Alterações ao regulamento: 2012

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
jaromila
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jul 27, 2012 3:36 pm
University/ Institute: ---

Re: Alterações ao regulamento: 2012

Mensagem por jaromila »

Olá,

Obrigada pela resposta. Terei fundos muito limitados, correspondentes ao número reduzido de aulas que darei por semana e que não me permitirão sequer pagar a renda. Ou seja, tenho duas hipóteses:

- Informar a FCT, pedir a suspensão da bolsa, viver da teaching assistantship e não ter dinheiro para comer;

- Não informar a FCT, continuar a minha pesquisa e dar aulas, o que me é requerido para a obtenção do grau.

Não sou a única. Grande parte dos bolseiros residentes no estrangeiro serão forçados a desrespeitar o regulamento. Dá a impressão de que quem alterou o regulamento não têm a mínima ideia de que nem todas as universidades funcionam da mesma forma. Enfim... triste país, o nosso.

J.
researcher Escreveu:ola!

nao sei se tens que nao informar a fct. o regulamento preve que a bolsa possa ter periodos de suspensao (nao sei ao certo a duracao), se o teu programa exige docencia e tal nao se enquadra no que a fct requere, podes pedir para a bolsa ser suspensa durante o periodo em que estiveres a leccionar e retomada quando terminares.
claro que se poe a questao de que fundos teras durante esse periodo... todos os alunos do teu programa tem bolsas individuais? existe possibilidade de teres uma teaching assistantship enquanto estiveres a dar aulas?
se tivesse q adivinhar, diria que outras pessoas ja' ocultaram coisas semelhantes à fct (e na realidade seria mto dificil a fct vir a descobrir), mas pode haver uma outra solucao.

boa sorte!

José M.
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quarta jun 01, 2011 1:44 pm
University/ Institute: FC UL

Mensagem por José M. »

jaromila Escreveu:Olá,

Obrigada pela resposta. Terei fundos muito limitados, correspondentes ao número reduzido de aulas que darei por semana e que não me permitirão sequer pagar a renda. Ou seja, tenho duas hipóteses:

- Informar a FCT, pedir a suspensão da bolsa, viver da teaching assistantship e não ter dinheiro para comer;

- Não informar a FCT, continuar a minha pesquisa e dar aulas, o que me é requerido para a obtenção do grau.

Não sou a única. Grande parte dos bolseiros residentes no estrangeiro serão forçados a desrespeitar o regulamento. Dá a impressão de que quem alterou o regulamento não têm a mínima ideia de que nem todas as universidades funcionam da mesma forma. Enfim... triste país, o nosso.

J.
researcher Escreveu:ola!

nao sei se tens que nao informar a fct. o regulamento preve que a bolsa possa ter periodos de suspensao (nao sei ao certo a duracao), se o teu programa exige docencia e tal nao se enquadra no que a fct requere, podes pedir para a bolsa ser suspensa durante o periodo em que estiveres a leccionar e retomada quando terminares.
claro que se poe a questao de que fundos teras durante esse periodo... todos os alunos do teu programa tem bolsas individuais? existe possibilidade de teres uma teaching assistantship enquanto estiveres a dar aulas?
se tivesse q adivinhar, diria que outras pessoas ja' ocultaram coisas semelhantes à fct (e na realidade seria mto dificil a fct vir a descobrir), mas pode haver uma outra solucao.

boa sorte!

Como é que os teus colegas, os outros "grad students" que não são portugueses vivem só
o "teaching assistantship", ou "researching assistantship"?

jaromila
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por jaromila »

José M. Escreveu:
Como é que os teus colegas, os outros "grad students" que não são portugueses vivem só
o "teaching assistantship", ou "researching assistantship"?
Os meus colegas ou têm bolsas que lhes permitem dar um número limitado de aulas (o que também acontecia com a FCT até agora) ou não têm bolsas, pelo que fazem o PhD em part-time. Isto é, têm um emprego também ele em part-time, dão aulas, e vão avançando na tese gradualmente.

