Candidatura a BD com o modelo de Bolonha

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
joao_rodrigues
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça nov 27, 2007 7:35 pm

Candidatura a BD com o modelo de Bolonha

Mensagem por joao_rodrigues »

Boa noite,

Tirei a Licenciatura Bolonha em Ciências de Engenharia - Engenharia de Redes de Comunicações, e agora sou aluno finalista do Mestrado em Engenharia de Redes de Comunicações.

Tive média de 13,4 na licenciatura, a média de Mestrado está em 16,4 e espero subir para além de 16,5 depois de terminar a tese.

Após pesquisar no forum observei o método de calculo da candidatura em http://www.fct.mctes.pt/bolsas/concurso ... ao2007.pdf.

Neste documento não é feita distinção entre Licenciaturas "antigas" e a que eu tirei, assim como os mestrados "antigos" e os mestrados de bolonha.

O peso dado a cada curso continua a ser o mesmo?

A partir de que média de Mestrado seria considerado Muito bom?

Acaba por ser um pouco injusto visto que na media dos 5 anos de curso, (antiga licenciatura) teria algo próximo de 15, e acabo por concorrer com media de licenciatura de 13.

Obrigado,

João

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Boas,

A distinção entre licenciaturas "pré" e pós" Bolonha até agora não foi feita (se foi, nada é referido nos regulamentos) nos concursos a bolsas de doutoramento.

É muito provável que esta questão seja "resolvida" nos próximos anos (máximo 2/3, se não for já este ano) já que os futuros doutoramentos Bolonheses vão obrigar os alunos a frequentar o 2º ciclo. Vai deixar de ser possível passar do 1º para 3º directamente.
Para além disto, os mestrados Bolonheses têm uma nota de 0 a 20 que nos mestrados antigos não existia.

(Parece-me bastante provável que o mestrado passe a ter mais peso do que tem actualmente)

No entanto, a situação que tu referes não é injusta por "baixares a média", é injusta porque se mistura pessoas que estudaram 3 anos com outras que estudaram 5 para obterem o mesmo grau.
Imagina que o caso era o oposto... Se com 3 anos a tua média subia.. Estarias a fazer o mesmo comentário?

DC

joao_rodrigues
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça nov 27, 2007 7:35 pm

Mensagem por joao_rodrigues »

Bom dia,

digo que é injusto na medida em que a minha média subiu ao longo dos últimos anos do curso e acaba por contar a média dos 3 primeiros anos e (talvez) a dos últimos 2, que é substancialmente superior.

Mas penso que a dúvida ficou esclarecida, na medida em que, não há ainda informação sobre esta situação, que não diferencia o Mestrado "antigo" e o Mestrado de Bolonha.

Assim, coloco a dúvida de outra forma.

Há candidatos este ano à BD que terminaram o Mestrado de Bolonha?Foi aquela a tabela utilizada para a classificação da candidatura?

Mais uma vez obrigado,

João

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Registado: quarta fev 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho

Mensagem por Tiago H. Silva »

Esta questão dos mestrados de bolonha já foi abordada aqui no fórum há algum tempo e na altura a FCT referiu a uma colega que os avaliadores teriam em consideração a diferença entre mestrados, mas não disse como :? , pelo que se ficaria dependente do bom senso dos avaliadores.
Uma vez que os valores para a avaliação do mérito do candidato referidos no guião de avaliação são recomendações, os avaliadores podem alterar esses valores de acordo com a formação ser pré ou pós bolonha. No entanto, concretamente, não sei como isso se processou. Talvez alguém com mestrado de bolonha que tenha concorrido a BD possa dar aqui o seu depoimento...

Relativamente às questões dos ciclos, eu também pensava que o Modelo de Bolonha não permitia a passagem directa do 1º para o 3º ciclo. No entanto, não encontrei na legislação (Decreto-Lei nº74/2006 de 24 de Março) nada que referisse este impedimento. Além disso, li recentemente uma notícia onde um colega tinha conseguido esta "passagem directa". Do que me lembro, esse colega teve média de 18 na licenciatura (de bolonha) e já colaborava em actividades de investigação desde o início da licenciatura. O COnselho Científico da Instituição em causa estava inicialmente renitente, mas acabou por aceitar a inscrição como aluno de Doutoramento...

DC
cientista assíduo
cientista assíduo
Registado: quinta set 20, 2007 2:39 pm

Mensagem por DC »

Boas,

Confesso que não consegui perceber se já havia candidatos com licenciatura de Bolonha este ano... Isso já depende de faculdade para faculdade....

Quanto à questão da passagem directa do 1º para o 3º ciclo, confesso que não sei o que está "na lei", no entanto foi a informação que obtive.
É normal que ainda existam pessoas a fazer esta passagem directa, já que o 3ºciclo Bolonhês ainda não entrou em funcionamento na maior parte dos casos.... Só para ano ou daqui a 2 anos. Na maioria dos casos, os programas de doutoramento em funcionamento ainda seguem o modelo antigo.

Segundo percebi, na minha faculdade, este ano e o próximo são anos de transição para licenciados, mestres e doutores. Daqui a 3 anos já terão acabado as transições e Bolonha estará em pleno... Parece que na maioria das instituições será assim, mas acredito que haja excepções....

Responder