Onde colocar o logótipo?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
rui_barroselas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mar 28, 2006 5:21 pm
University/ Institute: ???

Onde colocar o logótipo?

Mensagem por rui_barroselas »

Estou na fase final da dissertação de mestrado e sei que tenho que incluir o logótipo da FCT e mensionar que tive o apoio da fundação. Mas onde devo inserir o logótipo? na capa? na 1ª página da tese?
alguém sabe?

Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
Registado: quarta jul 19, 2006 12:57 pm
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Mensagem por Carla Gouveia-Caridade »

Olá!!

Pergunta dificil de responder...
Será mesmo necessário colocar o logotipo ou bastará fazer um agradecimento na página de agradecimentos, tal como se faz nos artigos na secção de agradecimentos?
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc

Bitter Sweet Girl
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quinta set 14, 2006 10:49 am
University/ Institute: FCUL

Mensagem por Bitter Sweet Girl »

não me recordo de ser preciso incluir o logotipo da FCT na capa, mas também não tive bolsa de mestrado.
arranja o decreto lei onde vem especificada a capa que tens de ter, porque isso tem normas e se não as cumprires, arriscas-te a que as tuas cópias voltem para trás.

rui mesquita
Sócios
Sócios
Registado: sábado jul 17, 2004 3:27 pm

Mensagem por rui mesquita »

De facto, mais vale consultar (se existe) o decreto que estabelece as normas de apresentação, mas não me parece que seja necessário mais do que isto:

a) na primeira página (não na capa!), coloca debaixo do nome do autor "Aluno subsidiado pela FCT"

b) na página dos agradecimentos, não esqueças de referir a FCT "pelo apoio sem o qual seria impossível apresentar esta dissertação" ou parecido.

Isto é pelo menos aquilo que eu vou fazer. :wink:

Em qualquer caso, duvido muito que, mesmo que seja necessário, o logotipo da FCT deva ser posto na capa, uma vez que a FCT não é nem a autora nem a editora da dissertação.
That's all we need to know and all we need to say.

rui_barroselas
investigador em formação
investigador em formação
Registado: terça mar 28, 2006 5:21 pm
University/ Institute: ???

Mensagem por rui_barroselas »

rui mesquita Escreveu: a) na primeira página (não na capa!), coloca debaixo do nome do autor "Aluno subsidiado pela FCT"

b) na página dos agradecimentos, não esqueças de referir a FCT "pelo apoio sem o qual seria impossível apresentar esta dissertação" ou parecido.

Também me parece que isso será suficiente.
É verdade que as normas da capa são rígidas e não está prevista a inclusão de nenhum logótipo, no entanto não estão pensadas para a minoria (infelizmente não somos tantos quanto isso...) das pessoas que conseguem bolsas de apoio à dissertação. Eu não sei até que ponto a FCT é exigente a este nível?

Ainda vou tentar contactar com a FCT mas se não conseguir obter resposta vou incluir a menção ao apoio na folha de rosto e nos agradecimentos.
Penso que será suficiente, depois informo se houver problemas

Rui Chaves
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jan 19, 2008 10:46 am

Menção de apoio

Mensagem por Rui Chaves »

Caros,

Eu fui financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia durante 4 anos para fazer a tese de doutoramento.

O Regulamento reza assim:

Artigo 39º: Menção de apoio
Em todas as acções de formação avançada e de qualificação de recursos humanos financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, assim como em todas as publicações e teses realizadas com os apoios previstos neste Regulamento deve ser expressa a menção de apoio financeiro da
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Eu estive 4 anos a produzir artigos e a pulicá-los. Sempre que o fazia enviava uma cópia dos mesmos à FCT. Em nota de rodapé nos artigos eu escrevi "This research was supported by Fundação para a Ciência e a Tecnologia, grant number bla bla bla". Nunca se queixaram. Fiz o mesmo nos agradecimentos da tese, mas uma semana depois de eu ter entregue a dita na universidade, recebi uma carta da FCT onde me dizem, entre outras coisas: "chamamos a sua atenção para o Regulamento, que refere que todos os trabalhos realizados devem referenciar de forma visível o co-financiamento do POCI 2010 e do FSE e incluir as respectivas insígnias do POCI 2010 e da União Europeia, disponíveis no site POCI 2010". Não só isso não está no regulamento, como nunca tinha ouvido falar destas insígnias em lado nenhum.

