Bolsas BD 2007
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Se virem que há outros colegas online no fórum não se esqueçam de dar uma espreitadela no FlashChat(no menu superior junto ao link para sair do fórum).
Parabéns a todos os que tiveram bolsa. Quem não teve não desespere. Olhe com calma para a ficha de avaliação e verifique se há algo que considerem injustamente avaliado pois o recurso é sempre uma boa solução. Quem passou a segunda fase vai ter de suportar mais algum tempo de suspense ... boa sorte para esses.
David
Parabéns a todos os que tiveram bolsa. Quem não teve não desespere. Olhe com calma para a ficha de avaliação e verifique se há algo que considerem injustamente avaliado pois o recurso é sempre uma boa solução. Quem passou a segunda fase vai ter de suportar mais algum tempo de suspense ... boa sorte para esses.
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
Visita o Guia do Bolseiro
-
- Direcção da ABIC
- Registado: domingo mar 11, 2007 4:33 pm
Re: linhas de corte
Olá,Mariana. Escreveu:
Se realmente isto se verificar, só penso em como será a segunda fase.. se concorrer menos gente que na primeira, ou pessoas com média a rondar os 4.0, por exemplo (na minha área) será uma tremenda injustiça! que acontece à linha de corte então? não será o painel mais benevolente?..ou mesmo menos benevolente, conforme a situação... isto de haver duas fases faz-me realmente "comichão mental"!!!!
Realmente isto dos dois ciclos tem criado muita confusão, e a FCT não clarificou como é que ia fazer a divisão das bolsas. A ABIC reuniu recentemente com a FCT e colocou essas questões.
A resposta foi que basicamente a FCT faz uma estimativa do número total de candidaturas, tendo em conta os dados do ano passado e depois divide o número de bolsas para cada fase em proporção com essa estimativa. Ou seja, no ano passado houveram mais de 6000 candidaturas. Na primeira fase deste ano o número não chegou às 3000. Por isso a verba para a primeira fase é ligeiramente menos de 50%.
Outra coisa, não menos importante: A FCT disse-nos que para evitar sitruações manifestamente injustas (candidatos da primeira fase com bolsas recusadas e melhor mérito do que os candidatos com bolsas aceites na 2ª fase), vão haver na primeira fase 3 tipos de resultados:
As bolsas aceites. As bolsas recusadas. E as bolsas à partida recusadas mas com ainda possibilidade de virem a ser aceites (dependendo do mérito dos candidatos da segunda fase). Isto é confuso mas basicamente o que se passa é que vai haver uma faixa de pessoas que terá de aguardar em suspenso até aos resultados da 2ª fase, altura em que se decidirá quais das bolsas que estão nesta faixa estão definitivamente recusadas e quais poderão ser aceites.
Isto era o que estava para ser. Foi mesmo assim? Há pessoas nesta faixa intermédia à espera da resposta final?
Já agora parece que estes dois ciclos só funcionam este ano e o motivo foi a entrada em vigor de Bolonha, e não se querer prejudicr as pessoas que vão completar um grau até Dezembro (daí haver esta fase mais tarde para que essas pessoas possam concorrer já com as novas habilitações).
-
- recém-chegado
- Registado: terça set 11, 2007 12:29 pm
- University/ Institute: Strathclyde University
hum.. ok, esperemos que realmente só ocorra assim este ano..
Realmente foram criados três grupos entre os candidato: os "a conceder", os "condicionais" e os "a excluir".
Mesmo assim tenho dúvidas sobre o processo.. então fazem-se as contas globalmente, e depois dividem-se as verbas por percentagem de candidatos por área? E como estabelecem a margem de candidatos a aguardar pelos resultados da segunda fase? Pelos resultados do ano anterior? Mas no ano anterior o painel não era o mesmo, as avaliações são subjectivas e pelos critérios do ano passado muitos mais tinham tido bolsa este ano (falo da minha área..).. mas ao mesmo tempo, não se sabe a qualidade (ou quantidade real) dos candidatos que concorrem na segunda fase.. Mesmo com as justificações deles, e acredito que a divisão em duas fases foi com a melhor das intenções, tenho as minhas dúvidas quanto à justiça do processo. Mas sobre isso será sempre assim..certo!?
