Saudações
Sou um investigador ao qual foi atribuída uma BD mista na 2ª fase do concurso de 2007. Estive a informar-me sobre o SSV e já li informações neste fórum mas continuo um bocado confuso.
Queria informar-me se o SSV tem aplicação no estrangeiro. Penso que a melhor opção para tal é tirar o Cartão Europeu de Seguro de Saúde. Acontece que este cartão, pelo menos quando era benefeciário da ADSE, estava associado ao número de titular desta.
Gostaria de saber se, ao usufruir do SSV recebo algo como um número de titular ou cartão ou se possuo apenas um registo no sistema nacional de saúde (vulgo, cartão do utente). Deste modo associarei o Cartão Europeu de Seguro de saúde ao SSV ou apenas ao cartão de utente (ou outra opção que desconheça)?
Muito obrigado
Seguro Social Voluntário e permanência no estrangeiro
-
- recém-chegado
- Registado: quarta dez 05, 2007 11:06 am
Seguro Social Voluntário e permanência no estrangeiro
Última edição por CF em quinta dez 06, 2007 2:11 pm, editado 1 vez no total.
-
- Sócios
- Registado: sábado abr 24, 2004 4:22 pm
- University/ Institute: Diamond Light Source
- Contacto:
Para ter o Cartão Europeu de Saúde é necessário ter alguma forma de segurança social. O SSV é uma das formas. É necessário ter número na segurança social (o SSV dá isso) e ter o SSV pago em dia para poder pedir o Cartão Europeu de Saúde.
- Posso pedir o cartão europeu de saúde sem me inscrever no SSV?
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=2234
Inscrição no SSV estando a residir no estrangeiro.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1895
Espero que ajude,
David
- Posso pedir o cartão europeu de saúde sem me inscrever no SSV?
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=2234
Inscrição no SSV estando a residir no estrangeiro.
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?t=1895
Espero que ajude,
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
-
- recém-chegado
Muito obrigado pela pronta resposta. Fico esclarecido sobre o que tenho de fazer (ou pedir a outras pessoas para o fazer, estando no estrangeiro).
Pena é ter de esperar pelo contrato FCT, para depois esperar pelo depósito da bolsa, para depois esperar pela adesão ao SSV, para depois aderir ao CESD. Enfim, é a ordem dos procedimentos.
Pena é ter de esperar pelo contrato FCT, para depois esperar pelo depósito da bolsa, para depois esperar pela adesão ao SSV, para depois aderir ao CESD. Enfim, é a ordem dos procedimentos.
-
- Sócios
- Contacto:
Sim continuamos a ter uma burocracia desmesurada. Talvez fosse um ponto bom para tentar coordenar com a FCT o que alterar para no futuro ser mais fácil. De qualquer forma já está mais fácil hoje do que quando eu o fiz. Na altura não bastava uma ida a um médico qualquer (familia ou outro) mas era preciso marcar uma inspecção de trabalho e ir a um local específico.
Reparaste que estando no estrangeiro podes não ter de usar familiares em Portugal para tratar disco e tratar de tudo através do consultado de Portugal mais perto? (Estava escrito num dos links anteriores).
Boa sorte
David
Reparaste que estando no estrangeiro podes não ter de usar familiares em Portugal para tratar disco e tratar de tudo através do consultado de Portugal mais perto? (Estava escrito num dos links anteriores).
Boa sorte
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
---
-
- recém-chegado
Sim, já tinha reparado que posso tratar desses assuntos em consulados.
Os consulados na Alemanha mais perto do sítio onde estarei devem ser os de Estugarda ou Frankfurt. Ou então dou um salto a Estrasburgo, que até deve ser mais perto.
Já agora, deixo este link pode ser útil a quem partilha da mesma situação:
http://www.secomunidades.pt/web/guest/PostosConsulares
Aqui podem encontrar um mapa e informações sobre Postos Consulares e Embaixadas de Portugal no estrangeiro.
Os consulados na Alemanha mais perto do sítio onde estarei devem ser os de Estugarda ou Frankfurt. Ou então dou um salto a Estrasburgo, que até deve ser mais perto.
Já agora, deixo este link pode ser útil a quem partilha da mesma situação:
http://www.secomunidades.pt/web/guest/PostosConsulares
Aqui podem encontrar um mapa e informações sobre Postos Consulares e Embaixadas de Portugal no estrangeiro.
-
- Sócios
- Contacto:
Esse URL deve dar realmente jeito a algumas pessoas.
Mas mesmo fixe era a próxima pessoa que passar por um processo desses documentasse um pouco os procedimentos e os truques (juntasse esse URL) e escrevesse no Guia do Bolseiro.
Quase me esquecia que já começaram a compilar a informação do fórum sobre o SSV no mesmo Guia do Bolseiro, ver aqui
Isto é capaz de ajudar muitas pessoas no futuro...
David
Mas mesmo fixe era a próxima pessoa que passar por um processo desses documentasse um pouco os procedimentos e os truques (juntasse esse URL) e escrevesse no Guia do Bolseiro.
Quase me esquecia que já começaram a compilar a informação do fórum sobre o SSV no mesmo Guia do Bolseiro, ver aqui
Isto é capaz de ajudar muitas pessoas no futuro...
David
---
---