Dupla inscrição?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
nscampos
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 24, 2006 3:41 pm

Dupla inscrição?

Mensagem por nscampos »

Olá,

desculpem lá se esta questão foge ao âmbito do forum mas cá vai.

Tenho uma irmã, com um mestrado, que pretende iniciar um projecto de doutoramento e concorrer a uma bolsa em 2008 mas que, por motivos profissionais, está a tirar uma outra licenciatura em área semelhante (engenharias), numa outra universidade, que deverá terminar para o ano.

A dúvida que surgiu é a seguinte: caso não consiga terminar a licenciatura em 2008 e veja o projecto de doutoramento aprovado (e eventualmente consiga uma bolsa), pode inscrever-se em duas universidades diferentes simultaneamente (na licenciatura e no doutoramento) ou deverá suspender o doutoramento até que a licenciatura esteja concluída?

Obrigado desde logo,

Nuno Campos.
«Sem pecado, nada de sexualidade, e sem sexualidade, nada de História» (Soren Kierkegaard)
«Adoro pecar» (eu)

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Não sei quanto à legalidade da inscrição nos dois cursos, mas já tive um colega nessa situação e acho que não teve problemas.
No entanto, há a questão do tempo necessário para cada uma das coisas.
O meu colega teve a inscrição da licenciatura suspensa durante um tempo em que o doutoramento foi mais "time consuming", tendo retomado na altura da escrita da tese, onde era mais fácil organizar o tempo. Além disso, esta organização de tempo no doutoramento terá de ser adequada ao grupo e ao orientador em causa: em alguns sítios, esta organização é feita pelo bolseiro, mas noutros há algumas "regras" a cumprir...
Explorando a hipótese que sugeres de suspensão do doutoramento, poderá tentar adequar o seu início de acordo com a conclusão da licenciatura que está actualmente a frequentar. O início da bolsa pode ser acordado com a FCT (provavelmente dentro de certos limites); quanto ao início do doutoramento, antigamente acho que não havia uma altura do ano lectivo para o iniciar, mas agora com os planos doutorais, que se vão começando a tornar comuns com o Processo de Bolonha, não sei se será assim...

Responder