De qualquer modo, obrigado pelo esclarecimento!
Realmente foram criados três grupos entre os candidato: os "a conceder", os "condicionais" e os "a excluir".
Mesmo assim tenho dúvidas sobre o processo.. então fazem-se as contas globalmente, e depois dividem-se as verbas por percentagem de candidatos por área? E como estabelecem a margem de candidatos a aguardar pelos resultados da segunda fase? Pelos resultados do ano anterior? Mas no ano anterior o painel não era o mesmo, as avaliações são subjectivas e pelos critérios do ano passado muitos mais tinham tido bolsa este ano (falo da minha área..).. mas ao mesmo tempo, não se sabe a qualidade (ou quantidade real) dos candidatos que concorrem na segunda fase.. Mesmo com as justificações deles, e acredito que a divisão em duas fases foi com a melhor das intenções, tenho as minhas dúvidas quanto à justiça do processo. Mas sobre isso será sempre assim..certo!?
De qualquer modo, obrigado pelo esclarecimento!
"Dez mil dificuldades não constituem uma dúvida!" (Isaac Newton)
-
- investigador em formação
- Registado: quinta fev 22, 2007 10:56 pm
Deve ser, faz sentido. É só depois de acabarem as avaliações e estabelecerem nova linha de corte na 2ª fase que podem dizer o que se passa com as respostas condicionadas.anageorge Escreveu:Parabéns a quem já tem a notícia de ter conseguido a Bolsa. E boa sorte aos que ainda esperam mais novidades!
Pelo que li, as respostas condicionadas aos resultados da 2a fase de candidaturas poderão ter lugar em Dezembro. Será que os resultados da 2a fase também sairão nessa altura?
-
Só uma opinião: o processo vai demorar muito mais tempo e a data de início da bolsa deve ser o resultado de um processo de comunicação com a FCT. Eles enviam depois uma carta para casa com a decisão e pormenores. Mas devem informar na FCT.davidraimundo Escreveu:Ola! Depois de ter a bolsa concedida, há que dar sequência a todo este processo. Na faculdade disseram-me que após a divulgação dos resultados tenho um prazo de 15 dias para apresentar um comprovativo de que a bolsa foi concedida e de qual é a data de início dela, já que será também a data de início oficial do doutoramento.
Não sei qual é a data que eles consideram como a data de divulgação dos resultados. Será o dia de ontem? Ou quando as pessoas receberem as cartas? E que comprovativo será esse? O contrato ainda demorará a ser assinado e não sei se antes disso a FCT me poderá dar algum comprovativo que sirva... E na faculdade não me souberam dar mais informações.
Se alguém está ou esteve na mesma situação, agradecia que partilhasse o que puder!
Entretanto vou tentar obter respostas também junto da FCT.
-
Olá,ciqueiroz Escreveu: Outra coisa, não menos importante: A FCT disse-nos que para evitar sitruações manifestamente injustas (candidatos da primeira fase com bolsas recusadas e melhor mérito do que os candidatos com bolsas aceites na 2ª fase), vão haver na primeira fase 3 tipos de resultados:
As bolsas aceites. As bolsas recusadas. E as bolsas à partida recusadas mas com ainda possibilidade de virem a ser aceites (dependendo do mérito dos candidatos da segunda fase). Isto é confuso mas basicamente o que se passa é que vai haver uma faixa de pessoas que terá de aguardar em suspenso até aos resultados da 2ª fase, altura em que se decidirá quais das bolsas que estão nesta faixa estão definitivamente recusadas e quais poderão ser aceites.
Isto era o que estava para ser. Foi mesmo assim? Há pessoas nesta faixa intermédia à espera da resposta final?
Eu estou nesta situação: faixa de meio, com decisão pendente (nem aceite, nem recusada, mas à espera da linha de corte da segunda volta), a segunda a seguir à linha de corte. Na mesma situação encontram-se outros 14 candidatos.
Aparentemente podemos pedir audiência prévia. Não faz sentido ter recurso disponível nesta fase, como praticamente não há decisão final, mas não sei o que a FCT vai decidir neste sentido.
