Obrigada pela resposta. Terei fundos muito limitados, correspondentes ao número reduzido de aulas que darei por semana e que não me permitirão sequer pagar a renda. Ou seja, tenho duas hipóteses:
- Informar a FCT, pedir a suspensão da bolsa, viver da teaching assistantship e não ter dinheiro para comer;
- Não informar a FCT, continuar a minha pesquisa e dar aulas, o que me é requerido para a obtenção do grau.
Não sou a única. Grande parte dos bolseiros residentes no estrangeiro serão forçados a desrespeitar o regulamento. Dá a impressão de que quem alterou o regulamento não têm a mínima ideia de que nem todas as universidades funcionam da mesma forma. Enfim... triste país, o nosso.
J.
researcher Escreveu:ola!
nao sei se tens que nao informar a fct. o regulamento preve que a bolsa possa ter periodos de suspensao (nao sei ao certo a duracao), se o teu programa exige docencia e tal nao se enquadra no que a fct requere, podes pedir para a bolsa ser suspensa durante o periodo em que estiveres a leccionar e retomada quando terminares.
claro que se poe a questao de que fundos teras durante esse periodo... todos os alunos do teu programa tem bolsas individuais? existe possibilidade de teres uma teaching assistantship enquanto estiveres a dar aulas?
se tivesse q adivinhar, diria que outras pessoas ja' ocultaram coisas semelhantes à fct (e na realidade seria mto dificil a fct vir a descobrir), mas pode haver uma outra solucao.
boa sorte!