concorrer a bolsa em espanha
-
- cientista regular
- Registado: domingo jun 18, 2006 3:41 pm
- University/ Institute: ----
concorrer a bolsa em espanha
Estou a concorrer a uma bolsa de doutoramento em Espanha e eles pedem-me um certificado em que conste o n. de anos académicos, o conjunto de disciplinas, n de horas com que foram cursadas e créditos correspondentes, que constituem a licenciatura e que o solicitante fica habilitado a fazer estudos posgraduados (master e doutoramento). Deverá dizer também quais as classificações máxima e mínima dentro do sistema de avaliação e qual a classificação mínima necessária para aprovar.
O meu certificado académico só tem o nº de anos académicos, as disciplinas, e créditos.
Pedi se me podiam passar um certificado com os dados que faltam e dizem que não o fazem, pois dizem que não podem colocar mais do que é estipulado por lei (textos normalizados) e dizem, entre outras coisas, que é obvio que tendo uma licenciatura fico habilitado a fazer uma pós graduação, e que com Bolonha esta tudo uniformizado….
O certo é que eu preciso mesmo deste certificado, e os prazos estão a acabar.
Eu gostava de resolver a minha situação e não ficar embrulhado nas burocracias internacionais
Alguém me pode ajudar com esta confusão?
Obrigado
O meu certificado académico só tem o nº de anos académicos, as disciplinas, e créditos.
Pedi se me podiam passar um certificado com os dados que faltam e dizem que não o fazem, pois dizem que não podem colocar mais do que é estipulado por lei (textos normalizados) e dizem, entre outras coisas, que é obvio que tendo uma licenciatura fico habilitado a fazer uma pós graduação, e que com Bolonha esta tudo uniformizado….
O certo é que eu preciso mesmo deste certificado, e os prazos estão a acabar.
Eu gostava de resolver a minha situação e não ficar embrulhado nas burocracias internacionais
Alguém me pode ajudar com esta confusão?
Obrigado
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
Boas, o que precisas é do Suplemento ao Diploma. Isso só depende da universidade onde tiraste o curso (ou politécnico). Por exemplo, a UBI já emite aos anos esse certificado, sem custos para o aluno (já vem tudo no "pacote"), conforme podes ver aqui.
O que tens de fazer é ir ter com os tipos dos academicos a tua universidade/instituto e pedir isso. Recomendo até que leves este pdf para que eles não tenham desculpa para não saberem o que é. E se mesmo assim não to derem... Adeus bolsa
O que tens de fazer é ir ter com os tipos dos academicos a tua universidade/instituto e pedir isso. Recomendo até que leves este pdf para que eles não tenham desculpa para não saberem o que é. E se mesmo assim não to derem... Adeus bolsa
A partir deste ano, todos os diplomas entregues pela instituição têm por base o modelo de Suplemento ao diploma desenvolvido pela Comissão Europeia. O Conselho da Europa e a UNESCO/CEPES emitem a todos os diplomados, desde 2002/03 um suplemento de diploma que serve de complemento às Cartas de Curso, Magistrais e Doutorais. Este mesmo documento permite uma descrição completa das qualificações e enuncia de forma normalizada a natureza, o nível, o contexto, o conteúdo e os estatutos seguidos e concluídos com sucesso pelo diplomado ao longo do seu percurso académico. Este suplemento, que é agora entregue pela UBI tem como funções promover a transparência e o reconhecimento das qualificações, quer para fins académicos, quer profissionais, assim como a mobilidade dentro do espaço europeu.
Docem velle summs est eruditio
-
- cientista regular
MEC, nas bolsas FPUJB Escreveu:Olá anidras (não sei o teu nome), também tenho concorrido a bolsas de doutoramento em espanha e nunca me pediram tal documento. Se não é indiscrição, qual é a entidade que te está a pedir isso. Um abraço
btw: ja resolvi o assunto, de duas maneiras
ja me escreveram a declaração pretendida
e enviei mail a dizer q n me passavam a declaração e eles disseram q n era preciso (mas vem no BOE)
-
- cientista sempre presente
- Registado: quinta fev 16, 2006 6:58 pm
- University/ Institute: UBI
Se estiver a abusar não respondas, mas estas a ter o apoio do teu orientador na candidatura ou estas a fazer por tua conta? Eu também pensei em concorrer, sei que existe uma percentagem de bolsas para cidadãos estrangeiros nesse progama mas nunca me esforcei muito por achar que sozinho, isto é, sem apoio da orientadora, não ia ter grande sucesso, com receio de que ia estar a perder tempo. Achas que as probabilidades de ter sucesso são razoáveis? Gostava de saber o que pensas, se não for abuso da minha parte. Um abraço
Bolsas/Becas FPU
Olá a todos
Espero que o meu contributo seja frutífero para vós.
