Resultados audiência prévia

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
mc86
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: terça set 18, 2012 6:35 pm
University/ Institute: Lisboa

Re: Resultados audiência prévia

Mensagem por mc86 »

sou só eu que acho super estranho eles irem fazer isso a um sábado? ahah
Também sou sincera que não acredito em grandes diferenças relativamente aos resultados anteriores.

anidras
cientista regular
cientista regular
Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
University/ Institute: ----

Mensagem por anidras »

jp_strife Escreveu:Para sermos justos, a previsão era para dia 9, ou seja amanhã... Eu sei, estranho.
Segundo o comunicado da ABIC era dia 8

anidras
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anidras »

ssneves Escreveu:Caros colegas,

A ABIC já questionou a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre a grande demora na saída dos resultados da Audiência Prévia e sobre a falta de previsão de uma data para a divulgação destes resultados.

A FCT respondeu rapidamente ao nosso contacto, mas, infelizmente, as notícias não são boas.
Fomos informados que houve neste concurso (2012) um nº muito elevado de pedidos de Audiência Prévia (AP) - 1591 pedidos para ser precisos.
Para além do nº extraordinário de pedidos, o Departamento de Formação de Recursos Humanos (DFRH) da FCT está com um nº muito reduzido de funcionários (menos de 10, tanto quanto sabemos) para tratar de todos os processos de bolsa e de candidaturas. Por estes motivos, existe este ano uma demora muito superior na resposta à AP, quando comparada a anos anteriores.

A FCT informou que, lamentavelmente, a previsão para a divulgação de resultados da Audiência Prévia é apenas para 8 de Março (2013).

Confesso que eu própria fiquei muito surpreendida com esta previsão, pois nunca antes a saída de resultados da AP tinha demorado tanto tempo (as grandes demoras costumavam ser apenas na saída dos resultados dos recursos, o que já era bastante negativo...). Por isso, a ABIC pediu a confirmação da informação para garantir que não havia engano no mês indicado (o contacto e resposta foram feitos por escrito). E, infelizmente, a informação foi confirmada, com a justificação do nº muito elevado de pedidos e as limitações no nº de funcionários que estão a analisar (e responder) individualmente todos os casos.

Para quem não saiba, esclareço que a FCT tem actualmente cerca de 10.000 processos de bolsa activos, que são tratados pelos mesmos (poucos) funcionários do DFRH da FCT que tratam dos milhares de candidaturas a bolsas todos os anos.

A situação é muito lamentável, e só poderá ser resolvida com o aumento do nº de funcionários na FCT. Uma situação que só os reponsáveis máximos na tutela (Ministério da Educação e Ciência) e no Governo, podem resolver.

A ABIC irá reclamar, mais uma vez, junto do Ministério sobre a situação de grandes demoras nas respostas a pedidos relativos a processos de bolsa e de candidaturas, uma situação que prejudica os bolseiros e candidatos a bolsa que não conseguem receber da FCT atendimento atempado, como é o dever de uma instituição pública.

Infelizmente, a lei não nos ajuda nesta reclamação, pois não existem prazos legais para resposta à Audiência Prévia (ou ao Recurso). A lei (Código do Procedimento Administrativo) refere apenas que "a audiência prévia suspende a contagem dos prazos em todos os procedimentos administrativos".

Sugerimos aos colegas afectados que apresentem também as suas reclamações junto ao Ministério da Educação e Ciência, para que garanta a contratação de mais funcionários na FCT, assim como a desburocratização na análise de processos de bolsa ou de candidaturas. Podem encontrar os contactos do Ministério nesta página:
http://www.portugal.gov.pt/pt/os-minist ... encia.aspx

Os colegas podem também enviar as suas reclamações para os Grupos Parlamentares (http://www.parlamento.pt/Paginas/Contactos.aspx).

