Alteração da duração da BD (antes/após contratualização)

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Lanita
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 25, 2022 3:15 pm
University/ Institute: Instituto de História da Arte/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Alteração da duração da BD (antes/após contratualização)

Mensagem por Lanita »

Boa tarde.

Este ano foi-me concedida uma bolsa de doutoramento. Tem a duração de 27 meses, mas, agora, antevejo precisar de mais.

Acontece que não acautelei por inteiro a necessidade de ter mais tempo para concluir a investigação. Além disso, tivemos de calendarizar a entrega da tese na candidatura (algo inédito?).

Pela resposta da FCT, a alteração da duração está prevista, mas não antes da contratualização.

Sabem se este tipo de pedidos costuma ser aceite? E com quanto tempo de antecedência é que o temos de realizar?

Obrigado.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Alteração da duração da BD (antes/após contratualização)

Mensagem por spca »

Olá.
Já tem havido várias situações. Há uns anos era aceite sempre, até um máximo de 48 meses. Depois deixou de ser aceite em praticamente todos os casos. Entretanto voltou a ser aceite dependendo da justificação. Aparentemente depende sobretudo da política da FCT na altura em que fizeres o pedido, o que possivelmente dependerá de quem estiver à frente da FCT.
Eu diria para fazeres o pedido alguns meses antes de a tua bolsa terminar, acompanhado de carta/parecer do/a teu orientador a justificar a necessidade de prorrogação. Sendo a tua bolsa de 27 meses, possivelmente quando pedires a renovação dos 24 meses será uma boa ocasião. Mas entretanto, se no segundo ano da tua bolsa parecer que esta terá de ser prorrogada, podes perguntar à FCT como deves proceder.
Boa sorte e bom trabalho.

Lanita
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 25, 2022 3:15 pm
University/ Institute: Instituto de História da Arte/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Re: Alteração da duração da BD (antes/após contratualização)

Mensagem por Lanita »

Muito obrigado pelos conselhos. Para já estou esclarecida.

Responder