Conversa sobre saída dos resultados BPD/BD/BDE 2013

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados BD/BDE 2013

Mensagem por mc86 »

o melhor é todos se ocuparem para não estarem sempre a espreitar o site da fct...recebemos um email de certeza..de qualquer forma, alguém que saiba dia em que sai, avisa! O erro parecia mais manutenção, contudo o tal "/bolsas/index.asp, line 120" parece-me um pouco mais que isso...deve ser esta semana..
boa sorte a todos

phytolas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado dez 07, 2013 3:51 am
University/ Institute: DCT_UC

Mensagem por phytolas »

@Bitter Sweet Girl e quem concorreu em anos anteriores:

Os resultados costumam ser divulgados em que dia da semana? Sexta-feira..?

mariap
cientista regular
cientista regular
Registado: terça jul 30, 2013 3:00 pm
University/ Institute: Universidade do Porto

Mensagem por mariap »

phytolas Escreveu:Os resultados costumam ser divulgados em que dia da semana? Sexta-feira..?
Normalmente à segunda-feira... ao fim do dia. No meu ano, foi a uma segubda-feira, às 18h00

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

mariap Escreveu:
phytolas Escreveu:Os resultados costumam ser divulgados em que dia da semana? Sexta-feira..?
Normalmente à segunda-feira... ao fim do dia. No meu ano, foi a uma segubda-feira, às 18h00
a minha experiência é mais sextas-feiras ao fim da tarde :) para dar tempo para processar a informaçao durante o fim de semana...

mariap
cientista regular
cientista regular

Mensagem por mariap »

O concurso Investigador FCT deste ano foi a uma terça-feira...

TMCS
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta dez 04, 2013 5:40 pm
University/ Institute: ATT

Mensagem por TMCS »

Esperemos que tenham a decência de publicar os resultados esta semana. Não me parece que seja muito agradável (tendo em conta o panorama existente, 300 bolsas...) receber uma noticia deste género (na eventualidade de o resultado ser negativo) na véspera de natal ou no dia anterior...

Ester
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 05, 2013 12:28 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Ester »

"Os resultados da avaliação são divulgados no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão das candidaturas"
(artigo 18º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, Homologado em 15 de julho de 2013)

O que julgo que será +/- 23/ 24 de Janeiro.
Até hoje só passaram 60 dias úteis (para nosso desespero!).

- Nos anos anteriores deram resposta muito antes da data "limite"?
- Como souberam que as avaliações já foram feitas? Ou isso foi mero palpite?

Quem tiver informações sobre estas 2 questões, pf respondam-nos! A partir do momento que se deixou esta ideia no ar sobre os resultados poderem estar quase a sair.... a concentração para tudo o resto acabou. Esta espera é desesperante.
BOA SORTE A TODOS! Que o milagre do pão aconteça e as bolsas se multipliquem!

phytolas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado dez 07, 2013 3:51 am
University/ Institute: DCT_UC

Mensagem por phytolas »

Ester Escreveu:"Os resultados da avaliação são divulgados no local indicado no aviso de abertura do concurso até 90 dias úteis após a data limite de submissão das candidaturas"
(artigo 18º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, Homologado em 15 de julho de 2013)

O que julgo que será +/- 23/ 24 de Janeiro.
Até hoje só passaram 60 dias úteis (para nosso desespero!).

- Nos anos anteriores deram resposta muito antes da data "limite"?
- Como souberam que as avaliações já foram feitas? Ou isso foi mero palpite?

Quem tiver informações sobre estas 2 questões, pf respondam-nos! A partir do momento que se deixou esta ideia no ar sobre os resultados poderem estar quase a sair.... a concentração para tudo o resto acabou. Esta espera é desesperante.
BOA SORTE A TODOS! Que o milagre do pão aconteça e as bolsas se multipliquem!
Os resultados vão ser divulgados em Dezembro. Foi o director dos recursos humanos da FCT que confirmou numa entrevista.

mariap
cientista regular
cientista regular

Mensagem por mariap »

Ester Escreveu: - Nos anos anteriores deram resposta muito antes da data "limite"?
Estou convencida de que os resultados serão divulgado esta semana. Nunca foram publicados depois do Natal... o caso mais extremo que conheço foi o Concurso Investigador FCT do ano passado, cujos resultados foram divulgados a 21 de dezembro.

Quanto à tua pergunta, posso dizer que, quando os concursos tinham ainda duas épocas (terminando a última a meados de setembro), os resultados eram conhecidos em fins de novembro... A ideia é que os contratos comecem em janeiro, de acordo com o que muitos escolheram no seu plano de trabalho.

Ester
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta dez 05, 2013 12:28 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Ester »

obrigada Phytolas e Mariap pela info!

Bitter Sweet Girl

mariap Escreveu:
Ester Escreveu: - Nos anos anteriores deram resposta muito antes da data "limite"?
Estou convencida de que os resultados serão divulgado esta semana. Nunca foram publicados depois do Natal... o caso mais extremo que conheço foi o Concurso Investigador FCT do ano passado, cujos resultados foram divulgados a 21 de dezembro.

Quanto à tua pergunta, posso dizer que, quando os concursos tinham ainda duas épocas (terminando a última a meados de setembro), os resultados eram conhecidos em fins de novembro... A ideia é que os contratos comecem em janeiro, de acordo com o que muitos escolheram no seu plano de trabalho.
e se a FCT mantiver a sua tradição, os contratos são assinados e o inicio estipulado para janeiro (aqueles que assim escolherem), mas entre o inicio do plano de trabalhos e realmente se começar a receber irão decorrer 2, 3, 4 meses, recebendo a pessoa com retroactivos os meses desde o inicio.
claro que mais vale isto e ter a bolsa, que nao a ter de todo, mas era so para passar a informação de como tem sido desde há muitos anos para cá...

