Bitter Sweet Girl:
Olha, eu conheco varias pessoas que tiram sabatica do seu emprego para fazer mestrado ou doutoramento. Mas nunca ouvi ninguem dizer que ia tirar 4 anos com vencimento pago para ir fazer uma licenciatura...podes sempre estudar e fazer um curso ao mesmo tempo, seja licenciatura, mestrado, doutoramento, etc...
Quando eu me referia a trabalhar enquanto se faz pos-graduacao nao era a um trabalho part-time na Zara...
Sim, isto e tudo muito bonito se as relacoes com o "empregador" forem mais pessoais, como e na investigacao: vai-se fazer um estagio ao sitio, conhece-se os colegas todos, ha oportunidade para expor os conhecimentos adquiridos, e por ai fora. Experimenta agora enviar o teu CV para a Novartis (por exemplo) a candidatar-te ao emprego X, e vais ver se o criterio de seleccao passa pelo estonteante conhecimento com que vais da licenciatura, ou pelas letrinhas que tens a frente de "Education"...mas também tínhamos vantagens em estarmos como estavamos. os estudantes portugueses licenciados eram bastante bem vistos lá fora porque, apesar de terem o mesmo grau que os outros, sabiam mais. isso para mim é uma grande vantagem, éramos bem reputados, mesmo que isso fosse à custa de mais um ano de estudos.
Caro Paulo,
Parece-me que aqui estamos a andar como o caranguejo, tinhamos um ensino praticamente gratuito nos anos 80 em Portugal, e com a ascencao do neo-liberalismo e do vale tudo, temos hoje propinas a 960 euros por ano, mais tudo o resto associado (fotocopias, viagens, comida, dormida etcetera). E este o caminho que tras mais vantagens as classes desfavorecidas, as tais em que o rendimento anual e de 11 000 euros? duvido... E assim que se tem uma sociedade menos desigual? Duvido...
bottom line: educacao deve sem duvida ser para todos, e por isso deve haver servico social para os que necessitam. Pagar propinas tem logica, e sim podemos discutir que os valores agora estao algo exagerados, mas nao e por ai que o gato vai a filhó, como diz o outro... ou nao fosse as universidades privadas Portuguesas continuarem com as suas vagas preenchidas. Mais, durante os meus tempos universitarios, tinha uma pessoa amiga que estava numa privada e recebia bolsa estatal COMPLETA! E venha-se assim falar de justica social em Portugal!! O que precisamos e de organizacao e honestidade, e temos educacao para todos!!
Eu tambem nunca disse que o nosso sistema devia ser como o Americano!! Nem tanto ao mar, nem tanto a terra... mas tem de haver um balanco, e espero que Bolonha traga isso, ao modernizar os sistemas classicos como o Portugues.
E sim, acho que os empregadores deviam comecar a apostar na formacao pos-graduada dos empregados e apoiar os seus custos (como alias ja acontece em muitas empresas).
Ficam aqui alguns links interessantes :
http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/co ... 01131.html
x (o X faz parte do link)
Este e um bocadinho mais geral, mas engracado:
http://www.commondreams.org/views06/0216-31.htm (ultimos paragrafos)