José M.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por José M. »

Ai está a solução.

Tens de arranjar uma bolsa dessas, ou um emprego part-time.

Quanto é o "teaching assistantship" e em que cidade?

###

E a FCT deve acabar com as bolsas no estrangeiro e pronto!

"O que nasce torto tarde ao nunca de indireita!"

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

lol
José M. Escreveu:Ai está a solução.

jaromila
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por jaromila »

Hmmmm Pois. E faço isso (dedicação ao PhD em part-time) como consequência de uma alteração ao estatuto que tem como objectivo evitar a exploração dos bolseiros (o que é aplicável em PT mas não em todo o lado) para que estes se possam dedicar à sua investigação. Faz todo o sentido.

Preciso de contactar a ABIC directamente para fazer queixa ou eles seguem todos os threads?
Echuu Escreveu:lol
José M. Escreveu:Ai está a solução.

José M.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por José M. »

Mas a alteração dos estatutos aplica-se só a novas bolsas, ou também às atuais?

Neste ponto, os estatutos já foram alterados várias vezes e houve situações de pessoas que conforme os estatutos à data de inicio da bolsa, podiam acumular, outros não.

Agora como é?

researcher
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por researcher »

José M. Escreveu:Mas a alteração dos estatutos aplica-se só a novas bolsas, ou também às atuais?

Neste ponto, os estatutos já foram alterados várias vezes e houve situações de pessoas que conforme os estatutos à data de inicio da bolsa, podiam acumular, outros não.

Agora como é?
o novo regulamento aplica-se a todas as bolsas, incluindo as que ja' estavam em execucao.

jaromila Escreveu: Preciso de contactar a ABIC directamente para fazer queixa ou eles seguem todos os threads?
se pretendes avancar com alguma especie de "queixa", suponho que teras q falar directamente com a abic.
podes tambem ver este topico: http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=4906

boa sorte!

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

José M. Escreveu:Tens de arranjar uma bolsa dessas, ou um emprego part-time.

A FCT tem de honrar os compromissos que faz. Caso contrário, o colega não pode honrar os seus.

Quando acertou o programa de trabalhos com o orientador, propôs-lhe realizar o doutoramento em 3-4 anos. Quem é que garante que o orientador está disponível para aumentar o tempo disponível para 7 ou 8 anos? Como certamente sabe, no mundo académico a mudança é constante e as oportunidades a aproveitar não surgem homogeneamente, quer no espaço quer no tempo. Assim, um compromisso com um aluno de doutoramento com duranção de quase uma década não é de todo aliciante para muitos orientadores.

Quanto à sua doutrina constante contra o apoio de doutoramentos no estrangeiro, convido-o a ver as tabelas e estatísticas da FCT, assim como entrevistas recentes ao seu presidente, que afirmou terem estas bolsas um peso inferior a 10% no orçamento geral. Se ainda assim considera um ultraje que os nossos elementos melhor qualificados façam ciência fora de Portugal, publicando os seus resultados sob o selo e logotipo da FCT, peço-lhe então uma análise fria e objectiva das contribuições suplementares feitas pelos bolseiros da FCT com posições em Portugal. Se possível, filtre dessas contribuições suplementares o alimento automático das posições de quem os orienta.

Obrigado.

José M.
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por José M. »

phdwannabe Escreveu: A FCT tem de honrar os compromissos que faz. Caso contrário, o colega não pode honrar os seus.
Claro!
phdwannabe Escreveu:
Quanto à sua doutrina constante contra o apoio de doutoramentos no estrangeiro, convido-o a ver as tabelas e estatísticas da FCT, assim como entrevistas recentes ao seu presidente, que afirmou terem estas bolsas um peso inferior a 10% no orçamento geral.
Não vejo como se pode defender algo, atravez/afirmando exatamente a sua insignificância.
phdwannabe Escreveu: Se ainda assim considera um ultraje que os nossos elementos melhor qualificados façam ciência fora de Portugal, publicando os seus resultados sob o selo e logotipo da FCT,
Muito pela contrário. Quando sei de portugueses a estudar em universidades estrangeiras fico bem contente, por ver que ensino português consegue preparar alunos para estudar noutros paises.
phdwannabe Escreveu: peço-lhe então uma análise fria e objectiva das contribuições suplementares feitas pelos bolseiros da FCT com posições em Portugal. Se possível, filtre dessas contribuições suplementares o alimento automático das posições de quem os orienta.