Irina
Sinceramente, parece-me que ese processo não muito justo.
1. A partir do momento que existem 2 fases, a verba deve ser dividia a 50%. Uma divisão diferente de 50% tem as seguintes implicações:
1a) Passam a existir "minimos" para ter a bolsa. (É como houvesse apenas 1 época)
1b) Os candidatos da segunda fase acabam por ter mais tempo para melhorar o curriculum e mais verbas.
2. A justicação das 2 fases por causa de Bolonha é no minímo surreal... Então e a injustiça de um licenciado pré-Bolonha ter estudado 5 anos e com Bolonha no mesmo número de anos ser-se Mestre? Como são avaliados estes candidatos?
1. A partir do momento que existem 2 fases, a verba deve ser dividia a 50%. Uma divisão diferente de 50% tem as seguintes implicações:
1a) Passam a existir "minimos" para ter a bolsa. (É como houvesse apenas 1 época)
1b) Os candidatos da segunda fase acabam por ter mais tempo para melhorar o curriculum e mais verbas.
2. A justicação das 2 fases por causa de Bolonha é no minímo surreal... Então e a injustiça de um licenciado pré-Bolonha ter estudado 5 anos e com Bolonha no mesmo número de anos ser-se Mestre? Como são avaliados estes candidatos?
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 30, 2006 8:34 pm
-
o link para este tópico é: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=2174Mariana. Escreveu:existe um tópico novo para colocar os resultados das bolsas, nºs de candidatos, linhas de corte, etc.. verifica lá.
já agora actualizem-na com as informações das vossas áreas, é muito interessante saber o que se passa também noutras áreas.
Re: período de audiencia prévia
Tem piada (aliás se calhar não tem) mas na minha página de "Resultado de Concurso" nao aparece nada disso. Há mais alguém a quem isto aconteça?Joana Cabral Escreveu:Olá!
Penso que é um pe´ríodo de dez dias em que podes fazer reclamações antes de tomarem as decisões finais. O recurso vem a seguir...
Se escolheres "SIM" aparece um campo pa preencheres com a tua reclamação!
Eu já deixei a minha!
Boa sorte!
For the record: estou na 'área cinzenta' de Quimica (i.e. entre a aprovação e a recusa).
-
- Direcção da ABIC
Exacto. também acho que sim. Dois concursos,pelo contrário faria sentido, especialmente se fossem em épocas diferentes. Foi-nos dito na FCT que esse é objectivo para os próximos anos. haver duas fases de candidatura ao longo do ano, mas funcionando como concursos independentes.DC Escreveu:Não me parece que o problema seja "as 2 fases"... Mas sim a depência de 1 da outras....
Ou 1 só concurso com 1 só data.. Ou 2 concursos independentes com datas diferentes....
Misturar os candidatos do primeiro com o segundo é que me parece verdadeiro injusto!
Não é no entanto o que se passa neste..
-
- Direcção da ABIC
Olá,Não sei qual é a data que eles consideram como a data de divulgação dos resultados. Será o dia de ontem? Ou quando as pessoas receberem as cartas? E que comprovativo será esse? O contrato ainda demorará a ser assinado e não sei se antes disso a FCT me poderá dar algum comprovativo que sirva... E na faculdade não me souberam dar mais informações.
Se alguém está ou esteve na mesma situação, agradecia que partilhasse o que puder!
Entretanto vou tentar obter respostas também junto da FCT
Não tenho a certeza quanto à contagem dos 15 dias, mas quanto ao comprovativo, a carta da FCT deve chegar. Senão podes pedir uma declaração à FCT em como a concessão da bolsa te foi avaliada favoravelmente. Eles passam geralmente esse tipo de declarações para estas coisas.
Boa sorte!
Cibele
-
- Direcção da ABIC
O que foi dito pela FCT à ABIC foi que haverá uma fase de recurso única para as duas fases, apenas depois de saírem os resultados da segunda fase. Isto devido à existencia da tal faixa intermédia, que ainda aguarda decisão.Aparentemente podemos pedir audiência prévia. Não faz sentido ter recurso disponível nesta fase, como praticamente não há decisão final, mas não sei o que a FCT vai decidir neste sentido.