Ainda vou ter problemas com isto... :(

anageorge
cientista regular
cientista regular
Registado: segunda nov 27, 2006 8:04 pm
University/ Institute: UNL

Mensagem por anageorge »

Antes de entregar a tese (mestrado), telefonei para a FCT e foi-me dito que devia aparecer o logotipo na capa e/ou na lombada.

O que me irrita um pouco é que se telefonar no dia seguinte, é capaz de me atender outra pessoa e dizer uma coisa totalmente diferente, porque as coisas não estão explícitas em lado nenhum. Isto aconteceu-me, por exemplo, em relação ao pagamento das propinas, em que uns diziam uma coisa, outros diziam outra, uma confusão total.

Rui Chaves
recém-chegado
recém-chegado

[quote="anageorge"]Antes de entregar a tese (mestrado), telefonei para a FCT e foi-me dito que devia aparecer o logotipo na capa e/ou na lombada.
[/quote]

Na capa? Jamais! Há universidades (e.g. a univ de lisboa) quem nem aceitariam uma dissertação com uma formatação de capa assim. Eu acho é que eles improvisam e dizem qualquer coisa para o ar.
Mas estou à espera de resposta e quando a tiver anuncio-a... :(

LuisPedro
investigador em formação
investigador em formação
Registado: segunda mai 07, 2007 1:55 am

Mensagem por LuisPedro »

Fiz a capa da minha dissertação a meu gosto, sem usar quaisquer regras. Apenas referi o apoio da FCT na página dos agradecimentos. Não tive qualquer problema e já recebi o subsidio de impressão da tese.

Já agora, que regras estão vocês a falar ? Não sei de nada :roll:

Jorge Nunes
cientista regular
cientista regular
Registado: sexta nov 23, 2007 7:19 pm
University/ Institute: Universidade de Évora

Mensagem por Jorge Nunes »

LuisPedro Escreveu:
Já agora, que regras estão vocês a falar ? Não sei de nada :roll:
As regras de formato das capas das dissertações e teses não são livres em todas as universidades. No caso da U. Évora, e quando eu entreguei a minha, existiam regras mínimas de formato da capa. Pelo que tenho sabido de outras instituições esta situação varia muito, umas são muito rígidas enquanto outras são mais liberais.

Rui Chaves
recém-chegado
recém-chegado

LuisPedro Escreveu: Já agora, que regras estão vocês a falar ? Não sei de nada :roll:

Se entragaste tudo e não tiveste problem então tudo bem. Há universidades que nem te aceitariam a dissertação se a capa não estivesse conforme as regras. Mas obrigado pela nota, assim já sei que há pessoas que fizeram uma menção de apoio igual à minha e que não tiveram problemas. É o que eu espero, mas nunca fiando na virgem....

Rui Chaves
recém-chegado
recém-chegado

Update: a dissertação foi aceite, sem as ditas referências e logotipos nos agradecimentos. Fica-se sem saber exactamente de onde veio a ideia, mas pronto, a referência habitual à bolsa chegou. Fica porém a sugestão para que seja esclarecido por telefonema ou carta exactamente que tipo de agradecimento é que a FCT pretende, já que o regulamento é vago nesse sentido (artigo 39).

cristlima
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado fev 16, 2008 2:55 pm

Mensagem por cristlima »

Quando acabou a minha bolsa de doutoramento tb recebi a carta a dizer: "chamamos a sua atenção para o Regulamento, que refere que todos os trabalhos realizados devem referenciar de forma visível o co-financiamento do POCI 2010 e do FSE e incluir as respectivas insígnias do POCI 2010 e da União Europeia, disponíveis no site POCI 2010".
A minha Universidade (UM) só permite colocar (de forma bem visível) na contra-capa. E assim o fiz. As insígnias estão no site do POCI 2010 para download. Além da frase de agradecimento, eu coloquei as insígnias do POCi, da UE e de Portugal (uma vez que parte do dinheiro é de Portugal).
Tive problemas depois foi com os agradecimentos, pois agradeci o apoio de um projecto de I&D, e eles pensaram que eu ganhei dinheiro por outro lado e queriam que devolve-se todo o dinheiro. Mas depois esclareci as coisas e tive que reformular a frase, pois o apoio foi obviamente de bancada. Portanto, cuidado com o que escrevem.

Responder