Obrigado.
Agora, fico ainda mais contente quando esses portuguese no estrangeiro, chegaram lá pelos seus próprios meios, concorrendo em pé de igualdade com chineses, indianos, etc... às melhores universidades do mundo, a uma bolsa da universidade ou pais de destino.

researcher
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça jan 04, 2011 12:17 pm
University/ Institute: ___

Mensagem por researcher »

ja' todos entendemos que o jose' é contra as bolsas da fct no estangeiro.
tambem ja' lhe tentaram explicar noutros topicos que, contrariamente 'as suas teorias da conspiracao, muito dificilmente alguem sera' aceite num programa doutoral noutro pais apenas e so' porque teve bolsa da fct. o jose' nao concorda e mantem a sua opiniao -- tem todo o direito a ela!

o que nao é apropriado, contudo, é o jose' vir fazer os seus comentarios de as-bolsas-no-estangeiro-deviam-acabar em todos os topicos em que algo relativo a bolsas no estangeiro é discutido.
isto é um forum de perguntas e apoio. os bolseiros poem perguntas, outros bolseiros respondem. para ajudar. os seus comentarios nao ajudam.

acha que a fct nao devia dar bolsas no estrangeiro? escreva à abic, à fct, a quem mais quiser e achar apropriado.
quer falar disso com outros bolseiros? crie um novo topico onde esse seja o tema de discussao.
mas por favor pare de "trollar" o forum com as suas opinoes se estas nao vao ajudar a pessoa que colocou a pergunta.

obrigada.

José M. Escreveu:
phdwannabe Escreveu: A FCT tem de honrar os compromissos que faz. Caso contrário, o colega não pode honrar os seus.
Claro!
phdwannabe Escreveu:
Quanto à sua doutrina constante contra o apoio de doutoramentos no estrangeiro, convido-o a ver as tabelas e estatísticas da FCT, assim como entrevistas recentes ao seu presidente, que afirmou terem estas bolsas um peso inferior a 10% no orçamento geral.
Não vejo como se pode defender algo, atravez/afirmando exatamente a sua insignificância.
phdwannabe Escreveu: Se ainda assim considera um ultraje que os nossos elementos melhor qualificados façam ciência fora de Portugal, publicando os seus resultados sob o selo e logotipo da FCT,
Muito pela contrário. Quando sei de portugueses a estudar em universidades estrangeiras fico bem contente, por ver que ensino português consegue preparar alunos para estudar noutros paises.
phdwannabe Escreveu: peço-lhe então uma análise fria e objectiva das contribuições suplementares feitas pelos bolseiros da FCT com posições em Portugal. Se possível, filtre dessas contribuições suplementares o alimento automático das posições de quem os orienta.

Obrigado.
Agora, fico ainda mais contente quando esses portuguese no estrangeiro, chegaram lá pelos seus próprios meios, concorrendo em pé de igualdade com chineses, indianos, etc... às melhores universidades do mundo, a uma bolsa da universidade ou pais de destino.

phdwannabe
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda fev 13, 2012 3:13 pm
University/ Institute: Warwick

Mensagem por phdwannabe »

José M. Escreveu:
phdwannabe Escreveu: Quanto à sua doutrina constante contra o apoio de doutoramentos no estrangeiro, convido-o a ver as tabelas e estatísticas da FCT, assim como entrevistas recentes ao seu presidente, que afirmou terem estas bolsas um peso inferior a 10% no orçamento geral.
Repare que em altura alguma afirmei isso. Se pensa que sim, leia de novo o que escrevi.