O período de audiencia prévia serve apenas para detectar erros administrativos que possam ter ocorrido aquando da avaliação da candidatura. Ou seja, faz sentido pedir audiencia prévia se desconfiarem que houve um artigo que não foi contado, ou qqr coisa do género. Mas a audiencia prévia não presupõe uma nova avaliação do conteúdo da candidatura. apenas detecta este tipo de erros. O conteúdo da candidatura (plano de trabalhos,etc) é reavaliado por um painel diferente apenas em época de recurso, para os bolseiros que o peçam.
Portanto se desconfiarem de erros administrativos peçam já audiencia prévia. Senão, terão de esperar pela decisão final e depois, em caso de recusa da bolsa, poderão então pedir recurso. É uma confusão e uma enorme incerteza para quem está à espera mas parece que é assim que vai funcionar este ano.
Boa sorte!
Cibele
-
- Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm
-
- recém-chegado
- Registado: quinta jun 14, 2007 12:00 am
-
- Registado: segunda mar 12, 2007 10:43 pm
Pereira, aqui vai uma tentativa de ajudar:
1- a fase de audiência prévia de 10 dias é um período em que podes enviar comentários acerca da forma como foste avaliado, tentando que a FCT reconsidere a tua avaliação. Após este período os resultados da 1ª fase são considerados definitivos. Julgo que a audência prévia servirá mais para corrigir algum erro grave que tenha ocorrido durante as avaliações. Não me parece que eles vão agora reconsiderar todas as candidaturas (para isso existe o recurso) e há até boatos de que eles não lêem os comentários que as pessoas enviam nesta fase. Mas não custa tentar!
2- na fase de recurso os candidatos podem mais uma vez comentar a avaliação feita, explicitando os parâmetros em que não se sente avaliado de modo justo. Julgo que poderá nessa fase acrescentar alguma informação que considere relevante para subir a classificação.
3- não podes, já que este concurso está dividido em duas fases mas é um só concurso!
4- se eles dizem que não explicitaste o acolhimento a ideia que dá é que não indicaste qual a instituição em que decorrerão os trabalhos no âmbito do teu doutoramento. Por exemplo, no meu caso a minha faculdade é a FCUL mas as instituições de acolhimento são o Centro de Álgebra da UL e uma instituição de matemática de Paris. Julgo que na maioria dos casos a instituição de acolhimento do aluno de doutoramento é a instituição na qual o orientador desenvolve os seus trabalhos de investigação.
5- se deres uma vista de olhos aí pelo forum encontrarás testemunhos de pessoas que recorreram e conseguiram bolsa e também de outras que não a conseguiram! Vale a pena tentar!
5-
1- a fase de audiência prévia de 10 dias é um período em que podes enviar comentários acerca da forma como foste avaliado, tentando que a FCT reconsidere a tua avaliação. Após este período os resultados da 1ª fase são considerados definitivos. Julgo que a audência prévia servirá mais para corrigir algum erro grave que tenha ocorrido durante as avaliações. Não me parece que eles vão agora reconsiderar todas as candidaturas (para isso existe o recurso) e há até boatos de que eles não lêem os comentários que as pessoas enviam nesta fase. Mas não custa tentar!
2- na fase de recurso os candidatos podem mais uma vez comentar a avaliação feita, explicitando os parâmetros em que não se sente avaliado de modo justo. Julgo que poderá nessa fase acrescentar alguma informação que considere relevante para subir a classificação.
3- não podes, já que este concurso está dividido em duas fases mas é um só concurso!
4- se eles dizem que não explicitaste o acolhimento a ideia que dá é que não indicaste qual a instituição em que decorrerão os trabalhos no âmbito do teu doutoramento. Por exemplo, no meu caso a minha faculdade é a FCUL mas as instituições de acolhimento são o Centro de Álgebra da UL e uma instituição de matemática de Paris. Julgo que na maioria dos casos a instituição de acolhimento do aluno de doutoramento é a instituição na qual o orientador desenvolve os seus trabalhos de investigação.
5- se deres uma vista de olhos aí pelo forum encontrarás testemunhos de pessoas que recorreram e conseguiram bolsa e também de outras que não a conseguiram! Vale a pena tentar!
5-