Modéstia aparte, pela minha experiência em Espanha, as bolsas FPU têm alguns falhos que sâo necessários contornar. Em primeiro lugar, só sâo aceites candidatos que tenham terminado a licenciatura nos últimos 2 anos ou seja, salvo erro, para este ano, só sâo admitidos candidatos que tenham finalizado a licenciatura em 2004, 2005 ou 2006! (Um primeiro crivo). Como prevê a convocatória, sâo sempre admitidos casos excepcionais. Neste caso, aconselho a escrever uma declaraçâo a justificar a tua/vossa incorporaçâo tardia no grupo de investigaçâo. No meu caso resultou, embora nâo tenha sido depois admitido.
É sempre necessário o doutorando estar vinculado a um grupo de investigaçâo e necessita sempre de um parecer do orientador(a)(s) e do respectivo centro de admissâo do candidato (universidade, departamento ou centro).
Por último, alertava os candidatos a bolsas FPU a fazerem previamente o cálculo da nota, vulgo, expediente académico. O sistema em Espanha adoptou uma escala de 0 a 10 para as licenciaturas mas no final esta nota é literalmente convertida numa escala de 0 a 4, num sistema, eu diria, um pouco ortodoxo. Atençâo: menos de 1,75 (mais ou menos, nâo estou ao certo) nâo sâo admitidos. Lembro-me no meu ano, notas acima de 2 já eram propostas a admissâo, mas tudo depende dos anos.
Pelo conhecimento que tenho do sistema educativo dentro das universidades, nos últimos anos as notas têm sido muito inflacionadas o que dificulta os estudantes estrangeiros (no meu caso).
Para finalizar, diria que existem outras fontes de financiamento. Os governos autonómicos e as próprias universidades detêm planos para bolsas, que reabrem todos os anos, no entanto, em linhas gerais, os moldes gerais das convocatórias sâo semelhantes às bolsas FPU. O Ministério dos Negócios Estrangeiros também disponibiliza algumas bolsas para estrangeiros.
Atençâo: além de uma boa nota de licenciatura é uma condiçâo indispensável apresentar um bom projecto e ter um bom orientador e respectivo grupo de investigaçâo. Conheço casos de alunos com excelente média que nâo lhes foi concedida bolsa por este motivo que acabei de referir.
Espero que tenha ajudado
Sem outro assunto
Nuno
Espero que o meu contributo seja frutífero para vós.
Modéstia aparte, pela minha experiência em Espanha, as bolsas FPU têm alguns falhos que sâo necessários contornar. Em primeiro lugar, só sâo aceites candidatos que tenham terminado a licenciatura nos últimos 2 anos ou seja, salvo erro, para este ano, só sâo admitidos candidatos que tenham finalizado a licenciatura em 2004, 2005 ou 2006! (Um primeiro crivo). Como prevê a convocatória, sâo sempre admitidos casos excepcionais. Neste caso, aconselho a escrever uma declaraçâo a justificar a tua/vossa incorporaçâo tardia no grupo de investigaçâo. No meu caso resultou, embora nâo tenha sido depois admitido.
É sempre necessário o doutorando estar vinculado a um grupo de investigaçâo e necessita sempre de um parecer do orientador(a)(s) e do respectivo centro de admissâo do candidato (universidade, departamento ou centro).
Por último, alertava os candidatos a bolsas FPU a fazerem previamente o cálculo da nota, vulgo, expediente académico. O sistema em Espanha adoptou uma escala de 0 a 10 para as licenciaturas mas no final esta nota é literalmente convertida numa escala de 0 a 4, num sistema, eu diria, um pouco ortodoxo. Atençâo: menos de 1,75 (mais ou menos, nâo estou ao certo) nâo sâo admitidos. Lembro-me no meu ano, notas acima de 2 já eram propostas a admissâo, mas tudo depende dos anos.