De resto, não é minha intenção prolongar esta discussão, há muito em terreno offtopic. A forma e o conteúdo dos seus comentários falam por si, não pretendo dar-lhes mais atenção do que a que merecem.

ricardo.figueiredo
cientista regular
cientista regular
Registado: terça fev 14, 2012 4:43 pm
University/ Institute: FCUL

Mensagem por ricardo.figueiredo »

jaromila Escreveu:Ou seja, tenho duas hipóteses:

Bem sei que é mais fácil falar do que fazer, mas penso que o mais importante que tens a fazer agora é manter a calma. Infringir deliberadamente o regulamento que nos rege pode dar-te sérios problemas, e passar fome enquanto tentas obter o grau de doutor também não é uma opção razoável.

Sugiro que descrevas a tua situação de forma explícita mas sucinta, e a envies por carta registada à FCT. Deixa claro que, no teu caso, deixar de dar aulas será um entrave não só à tua subsistência como à obtenção do grau, e pede que te autorizem por escrito a leccionar. Se recusarem o teu pedido, será expectável que sugiram, na resposta que te enviarem, como deves contornar os obstáculos com que te deparas.

Segundo me lembro, relativamente ao subsídio para as propinas, por exemplo, o valor a atribuir não seria estritamente limitado a 5.000 EUR, sendo as situações mais difíceis analisadas caso a caso (ver quinto parágrafo do post da ssneves neste tópico). Suponho, assim, que esta análise caso a caso seja aplicável noutros campos do regulamento.

Infelizmente, não contaria com nenhuma resposta da parte da FCT antes do final de Setembro (ou mesmo Outubro).

Se possível, mantém-nos informados da evolução do teu caso. É certamente muito útil a muitos bolseiros, tanto no estrangeiro como cá em Portugal.

Boa sorte!

mtorres
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta jul 20, 2012 11:12 am
University/ Institute: ipatimup

Mensagem por mtorres »

AnaJesus Escreveu:Boas,
deixo aqui uma cópia da mensagem/pedido de esclarecimento que acabei de postar na página da ABIC no facebook:

Alguém pode esclarecer o conteúdo da notícia do Público de ontem por favor? Reina a confusão aqui na FCUL onde após feita uma moção pela instituição pedindo a alteração das restrições impostas pelo novo regime de exclusividade, surge a questão levantada pela dita notícia de as restrições serem aplicáveis apenas aos PhD e não a Pós-docs. Deixo o link para a notícia e o excerto de texto que gerou a confusão.

Saudações.

"[...] O governo aprovou ontem um decreto-lei que altera o Estatuto do Bolseiro reforçando o regime de dedicação exclusiva. A partir de agora, a prestação do serviço docente apenas é possível para os bolseiros de pós-doutoramento e deixa de estar acessível aos estudantes de doutoramento."

http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3 ... vo-1556254

Alguém me pode esclarecer esta situação?? Onde poderemos encontrar este " decreto-lei que altera o Estatuto do Bolseiro reforçando o regime de dedicação exclusiva. A partir de agora, a prestação do serviço docente apenas é possível para os bolseiros de pós-doutoramento e deixa de estar acessível aos estudantes de doutoramento."??

A minha pergunta basicamente é:
Os pós-docs (bolseiros da FCT) sempre podem dar aulas a licenciatura??

anageorge
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por anageorge »

mtorres Escreveu:
AnaJesus Escreveu:Boas,
deixo aqui uma cópia da mensagem/pedido de esclarecimento que acabei de postar na página da ABIC no facebook:

Alguém pode esclarecer o conteúdo da notícia do Público de ontem por favor? Reina a confusão aqui na FCUL onde após feita uma moção pela instituição pedindo a alteração das restrições impostas pelo novo regime de exclusividade, surge a questão levantada pela dita notícia de as restrições serem aplicáveis apenas aos PhD e não a Pós-docs. Deixo o link para a notícia e o excerto de texto que gerou a confusão.