Com os melhores cumprimentos,

Susana Neves
Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC

Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/

Luthien31
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta set 21, 2012 9:58 am
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Luthien31 »

anidras Escreveu:
jp_strife Escreveu:Para sermos justos, a previsão era para dia 9, ou seja amanhã... Eu sei, estranho.
Segundo o comunicado da ABIC era dia 8
Isto é uma vergonha, mais uma vez!
:cry:

JoanaMD
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 09, 2012 11:42 am
University/ Institute: IPO Porto

Mensagem por JoanaMD »

Não há assunto para o que se passa. A verdade é que está uma pessoa há meses sem ter qualquer tipo de apoio na investigação. Andam pessoas a inscrever-se em programas de investigação como doutoramento ou pós-doutoramento para depois nos deixarem assim. O apoio à ciência em Portugal é uma vergonha. :(

bmscmoreira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jan 05, 2011 2:34 pm
University/ Institute: U. Porto

Mensagem por bmscmoreira »

Parece que ainda não há notícias...

blanca
investigador em formação
investigador em formação
Registado: domingo out 14, 2012 1:30 am
University/ Institute: Universidade Técnica de Lisboa

Mensagem por blanca »

Olá! Vocês acham que ainda hoje, de sábado, pode sair alguma coisa??

Alguém telefonou ontem e sabe alguma coisa mais recente?

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por ciencia »

Bom parece que o dia 8 de Março deve ser do ano de 2014....
Coisas destas não aconteceriam noutras áreas. Mas na investigação científica pode acontecer!!!
O mesmo será dizer que audiência prévia e recurso só existe para "inglês ver"... é só para se poder dizer que há uma fase para as pessoas poderem "reclamar"...

Que falta de respeito!

anidras
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anidras »

A principal falta de respeito é não informarem (já não digo justificar) deste novo atraso.

Será que a ABIC pensa fazer algo?

Rchagas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta mar 06, 2013 4:39 pm
University/ Institute: FCT NOVA

Mensagem por Rchagas »

Foi mais um balde de água fria.

Pensando a frio na situação, a FCT fez uma previsão e legalmente não há uma data obrigatória para divulgação dos resultados de audiência prévia (coisa que não acontece na maioria dos concursos públicos).

É tentar falar para a FCT na próxima semana...

Vamos ter de esperar (novamente)

ciencia
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta mai 03, 2012 3:11 pm
University/ Institute: Universidade de Lisboa

Mensagem por ciencia »

Pois de facto para os concursos públicos há sempre prazos que se cumprem. Mesmo que não hajam prazos, pelo menos uma justificação!
Depreendo que já não haja lugar ao chamado período de recurso! Com estes atrasos todos suponho se houver recurso, as respostas saiam daqui a 2 anos!!!

Sim há a ABIC! Eu pergunto se não tinhamos um provedor do bolseiro???? Nesta situações o que ele faz? Nada? Poderia intervir para defender os bolseiros desta pouca vergonha!

E os novos concursos para doutoramentos e pos-doutoramentos são no mesmo período do ano passao??? Isso seria engraçado..... !

ngoncalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 11, 2013 10:44 am
University/ Institute: UNL

Mensagem por ngoncalves »

Bom dia,

Eu também aguardo resposta da FCT nesta audiência prévia e a frustração é galopante. Cometeram um erro crasso na única parte objectiva da minha candidatura (enganaram-se na média ponderada) e agora tenho de esperar 6 meses para que eles corrijam o erro. Ou não.

Fui aconselhado a submeter uma queixa ao Provedor de Justiça que normalmente é utilizado exactamente para isto: zelar pelos interesses dos cidadãos contra falhas por parte de instituições públicas. E já fez várias vezes pressão sobre a FCT em relação a casos parecidos com este.

É muito fácil, basta ir a http://queixa.provedor-jus.pt/Queixas/Start.aspx e preencher o formulário (O passo 1c por exemplo, não se preenche). A força da queixa irá multiplicar-se consoante o número de pessoas por detrás dela por isso era bom sermos muitos.

anidras
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anidras »

ngoncalves Escreveu:Bom dia,

Eu também aguardo resposta da FCT nesta audiência prévia e a frustração é galopante. Cometeram um erro crasso na única parte objectiva da minha candidatura (enganaram-se na média ponderada) e agora tenho de esperar 6 meses para que eles corrijam o erro. Ou não.

