hum... cartas... alguém recebeu?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Fly
investigador em formação
investigador em formação
Registado: sábado jul 29, 2006 10:31 pm

Mensagem por Fly »

Pessoal,
Alguém já conseguiu falar para a FCT para clarificar o que é que eles querem com o " esclarecimento da situação profissional durante o período da bolsa" ?
Eu estou a tentar já há algum tempo e não consigo ....
Obrigada

rosarior
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jul 29, 2006 5:04 pm

Já todos receberam a carta?

Mensagem por rosarior »

Bom dia!
Gostava de saber se todos já receberam a carta.É que eu, apesar de ter tido "a conceder" até hoje não recebi nenhuma carta.
Obrigada.
RR
Sociologia

Fly
investigador em formação
investigador em formação

Re: Já todos receberam a carta?

Mensagem por Fly »

rosarior Escreveu:Bom dia!
Gostava de saber se todos já receberam a carta.É que eu, apesar de ter tido "a conceder" até hoje não recebi nenhuma carta.
Obrigada.

Acho muito estranho ainda não teres recebido. Eu recebi na passada terça-feira. Não será melhor ligares para a FCT?

zec
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sexta ago 04, 2006 8:59 pm

Re: Já todos receberam a carta?

Mensagem por zec »

Recebi em Toronto dia 28/09

rosarior
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado jul 29, 2006 5:04 pm

Mensagem por rosarior »

Pois, eu já liguei para lá, disseram-me que tinham enviado na tal sexta feira em que terminou o prazo...mas até agora nada!
RR
Sociologia

Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
University/ Institute: UBI

Mensagem por Sportinguista »

Xi, há um tempo atrás mandei uma carta importante a um tipo perto de Lisboa e ele só recebeu a carta uma semana e meia depois... Parece que a carta foi parar a Évora e depois é que foi para o sítio certo... CTT rullezz :lol: :lol:
Docem velle summs est eruditio

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Registado: quinta ago 03, 2006 5:28 pm
Localização: KCL londres/ Department of Medical and Molecular Genetics
Contacto:

Mensagem por CromossomaX »

Tambem ainda nao recebi a carta :(
E mais, estou fartinha de ligar para a FCT e eles nao me atendem...
Confesso que ainda nao consegui perceber muito disto...
entao eu devo candidatar-me normalmente a aluna de doutoramanto na instituicao? assim sem mais nem menos, sem saber quem e que me paga as propinas?
e depois a carta do supervisor. O supervisor teve que lacrar a candidatura, nao percebo agora o porque desta carta...que confusoes!

Fly
investigador em formação
investigador em formação

Mensagem por Fly »

CromossomaX Escreveu:Tambem ainda nao recebi a carta :(
E mais, estou fartinha de ligar para a FCT e eles nao me atendem...
Confesso que ainda nao consegui perceber muito disto...
entao eu devo candidatar-me normalmente a aluna de doutoramanto na instituicao? assim sem mais nem menos, sem saber quem e que me paga as propinas?
e depois a carta do supervisor. O supervisor teve que lacrar a candidatura, nao percebo agora o porque desta carta...que confusoes!
As propinas são pagas pela FCT à intituição (2750€ por ano).Quanto à carta do supervisor também concordo contigo. Só se a razão se prende com uma possível desistência do mesmo (de Março a Outubro, muita coisa pode ter acontecido), e assim a FCT confirma a supervisão.
No site da FCT estão as indicações sobre o financiamento das propinas.

ASeixas
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quinta ago 10, 2006 4:43 pm

Mensagem por ASeixas »

Cromossoma X,

como e que tu vais receber uma bolsa para realizar doutoramento se nao estiveres aceite como aluna de doutoramento em qualquer lado?? :? E as propinas nao tem nada a ver com o assunto porque, es sempre TU, como ALUNO, o responsavel pelo pagamento das mesmas. Se tiveres uma bolsa que cubra propinas, recebes o dinheiro para esse fim, se nao tiveres, tens de ser tu a pagar.
Eu acho que para comecar a receber a bolsa tem de se estar aceite como aluno de doutoramento. Ou seja, se te fores inscrever numa universidade Portuguesa, vai contando com pelo meno um mes, porque estes assuntos sao todos tratados nas reunioes do concellho cientifico, que sao periodicas.
Quanto a carta do orientador, penso que e preciso quando houver co-orientadores, por exemplo no estrangeiro, que nao tenham sido associados a candidatura.

Ja agora, alguem sabe quando sao esperados os contratos? :roll:

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Contacto:

Brigada as duas!
Pronto, a minha universidade ja tens os papeis de candidatura (esperemos que demorem menos de um mes...)

Faltam as dus outras cartas. O suoervisor deve apenas dizer algo do tipo "vou supervisionar o PhD da aluna tal...", certo?

E aonde é que arranjamos a prova de que efectivamente nao vamos fazer mais nada este anito senao estudar?

So mais uma coisinha, e em relacao á tal bench fee? é que este é o assunto que para ja parece chatear mais o meu supervisor...

Paulo J. N. Silva
Sócios
Sócios
Registado: segunda mai 17, 2004 11:57 am
University/ Institute: Ansiao

bench fee

Mensagem por Paulo J. N. Silva »

CromossomaX Escreveu:Brigada as duas!
Pronto, a minha universidade ja tens os papeis de candidatura (esperemos que demorem menos de um mes...)

Faltam as dus outras cartas. O suoervisor deve apenas dizer algo do tipo "vou supervisionar o PhD da aluna tal...", certo?