Saudações.

"[...] O governo aprovou ontem um decreto-lei que altera o Estatuto do Bolseiro reforçando o regime de dedicação exclusiva. A partir de agora, a prestação do serviço docente apenas é possível para os bolseiros de pós-doutoramento e deixa de estar acessível aos estudantes de doutoramento."

http://www.publico.pt/Educa%C3%A7%C3%A3 ... vo-1556254

Alguém me pode esclarecer esta situação?? Onde poderemos encontrar este " decreto-lei que altera o Estatuto do Bolseiro reforçando o regime de dedicação exclusiva. A partir de agora, a prestação do serviço docente apenas é possível para os bolseiros de pós-doutoramento e deixa de estar acessível aos estudantes de doutoramento."??

A minha pergunta basicamente é:
Os pós-docs (bolseiros da FCT) sempre podem dar aulas a licenciatura??
Basicamente, o que corre é que podem dar aulas a licenciatura, mas não podem receber.

crioulla
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado ago 22, 2009 11:09 am
University/ Institute: Porto

Mensagem por crioulla »

Acabo de receber o seguinte email da FCT:
Após análise do pedido de renovação da Bolsa de Investigação com a referência xxxx comunicamos-lhe que a mesma foi renovada por 12 meses..
O montante total a pagar será de 11760 Euros referentes a:
viagem: 0 €
reuniões científicas: 0 €
inscrição, matrícula ou propinas: 0 €
subsídio de instalação: 0 €
subsídio de manutenção mensal: 980 € (12 meses)

Já sabia que este ano não recebia os 750 euros das reuniões científicas mas não percebo os 0 euros das propinas! já não vão pagar as propinas à instituição? já enviei mail a questionar sobre isto mas como o tempo útil de resposta costuma ser muitooooo longo ...
Alguém recebeu email semelhante?

Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta dez 13, 2007 11:47 am
University/ Institute: Universidade de Algures

Mensagem por Echuu »

crioulla Escreveu:Acabo de receber o seguinte email da FCT:
Após análise do pedido de renovação da Bolsa de Investigação com a referência xxxx comunicamos-lhe que a mesma foi renovada por 12 meses..
O montante total a pagar será de 11760 Euros referentes a:
viagem: 0 €
reuniões científicas: 0 €
inscrição, matrícula ou propinas: 0 €
subsídio de instalação: 0 €
subsídio de manutenção mensal: 980 € (12 meses)

Já sabia que este ano não recebia os 750 euros das reuniões científicas mas não percebo os 0 euros das propinas! já não vão pagar as propinas à instituição? já enviei mail a questionar sobre isto mas como o tempo útil de resposta costuma ser muitooooo longo ...
Alguém recebeu email semelhante?
A minha interpretação:
A FCT não te dá o dinheiro para pagamento de propinas, paga-o directamente à instituição que confere o grau. Logo, esse montante não tem que constar no total anual que irás (tu, e só tu) receber.
Já no caso de alguém que esteja a fazer o PhD no estrangeiro, o pagamento das propinas é feito pelo bolseiro. Aí sim, a FCT paga o montante ao bolseiro que depois paga à instituição de acolhimento.

crioulla
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por crioulla »

Atenderam o telefone (inédito) e perguntaram se era estudante nacional. Como sou, os valores pagos serão os mesmos e o total será transferido directamente para a instituição. Ufa

renalves

Mensagem por renalves »

crioulla Escreveu:Atenderam o telefone (inédito) e perguntaram se era estudante nacional. Como sou, os valores pagos serão os mesmos e o total será transferido directamente para a instituição. Ufa
Só por curiosidade, podias dizer em que mês renova a tua bolsa e quando é que enviaste o pedido de renovação?

crioulla
recém-chegado
recém-chegado

Mensagem por crioulla »

Renova em Setembro. Normalmente envio os documentos em inícios de Junho

Responder