Fui aconselhado a submeter uma queixa ao Provedor de Justiça que normalmente é utilizado exactamente para isto: zelar pelos interesses dos cidadãos contra falhas por parte de instituições públicas. E já fez várias vezes pressão sobre a FCT em relação a casos parecidos com este.

É muito fácil, basta ir a http://queixa.provedor-jus.pt/Queixas/Start.aspx e preencher o formulário (O passo 1c por exemplo, não se preenche). A força da queixa irá multiplicar-se consoante o número de pessoas por detrás dela por isso era bom sermos muitos.
Parece ser uma boa medida, mas talvez não seja suficiente para uma resposta imediata
Sabes qual é o tempo médio de resposta?

ngoncalves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda mar 11, 2013 10:44 am
University/ Institute: UNL

Mensagem por ngoncalves »

Penso que é mesmo uma questão de volume de queixas e de visibilidade da situação. Não tenho ideia do limite legal que eles têm para nos dar resposta à queixa mas posso-me informar e depois informo.

De qualquer maneira acho que é uma daquelas situações em que não temos nada a perder em fazê-lo, pelo contrário.

anidras
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anidras »

ngoncalves Escreveu:Penso que é mesmo uma questão de volume de queixas e de visibilidade da situação. Não tenho ideia do limite legal que eles têm para nos dar resposta à queixa mas posso-me informar e depois informo.

De qualquer maneira acho que é uma daquelas situações em que não temos nada a perder em fazê-lo, pelo contrário.
Sim, claro. Deve ser denunciado

opereira
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 13, 2012 9:18 pm
University/ Institute: Universidade da Beira Interior

Mensagem por opereira »

Vou aproveitar a dica e vou preencher o formulário com a queixa.

cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por cmrp »

ngoncalves Escreveu:Penso que é mesmo uma questão de volume de queixas e de visibilidade da situação. Não tenho ideia do limite legal que eles têm para nos dar resposta à queixa mas posso-me informar e depois informo.

Boa ideia! :) Vou fazer o mesmo, ngoncalves. Estou numa situação semelhante: esqueceram-se de me contar o meu grau de mestre e por conseguinte na minha classificação de mérito de candidato vinha apenas o relativo à minha candidatura... se me tivessem contado o mestrado tinha tido bolsa.

É revoltante como é que erros deste tipo conseguem dar cabo de um ano a uma pessoa.

Boa espera a todos!

cmrp
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda ago 06, 2012 8:11 pm
University/ Institute: Porto

Mensagem por cmrp »

cmrp Escreveu:
Boa ideia! :) Vou fazer o mesmo, ngoncalves. Estou numa situação semelhante: esqueceram-se de me contar o meu grau de mestre e por conseguinte na minha classificação de mérito de candidato vinha apenas o relativo à minha candidatura... se me tivessem contado o mestrado tinha tido bolsa.

É revoltante como é que erros deste tipo conseguem dar cabo de um ano a uma pessoa.

Boa espera a todos!
Candidatura = licenciatura :) é 2a de manhã... ;)

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: sábado set 20, 2008 12:33 am
University/ Institute: Minho

Mensagem por pedromar »

Olá, contactei hoje a FCT.

Informaram-me que os resultados da audiência saem amanhã.

Boa sorte a todos.

anidras
cientista regular
cientista regular

Mensagem por anidras »

pedromar Escreveu:Olá, contactei hoje a FCT.

Informaram-me que os resultados da audiência saem amanhã.

Boa sorte a todos.
Obrigado pela info. Deram alguma justificação para o atraso?
De qq forma era bom q a ABIC pudesse confirmar esta informação..

EDIT: eu liguei para confirmar e disseram-me que tavam p sair a qq momento, que n me sabiam dizer quando, mas que a informação que tinham é que era para breve. Tb n me disseram o pq do atraso...

Responder