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Mensagem por hjssp »

phytolas Escreveu: Os resultados vão ser divulgados em Dezembro. Foi o director dos recursos humanos da FCT que confirmou numa entrevista.
O director disse. Infelizmente os directores da FCT dizem muitas coisas.

Eu estou muito pessimista não só em relação aos resultados como à divulgação dos mesmos. A FCT tem 90 dias úteis para os divulgar e não acredito que o faça nem um segundo antes. No concurso do ano passado a FCT não tinha prazo para divulgar os resultados da audiência prévia e foi o que se viu: cinco meses de espera. Este ano os resultados do concurso da parceria com Austin foram divulgados quase meio ano depois do prazo estipulado pela própria FCT. A isto juntemos a quantidade de promessas e confirmações que já vieram da FCT e que não se concretizaram. Portanto, estamos a falar de uma organização que não tem nem interesse nem vontade em cumprir prazos e em divulgar informação, pelo que o expectável é que os resultados NÃO saiam em Dezembro.

Mas mesmo que saíssem, eu lamento desapontar os que esperam ter a bolsa já a partir de Janeiro, mas dificilmente isso acontecerá, porque o artº 20º do regulamento reza o seguinte:

"ARTIGO 20.º – PRAZO PARA ASSINATURA DO CONTRATO

1. Depois de recebidos todos os documentos necessários à celebração do contrato, a entidade financiadora deve decidir sobre a concessão da bolsa no prazo de 90 dias úteis, suspendendo-se a contagem do prazo sempre que o procedimento esteja parado por causa que não lhe seja imputável.
2. Nos 15 dias úteis seguintes à data do recebimento do contrato de bolsa de investigação, o bolseiro deve devolvê-lo à entidade financiadora devidamente assinado."

Por outras palavras, depois de os candidatos serem notificados da aprovação da bolsa e depois de entregarem toda a documentação necessária à celebração do contrato, a FCT tem ainda mais 90 dias úteis para "decidir(!!!!!) sobre a concessão da bolsa" - ninguém duvide que esses 90 dias vão ser espremidos até ao caroço. E, pasme-se, até podem ser mais que 90 dias úteis, pois a contagem deste prazo é suspensa "sempre que o procedimento esteja parado por causa que não lhe seja imputável". Depois ainda há os 15 dias para assinar o contrato, que não será um grande problema, porque os investigadores o que querem - ao contrário da FCT - é começar a fazer investigação de qualidade o mais rapidamente possível.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Não tem sido assim...todos os que conheço em menos de dois meses tiveram tudo feito, e sem qualquer problema, contrato assinado e prontos a receber. Tudo isso é escrito para se defenderem...Quem foi rápido a entregar os papéis no ano passado (sairam resultados cerca de novembro), tinha o contrato assinado ainda no mesmo ano e recebeu em fevereiro com os retroactivos de janeiro...

atenção a lançar panicos quando ha já gente desesperada. Nada do que diz nesse decreto garante que assim aconteça, apenas se defendem na eventualidade dee existirem problemas

hjssp
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 06, 2012 3:22 pm
University/ Institute: Nenhum

Mensagem por hjssp »

No ano passado os resultados saíram em meados de Outubro. Se as pessoas começaram a receber em Fevereiro, isso perfaz quatro meses. Quando eu obtive a bolsa de doutoramento também demoraram três/quatro meses a iniciar os pagamentos, mas isso ainda foi no tempo das vacas menos magras.

Isto não é lançar pânico, é constatar factos. Se as pessoas preferem acreditar em cenários improváveis mas mais confortáveis, se preferem as "fontes seguras que é hoje que saem" ou o "eles desta vez vão mesmo ser sérios", estão no direito delas. Eu prefiro acreditar naquilo que tenho visto sair da FCT nos últimos tempos e que não é bonito nem confortável.

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

Tens razão 12 de Outubro, confundi. Pensei que fosse 12 de Novembro. Sim, sendo assim até se receber faz 3 meses e meio. Eu acho que se devem considerar todas as opções - que demorem, que sejam rápidos - só não tenho assistido aos 90 dias úteis para aprovação e vir o contrato e era a isso que me referia.

Mas posso conhecer apenas 3-4 casos isolados sortudos que em 1 mês e meio tinham o contrato.

De qualquer forma o que interessa é te-la...e penso que isso é um problema bem maior...

Bitter Sweet Girl

mc86 Escreveu:Tens razão 12 de Outubro, confundi. Pensei que fosse 12 de Novembro. Sim, sendo assim até se receber faz 3 meses e meio. Eu acho que se devem considerar todas as opções - que demorem, que sejam rápidos - só não tenho assistido aos 90 dias úteis para aprovação e vir o contrato e era a isso que me referia.

Mas posso conhecer apenas 3-4 casos isolados sortudos que em 1 mês e meio tinham o contrato.

De qualquer forma o que interessa é te-la...e penso que isso é um problema bem maior...
uma coisa é receber e assinar o contrato, outra é começar a ser pago :wink:

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

sim...são coisas com diferenças de dois meses lool
ai ai

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

este ano reparei que nem sequer existem as fontes seguras "de que é mesmo mesmo hoje"

CristinaC
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda set 15, 2008 10:00 am
University/ Institute: ***

Mensagem por CristinaC »

Eu sei de fontes seguras que até dia 16/12 não saem...

ihih Não resisti. :)

mc86
cientista assíduo
cientista assíduo

Mensagem por mc86 »

adorava por like nisso :twisted:

Responder