porque não consegue lidar com uma situação que criou. Quem de nós não se questionou a respeito de como as coisas seriam feitas e como seria difícil conciliar as 2 fases de modo a chegar a um resultado justo? Aposto que a maioria ao ler pela 1ª vez o edital! Parece que só a FCT não se apercebeu disto e depois teve que remediar da forma possível.

No meu entender diversas acções tomadas pela FCT vão contra o regulamento/ edital/ guião de avaliação. Um concurso público deve ser claro e cumprir um regulamento PRÉ-estabelecido. Não pode haver decisões depois de aberto o concurso, porque os candidatos devem saber as regras de funcionamento.

No meu caso específico, e desculpem o desabafo!, não me contaram um dos artigos (2006), nem o mestrado. Liguei para a FCT dias antes a confirmar que se concorresse com o mestrado em fase de conclusão ele iria contar. Garantiram-me que sim, desde que acabasse antes do início da bolsa. Defendi dias depois do concurso. E não me contaram! Se eu soubesse teria esperado a 2ª fase, obvio! Bastava um desses dois erros não ter sido cometido para eu ter bolsa, bastava 1 décima… E ainda por cima não posso reclamar erros graves como esses em audiência prévia?! Vou concorrer na 2ªfase com esses 2 erros na minha avaliação? O que eu posso fazer? Ficar mais alguns meses a espera?! Não há respeito pela vida das pessoas… Pelo menos mostro a minha INDIGNAÇÃO aqui…

Desculpem-me o longo discurso….mas, infelizmente ainda teria muito mais a dizer… Não podemos deixar que as coisas continuem assim! Estamos falando dos representantes oficiais da ciência e tecnologia no país. Como podemos avançar quando quem manda e decide trabalha assim??!!!

Obrigada,

Bia

pereira
recém-chegado
recém-chegado

Cotação

Mensagem por pereira »

Bem para além de achar que raramente olham para o curriculum, surge-me uma questão. O que querem eles dizer com " as candidaturas com 4.475 estão propostas para concessao, as candidaturas abaixo de 4.2 propostas para recusa. Então e quem ficou no valor intermédio? Eu tive 4.125...será que devo recorrer? Ou ainda estão todos os do interregno para serem reanalisados?

Alexandra_F
recém-chegado
recém-chegado
Registado: domingo jul 01, 2007 11:12 am

Mensagem por Alexandra_F »

Bia, compreendo perfeitamente a tua indignação, passou-se o mesmo comigo. Defendi mestrado no início de Julho, já após o concurso, e na ficha de avaliação eles acrescentam "mestrado não concluído" nas observações ao currículo. Concorri na primeira fase porque achei que iriam contar o meu mestrado e, desta forma, teria a resposta mais cedo. Entretanto terminei mestrado e subi a média de licenciatura e encontro-me com decisão "pendente" até Dezembro, tempo de espera que tentei evitar e, ainda por cima, sendo prejudicada, uma vez que se tivesse concorrido na 2ª fase ia com mestrado e mais um valor de média!! A situação de espera é inaceitável! Se, à partida, soubesse na possibilidade de "decisões" pendentes não arriscaria a candidatura na primeira fase, porque, nas condições em que me encontro actualmente, teria bolsa com certeza nesta segunda fase.

Aproveito ainda por fazer uma questão relativa às observações à pontuação que são feitas: tudo o que é descrito é tido em conta para a nota certo? É que apesar de eu ter tido 4 na avaliação de CV eles acrescentam: "mestrado não concluído e participação em projecto relevante" o que me leva a pensar que possivelmente o meu 4 é devido à participação no projecto e não ao mestrado. Se assim for, caso eles tivesse contado o mestrado como estava previsto no regulamento eu teria a bolsa já nesta fase!

bvel
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta set 27, 2006 5:55 pm

aundiência prévia

Mensagem por bvel »

Uma informação para os candidatos em situação pendente:

Acabei de telefonar para a FCT e disseram-me que, os candidatos em situação pendente que queiram reclamar em audiência prévia, devem escrever um email a FCT e solicitar a recusa da bolsa, ou seja desistir da 2ª fase do concurso. Só assim é possível fazer a reclamação.
Confirmaram-me também que no segundo ciclo de avaliação apenas poderemos ter bolsa se a nota de corte baixar, pois a nota do candidato não será alterada.

Boa sorte à todos!

EdnunFonseca
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 26, 2007 8:32 pm

Re: aundiência prévia

Mensagem por EdnunFonseca »

[quote="bvel"]Uma informação para os candidatos em situação pendente:

Acabei de telefonar para a FCT e disseram-me que, os candidatos em situação pendente que queiram reclamar em audiência prévia, devem escrever um email a FCT e solicitar a recusa da bolsa, ou seja desistir da 2ª fase do concurso. Só assim é possível fazer a reclamação.
Confirmaram-me também que no segundo ciclo de avaliação apenas poderemos ter bolsa se a nota de corte baixar, pois a nota do candidato não será alterada.

Estou em situação pendente em CEd. Se reclamar em audiência prévia, isso vai poder implicar uma eventual mudança nota? e tratar-se de uma reclamação ou de um recurso formal? esperando até Dezembro, sempre poderemos recorrer posteriormente, não é?
Eduardo
Eduardo Nuno Fonseca

Responder