Pelo conhecimento que tenho do sistema educativo dentro das universidades, nos últimos anos as notas têm sido muito inflacionadas o que dificulta os estudantes estrangeiros (no meu caso).
Para finalizar, diria que existem outras fontes de financiamento. Os governos autonómicos e as próprias universidades detêm planos para bolsas, que reabrem todos os anos, no entanto, em linhas gerais, os moldes gerais das convocatórias sâo semelhantes às bolsas FPU. O Ministério dos Negócios Estrangeiros também disponibiliza algumas bolsas para estrangeiros.
Atençâo: além de uma boa nota de licenciatura é uma condiçâo indispensável apresentar um bom projecto e ter um bom orientador e respectivo grupo de investigaçâo. Conheço casos de alunos com excelente média que nâo lhes foi concedida bolsa por este motivo que acabei de referir.
Espero que tenha ajudado
Sem outro assunto
Nuno
LD
-
- cientista regular
Claro que n estas a abusar. Perguntar n ofende.
Conto-te o que sei, q é a minha situaçao.
Foi o meu orientador q me falou nisto e sem ele seria muito mais dificil (n sei se impossivel)
É preciso teres uma memória do projecto que vais fazer, É preciso o historial cientifico do grupo de investigaçao no qual te vais integrar, é preciso cv do orientador, fotocopia do BI dele, sao precisos papeis assinados pela instituiçao q te vai receber, sao precisos papeis assinados pelo responsavel do doutoramento q vais integrar (ah..é preciso estar ja matriculado num doutoramento)
Qt as probabilidades de sucesso serem razoavei n faço a minima. Esta é a primeira vez q estou a concorrer e, apesar de ter a ajuda do orientador, tem sido uma correria c papeis e tb, como se pode ver, ando um bocado as aranhas.
n sei se respondi a tudo.
se quiseres saber mais alguma coisa pergunta.
Conto-te o que sei, q é a minha situaçao.
Foi o meu orientador q me falou nisto e sem ele seria muito mais dificil (n sei se impossivel)
É preciso teres uma memória do projecto que vais fazer, É preciso o historial cientifico do grupo de investigaçao no qual te vais integrar, é preciso cv do orientador, fotocopia do BI dele, sao precisos papeis assinados pela instituiçao q te vai receber, sao precisos papeis assinados pelo responsavel do doutoramento q vais integrar (ah..é preciso estar ja matriculado num doutoramento)
Qt as probabilidades de sucesso serem razoavei n faço a minima. Esta é a primeira vez q estou a concorrer e, apesar de ter a ajuda do orientador, tem sido uma correria c papeis e tb, como se pode ver, ando um bocado as aranhas.
n sei se respondi a tudo.
se quiseres saber mais alguma coisa pergunta.
-
- recém-chegado
- Registado: quarta ago 30, 2006 8:34 pm
Tirei o curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da U. Coimbra e este suplemento não vem no "pacote". E no meu certificado apenas consta a minha média final, ou seja, a informação que tem é quase nenhumaSportinguista Escreveu:Boas, o que precisas é do Suplemento ao Diploma. Isso só depende da universidade onde tiraste o curso (ou politécnico). Por exemplo, a UBI já emite aos anos esse certificado, sem custos para o aluno (já vem tudo no "pacote").
Alguém me sabe dizer se a U.C. passa este suplemento?
Obrigado
Sandra
-
- cientista regular
Eu tb gostava de saber istoSandraPinto Escreveu:Tirei o curso na Faculdade de Ciências e Tecnologia da U. Coimbra e este suplemento não vem no "pacote". E no meu certificado apenas consta a minha média final, ou seja, a informação que tem é quase nenhumaSportinguista Escreveu:Boas, o que precisas é do Suplemento ao Diploma. Isso só depende da universidade onde tiraste o curso (ou politécnico). Por exemplo, a UBI já emite aos anos esse certificado, sem custos para o aluno (já vem tudo no "pacote").
Alguém me sabe dizer se a U.C. passa este suplemento?
Obrigado
Sandra