E aonde é que arranjamos a prova de que efectivamente nao vamos fazer mais nada este anito senao estudar?

So mais uma coisinha, e em relacao á tal bench fee? é que este é o assunto que para ja parece chatear mais o meu supervisor...
Tanto quanto sei em Portugal nao existe bench fee, no doutoramento no estrangeiro sim, ate 12500 euros por ano pagos pela FCT.

Luis
recém-chegado
recém-chegado
Registado: sábado out 07, 2006 1:21 pm

prazos

Mensagem por Luis »

Nao sei se ha mais alguem na mesma situacao que eu:
Eu fui aceite numa universidade no estrangeiro para um programa doutoral. Isto significa que tenho aulas, no final das quais ha exames ao qual se segue o doutoramento. Estas aulas comecaram no dia 5 de Outubro e, visto nao ter recebido nenhum documento oficial da FCT, nao me e permitido matricular na universidade.
Nao sei ate que ponto e legal a FCT ter programas para bolsas a comecar no dia 1 de Outubro, quando neste dia nao ha bolsas nem vinculos formais com a referida instituicao em como somos bolseiros.
Ou seja, e impossivel estudar no estrangeiro com bolsas da FCT, a nao ser que ja se tenha o dinheiro na conta.

Acho que esta situacao deve ser explicada ao pais, especialmente depois de todas as noticias que saem nos jornais acerca do aumento do investimento na ciencia.

Este e o desafio que deixo aos dirigentes da ABIC.
A minha situacao e realmente precaria porque a qualquer momento a universidade para a qual fui aceite pode fechar-me o acesso ao doutoramento e aos exames, por falta de apresentar o documento que a FCT me devia ter dado. Acho que este tipo de situacoes nao se pode repetir no futuro.

Sukhoi
recém-chegado
recém-chegado
Registado: segunda ago 07, 2006 4:19 pm

Re: prazos

Mensagem por Sukhoi »

Luis Escreveu:Nao sei se ha mais alguem na mesma situacao que eu:
Eu fui aceite numa universidade no estrangeiro para um programa doutoral. Isto significa que tenho aulas, no final das quais ha exames ao qual se segue o doutoramento. Estas aulas comecaram no dia 5 de Outubro e, visto nao ter recebido nenhum documento oficial da FCT, nao me e permitido matricular na universidade.
Nao sei ate que ponto e legal a FCT ter programas para bolsas a comecar no dia 1 de Outubro, quando neste dia nao ha bolsas nem vinculos formais com a referida instituicao em como somos bolseiros.
Ou seja, e impossivel estudar no estrangeiro com bolsas da FCT, a nao ser que ja se tenha o dinheiro na conta.

Acho que esta situacao deve ser explicada ao pais, especialmente depois de todas as noticias que saem nos jornais acerca do aumento do investimento na ciencia.

Este e o desafio que deixo aos dirigentes da ABIC.
A minha situacao e realmente precaria porque a qualquer momento a universidade para a qual fui aceite pode fechar-me o acesso ao doutoramento e aos exames, por falta de apresentar o documento que a FCT me devia ter dado. Acho que este tipo de situacoes nao se pode repetir no futuro.

A situação à qual a FCT nos submete é triste e lamentável.

Se ficarmos de braços cruzados teremos que nos submeter a situações ainda piores no futuro.

Acredito que a partir de 2007 devemos estabelecer uma estratégia de ações de longo prazo visando:
  • - Que a FCT cumpra os regulamentos dos concursos;
  • - A profissionalização da atividade de pesquisa, transformando os cientistas de bolseiros pedintes de esmolas à profissionais respeitados e em condições de ter vida minimamente digna e estável.

Sukhoi

CromossomaX
investigador em formação
investigador em formação
Contacto:

Desabafos

De facto é lamentável!
Entreguei a minha candidatura em Março. Volvidos 7 meses continuamos nisto; ainda não sou "uma estudante de doutoramento por inteiro".
A minha Universidade (king´s college) não me deixava matricular sem a carta com as garantias de que tinha "meios financeiros" para pagar as propinas. A carta chegou já a 5 de Outubro. Entretanto cá ando eu tipo andorinha no escritório do laboratório, a ler artigos, sem seguro para começar a por "as mãos na massa".
Entretanto ainda não me chegou nem uma migalha á conta, e já estou preparada para uns outros tantos meses sem dinheirinho. Lá vão os meus pais desembolsar novamente! realmente é triste!

Mia
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jun 28, 2006 3:44 pm

Mensagem por Mia »

Eu também estou numa situação parecida. Vou para Boston, e a Universidade de lá pediu-me um documento comprovativo do financiamento, que a fct só me dá quando assinar o famoso contrato...q não chega! Sem esse documento o processo lá nos EUA fica parado e não me mandam o formulário de que necessito para pedir o visto. Enfim...vida de bolseiro é difícil...

Pinky
recém-chegado
recém-chegado
Registado: terça out 31, 2006 3:25 pm

Contracto de Bolsa de Doutoramento

Mensagem por Pinky »

Boa tarde.
Já alguém recebeu os contractos para assinar da parte da FCT? Foi-me atribuída bolsa de doutoramento, já enviei os documentos em falta há já algum tempo, mas até hoje ainda não recebi nenhum contracto para assinar. Eles advertiram que demoraria algum tempo, mas... tanto?!É que já estamos em Novembro...
Obrigado.

xana
recém-chegado
recém-chegado
Registado: quarta jul 26, 2006 2:12 pm

Mensagem por xana »

A resposta à tua pergunta esta' em:

http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=5757

Cumprimentos,
Xana

Responder