Contratualização (BD)

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Responder
Lanita
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 25, 2022 3:15 pm
University/ Institute: Instituto de História da Arte/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Contratualização (BD)

Mensagem por Lanita »

Boa tarde.

Este ano foi-me concedida uma bolsa de doutoramento, mas ainda não compreendi bem o processo de contratualização.
O pagamento começa a ser efectuado após a notificação dos resultados finais e envio do contrato assinado? Visto que é dado um prazo de 6 meses, é algo independente da submissão de todos os documentos no MyFCT?

Obrigado desde já.

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Contratualização (BD)

Mensagem por spca »

Olá.
Não sei se pode haver alguma coisa da tua pergunta que eu não tenha entendido ou que entretanto tenha mudado.
Pelo que entendo:
  • Começarás a receber pagamentos após toda a burocracia estar tratada, incluindo teres enviado o contrato assinado e todas as demais coisas que tenhas que tratar, eles o processarem e to devolverem assinado (ou o inverso se porventura isso tiver mudado)
  • Serás paga, eventualmente com retroactivos se for o caso, desde o início do período indicado no contrato, normalmente no início de cada mês (a menos que algo tenha entretanto mudado)
  • O prazo de 6 meses é um prazo máximo para tratares dos documentos a entregar, se já tiveres tudo o que é preciso ao fim de 1 semana, podes imediatamente enviar à FCT (e só depois te enviam o contrato, e tu envias de volta assinado, e terão de processar e enviar-te de novo de volta assinado por eles, e só depois começarás a receber eventualmente com retroactivos se for o caso)
O meu caso, por exemplo (BPD há alguns anos): A minha bolsa começaria em Abril (e comecei nessa altura o trabalho), mas por vissicitudes várias, só consegui a papelada toda em Maio, e só ficou tudo processado e contrato assinado em Junho, por isso só comecei a receber em Julho com retroactivos de Abril, Maio e Junho no primeiro pagamento em Julho.
Boa sorte.

Lanita
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 25, 2022 3:15 pm
University/ Institute: Instituto de História da Arte/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Re: Contratualização (BD)

Mensagem por Lanita »

Muito obrigado.
Peço desculpa não ter sido suficientemente clara na exposição.

A minha dúvida prende-se com um determinado documento da contratualização: o comprovativo da matrícula/inscrição no doutoramento.
Ingressei no meu curso em 2019 e pedi para a bolsa iniciar agora em Setembro. Neste último semestre, deveria ter apresentado o meu projecto de tese, algo que não se verificou. Aqui surge o problema. Se ainda não o apresentei, não poderei inscrever-me no próximo ano lectivo nem entregar o comprovativo.

Para agilizar o processo, será que poderei entregar o documento correspondente a 2019 e/ou aos anos subsequentes (2020/2021 e 2021/2022)?

spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente
Mensagens: 1705
Registado: sexta jul 29, 2005 11:06 am

Re: Contratualização (BD)

Mensagem por spca »

Peço desculpa, creio que o teu caso é diferente dos que eu em tempos conheci.
Se já ingressaste no doutoramento desde 2019 e só agora vais iniciar BD, creio que possivelmente terás de te informar junto dos serviços da tua faculdade, por exemplo alguma secretaria destinada a doutoramentos ou pós-graduações, até porque possivelmente estás a passar por procedimentos específicos dessa instituição.
Boa sorte.

Lanita
recém-chegado
recém-chegado
Mensagens: 7
Registado: segunda jul 25, 2022 3:15 pm
University/ Institute: Instituto de História da Arte/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Re: Contratualização (BD)

Mensagem por Lanita »

Não há qualquer problema!
É , de facto, um caso específico devido ao desenho do próprio curso (1.º ano de componente lectiva / 2.º de elaboração, discussão, entrega e defesa do projecto / 3.º e 4.º para a tese).

Aconselharam-me entregar uma declaração de compromisso de honra em como enviarei o referido comprovativo após a apresentação do projecto. Estou em contacto com a FCT para propôr isso mesmo.

Em todo o caso, obrigado pela ajuda! :wink:

Responder